A programação do SESC no seu celular

Realizado anualmente, o evento Cosmos – Realidade e Mistérios só é possível graças a parceria entre o INAPE e o SESC (Serviço Social do Comércio). Para quem não conhece, o SESC possui no estado de São Paulo 34 unidades, divididas entre Capital e grande SP, interior e litoral. Cada unidade dispõe de uma programação diferenciada com intuito de agregar cultura, esporte, lazer, cidadania em um processo de educação permanente.

Foi pensando em facilitar o acesso das pessoas à programação completa do SESC, que a LWU Novas Mídias, start-up de tecnologia sediada em Araçatuba-SP, lançou o aplicativo Eventus, disponível gratuitamente no Google Play:

Get it on Google Play

 Clique na imagem para instalar o aplicativo Eventus em seu celular

Com atualizações diárias, a programação é disponibilizada de acordo com a posição do usuário. O aplicativo busca, em um raio de até 100 quilômetros, qual a unidade do SESC mais próxima e informa os dias e horários das atividades, além de uma breve sinopse, público alvo, valores de ingressos, etc.

Se você mora no estado de São Paulo e deseja conhecer as atividades do SESC em sua cidade e região, instale gratuitamente o aplicativo Eventus em seu celular. Assim você também fica por dentro dos eventos realizados pelo INAPE em parceria com o SESC.

qrcode

Opcionalmente, você pode fazer a instalação via QRCode.

Confira a Programação do Evento Cosmos XIII

O evento COSMOS – Realidade e Mistérios é realizado anualmente em Araçatuba no mês de Julho pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE), Prefeitura Municipal de Araçatuba, Sincomércio e Prisma Telecom. Tradicional na cidade, o ciclo de palestras e debates propõem aos participantes uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no Universo. O objetivo é difundir o estudo da astronomia e ciências afins, assim como promover o debate sobre a existência de vida fora da Terra, incentivando a curiosidade científica.

Neste ano, o COSMOS será realizado de 21 a 25 de Julho. Serão realizadas duas palestras diárias, com inícios às 19h,  no teatro Castro Alves:  Rua Duque de Caxias, 29 – Centro – Araçatuba-SP.

21/07 (Segunda)

16h

Oficina: Fenômenos Espaciais

Público Alvo: 7 a 14 anos

Uma oficina onde as crianças irão ver um cometa se formar diante de seus olhos e aprender sobre asteroides e corpos celestes, além de descobrir como diferenciar as luzes de um satélite e de uma aeronave.

19h

Espetáculo: Forças deste Mundo, com o grupo Mad Science

Uma jornada pelo mundo Newton e as 3 leis do movimento. A plateia se encantará com a queda do ovo em inércia, a plataforma do movimento angular e se surpreenderá com um modo muito especial de arrumar a mesa de um restaurante maluco.

20h30

Palestra: INAPE: Uma criação de visão expansiva, com Dener Felipe

Na palestra será abordada a história do INAPE, sua missão e visão, projetos e eventos já realizados, além das principais parcerias e como elas foram alcançadas.

Sobre o Palestrante: Dener Felipe um dos diretores do INAPE – Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais de Araçatuba. Escreve uma coluna denominada “A Química do Universo” no site da instituição. Técnico Laboratorial Aplicado à Química. Integrante do Fotoclube Alta Noroeste.

 21h

Palestra: Astronomia no ensino médio, com Demetrius Leão (DF)

O físico Demetrius Leão apresenta em sua palestra o miniplanetário (MP) – material didático empregado para o Ensino e Divulgação de Astronomia em Brasília. Além disso, será discutido parte dos resultados obtidos com o projeto de dissertação de mestrado profissionalizante de Leão, que consistiu no desenvolvimento de um conjunto de aulas de Astronomia com alunos do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada do Distrito Federal, empregando como recurso principal o miniplanetário.

O material é um projetor portátil de baixo custo e permite produzir uma projeção satisfatória das estrelas no interior de um ambiente escuro levando em conta a simplicidade do material. Ele pode ainda ser adaptado para exibir o céu de qualquer localidade em qualquer data e horário.

Para as aulas conduzidas com o miniplanetário, foi utilizado como principal pressuposto teórico norteador dessas aulas as ideias de contextualização e dialogicidade de Paulo Freire. Foi proposto aos estudantes a montagem e utilização desse recurso em uma sessão de planetário. Durante o projeto, enfatizaram-se assuntos como a trajetória aparente das estrelas para o céu de Brasília, a localização dos pontos cardeais a partir da constelação do Cruzeiro do Sul, as cores das estrelas e as estrelas vistas de uma determinada localidade. Apurou-se que os alunos apresentaram melhoria na compreensão desses assuntos, bem como demonstraram expressiva empolgação com essa metodologia desenvolvida.

Sobre o Palestrante: Graduado em Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), obteve o título de mestre em Ensino de Física pela Universidade de Brasília (UnB) com suas investigações em Ensino de Astronomia, envolvendo um material didático de autoria própria: o miniplanetário, um pequeno projetor de baixo custo, que qualquer pessoa pode construir e fazer do próprio quarto, ou qualquer outro ambiente escuro, um planetário “de verdade”.

Na Sala de Ciências do SESC, durante a graduação, fez um estágio e, anos depois, selecionou e orientou monitores nas últimas passagens do planetário móvel da rede pelo DF. Na UnB, também atuou no planetário itinerante, de projeção digital. Participou dos últimos dois SNEF’s (Simpósio Nacional de Ensino de Física), realizados em Manaus e em São Paulo, respectivamente, apresentando e divulgando resultados de suas investigações na área. Trabalhos publicados em revistas nacionais (Física na Escola) e internacionais (Revista Latino Americana de Educação em Astronomia). Recentemente, com auxílio dos paulistanos do Grupo Sputnik, de Divulgação e Ensino de Astronomia, o miniplanetário entrou para a lista de materiais didáticos que eles divulgam.

Foi professor de Física do Ensino Médio na EDUSESC, conduzindo inúmeros projetos, tais como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), o Projeto Eratóstenes Brasil, saídas de observação astronômica, palestras voltadas para a educação básica e outras atividades relacionadas com o universo astronômico. Orientou também uma estudante do 3º ano do Ensino Médio da EDUSESC que conquistou uma vaga em um acampamento internacional de Astronomia, na Itália, concorrendo com jovens de 23 países, promovido pelo ESO (Observatório Europeu do Sul – a maior organização de pesquisa astronômica do mundo). Atualmente, assume a função de Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental II na mesma escola.

22/07 (Terça)

19h

Palestra: Ocultações Astronômicas, com Breno Loureiro Giacchini (MG)

O palestrante Breno Loureiro Giacchini explica sucintamente os tipos e causas de ocultações no universo e apresenta uma classe interessante e pouco estudada ainda: os objetos transnetunianos (TNOs), que estão além da órbita de Netuno. Para o palestrante o tamanho dos TNOs fez com que a comunidade astronômica revesse a definição de “planeta” e assim, reclassificaram Plutão como “planeta-anão”, desde o início dos estudos dos TNOs.

A importância dos transnetunianos como objeto de estudo é quando este passa na frente de uma estrela, ocultando-a por alguns segundos, sendo esse fenômeno conhecido como “ocultação” e portanto o gancho da palestra de Breno Giacchini, que também aborda outros tipos de ocultações envolvendo a das estrelas pela Lua; de estrelas por asteroides, de planetas pela Lua, dentre outras.

Giacchini, explana sobre o que foi e o que pode ser descoberto por meio de ocultações astronômicas. A palestra é dividida em duas partes, sendo na primeira sobre o Sistema Solar – como ele se formou e os tipos de corpos que o compõem. Na segunda parte, Giacchini aborda as ocultações, os vários tipos e o que pode ser estudado em cada caso e alguns resultados recentes obtidos por ocultações evolvendo objetos distantes.

Para o pesquisador as discussões sobre as ocultações são de relevância no cenário astronômico, pois “cada tipo de ocultação tem sua importância e fornece informações sobre os corpos envolvidos. Por exemplo, ocultações de estrela pela Lua permitem o estudo do relevo lunar, da rotação da Terra, da estrela ocultada; ocultações de estrelas por asteroides possibilitam a determinação do tamanho e da forma do asteroide; ocultações de estrelas por planetas permitem o estudo de sua atmosfera”, conta.

Sobre o Palestrante: Breno Loureiro Giacchini, bacharel em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente cursa mestrado em física teórica no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Começou a observar ocultações astronômicas em 2005, sendo membro da International Occultation Timing Association (IOTA); desde 2008 é o representante da Associação no Brasil. É o fundador e coordenador da Seção de Ocultações da Rede de Astronomia Observacional (REA-Brasil).

21h

Palestra: Meteoritos: Do Gênese ao Apocalipse, com Maria Elizabeth Zucolotto (RJ)

Os meteoritos são fragmentos de asteroides, lua, marte e cometas e restos do que formou a Terra e o Sistema Solar. Acredita-se que os ingredientes indispensáveis a formação da vida aqui na Terra, como a água e os hidrocarbonetos, tenham vindo dos meteoritos carbonáceos.

Pelo menos uma das grandes extinções, a ocorrida no final do cretáceo há 65 milhões de anos, conhecida como a extinção dos dinossauros, foi provocada pela queda de um grande meteorito. Estes também estiveram presentes no desenvolvimento das civilizações, pois os meteoritos de ferro permitiram que muitos povos construíssem armas e outros instrumentos para arados. Alguns meteoritos foram adorados como Deuses como a Cibele, Elagabal entre outras pedras negras.

A queda de mega meteoritos formaram crateras que estão associadas à formação de depósitos de minérios tais como petróleo, pedras de decoração, urânio entre outros tendo influenciado na mineralogia econômica. O impacto do cometa Shoemaker-Levy-9 com Júpiter em 1994, provou que os grandes impactos ocorridos no passado, poderão ocorrer no futuro e que se tivesse ocorrido aqui na Terra poderia causar danos terríveis ao nosso planeta, sendo mais destruidores que todo o arsenal nuclear da Terra.

Sobre a Palestrante: Graduada em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), com mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Especialista em Meteoritos.  Atualmente é professor associado II da Universidade Federal do Rio de Janeiro e curadora de meteoritos do Museu Nacional. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica do Sistema Solar (Meteoritos). Atuando principalmente nos seguintes temas: meteoritos, meteorito brasileiros, meteoritos metálicos, bólidos.

23/07 (Quarta)

19h

Palestra: Matéria Escura, com Eduardo Couto e Silva (DF)

Essa palestra será dedicada ao que hoje chamamos de matéria escura. Apresentação de alguns experimentos sofisticados em laboratórios subterrâneos e em satélites espaciais desenhados para detectar e estudar as propriedades da matéria escura.

21h

Palestra: Neurociência e Ufologia: A interferência alienígena no cérebro humano, com Gilda Moura (RJ)

A evolução da consciência humana partindo das experiências vivenciadas pela palestrante e pelos contatados/abduzidos.

24/07 (Quinta)

19h

Palestra: O mistério da Apollo 20 (EBE- Mona Lisa), com Gener Silva (SP)

Gener Silva é um dos fundadores do INAPE (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais de Araçatuba), na palestra o pesquisar expões imagens e argumentos da suposta missão Apollo 20.

Apolo 20

Em 16 de agosto de 1976, uma missão de caráter Ultra-Secreta Americano-Soviético (Apollo 20) voltou a Lua depois de 4 anos do fim da última Missão Apollo 17, que foi a última missão oficial da série Apollo, sua tarefa foi a de explorar uma gigantesca nave espacial extraterrestre acidentada no solo Lunar, justamente no lado oculto do nosso satélite. Essa nave tem as dimensões colossais de 3.370m de comprimento por 500m de altura. Os Soviéticos e os Americanos cooperando entre si desceram no local e filmaram e fotografaram tal ocorrência, inclusive, resgatando o corpo de uma alienígena (EBE – Entidade Biológica Extraterrestre) que apelidaram de ‘Mona Lisa”, fantasticamente em perfeito estado de conservação.

Sobre o Palestrante: Ufólogo da linha científico/holística. Fundador do INAPE, Advogado, comerciante, Presidente do Sindicato do Comércio de Araçatuba e Diretor da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

21h

Palestra: Analisando casos que se tornaram pilares da Ufologia Mundial, com Wallacy Albino (SP)

Uma abordagem criteriosa de alguns dos principais casos que marcaram a Ufologia durante as últimas décadas. Casos que se tornaram clássicos devido as evidencias incontestáveis da presença alienígena em nosso planeta.

25/07 (Sexta)

19h

Palestra: Impacto psicológico da presença dos UFO’s na cultura ancestral, com Ataíde Ferreira da Silva Neto (MT)

O psicólogo e escritor Ataíde Ferreira Neto aborda na palestra “Impacto psicológico da presença dos UFOS na cultura ancestral” assuntos curiosos e instigantes nos convidados. Segundo Neto a palestra desperta a atenção no que tange aos mistérios da Serra do Roncador e da Chapada dos Guimarães, ambas localizadas no estado de Mato Grosso. A palestra aborda desde as riquezas naturais dessas regiões e fatos arqueológicos locais até contos indígenas sobre seres que vieram das estrelas – histórias contadas até hoje pela população local.

Com tom questionador, a apresentação se dá através de contos relatados por antigos povoados, por bandeirantes e por lendas da cultura da Indonésia, Vietnã, Filipinas, Angola, Congo e Nova Guiné e por vezes tocando no folclore brasileiro, a fim de aguçar ainda mais a dúvida no público a respeito dos contos. Para o palestrante a questão é: pesquisas indicam que seriam mensagens sobre extraterrestres que estariam registradas nas narrativas de nossos antepassados ou são apenas histórias criativas que o povo conta?

Sobre o Palestrante: Ataide Ferreira da Silva Neto: psicólogo, escritor, conferencista, estudioso sobre as estranhezas e “incógnitas” da Mente Humana, ênfase nos mistérios do psiquismo/parapsicologia. É sócio fundador e presidente da Associação Mato-grossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas (AMPUP) oriunda da antiga Associação Mato-grossense de Pesquisas Ufológicas e Parapsicológicas, criada em 1996, sendo esta associação sem fins lucrativos destinados a pesquisas sobre os “mistérios” da mente humana e os “enigmas” do universo. Conhecedor das casuísticas ufológicas e parapsicológicas do estado mato-grossense, pesquisador da influência da Ufologia no contexto psicológico humano dirigindo seus estudos para as áreas do psiquismo, é consultor da Revista UFO. Autor do Livro “Nas Profundezas do Psiquismo: segredos ocultos de você mesmo” [Editora KCM].

Autor de diversos artigos em revistas e jornais com temas relacionados à psique humana, parapsicologia e ufologia, entre elas: “Os Mistérios da Mente Humana” (Revista ACTImídia, n.º 27, 2007) “Mistérios da Serra do Roncador” (Revista UFO, n.º 102, 2004), “A influência da Ufologia no Psiquismo” (Revista UFO, n.º 120, 2006; e na Revista SINA, n.º 07, 2007), “Seriam apenas Mitos e Lendas? ” (Revista UFO, n.º 207, 2014), entre outras diversas matérias do gênero. É o idealizador desde a primeira edição do “Congresso de Ufologia e Parapsicologia do Vale do Araguaia” em Barra do Garças/MT. Realiza conferências nacionais em assuntos relacionados à Psicologia, Estranhezas Psíquicas, Psicologia Organizacional, Atendimento, Motivação, Neurolingüística, Parapsicologia e assuntos congêneres. Participou como conferencista de inúmeros congressos brasileiros.

21h

Palestra: A ufologia e o futuro da vida na Terra, com Ademar Gevaerd (PR)

Há mais de 60 anos, desde o surgimento em massa do Fenômeno UFO e a criação da Ufologia, o monitoramento da ação na Terra de outras espécies cósmicas tem nos mostrado um panorama futuro cada vez mais promissor, quando o homem terrestre deixará de sua atual condição para assumir uma cidadania universal.

SERVIÇO

COSMOS XIII – Realidade e Mistérios
De de 21 a 25 de Julho, com duas palestras diárias, com inícios às 19h.
Local: Teatro Castro Alves:  Rua Duque de Caxias, 29 – Centro – Araçatuba-SP.
Entrada Gratuita.
Lotação: 200 lugares.

MAPA – Teatro Castro Alves:  Rua Duque de Caxias, 29 – Centro – Araçatuba-SP:

Assista ao Cosmos XII ao vivo através da Internet

O evento COSMOS: Realidade e Mistérios é realizado anualmente em Araçatuba no mês de Julho pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE)Sindicato do Comércio de Araçatuba (Sincomércio) e Prefeitura Municipal de Araçatuba. Tradicional em Araçatuba, o ciclo de palestras e debates propõem aos participantes uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no Universo. O objetivo é difundir o estudo da astronomia e ciências afins, assim como promover o debate sobre a existência de vida fora da Terra, incentivando a curiosidade científica.

Assim como nos anos anteriores, a 12ª edição do evento também contará com a transmissão ao vivo de todas as palestras através do site do INAPE. Isso só foi possível graças à uma parceira com a empresa LWU Novas Mídias e alguns voluntários. Neste ano, as transmissões serão realizadas de 22 a 26 de Julho a partir das 19h30. Para maiores detalhes, confira a programação do evento Cosmos XII.

Através do perfil do INAPE no Twitter (@inapebr), da página do INAPE no Google+ e da fan-page do INAPE no Facebook, os interessados poderão enviar perguntas e ficar por dentro dos melhores momentos do evento utilizando a hashtag #CosmosXII.

 

 

Neste ano, o evento ainda contará novamente com aplicativo para celulares que foi desenvolvido pela empresa LWU Novas Mídias, disponível para celulares Android, e que pode ser baixado gratuitamente através da Google Play. Através do aplicativo, o visitante terá acesso a toda a programação do evento, poderá filtrar as atividades por palestrantes, data ou tipo de atividades, conhecer o perfil de cada palestrante, marcar as suas atividades favoritas (criando assim a sua programação personalizada), acessar o mapa do local do evento e até traçar rotas utilizando GPS.

 

Aplicativo Eventus

Instale o aplicativo Eventus e fique por dentro da programação do Cosmos XII.

 

SERVIÇO

COSMOS XII – Realidade e Mistérios
De de 22 a 26 de Julho, com duas palestras diárias, com inícios às 19h30 e 21h.
Local: Teatro Castro Alves:  Rua Duque de Caxias, 29 – Centro – Araçatuba-SP. (Google Maps)
Entrada Gratuita.
Lotação: 200 lugares.

 

Confira a Programação do Evento Cosmos XII

O evento COSMOS – Realidade e Mistérios é realizado anualmente em Araçatuba no mês de Julho pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE) e Prefeitura Municipal de Araçatuba. Tradicional na cidade, o ciclo de palestras e debates propõem aos participantes uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no Universo. O objetivo é difundir o estudo da astronomia e ciências afins, assim como promover o debate sobre a existência de vida fora da Terra, incentivando a curiosidade científica.

Neste ano, o COSMOS será realizado de 22 a 26 de Julho. Serão realizadas duas palestras diárias, com inícios às 19h30 e 21h.

Palestras

22/07

19h30. Astrobiologia: Uma busca pela vida Extraterrestre

Serão tratados voltados à Astrobiologia, que é uma protociência transdisciplinar que estuda a definição de vida, origem da vida na Terra e a  possibilidade de vida fora da Terra bem como a vida e sua evolução num contexto cósmico.

Palestrante: Alexandre Neves

Astrônomo planetarista e coordenador de mostras científicas do Centro Integrado de Ciência e Cultura-CICC de São José do Rio Preto. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral, biofísica, história e filosofia da ciência, filosofia da mente, astronomia, astrofotografia e astrofísica.

21h. Erros conceituais da Astronomia do dia a dia!

Ainda nos dias de hoje, a mídia em geral comete muitos erros conceituais da Astronomia em nosso dia a dia bem como erros em livros didáticos em nossas escolas, como: Fases da Lua, Eclipses, Meteoros entre outros. Este palestra visa mostrar os conceitos corretos a serem divulgados e trabalhados.

Palestrante: Emerson Perez

Emerson Perez é astrônomo e Professor Graduado em Licenciatura Plena em Física e Mestrando na UNIFEI — Universidade federal de Itajubá-MG, em Ensino de Ciência focada na Astronomia.

 

23/07

19h30. Eu conto, tu contas, ele conta!

Quantas estrelas tem no céu? Um Universo para se descobrir.Um estudo sobre as constelações.

Palestrante: Tiago Santos

Astrônomo do ITA, Instituto Tecnológico da Aeronática.

 

21h. Universo Primordial: LHC e outros instrumentos para a compreensão do Universo

A era da QCD, que ocorreu nos primeiros microssegundos após a criação e, apesar de ter durado muito pouco tempo, pode ter gerado diversas conseqüências na evolução do Universo. Conversaremos sobre todos os detalhes dessa.

Palestrante: Victor Raphael de Castro M Roque

Bacharel em Física, É mesmtre pelo Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH-UFABC) trabalhando com Simulações Hidrodinâmicas do Universo Primordial e geração de Ondas Gravitacionais. Atualmente é doutorando na mesma instituição dando continuidade ao estudo do Universo Primordial com ênfase na transição de fase da QCD.

 

24/07:

19h. Meteoritos: Destruidores ou transportadores de vida?

Um estudo sobre a análise de meteoritos em que se detectou a existência de moléculas orgânicas complexas, moléculas essas existentes em todas as formas de vida conhecidas. Será que isso não é um indicativo de que alguns meteoritos, restos de asteroides ou de cometas, podem ter trazido algumas formas de vida extraterrestre aqui para a Terra

Palestrante: Roberto Boczko

Doutorado em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (1989) . Atualmente é Professor Doutor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

 

21h. Escolas de Interpretação Ufológica

A apresentação explica essas Escolas de Pensamento sobre o fenômeno UFO e mostra casos e imagens reais que ilustram o porquê da interpretação de cada uma delas.

Palestrante: Pedro Campos

Pesquisador de psicobiofísica, ufólogo, consultor da revista UFO, escreve para a revista Espiritismo & Ciência e é autor de oito livros sobre Ufologia e Espiritismo, publicados pela Lúmen Editorial, São Paulo.

 

25/07:

19h30. A UFOLOGIA À LUZ DOS TEXTOS BÍBLICOS.

Relatos da Bíblia onde os fenômenos ufológicos são evidentes. A ufoarqueologia (figuras) da presença dos chamados “querubins da Bíblia” entre as nações antigas, pois são uma descrição de nave de transporte narrado minuciosamente pelo profeta Ezequiel, no capítulo um.

Palestrante: Eduardo Vigil

Teólogo, Pastor,  Professor, Doutor em Divindades, Doutor Honoris Causa em Teologia e escritor.

 

21h. Contatologia Ufológica

O palestrante propõe uma expansão maior e definitiva, classificando graduação ainda não alcançada por outros estudiosos, até o décimo grau e com este particular estudo com denominação  de Contatologia Ufológica.

Palestrante: Gener Silva

Ufólogo da linha científico/holística. Fundador do INAPE, Advogado, comerciante, Presidente do Sindicato do Comércio de Araçatuba e Diretor da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

 

26/07

19h30. OVNIS: antigos enigmas x novas descobertas

Serão abordados casos de OVNIs e seus tripulantes com evidências físicas (pousos, fotos, etc.), casos clássicos (Maio de 1986 / Operação Prato / Caso Varginha), acobertamento militar e intercâmbio de documentos entre EUA e Brasil. Todavia, serão reveladas novidades e aspectos inéditos da pesquisa referente a cada caso abordado na palestra.

Palestrante: Edison Boaventura

Pesquisador há 32 anos, fundador e atual presidente do GUG,  Grupo Ufológico de Guarujá. Possui diversos trabalhos publicados em revistas, jornais e periódicos de vários países. Realizou e participou de vários congressos nacionais e internacionais.  Como pesquisador adota a linha científica de investigação de centenas de casos de abdução, pousos e contatos com OVNIS, principalmente no Litoral Paulista.

 

21h. A um passo da revelação final: O que vem depois?

A abertura ufológica é um fato irreversível. O que isso significa para nós e como nossa vida mudará após as revelações finais?

Palestrante: Ademar Gevaerd (ufo)

Conferencista e jornalista especializado em Ufologia, é presidente do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), a maior entidade do gênero do Hemisfério Sul, e editor da Revista UFO desde sua fundação, há 30 anos.

Oficina

Astronomia Recreativa

Através da manipulação de objetos, a oficina objetiva a construção de um sistema solar.

com Thiago Santos

22/07, segunda, das 14h às 18h, casa de Cultura de Araçatuba

 

Viagem 

Viagem Astronômica à Monte Verde-MG

De 01 a 04/08/2013

Roteiro integrado ao Projeto Cosmos

Situada no alto da Serra da Mantiqueira, Monte Verde é um convite para quem aprecia o clima frio das montanhas e o convívio com a natureza. Ficou conhecida como a Suíça Brasileira por sua arquitetura rústica europeia, onde no invreos ganha maior exuberância. Nesta viagem, sob a orientação de um astrônomo, haverá vivências de astronomia, onde todos serão convidados a observar o céu da cidade a olho nu e por telescópio.

Bate-papo com Victor Mourão Roque, Doutorando em Física pela Universidade Federal do ABC (UFABC) que falará sobre temas ligados à astronomia, como a observação dos planetas, das estrelas e a identificação de constelações durante o dia e à noite

Inclui hospedagem com pensão completa no Áustria Hotel e passeios conforme roteiro.

Informações na Central de Antendimento: (18) 3642 7040 / (18) 3608 5400

 

Aplicativo para Celulares

Neste ano, o evento ainda contará novamente com um aplicativo para celulares que foi desenvolvido pela empresa LWU Novas Mídias, disponível para celulares Android, e que pode ser baixado gratuitamente através da Google Play. Através do aplicativo, o visitante terá acesso a toda a programação do evento, poderá filtrar as atividades por palestrantes, data ou tipo de atividades, conhecer o perfil de cada palestrante, marcar as suas atividades favoritas (criando assim a sua programação personalizada), acessar o mapa do local do evento e até traçar rotas utilizando GPS.

 

Aplicativo Eventus

Instale o aplicativo Eventus e fique por dentro da programação do Cosmos XII.

 

SERVIÇO

COSMOS XII – Realidade e Mistérios
De de 22 a 26 de Julho, com duas palestras diárias, com inícios às 19h30 e 21h.
Local: Teatro Castro Alves:  Rua Duque de Caxias, 29 – Centro – Araçatuba-SP. (Google Maps)
Entrada Gratuita.
Lotação: 200 lugares.

Homenagem a Gener Silva, fundador do INAPE

O Fundador do Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais – (INAPE) Gener Silva recebeu homenagem da Câmara Municipal de Araçatuba, através do requerimento nº 267/20102 de autoria do Vereador Joaquim Pereira de Castilho, que foi subscrita pelo Presidente da Casa, Vereador Cido Saraiva  e pelos Vereadores: Dr. Nava, Edna Flor, Edval Antonio dos Santos, Joel de Melo (Patibanda), Olair Bosco, Profª Durvalina Garcia e Tieza, na Sessão Ordinária realizada em 03 de setembro de 2012, foi consignada na ata dos trabalhos legislativos, o “Voto de Aplauso” ao Sr. Gener Silva,  Presidente do Conselho Deliberativo do INAPE, pelos relevantes serviços prestados à população, através de cursos, palestras, demonstrações públicas,  e pela sua dedicação ao estudo, pesquisa e divulgação nas áreas da astronomia, e por incentivar a curiosidade científica e a conscientização ecológica da comunidade.

Nota: Anualmente no mês de julho o INAPE em parceria com o SESC realiza o evento COSMOS já na 11ª edição no ano de 2012.

Assista o Cosmos XI ao Vivo através da Internet

O evento COSMOS: Realidade e Mistérios é realizado anualmente em Araçatuba no mês de Julho pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE)Sindicato do Comércio de Araçatuba (Sincomércio) e Prefeitura Municipal de Araçatuba. Tradicional em Araçatuba, o ciclo de palestras e debates propõem aos participantes uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no Universo. O objetivo é difundir o estudo da astronomia e ciências afins, assim como promover o debate sobre a existência de vida fora da Terra, incentivando a curiosidade científica.

Assim como no ano anterior, a 11ª edição do evento também contará com a transmissão ao vivo de todas as palestras através do site do INAPE. Isso só foi possível graças à uma parceira com a empresa LWU Novas Mídias e alguns voluntários. Neste ano, as transmissões serão realizadas de 23 a 27 de Julho a partir das 19h30. Para maiores detalhes, confira a Programação do evento Cosmos XI.

Através do perfil do INAPE no Twitter (@inapebr) e da fan-page do INAPE no Facebook, os interessados poderão enviar perguntas e ficar por dentro dos melhores momentos do evento.

 

 

Neste ano, o evento ainda contará mais uma inovação: o aplicativo oficial do evento Cosmos XI para celulares que foi desenvolvido pela empresa LWU Novas Mídias, disponível em versões para Android e iOS, e que pode ser baixado gratuitamente através da Google Play ou da App Store. Através do aplicativo, o visitante terá acesso a toda a programação do evento, poderá filtrar as atividades por palestrantes, data ou tipo de atividades, conhecer o perfil de cada palestrante, marcar as suas atividades favoritas (criando assim a sua programação personalizada), acessar o mapa do local do evento e até traçar rotas utilizando GPS.

SERVIÇO

COSMOS XI – Realidade e Mistérios
De de 23 a 27 de Julho, com duas palestras diárias, com inícios às 19h30 e 21h.
Local: Teatro Castro Alves:  Rua Duque de Caxias, 29 – Centro – Araçatuba-SP. (Google Maps)
Entrada Gratuita.
Lotação: 200 lugares.

Confira a programação do evento Cosmos XI

O evento COSMOS – Realidade e Mistérios é realizado anualmente em Araçatuba no mês de Julho pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE) e Prefeitura Municipal de Araçatuba. Tradicional na cidade, o ciclo de palestras e debates propõem aos participantes uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no Universo. O objetivo é difundir o estudo da astronomia e ciências afins, assim como promover o debate sobre a existência de vida fora da Terra, incentivando a curiosidade científica.

Neste ano, o COSMOS será realizado de 23 a 27 de Julho. Serão realizadas duas palestras diárias, com inícios às 19h30 e 21h.

PALESTRAS

23/07

Planetas extra-solares: perspectivas de vida fora da Terra? 

Com Valter Libero

Dia 23/07 – segunda-feira, às 19:30

Abordagem sobre o grande número de planetas existentes e os estudos científicos, a partir do avanço da tecnologia de observação astronômica, a respeito das possibilidades de vida nesses planetas. 

Valter Libero                                                         

Doutor em Física pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP). Diretor do Centro de Divulgação Científica e Cultural, CDCC.

 

Nós, extraterrestres

Com João Paulo Delicato

Dia 23/07 – segunda-feira, às 21:00

Uma reflexão sobre nossa incursão para o espaço. Quais nossas possibilidades astronáuticas para as próximas décadas. Seremos nós, um dia, um OVNI em outro planeta?

João Paulo Delicato

Diretor dos Planetários de São Paulo, sócio fundador da Sociedade Brasileira de Planetários e fundador da Associação Nacional de Foguetes Amadores (ANFA).

 

24/07 

Introdução aos cometas

Com Marco Antônio Coelho Goiato

Dia 24/07 – terça-feira, às 19:30

Uma descrição dos cometas: origem e materiais de composição.

Marco Antônio Coelho Goiato

Astrônomo especializado em cometas, com artigos observacionais publicados em diversos sites especializados no Brasil e no exterior.

Conhecendo as estações do ano: seus mitos e erros!   

Com Emerson Perez

Dia 24/07 – terça-feira, às 21:00

Explicação da origem das estações do ano e como elas ocorrem em nosso planeta e os mitos em torno do tema.

Emerson Perez

Astrônomo e Professor Graduado em Licenciatura Plena em Física e Mestrando na UNIFEI – Universidade federal de Itajubá-MG, em Ensino de Ciência focada na Astronomia.


25/07 

Tecnologia robótica na exploração espacial e o futuro.

Com Amadeu Zanon Neto

Dia 25/07 – quarta-feira, às 19:30

O que se define como robótica? Inteligência Artificial, o que é? Os caminhos da Inteligência Artificial e as suas consequências para o futuro. 

Amadeu Zanon Neto

Professor da área de programação, computação gráfica, automação,  robótica e robótica educativa do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium e do Colégio Salesiano de Araçatuba/SP.

 

Erros de interpretação em imagens ufológicas

Com Inajar Antonio Kurowski

Dia 25/07 – quarta-feira, às 21:00

As causas de erros e enganos em interpretação de imagens de caráter ufológico.

Inajar Antonio Kurowski

Conselheiro e Coordenador do grupo de análises ufológicas da revista UFO. Pós-Graduado em Metodologia da Ciência.

26/07 

Estudo de evidências do fenômeno UFO

Com Ricardo Varela Corrêa

Dia 26/07 – quinta-feira, às 19:30

Um estudo sobre os casos de UFO gravados em vídeos ou fotos naturais. Erros de interpretação ou fenômenos ópticos conhecidos?

Ricardo Varela Corrêa

Engenheiro eletrônico, Doutor em computação científica, trabalha no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais é conselheiro especial da revista UFO. Atua na pesquisa do fenômeno UFO desde 1983.

 

A Presença Alienígena no litoral sul de São Paulo

Com Wallacy Albino

Dia 26/07 – quinta-feira, às 21:00

Uma explanação sobre os casos ufológicos registrados em Peruíbe e na região da Jureia no Litoral Sul, Ilha Bela no Litoral Norte, no Polo Industrial de Cubatão e na Baixada Santista.

Wallacy Albino

Ufólogo, publicou em 2002 o livro “O Mistério dos Círculos Ingleses”, com segunda edição lançada pela Editora do Conhecimento.

 

27/07

Evidencias ufológicas através dos tempos

Com Gener Silva

Dia 27/07 – sexta-feira, às 19:30

A ocorrência do fenômeno ufológico na história da humanidade. Estudos e pesquisas que apontam sua existência desde tempos imemoriais.

Gener Silva

Ufólogo da linha científico/holística. Fundador do INAPE, Advogado, comerciante, Presidente do Sindicato do Comércio de Araçatuba e Diretor da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

 

Conferência sobre pesquisa ufológica

Com Ademar Gevaerd

Dia 27/07 – sexta-feira, às 21:00

Uma explanação sobre as experiências ufológicas no Brasil e no mundo.

Ademar Gevaerd

Fundador, Presidente e Editor da revista UFO, publicação do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV).

 

WORKSHOP

Processos de criação de HQ – Histórias em Quadrinhos

Com o cartunista Lucas Lima, criador da revista “UFFO, Uma família fora de Órbita”, publicada pela Editora Abril.

Dia 23/07 – segunda-feira, das 15h às 18h – Teatro Castro Alves / MAAP

Inscrições antecipadas no Polo Avançado do SESC em Araçatuba (espaço anexo do Teatro Castro Alves).

(18) 3608-5400

 

EXPOSIÇÃO

Retrospectiva COSMOS

Retrospectiva que aborda a história dos 10 anos do evento Cosmos com fotos, cartazes e vídeos, desde a sua criação em 2001.

De 23 a 27/07 – Sala de Exposições do MAAP – Museu Araçatubense de Artes Plásticas (espaço anexo do Teatro Castro Alves).

SERVIÇO

COSMOS XI – Realidade e Mistérios

De de 23 a 27 de Julho, com duas palestras diárias, com inícios às 19h30 e 21h.

Local: Teatro Castro Alves:  Rua Duque de Caxias, 29 – Centro – Araçatuba-SP. (Google Maps)

Entrada Gratuita.

Lotação: 200 lugares.

Aniversário de fundação do INAPE

Comemoramos neste dia 3 de Março de 2012 o décimo sexto aniversário do Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE). Diante de tão significativo acontecimento, venho externar votos de louvor e reconhecimento a todos os nossos colaboradores voluntários, membros da diretoria ou não, do passado e do presente, que contribuíram e contribuem para a formação dessa jovem instituição, buscando permanentemente    difundir o estudo da Astronomia e ciências afins, incentivar a curiosidade científica  e a conscientização ecológica.

Parabéns INAPE pelos seus 16 anos de fundação!

Conheça um pouco mais sobre a nossa história e relembre alguns de nossos momentos marcantes:

1996
Eventos de observação de campo com telescópios

2003
Evento COSMOS II

2004
Evento COSMOS III

2005
Evento COSMOS IV, com a participação do astronauta brasileiro Marcos Pontes

Projeto Troccinox em Araçatuba
O projeto Troccinox/Troccibras, realizado em fevereiro de 2005 em Araçatuba com o apoio do INAPE, contou com mais de uma centena de cientistas de  várias  instituições internacionais.

2006
Evento COSMOS V

2009
Ano Internacional da Astronomia
Como parte das atividades do Ano Internacional da Astronomia e celebrando os 40 anos da conquista da Lua, o INAPE e Sincomércio realizaram em 2009 a  Exposição Paisagens Cósmicas: Da Terra ao Big Bang.

2010
Workshop de Robótica Pedagógica “Aprendendo a Construir um Robô”, realizado pelo SESC e INAPE em parceria com o Grupo Assessor Público.

Reformulação do site e integração com as redes sociais: Facebook, Twitter, Youtube e Google+.

Participação do INAPE na XXIII Mostra de Tecnologia do Colégio Salesiano de Araçatuba-SP.

2011
Com apoio do INAPE, alunos do SESI e CETEA conquitam medalhas na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica)

Exposição das Licenciaturas 2011 – O Grupo Educacional União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (UNIESP) realizou de 30 a 31 de Maio de 2011 a Exposição das LICENCIATURAS. O INAPE marcou presença no evento e promoveu a Exposição Paisagens Cósmicas e uma noite de observação com telescópios.

Evento COSMOS X, novamente com a presença do astronauta Marcos Pontes.
Fotos: Dias 25, 26, 27, 28, 29 de Julho de 2011.

Lançamento do Vídeo institucional que mostra a história do INAPE

Imprensa
O que a imprensa disse sobre o INAPE

COSMOS X – Missão cumprida

Sucesso. Esta é a palavra mais apropriada para definir a décima edição do evento COSMOS – Realidade e Mistérios, encerrada na última sexta-feira, dia 29 de Julho. O evento é realizado anualmente em Araçatuba no mês de Julho pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE)  e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Tradicional em Araçatuba, o ciclo de palestras e debates propõem aos participantes uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no Universo. O objetivo é difundir o estudo da astronomia e ciências afins, assim como promover o debate sobre a existência de vida fora da Terra, incentivando a curiosidade científica.

Este ano o evento teve algumas novidades. Tivemos apresentações de dança (Estúdio Najla e Academia Nova Actos), recitação de poesias, com Flávio Luiz Mestriner Leonetti e a exposição Magnification do artista plástico Manoel de Souza. E, pela primeira vez, o evento foi transmitido ao vivo pela internet através do site do INAPE. Para isso, contamos com o apoio dos alunos do grupo de comunicação do colégio Salesiano, que trabalharam voluntariamente em seu período de férias para levar o COSMOS para o Brasil e para o mundo. Recebemos mensagens de pessoas que assistiram às palestras nos estados do Rio de Janeiro e Bahia e também na Flórida (EUA).

A transmissão ao vivo deve continuar nos próximos anos. O trabalho executado por estes jovens estudantes do ensino médio superou nossas expectativas e é digno de elogios.

O recorde de visualizações ocorreu na quinta-feira, dia 28/07, durante as palestras dos ufólogos Paulo Aníbal e A. J. Gevaerd. Nesta noite, 882 pessoas acompanharam o evento pela internet. Somando-se este número a um auditório praticamente lotado, as palestras foram acompanhadas por mais de mil expectadores!

Impulsionado pela transmissão ao vivo, o site do INAPE também teve um aumento no número de visitantes durante a realização do evento, chegando a mil visitas por dia.

Outra ação que merece destaque este ano foi a divulgação massiva feita através das redes sociais (Facebook e Twitter). Através destas ferramentas, muitos que residem em outras cidades ficaram sabendo da realização do evento e vieram nos prestigiar, como os integrantes do Clube Amador de Astronomia de Tupã-SP, que estiveram presentes na noite de terça-feira (26/07). Vieram em um grupo de quinze pessoas e ficaram bastante surpresos com a estrutura e organização do evento.

Também tivemos a exposição Paisagens Cósmicas – da Terra ao Big-Bang. Os painéis estavam fixados no auditório e, entre uma palestra e outra, os visitantes puderam contemplar imagens espaciais de rara beleza feitas com modernos telescópios. O painel “Universo em Evolução”, também exposto nas dependências do SENAC mostrou, em forma de uma linha do tempo, o Big-Bang, o nascimento das primeiras estrelas e planetas até a evolução da vida na Terra e os dias atuais.

Durante todos os dias tivemos o auditório do SENAC praticamente lotado. No dia 25/07, como já era esperado, o auditório foi pequeno para a multidão que estava ansiosa em conhecer Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro. Especialmente para este dia foi montado um telão para que as pessoas que não conseguissem um lugar no auditório pudessem acompanhar a palestra do nosso astronauta. Dessa forma, em torno de 450 pessoas acompanharam a noite de abertura do evento COSMOS – sem sombra de dúvidas, o maior público já registrado em dez anos de realização do evento.

Sempre no encerramento das palestras eram realizados sorteios e a platéia acompanhava até o último brinde sorteado (livros, camisetas, DVDs, etc).

A realização da décima edição deste evento é uma vitória para todas as instituições envolvidas. Também será um desafio para o próximo ano suplantar o sucesso deste ano. Já estamos trabalhando para isso.

Infelizmente, não foi possível realizar a tradicional “Festa Cósmica”, a observação do céu na sexta-feira, logo após a última palestra do evento, devido a problemas técnicos em nosso telescópio. Mas isso não tira o brilho desta edição comemorativa do nosso COSMOS – Realidade e Mistérios.

Parabéns ao SESC, INAPE e SENAC pela realização de mais uma Odisséia Cósmica em Araçatuba. Gostaria de finalizar com uma frase dita várias vezes pelo astronauta Marcos Pontes e que deve ser seguida por todos nós:

Acredite nos seus sonhos, estude muito, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você. Esta é a maneira de transformar em realidade o que a maioria pensa ser impossível.

COSMOS X: Conheça os temas das palestras

VIVENDO NO ESPAÇO

Com Marcos Pontes

Dia 25 – segunda-feira, às 19h30

Primeiro brasileiro a ir ao espaço fala dos impactos sobre a fisiologia humana, atividades espaciais e aeronáuticas, preservação do meio ambiente e projetos multiculturais. Retirada de convites a partir das 19h, no local.

ETNOASTRONOMIA: MUITOS POVOS, MUITOS CÉUS…

Com Walmir Cardoso

Dia 26 – terça-feira, às 19h30

Etnoastronomia se ocupa do céu observado pelos povos ao redor do planeta. O matemático e físico mostra alguns desses céus diferentes e como eles são importantes para as práticas diárias e espirituais dessas culturas.

O DISCRETO CHARME DAS PARTICULAS ELEMENTARES E O LHC

Com Maria Cristina Abdalla

Dia 26 – terça-feira, às 21h

A doutora em física introduz o conceito de partículas elementares e uma retrospectiva de suas descobertas, com o Grande Colisor de Partículas, conhecido como LHC (em português, Grande Colisor de Hádrons) o maior acelerador de partículas elementares em operação do mundo.

A RÉPLICA DO ARECIBO

Com Pedro de Campos

Dia 27 – quarta-feira, às 19h30

O pesquisador de psicobiofísica, consultor da Revista UFO e autor de livros sobre ufologia e espiritismo, explica em detalhes a mensagem enviada em 1974, no radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, pelos astrônomos Frank Drake e Carl Sagan e recebida, em 2001, nos campos de trigo na Inglaterra.

O MISTÉRIO DAS SONDAS UFOLÓGICAS

Com Gener Silva

Dia 27 – quarta-feira, às 21h

O advogado e consultor especial da Revista UFO apresenta uma inusitada teoria que procura explicar o propósito e a existência real das sondas ufológicas – um primeiro estudo de evidências cosmo/ufológicas da história de possíveis civilizações extraterrestres.

QUANDO AS EVIDENCIAS FALHAM? DESMISTIFICANDO RECENTES FARSAS

Com Paulo Aníbal

Dia 28 – quinta-feira, às 19h30

O biólogo e consultor das revistas UFO e Sexto Sentido, analisa as evidências de campo e investigação de algumas recentes farsas no âmbito ufológico.

UFOS E ETS NA AMAZÔNIA

Com A.J. Gevaerd

Dia 28 – quinta-feira, às 21h

O jornalista e editor da Revista UFO fala sobre o repertório de ocorrências ufológicas ricas e exóticas na Amazônia, que incluem desde observações de naves alienígenas e seus tripulantes, até eventuais contatos com os ribeirinhos da floresta, que incorporam suas experiências ao folclore regional.

PLURALIDADE DOS MUNDOS

Com Ulisses Capozzoli

Dia 29 – sexta-feira, às 19h30

O jornalista especializado em divulgação da ciência trata da descoberta dos exoplanetas, ou seja, planetas que orbitam outras estrelas além do Sol aumentam as possibilidades da existência de vida como a conhecemos.

2012, UFOS E O FINAL DOS TEMPOS

Com Nelson Vilhena Granado

Dia 29 – sexta-feira, às 21h

Utilizando conhecimentos do calendário maia, de temas que profetizam o “final dos tempos” e a crescente onda de aparições de UFOS, o médico e professor de física analisa o que há em comum entre esses dados para chegar a uma orientação comportamental diante das tantas variáveis.

Clique aqui para fazer o download do flyer do evento COSMOS X (635 Kb).

Serviço:

De 25 a 29 de julho, segunda a sexta-feira, a partir das 19h30, auditório do Senac de Araçatuba:
Av João Arruda Brasil, 500
Araçatuba – São Paulo, 16050-400
Localização: Google Maps

SESC realiza mais uma edição do Festa no Céu

O SESC Birigui realiza, de 27 a 30 de junho (segunda a quinta), a atividade Festa no Céu, no Senac Araçatuba (Avenida João Arruda Brasil, 500).

Orientada por Luís Antônio Alves Marino, coordenador do Planetário de Tatuí, a atividade trará oficinas, palestras e jogos educativos com o objetivo de informar e despertar o interesse do público sobre os mistérios da astronomia.

As sessões são destinadas às escolas e ao público em geral, que deverão fazer agendamento prévio pelo telefone (18) 3608-5400. Os horários disponíveis são às 9h e às 14h.

A atividade é uma prévia do Cosmos X, ciclo de debates sobre astronomia e ufologia, que acontece no período de 25 a 29 de julho, no Senac Araçatuba.

Astronomia

A astronomia é a ciência que estuda os corpos celestes e seu estudo é registrado nos mais antigos documentos escritos, em monumentos paleolíticos e até em pinturas rupestres. Certamente remonta ao surgimento dos primeiros seres humanos. Todo o conhecimento resultante desses estudos, por vários povos e culturas distintas ao longo de milênios, é atualmente complementado e rapidamente superado pela avalanche de informações coletadas e processadas com rapidez inédita na história humana. Naves-sondas, estações e observatórios espaciais e terrestres coletam dados que computadores processam rapidamente para a análise dos especialistas.

O estudo dos astros participa da vida humana de modo intenso e inexorável. O suceder dos dias e das noites, a divisão do tempo em horas, minutos e segundos, o calendário com o ano de 365, seus meses e semanas, as estações do ano, as marés, as auroras polares, e até mesmo a vida em nosso planeta – sustentada pela energia que recebemos do sol – são temas exaustivamente estudados e, muitas vezes, determinados por fenômenos astronômicos.

SERVIÇO – As atividades do Festa no Céu acontecem no Senac (Av. João Arruda Brasil, 500), em Araçatuba, de 27 a 30 de junho, com sessões às 9h e às 14h. Agendamento prévio pelo telefone (18) 3608-5400. Grátis.

Confira a programação completa do COSMOS X

O evento COSMOS – Realidade e Mistérios é realizado anualmente em Araçatuba no mês de Julho pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE)  e Sindicato do Comércio de Araçatuba (Sincomércio). Tradicional em Araçatuba, o ciclo de palestras e debates propõem aos participantes uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no Universo. O objetivo é difundir o estudo da astronomia e ciências afins, assim como promover o debate sobre a existência de vida fora da Terra, incentivando a curiosidade científica.

Neste ano, haverá transmissão ao vivo de todas as palestras aqui no site do INAPE. Isso só foi possível graças à uma parceira com o Grupo de Comunicação do Colégio Salesiano de Araçatuba.

Através do www.twitter.com/inapebr, os seguidores do INAPE poderão enviar perguntas e ficar por dentro dos melhores momentos do evento.

Neste ano, o COSMOS será realizado de 25 a 29 de Julho. Com exceção da abertura, são duas palestras diárias, com inícios às 19h30 e 21h.

Segue abaixo a programação:

  • 25/07 – Marcos Pontes
  • 26/07 – Walmir Cardoso e Maria Cristina Abdalla
  • 27/07 – Pedro de Campos e Ulisses Capozzoli
  • 28/07 – Paulo Anibal e A. J. Gevaerd
  • 29/07 – Gener Silva e Nelson Vilhena Granado

Perfil dos palestrantes:

Marcos Pontes
Marcos Cesar Pontes (Bauru, 11 de março de 1963) tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva, foi o primeiro cosmonauta brasileiro e o primeiro sul-americano a ir ao espaço, na missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Ulisses Capozzoli
Capozzoli é jornalista, mestre em Ciências pela USP, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e editor de Scientific American Brasil.

Walmir Cardoso
Walmir Thomazi Cardoso é graduado em Física pela PUC-SP, com especialização em História da Ciência pela UNICAMP e mestrado em História da Ciência e doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP. É professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Centro de Ciências Matemáticas Físicas e Tecnológicas, Departamento de Física). Dedica-se principalmente à pesquisa e ensino da Astronomia e Física. É vinculado ao Planetário e Escola Municipal de Astrofísica “Prof. Aristóteles Orsini” (PEMA) de São Paulo, sendo assessor especial dos Planetários de São Paulo e assessor de Gabinete (Secretaria do Verde e Meio Ambiente – SVMA) para a Coordenação de Educação Ambiental (CEA). É Diretor da Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia (SBEA).
Foi apresentador da série “Olhando para o Céu”, exibida pela TV Cultura. A série foi gravada no Instituto Astronômico e Geofísico da USP e nos observatórios astronômicos do Laboratório Nacional de Astrofísica, em Brasópolis (MG); Capricórnio, em Campinas; Rádio Telescópio de Itapetinga, em Atibaia; e Centro de Divulgação da Astronomia (CDA), em São Carlos, Estado de São Paulo.

Maria Cristina Abdalla
Maria Cristina Batoni Abdalla Ribeiro é professora do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (UNESP), foi professora associada do ICTP-Trieste, na Itália, e trabalhou no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), em Genebra, na Suíça.
Possui mais de 70 trabalhos em revistas internacionais e foi citada no “Ranking” da Folha de São Paulo de 26/09/1999 entre os mais citados no país.
Possui três livros científicos publicados em inglês fora do Brasil, sendo um deles (832 páginas) já na segunda edição (publicado em 2001).
É autora do livro “O Arquiteto do Átomo” sobre a vida de Niels Bohr (Editora Odysseus, 2002) e de “O discreto charme das partículas elementares” lançado em 2006, que daria o nome e inspiração para um filme finalizado em 2008, que conta com a participação de Marcelo Tas. O filme estreou na TV Cultura no dia 10 de novembro de 2008, Dia Internacional da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento.

Vida extraterrestre

Assim como ocorre desde a primeira edição do evento COSMOS, o debate sobre a existência de vida extraterrestre e objetos voadores não identificados é um dos destaques do evento:

Ademar Gevaerd
Ademar José Gevaerd é editor da Revista UFO, publicação do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), entidade do qual também é fundador e presidente.
Gevaerd começou suas atividades na Ufologia ainda muito jovem, com 12 anos. Foi professor de Química até 1986, quando desistiu da área para dedicar-se exclusivamente à Ufologia.
Ainda na década de 1980, foi convidado pelo Dr. J. Allen Hynek para representar no país o Center for UFO Studies (CUFOS). É diretor nacional da Mutual UFO Network (MUFON) e diretor para a América Latina do Annual International UFO Congress.

É considerado um dos mais conceituados ufólogos do mundo.
Em seu blog Ufologia com Seriedade e Dedicação, Gevaerd, trata dos bastidores da Ufologia Brasileira e Mundial e das perspectivas para o futuro da disciplina. E também discute a questão fundamental do tema: está próximo o contato direto com nossos visitantes?

Gener Silva
É diretor fundador do INAPE (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais). Com o INAPE, SESC, e Secretaria Municipal de Cultura, realizou o 1º Encontro sobre Astronomia e Ufologia em Araçatuba, no período de 17 a 21 de julho/2002. Segundo A. J. Gevaerd, foi a primeira vez no Brasil que ocorreu tal encontro, concomitantemente, palestras de cientistas e ufólogos.
Dentro do campo da pesquisa ufológica, o INAPE procura atuar com critérios científicos, demonstrando a autenticidade ou não das casuísticas, pelo estudo exaustivo das evidências matériais produzidas, assim como dos registros em filme, vídeo ou radar, em analogia aos fenômenos terrestres conhecidos.

Nelson Vilhena Granado
Nascido em São Vicente, litoral de São Paulo, Nélson Vilhena teve os primeiros avistamentos em Santos, quando tinha 12 anos de idade. Este fato foi decisório para seu despertar espiritual. Cursou a Escola Politécnica e o Instituto de Física na USP. Em 1980, mudou-se para Goiás, para formar uma comunidade, lá tendo permanecido por 6 anos, quando participou do Projeto Alvorada idealizado por Luiz Gonzaga Scortecci. Voltou para São Paulo e ingressou na Faculdade de Medicina da USP, onde se graduou em Fisioterapia. Desde 95, participa do grupo Família da Luz-Phisiom.

Paulo Aníbal
Paulo Aníbal G. Mesquita nasceu em 20 de maio de 1967 na capital paulista. É biólogo, professor e consultor da Revista UFO e Revista Sexto Sentido, publicações nas quais divulgou dezenas de artigos sobre abduções, pesquisas de campo, Ufoarqueologia, vigílias e casuística ufológica. Também é um dos membros do Grupo de Pesquisas Ufológicas (EXO-X) e do Grupo Ufológico Cidade Tiradentes (GUCIT). Em 2004 foi um dos responsáveis pelo mapeamento da carta náutica pautada em avistamentos ufológicos no litoral sul do Estado de São Paulo, considerado um trabalho inédito pela Comunidade Ufológica Brasileira.

Pedro de Campos
Pedro de Campos é autor dos livros: Colônia Capella – A outra face de Adão; Universo Profundo; UFO – Fenômeno de Contato; Um Vermelho Encarnado no Céu; Os Escolhidos da Ufologia na Interpretação Espírita, publicados pela Lúmen Editorial. E também do recém-lançamento: Lentulus – Encarnações de Emmanuel. E dos DVDs Os Aliens na Visão Espírita, Parte 1 e Parte 2, lançados pela Revista UFO.
Em seu blog Os Aliens na Visão Espírita, o escritor e consultor da Revista UFO trata a Ufologia considerando a pluralidade dos mundos habitados, articula a ciência, a filosofia e os aspectos teológicos da doutrina espírita, examinando o Fenômeno UFO de modo integral.

Serviço:

De 25 a 29 de julho, segunda a sexta-feira, a partir das 19h30, auditório do Senac de Araçatuba:
Av João Arruda Brasil, 500
Araçatuba – São Paulo, 16050-400
(0xx)18 3623-8740
Localização: Google Maps

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 ocorrerá entre os dias 17 e 23 de outubro e terá como tema principal: “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. Veja abaixo o anúncio do Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela coordenação nacional da SNCT:

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 ocorrerá entre 17 e 23 de outubro. O tema principal será: “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. Além de promover inúmeras atividades de divulgação científica em todo o país, serão estimulados na SNCT 2011 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.

O tema da SNCT 2011 foi escolhido em função da sua relevância global, atualidade e importância para a população brasileira. Um objetivo será discutir em todo o país, nas instituições de ensino e pesquisa e em eventos públicos, os diversos aspectos e as evidências científicas sobre o impacto das atividades humanas no clima do Planeta e as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas em escala local e global.

Em nosso país não há ainda uma tradição consolidada de prevenção de riscos. Os acontecimentos trágicos de enchentes e deslizamentos, em regiões como Santa Catarina e na Região Serrana do Rio de Janeiro, de seca na Amazônia e no Rio Grande do Sul e de enchentes em várias regiões do país atestam a importância de se estimular o debate e o treinamento, nas escolas e em toda a sociedade, de como prevenir riscos e diminuir os impactos dos desastres naturais. A ciência e a tecnologia são elementos essenciais para a previsão, prevenção e minimização desses impactos.

Por outro lado, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2011 como o Ano Internacional da Química (AIQ) e está estimulando todos os países a realizarem atividades com o objetivo de aumentar a consciência coletiva sobre a importância da química e suas contribuições para o bem estar da humanidade. Na SNCT 2011 serão promovidas atividades voltadas para o lema do AIQ no Brasil: “Química para um mundo melhor”.

Convidamos as instituições de pesquisa e ensino, universidades, escolas tecnológicas e profissionais, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, fundações de apoio à pesquisa, órgãos governamentais, espaços científico-culturais, escolas de todos os níveis, entidades científicas e tecnológicas e da sociedade civil, ONGs, empresas, cientistas, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, comunicadores da ciência e todos os interessados a colocarem a data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 em suas agendas, a iniciarem o processo de sua preparação e a participarem intensivamente de sua realização.

Aloizio Mercadante

Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia

 

Clique aqui para fazer o download do cartaz da Semana Nacional de C&T 2011, em formato PDF (1,9 Mb).

Obs.: É necessário ter instalado o Acrobat Reader em seu computador para abrir o arquivo. Você pode fazer o download da versão mais recente do Acrobat Reader clicando no link abaixo: