orthopedic pain management

Confira a programação completa do COSMOS X

Agenda — By on junho 9, 2011 at 21:55

O evento COSMOS – Realidade e Mistérios é realizado anualmente em Araçatuba no mês de Julho pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE)  e Sindicato do Comércio de Araçatuba (Sincomércio). Tradicional em Araçatuba, o ciclo de palestras e debates propõem aos participantes uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no Universo. O objetivo é difundir o estudo da astronomia e ciências afins, assim como promover o debate sobre a existência de vida fora da Terra, incentivando a curiosidade científica.

Neste ano, haverá transmissão ao vivo de todas as palestras aqui no site do INAPE. Isso só foi possível graças à uma parceira com o Grupo de Comunicação do Colégio Salesiano de Araçatuba.

Através do www.twitter.com/inapebr, os seguidores do INAPE poderão enviar perguntas e ficar por dentro dos melhores momentos do evento.

Neste ano, o COSMOS será realizado de 25 a 29 de Julho. Com exceção da abertura, são duas palestras diárias, com inícios às 19h30 e 21h.

Segue abaixo a programação:

  • 25/07 – Marcos Pontes
  • 26/07 – Walmir Cardoso e Maria Cristina Abdalla
  • 27/07 – Pedro de Campos e Ulisses Capozzoli
  • 28/07 – Paulo Anibal e A. J. Gevaerd
  • 29/07 – Gener Silva e Nelson Vilhena Granado

Perfil dos palestrantes:

Marcos Pontes
Marcos Cesar Pontes (Bauru, 11 de março de 1963) tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva, foi o primeiro cosmonauta brasileiro e o primeiro sul-americano a ir ao espaço, na missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Ulisses Capozzoli
Capozzoli é jornalista, mestre em Ciências pela USP, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e editor de Scientific American Brasil.

Walmir Cardoso
Walmir Thomazi Cardoso é graduado em Física pela PUC-SP, com especialização em História da Ciência pela UNICAMP e mestrado em História da Ciência e doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP. É professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Centro de Ciências Matemáticas Físicas e Tecnológicas, Departamento de Física). Dedica-se principalmente à pesquisa e ensino da Astronomia e Física. É vinculado ao Planetário e Escola Municipal de Astrofísica “Prof. Aristóteles Orsini” (PEMA) de São Paulo, sendo assessor especial dos Planetários de São Paulo e assessor de Gabinete (Secretaria do Verde e Meio Ambiente – SVMA) para a Coordenação de Educação Ambiental (CEA). É Diretor da Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia (SBEA).
Foi apresentador da série “Olhando para o Céu”, exibida pela TV Cultura. A série foi gravada no Instituto Astronômico e Geofísico da USP e nos observatórios astronômicos do Laboratório Nacional de Astrofísica, em Brasópolis (MG); Capricórnio, em Campinas; Rádio Telescópio de Itapetinga, em Atibaia; e Centro de Divulgação da Astronomia (CDA), em São Carlos, Estado de São Paulo.

Maria Cristina Abdalla
Maria Cristina Batoni Abdalla Ribeiro é professora do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (UNESP), foi professora associada do ICTP-Trieste, na Itália, e trabalhou no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), em Genebra, na Suíça.
Possui mais de 70 trabalhos em revistas internacionais e foi citada no “Ranking” da Folha de São Paulo de 26/09/1999 entre os mais citados no país.
Possui três livros científicos publicados em inglês fora do Brasil, sendo um deles (832 páginas) já na segunda edição (publicado em 2001).
É autora do livro “O Arquiteto do Átomo” sobre a vida de Niels Bohr (Editora Odysseus, 2002) e de “O discreto charme das partículas elementares” lançado em 2006, que daria o nome e inspiração para um filme finalizado em 2008, que conta com a participação de Marcelo Tas. O filme estreou na TV Cultura no dia 10 de novembro de 2008, Dia Internacional da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento.

Vida extraterrestre

Assim como ocorre desde a primeira edição do evento COSMOS, o debate sobre a existência de vida extraterrestre e objetos voadores não identificados é um dos destaques do evento:

Ademar Gevaerd
Ademar José Gevaerd é editor da Revista UFO, publicação do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), entidade do qual também é fundador e presidente.
Gevaerd começou suas atividades na Ufologia ainda muito jovem, com 12 anos. Foi professor de Química até 1986, quando desistiu da área para dedicar-se exclusivamente à Ufologia.
Ainda na década de 1980, foi convidado pelo Dr. J. Allen Hynek para representar no país o Center for UFO Studies (CUFOS). É diretor nacional da Mutual UFO Network (MUFON) e diretor para a América Latina do Annual International UFO Congress.

É considerado um dos mais conceituados ufólogos do mundo.
Em seu blog Ufologia com Seriedade e Dedicação, Gevaerd, trata dos bastidores da Ufologia Brasileira e Mundial e das perspectivas para o futuro da disciplina. E também discute a questão fundamental do tema: está próximo o contato direto com nossos visitantes?

Gener Silva
É diretor fundador do INAPE (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais). Com o INAPE, SESC, e Secretaria Municipal de Cultura, realizou o 1º Encontro sobre Astronomia e Ufologia em Araçatuba, no período de 17 a 21 de julho/2002. Segundo A. J. Gevaerd, foi a primeira vez no Brasil que ocorreu tal encontro, concomitantemente, palestras de cientistas e ufólogos.
Dentro do campo da pesquisa ufológica, o INAPE procura atuar com critérios científicos, demonstrando a autenticidade ou não das casuísticas, pelo estudo exaustivo das evidências matériais produzidas, assim como dos registros em filme, vídeo ou radar, em analogia aos fenômenos terrestres conhecidos.

Nelson Vilhena Granado
Nascido em São Vicente, litoral de São Paulo, Nélson Vilhena teve os primeiros avistamentos em Santos, quando tinha 12 anos de idade. Este fato foi decisório para seu despertar espiritual. Cursou a Escola Politécnica e o Instituto de Física na USP. Em 1980, mudou-se para Goiás, para formar uma comunidade, lá tendo permanecido por 6 anos, quando participou do Projeto Alvorada idealizado por Luiz Gonzaga Scortecci. Voltou para São Paulo e ingressou na Faculdade de Medicina da USP, onde se graduou em Fisioterapia. Desde 95, participa do grupo Família da Luz-Phisiom.

Paulo Aníbal
Paulo Aníbal G. Mesquita nasceu em 20 de maio de 1967 na capital paulista. É biólogo, professor e consultor da Revista UFO e Revista Sexto Sentido, publicações nas quais divulgou dezenas de artigos sobre abduções, pesquisas de campo, Ufoarqueologia, vigílias e casuística ufológica. Também é um dos membros do Grupo de Pesquisas Ufológicas (EXO-X) e do Grupo Ufológico Cidade Tiradentes (GUCIT). Em 2004 foi um dos responsáveis pelo mapeamento da carta náutica pautada em avistamentos ufológicos no litoral sul do Estado de São Paulo, considerado um trabalho inédito pela Comunidade Ufológica Brasileira.

Pedro de Campos
Pedro de Campos é autor dos livros: Colônia Capella – A outra face de Adão; Universo Profundo; UFO – Fenômeno de Contato; Um Vermelho Encarnado no Céu; Os Escolhidos da Ufologia na Interpretação Espírita, publicados pela Lúmen Editorial. E também do recém-lançamento: Lentulus – Encarnações de Emmanuel. E dos DVDs Os Aliens na Visão Espírita, Parte 1 e Parte 2, lançados pela Revista UFO.
Em seu blog Os Aliens na Visão Espírita, o escritor e consultor da Revista UFO trata a Ufologia considerando a pluralidade dos mundos habitados, articula a ciência, a filosofia e os aspectos teológicos da doutrina espírita, examinando o Fenômeno UFO de modo integral.

Serviço:

De 25 a 29 de julho, segunda a sexta-feira, a partir das 19h30, auditório do Senac de Araçatuba:
Av João Arruda Brasil, 500
Araçatuba – São Paulo, 16050-400
(0xx)18 3623-8740
Localização: Google Maps

Tags: , , , , , , ,

9 Comments

  1. Ivo disse:

    Ótima a programação desse ano!!!!!

    [Responder]

  2. Gustavo José Moretti disse:

    Para maiores informações, entrar em contato com:

    Graziela Nunes
    Programação Cultural
    SESC Birigui
    Polo Avançado do SESC em Araçatuba
    (18) 3608-5400

    [Responder]

  3. Gustavo José Moretti disse:

    Olá pessoal,

    No dia 25/07, haverá distribuição de convites a partir das 19h no SENAC.

    Cheguem cedo para conseguir um lugar no auditório!

    [Responder]

  4. Régner Henrique disse:

    Não vai ter a lista (Folder) com o tema que será discutido pelos palestrante, como nos outros anos?

    [Responder]

    Gustavo José Moretti Resposta:

    Caro Régner,

    Agradecemos pelo seu contato.

    Sim, iremos disponibilizar o folder assim que a arte ficar pronta. Os temas das palestras também serão divulgados em breve.

    [Responder]

  5. Gustavo José Moretti disse:

    Olá pessoal,

    Foi feita uma pequena alteração na programação. A palestra do jornalista Ulisses Capozzoli que a principio estava marcada para o dia 27/07 foi transferida para a sexta-feira (29/07).

    Dessa forma,a palestra do Gener Silva também foi alterada e será realizada na quarta-feira (27/07).

    [Responder]

Leave a Comment