orthopedic pain management

Confira a Programação do Evento Cosmos XII

Agenda — By on julho 22, 2013 at 10:38

O evento COSMOS – Realidade e Mistérios é realizado anualmente em Araçatuba no mês de Julho pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE) e Prefeitura Municipal de Araçatuba. Tradicional na cidade, o ciclo de palestras e debates propõem aos participantes uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no Universo. O objetivo é difundir o estudo da astronomia e ciências afins, assim como promover o debate sobre a existência de vida fora da Terra, incentivando a curiosidade científica.

Neste ano, o COSMOS será realizado de 22 a 26 de Julho. Serão realizadas duas palestras diárias, com inícios às 19h30 e 21h.

Palestras

22/07

19h30. Astrobiologia: Uma busca pela vida Extraterrestre

Serão tratados voltados à Astrobiologia, que é uma protociência transdisciplinar que estuda a definição de vida, origem da vida na Terra e a  possibilidade de vida fora da Terra bem como a vida e sua evolução num contexto cósmico.

Palestrante: Alexandre Neves

Astrônomo planetarista e coordenador de mostras científicas do Centro Integrado de Ciência e Cultura-CICC de São José do Rio Preto. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral, biofísica, história e filosofia da ciência, filosofia da mente, astronomia, astrofotografia e astrofísica.

21h. Erros conceituais da Astronomia do dia a dia!

Ainda nos dias de hoje, a mídia em geral comete muitos erros conceituais da Astronomia em nosso dia a dia bem como erros em livros didáticos em nossas escolas, como: Fases da Lua, Eclipses, Meteoros entre outros. Este palestra visa mostrar os conceitos corretos a serem divulgados e trabalhados.

Palestrante: Emerson Perez

Emerson Perez é astrônomo e Professor Graduado em Licenciatura Plena em Física e Mestrando na UNIFEI — Universidade federal de Itajubá-MG, em Ensino de Ciência focada na Astronomia.

 

23/07

19h30. Eu conto, tu contas, ele conta!

Quantas estrelas tem no céu? Um Universo para se descobrir.Um estudo sobre as constelações.

Palestrante: Tiago Santos

Astrônomo do ITA, Instituto Tecnológico da Aeronática.

 

21h. Universo Primordial: LHC e outros instrumentos para a compreensão do Universo

A era da QCD, que ocorreu nos primeiros microssegundos após a criação e, apesar de ter durado muito pouco tempo, pode ter gerado diversas conseqüências na evolução do Universo. Conversaremos sobre todos os detalhes dessa.

Palestrante: Victor Raphael de Castro M Roque

Bacharel em Física, É mesmtre pelo Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH-UFABC) trabalhando com Simulações Hidrodinâmicas do Universo Primordial e geração de Ondas Gravitacionais. Atualmente é doutorando na mesma instituição dando continuidade ao estudo do Universo Primordial com ênfase na transição de fase da QCD.

 

24/07:

19h. Meteoritos: Destruidores ou transportadores de vida?

Um estudo sobre a análise de meteoritos em que se detectou a existência de moléculas orgânicas complexas, moléculas essas existentes em todas as formas de vida conhecidas. Será que isso não é um indicativo de que alguns meteoritos, restos de asteroides ou de cometas, podem ter trazido algumas formas de vida extraterrestre aqui para a Terra

Palestrante: Roberto Boczko

Doutorado em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (1989) . Atualmente é Professor Doutor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

 

21h. Escolas de Interpretação Ufológica

A apresentação explica essas Escolas de Pensamento sobre o fenômeno UFO e mostra casos e imagens reais que ilustram o porquê da interpretação de cada uma delas.

Palestrante: Pedro Campos

Pesquisador de psicobiofísica, ufólogo, consultor da revista UFO, escreve para a revista Espiritismo & Ciência e é autor de oito livros sobre Ufologia e Espiritismo, publicados pela Lúmen Editorial, São Paulo.

 

25/07:

19h30. A UFOLOGIA À LUZ DOS TEXTOS BÍBLICOS.

Relatos da Bíblia onde os fenômenos ufológicos são evidentes. A ufoarqueologia (figuras) da presença dos chamados “querubins da Bíblia” entre as nações antigas, pois são uma descrição de nave de transporte narrado minuciosamente pelo profeta Ezequiel, no capítulo um.

Palestrante: Eduardo Vigil

Teólogo, Pastor,  Professor, Doutor em Divindades, Doutor Honoris Causa em Teologia e escritor.

 

21h. Contatologia Ufológica

O palestrante propõe uma expansão maior e definitiva, classificando graduação ainda não alcançada por outros estudiosos, até o décimo grau e com este particular estudo com denominação  de Contatologia Ufológica.

Palestrante: Gener Silva

Ufólogo da linha científico/holística. Fundador do INAPE, Advogado, comerciante, Presidente do Sindicato do Comércio de Araçatuba e Diretor da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

 

26/07

19h30. OVNIS: antigos enigmas x novas descobertas

Serão abordados casos de OVNIs e seus tripulantes com evidências físicas (pousos, fotos, etc.), casos clássicos (Maio de 1986 / Operação Prato / Caso Varginha), acobertamento militar e intercâmbio de documentos entre EUA e Brasil. Todavia, serão reveladas novidades e aspectos inéditos da pesquisa referente a cada caso abordado na palestra.

Palestrante: Edison Boaventura

Pesquisador há 32 anos, fundador e atual presidente do GUG,  Grupo Ufológico de Guarujá. Possui diversos trabalhos publicados em revistas, jornais e periódicos de vários países. Realizou e participou de vários congressos nacionais e internacionais.  Como pesquisador adota a linha científica de investigação de centenas de casos de abdução, pousos e contatos com OVNIS, principalmente no Litoral Paulista.

 

21h. A um passo da revelação final: O que vem depois?

A abertura ufológica é um fato irreversível. O que isso significa para nós e como nossa vida mudará após as revelações finais?

Palestrante: Ademar Gevaerd (ufo)

Conferencista e jornalista especializado em Ufologia, é presidente do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), a maior entidade do gênero do Hemisfério Sul, e editor da Revista UFO desde sua fundação, há 30 anos.

Oficina

Astronomia Recreativa

Através da manipulação de objetos, a oficina objetiva a construção de um sistema solar.

com Thiago Santos

22/07, segunda, das 14h às 18h, casa de Cultura de Araçatuba

 

Viagem 

Viagem Astronômica à Monte Verde-MG

De 01 a 04/08/2013

Roteiro integrado ao Projeto Cosmos

Situada no alto da Serra da Mantiqueira, Monte Verde é um convite para quem aprecia o clima frio das montanhas e o convívio com a natureza. Ficou conhecida como a Suíça Brasileira por sua arquitetura rústica europeia, onde no invreos ganha maior exuberância. Nesta viagem, sob a orientação de um astrônomo, haverá vivências de astronomia, onde todos serão convidados a observar o céu da cidade a olho nu e por telescópio.

Bate-papo com Victor Mourão Roque, Doutorando em Física pela Universidade Federal do ABC (UFABC) que falará sobre temas ligados à astronomia, como a observação dos planetas, das estrelas e a identificação de constelações durante o dia e à noite

Inclui hospedagem com pensão completa no Áustria Hotel e passeios conforme roteiro.

Informações na Central de Antendimento: (18) 3642 7040 / (18) 3608 5400

 

Aplicativo para Celulares

Neste ano, o evento ainda contará novamente com um aplicativo para celulares que foi desenvolvido pela empresa LWU Novas Mídias, disponível para celulares Android, e que pode ser baixado gratuitamente através da Google Play. Através do aplicativo, o visitante terá acesso a toda a programação do evento, poderá filtrar as atividades por palestrantes, data ou tipo de atividades, conhecer o perfil de cada palestrante, marcar as suas atividades favoritas (criando assim a sua programação personalizada), acessar o mapa do local do evento e até traçar rotas utilizando GPS.

 

Aplicativo Eventus

Instale o aplicativo Eventus e fique por dentro da programação do Cosmos XII.

 

SERVIÇO

COSMOS XII – Realidade e Mistérios
De de 22 a 26 de Julho, com duas palestras diárias, com inícios às 19h30 e 21h.
Local: Teatro Castro Alves:  Rua Duque de Caxias, 29 – Centro – Araçatuba-SP. (Google Maps)
Entrada Gratuita.
Lotação: 200 lugares.

Tags: , , , ,

2 Comments

  1. Ótimo evento! A convite de amigos estarei participando na quarta e quinta-feira, e se o tempo colaborar levarei telescópios para obsevação para o publico que comparecer. O Astrocan – Clube de Astronomia de Nhandeara – estará presente. Abraços a todos.

    [Responder]

Leave a Comment