orthopedic pain management

Confira a Programação do Evento Cosmos XIII

Agenda — By on junho 28, 2014 at 12:01

O evento COSMOS – Realidade e Mistérios é realizado anualmente em Araçatuba no mês de Julho pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE), Prefeitura Municipal de Araçatuba, Sincomércio e Prisma Telecom. Tradicional na cidade, o ciclo de palestras e debates propõem aos participantes uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no Universo. O objetivo é difundir o estudo da astronomia e ciências afins, assim como promover o debate sobre a existência de vida fora da Terra, incentivando a curiosidade científica.

Neste ano, o COSMOS será realizado de 21 a 25 de Julho. Serão realizadas duas palestras diárias, com inícios às 19h,  no teatro Castro Alves:  Rua Duque de Caxias, 29 – Centro – Araçatuba-SP.

21/07 (Segunda)

16h

Oficina: Fenômenos Espaciais

Público Alvo: 7 a 14 anos

Uma oficina onde as crianças irão ver um cometa se formar diante de seus olhos e aprender sobre asteroides e corpos celestes, além de descobrir como diferenciar as luzes de um satélite e de uma aeronave.

19h

Espetáculo: Forças deste Mundo, com o grupo Mad Science

Uma jornada pelo mundo Newton e as 3 leis do movimento. A plateia se encantará com a queda do ovo em inércia, a plataforma do movimento angular e se surpreenderá com um modo muito especial de arrumar a mesa de um restaurante maluco.

20h30

Palestra: INAPE: Uma criação de visão expansiva, com Dener Felipe

Na palestra será abordada a história do INAPE, sua missão e visão, projetos e eventos já realizados, além das principais parcerias e como elas foram alcançadas.

Sobre o Palestrante: Dener Felipe um dos diretores do INAPE – Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais de Araçatuba. Escreve uma coluna denominada “A Química do Universo” no site da instituição. Técnico Laboratorial Aplicado à Química. Integrante do Fotoclube Alta Noroeste.

 21h

Palestra: Astronomia no ensino médio, com Demetrius Leão (DF)

O físico Demetrius Leão apresenta em sua palestra o miniplanetário (MP) – material didático empregado para o Ensino e Divulgação de Astronomia em Brasília. Além disso, será discutido parte dos resultados obtidos com o projeto de dissertação de mestrado profissionalizante de Leão, que consistiu no desenvolvimento de um conjunto de aulas de Astronomia com alunos do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada do Distrito Federal, empregando como recurso principal o miniplanetário.

O material é um projetor portátil de baixo custo e permite produzir uma projeção satisfatória das estrelas no interior de um ambiente escuro levando em conta a simplicidade do material. Ele pode ainda ser adaptado para exibir o céu de qualquer localidade em qualquer data e horário.

Para as aulas conduzidas com o miniplanetário, foi utilizado como principal pressuposto teórico norteador dessas aulas as ideias de contextualização e dialogicidade de Paulo Freire. Foi proposto aos estudantes a montagem e utilização desse recurso em uma sessão de planetário. Durante o projeto, enfatizaram-se assuntos como a trajetória aparente das estrelas para o céu de Brasília, a localização dos pontos cardeais a partir da constelação do Cruzeiro do Sul, as cores das estrelas e as estrelas vistas de uma determinada localidade. Apurou-se que os alunos apresentaram melhoria na compreensão desses assuntos, bem como demonstraram expressiva empolgação com essa metodologia desenvolvida.

Sobre o Palestrante: Graduado em Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), obteve o título de mestre em Ensino de Física pela Universidade de Brasília (UnB) com suas investigações em Ensino de Astronomia, envolvendo um material didático de autoria própria: o miniplanetário, um pequeno projetor de baixo custo, que qualquer pessoa pode construir e fazer do próprio quarto, ou qualquer outro ambiente escuro, um planetário “de verdade”.

Na Sala de Ciências do SESC, durante a graduação, fez um estágio e, anos depois, selecionou e orientou monitores nas últimas passagens do planetário móvel da rede pelo DF. Na UnB, também atuou no planetário itinerante, de projeção digital. Participou dos últimos dois SNEF’s (Simpósio Nacional de Ensino de Física), realizados em Manaus e em São Paulo, respectivamente, apresentando e divulgando resultados de suas investigações na área. Trabalhos publicados em revistas nacionais (Física na Escola) e internacionais (Revista Latino Americana de Educação em Astronomia). Recentemente, com auxílio dos paulistanos do Grupo Sputnik, de Divulgação e Ensino de Astronomia, o miniplanetário entrou para a lista de materiais didáticos que eles divulgam.

Foi professor de Física do Ensino Médio na EDUSESC, conduzindo inúmeros projetos, tais como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), o Projeto Eratóstenes Brasil, saídas de observação astronômica, palestras voltadas para a educação básica e outras atividades relacionadas com o universo astronômico. Orientou também uma estudante do 3º ano do Ensino Médio da EDUSESC que conquistou uma vaga em um acampamento internacional de Astronomia, na Itália, concorrendo com jovens de 23 países, promovido pelo ESO (Observatório Europeu do Sul – a maior organização de pesquisa astronômica do mundo). Atualmente, assume a função de Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental II na mesma escola.

22/07 (Terça)

19h

Palestra: Ocultações Astronômicas, com Breno Loureiro Giacchini (MG)

O palestrante Breno Loureiro Giacchini explica sucintamente os tipos e causas de ocultações no universo e apresenta uma classe interessante e pouco estudada ainda: os objetos transnetunianos (TNOs), que estão além da órbita de Netuno. Para o palestrante o tamanho dos TNOs fez com que a comunidade astronômica revesse a definição de “planeta” e assim, reclassificaram Plutão como “planeta-anão”, desde o início dos estudos dos TNOs.

A importância dos transnetunianos como objeto de estudo é quando este passa na frente de uma estrela, ocultando-a por alguns segundos, sendo esse fenômeno conhecido como “ocultação” e portanto o gancho da palestra de Breno Giacchini, que também aborda outros tipos de ocultações envolvendo a das estrelas pela Lua; de estrelas por asteroides, de planetas pela Lua, dentre outras.

Giacchini, explana sobre o que foi e o que pode ser descoberto por meio de ocultações astronômicas. A palestra é dividida em duas partes, sendo na primeira sobre o Sistema Solar – como ele se formou e os tipos de corpos que o compõem. Na segunda parte, Giacchini aborda as ocultações, os vários tipos e o que pode ser estudado em cada caso e alguns resultados recentes obtidos por ocultações evolvendo objetos distantes.

Para o pesquisador as discussões sobre as ocultações são de relevância no cenário astronômico, pois “cada tipo de ocultação tem sua importância e fornece informações sobre os corpos envolvidos. Por exemplo, ocultações de estrela pela Lua permitem o estudo do relevo lunar, da rotação da Terra, da estrela ocultada; ocultações de estrelas por asteroides possibilitam a determinação do tamanho e da forma do asteroide; ocultações de estrelas por planetas permitem o estudo de sua atmosfera”, conta.

Sobre o Palestrante: Breno Loureiro Giacchini, bacharel em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente cursa mestrado em física teórica no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Começou a observar ocultações astronômicas em 2005, sendo membro da International Occultation Timing Association (IOTA); desde 2008 é o representante da Associação no Brasil. É o fundador e coordenador da Seção de Ocultações da Rede de Astronomia Observacional (REA-Brasil).

21h

Palestra: Meteoritos: Do Gênese ao Apocalipse, com Maria Elizabeth Zucolotto (RJ)

Os meteoritos são fragmentos de asteroides, lua, marte e cometas e restos do que formou a Terra e o Sistema Solar. Acredita-se que os ingredientes indispensáveis a formação da vida aqui na Terra, como a água e os hidrocarbonetos, tenham vindo dos meteoritos carbonáceos.

Pelo menos uma das grandes extinções, a ocorrida no final do cretáceo há 65 milhões de anos, conhecida como a extinção dos dinossauros, foi provocada pela queda de um grande meteorito. Estes também estiveram presentes no desenvolvimento das civilizações, pois os meteoritos de ferro permitiram que muitos povos construíssem armas e outros instrumentos para arados. Alguns meteoritos foram adorados como Deuses como a Cibele, Elagabal entre outras pedras negras.

A queda de mega meteoritos formaram crateras que estão associadas à formação de depósitos de minérios tais como petróleo, pedras de decoração, urânio entre outros tendo influenciado na mineralogia econômica. O impacto do cometa Shoemaker-Levy-9 com Júpiter em 1994, provou que os grandes impactos ocorridos no passado, poderão ocorrer no futuro e que se tivesse ocorrido aqui na Terra poderia causar danos terríveis ao nosso planeta, sendo mais destruidores que todo o arsenal nuclear da Terra.

Sobre a Palestrante: Graduada em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), com mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Especialista em Meteoritos.  Atualmente é professor associado II da Universidade Federal do Rio de Janeiro e curadora de meteoritos do Museu Nacional. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica do Sistema Solar (Meteoritos). Atuando principalmente nos seguintes temas: meteoritos, meteorito brasileiros, meteoritos metálicos, bólidos.

23/07 (Quarta)

19h

Palestra: Matéria Escura, com Eduardo Couto e Silva (DF)

Essa palestra será dedicada ao que hoje chamamos de matéria escura. Apresentação de alguns experimentos sofisticados em laboratórios subterrâneos e em satélites espaciais desenhados para detectar e estudar as propriedades da matéria escura.

21h

Palestra: Neurociência e Ufologia: A interferência alienígena no cérebro humano, com Gilda Moura (RJ)

A evolução da consciência humana partindo das experiências vivenciadas pela palestrante e pelos contatados/abduzidos.

24/07 (Quinta)

19h

Palestra: O mistério da Apollo 20 (EBE- Mona Lisa), com Gener Silva (SP)

Gener Silva é um dos fundadores do INAPE (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais de Araçatuba), na palestra o pesquisar expões imagens e argumentos da suposta missão Apollo 20.

Apolo 20

Em 16 de agosto de 1976, uma missão de caráter Ultra-Secreta Americano-Soviético (Apollo 20) voltou a Lua depois de 4 anos do fim da última Missão Apollo 17, que foi a última missão oficial da série Apollo, sua tarefa foi a de explorar uma gigantesca nave espacial extraterrestre acidentada no solo Lunar, justamente no lado oculto do nosso satélite. Essa nave tem as dimensões colossais de 3.370m de comprimento por 500m de altura. Os Soviéticos e os Americanos cooperando entre si desceram no local e filmaram e fotografaram tal ocorrência, inclusive, resgatando o corpo de uma alienígena (EBE – Entidade Biológica Extraterrestre) que apelidaram de ‘Mona Lisa”, fantasticamente em perfeito estado de conservação.

Sobre o Palestrante: Ufólogo da linha científico/holística. Fundador do INAPE, Advogado, comerciante, Presidente do Sindicato do Comércio de Araçatuba e Diretor da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

21h

Palestra: Analisando casos que se tornaram pilares da Ufologia Mundial, com Wallacy Albino (SP)

Uma abordagem criteriosa de alguns dos principais casos que marcaram a Ufologia durante as últimas décadas. Casos que se tornaram clássicos devido as evidencias incontestáveis da presença alienígena em nosso planeta.

25/07 (Sexta)

19h

Palestra: Impacto psicológico da presença dos UFO’s na cultura ancestral, com Ataíde Ferreira da Silva Neto (MT)

O psicólogo e escritor Ataíde Ferreira Neto aborda na palestra “Impacto psicológico da presença dos UFOS na cultura ancestral” assuntos curiosos e instigantes nos convidados. Segundo Neto a palestra desperta a atenção no que tange aos mistérios da Serra do Roncador e da Chapada dos Guimarães, ambas localizadas no estado de Mato Grosso. A palestra aborda desde as riquezas naturais dessas regiões e fatos arqueológicos locais até contos indígenas sobre seres que vieram das estrelas – histórias contadas até hoje pela população local.

Com tom questionador, a apresentação se dá através de contos relatados por antigos povoados, por bandeirantes e por lendas da cultura da Indonésia, Vietnã, Filipinas, Angola, Congo e Nova Guiné e por vezes tocando no folclore brasileiro, a fim de aguçar ainda mais a dúvida no público a respeito dos contos. Para o palestrante a questão é: pesquisas indicam que seriam mensagens sobre extraterrestres que estariam registradas nas narrativas de nossos antepassados ou são apenas histórias criativas que o povo conta?

Sobre o Palestrante: Ataide Ferreira da Silva Neto: psicólogo, escritor, conferencista, estudioso sobre as estranhezas e “incógnitas” da Mente Humana, ênfase nos mistérios do psiquismo/parapsicologia. É sócio fundador e presidente da Associação Mato-grossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas (AMPUP) oriunda da antiga Associação Mato-grossense de Pesquisas Ufológicas e Parapsicológicas, criada em 1996, sendo esta associação sem fins lucrativos destinados a pesquisas sobre os “mistérios” da mente humana e os “enigmas” do universo. Conhecedor das casuísticas ufológicas e parapsicológicas do estado mato-grossense, pesquisador da influência da Ufologia no contexto psicológico humano dirigindo seus estudos para as áreas do psiquismo, é consultor da Revista UFO. Autor do Livro “Nas Profundezas do Psiquismo: segredos ocultos de você mesmo” [Editora KCM].

Autor de diversos artigos em revistas e jornais com temas relacionados à psique humana, parapsicologia e ufologia, entre elas: “Os Mistérios da Mente Humana” (Revista ACTImídia, n.º 27, 2007) “Mistérios da Serra do Roncador” (Revista UFO, n.º 102, 2004), “A influência da Ufologia no Psiquismo” (Revista UFO, n.º 120, 2006; e na Revista SINA, n.º 07, 2007), “Seriam apenas Mitos e Lendas? ” (Revista UFO, n.º 207, 2014), entre outras diversas matérias do gênero. É o idealizador desde a primeira edição do “Congresso de Ufologia e Parapsicologia do Vale do Araguaia” em Barra do Garças/MT. Realiza conferências nacionais em assuntos relacionados à Psicologia, Estranhezas Psíquicas, Psicologia Organizacional, Atendimento, Motivação, Neurolingüística, Parapsicologia e assuntos congêneres. Participou como conferencista de inúmeros congressos brasileiros.

21h

Palestra: A ufologia e o futuro da vida na Terra, com Ademar Gevaerd (PR)

Há mais de 60 anos, desde o surgimento em massa do Fenômeno UFO e a criação da Ufologia, o monitoramento da ação na Terra de outras espécies cósmicas tem nos mostrado um panorama futuro cada vez mais promissor, quando o homem terrestre deixará de sua atual condição para assumir uma cidadania universal.

SERVIÇO

COSMOS XIII – Realidade e Mistérios
De de 21 a 25 de Julho, com duas palestras diárias, com inícios às 19h.
Local: Teatro Castro Alves:  Rua Duque de Caxias, 29 – Centro – Araçatuba-SP.
Entrada Gratuita.
Lotação: 200 lugares.

MAPA – Teatro Castro Alves:  Rua Duque de Caxias, 29 – Centro – Araçatuba-SP:

Tags: , , , , , ,

10 Comments

  1. Aroldo Moreira disse:

    Gostaria de saber se vai ser possível assistir o evento pela internet. Moro na Bahia (Chapada Diamantina) e não tenho como me deslocar até Araçatuba para acompanhar as palestras e oficinas.

    [Responder]

    Gustavo José Moretti Resposta:

    Caro Aroldo,
    Estamos trabalhando para disponibilizar a transmissão ao vivo pela internet, assim como foi feito nos anos anteriores. Em breve teremos novidades.

    [Responder]

  2. Beatriz disse:

    Olá, gostaria de saber o horário de término da palestra que começa as 21hrs, pois sou de Guararapes e tenho que contar com o horário do ônibus.

    [Responder]

    Gustavo José Moretti Resposta:

    Cara Beatriz,
    Normalmente as palestras tem uma duração de uma hora, mas podem ocorrer atrasos. Então acredito que o horário de encerramento deve ficar por volta de 22:30.

    [Responder]

    vitor Resposta:

    tbm sou de gps…me passa seu email que podemos combinar..abço

    [Responder]

  3. Heber disse:

    Prezados, boa tarde

    As palestras do Cosmos XIII serão disponibilizadas no site??

    Att.,

    [Responder]

    Gustavo José Moretti Resposta:

    Caro Heber,
    Estamos gravando todas as palestras. Os vídeos serão disponibilizados muito em breve.

    [Responder]

  4. Winner disse:

    Na verdade o evento vai ser do dia 25 ao dia 29 de Julho e não do dia 21 ao 25.

    [Responder]

    Gustavo José Moretti Resposta:

    Agradecemos pelo comentário. Entretanto, este artigo é sobre o evento Cosmos XIII, realizado em 2014 e, neste ano, o evento foi realizado de 21 à 25 de Julho.
    Neste ano (2106), o evento será de 25 à 29 de Julho como você disse.

    [Responder]

Leave a Comment