orthopedic pain management

Cosmos IX

Agenda — By on junho 13, 2010 at 19:17

O Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE), em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), o Sindicato do Comércio de Araçatuba (Sincomércio) e com o apoio da Revista UFO, Prefeitura Municipal de Araçatuba e jornal Folha da Região, promovem a 9ª edição do evento COSMOS.

O evento será realizado de 26 a 30 de julho, segunda a sexta, a partir das 19h30 no auditório do SENAC – Avenida João Arruda Brasil, 500 – Bairro São Joaquim, Araçatuba. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (18) 3608-5400 / 3642-7040. A entrada é gratuita.

Confira abaixo a programação:

26/07 – Segunda-Feira

19h30
Astronomia Cultural: Cada Povo Vê um Céu
Comparação entre o céu de diferentes culturas, com o objetivo de entender o seu significado e do universo.
Walmir Thomazi Cardoso é doutor em Educação Matemática, Mestre e Especialista em História da Ciência, Bacharel e Licenciado em Física pela PUC-SP.

21h
AstroBobagens: Erros de Astronomia nos Livros Didáticos
Apresentação dos erros de astronomia mais comuns nos livros didáticos, tal como suas correções.
Roberto Boczko é engenheiro mecânico, doutor em Astronomia pelo IAG-USP, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e ex-membro da Comissão do MEC para a Avaliação de Livros Didáticos.

27/07 – Terça-Feira

19h30
Impacto Profundo – É Possível?
Apresentação de estudos sobre os corpos que mais se aproximam da Terra e os possíveis efeitos resultantes de uma colisão.
Paulo Gomes Varella é geólogo e pós-graduando em Ensino de Astronomia e professor de Astronomia do Planetário de São Paulo desde 1976

21h
Astrobiologia: A Vida no Contexto Cósmico
Os esforços da ciência na busca de possíveis sinais de vida e inteligência extraterrestres.
Carlos Alexandre Wuensche é mestre e doutor em Astrofísica e atualmente pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

28/07 – Quarta-Feira

19h30
UFOs – Erros de Interpretação
Análises diversas de fotos e vídeos de UFOs que são na realidade, erros de interpretação de fenômenos conhecidos.
Ricardo Varela Correa é engenheiro eletrônico, doutor em Computação Aplicada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e desenvolve projetos para experimentos espaciais na Divisão de Astrofísica do INPE.

21h
Resultados Concretos da Campanha “UFOs, Liberdade de Informação Já”
Mais de quatro mil páginas de documentos públicos referentes à ufologia estão disponíveis na Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal.
Fernando de Aragão Ramalho é geógrafo e vice-presidente e secretário executivo da Entidade Brasileira de Estudos Extraterrestres e integrante do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores.

29/07 – Quinta-Feira

19h30
Aspectos Militares nas Questões Ufológicas
A defesa aérea em todo o mundo e particularmente no Brasil, funcionamento geral de um Sistema de Defesa Aérea e projeções no  espaço exterior, conceito e avaliação de ameaças.
José Carlos Pereira é tenente-brigadeiro da Reserva da Força Aérea; ex-Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro e do Comando Geral de Operações  Aéreas.

21h
Os Círculos Ingleses Chegaram ao Brasil
Os sinais nas plantações, que intrigam estudiosos de todo o mundo, chegaram ao Brasil. O que significam? São formas de comunicação por parte de avançadas espécies cósmicas?
Ademar José Gevaerd é fundador e presidente do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV) e da revista UFO editor de uma série de livros especializados no tema.

30/07 – Sexta-Feira

19h30
UfoTurismo, A Nova Fronteira
Análise dos pontos de interesse turístico, a fim de incentivar o turismo local e a preservação destas áreas de impactos negativos e de visitas mal planejadas.
Paulo Aníbal Mesquita é biólogo e idealizador e formulador do roteiro UfoTurístico de Peruíbe, o primeiro voltado ao tema extraterrestre oficializado no Brasil.

21h
Hipnose na Pesquisa Ufológica
Além de aplicações clínicas e terapêuticas, a hipnose também pode ser usada no resgate de registros arquivados em instâncias profundas da mente.
Nelson Vilhena Granado é formado pela Faculdade de Medicina da USP, graduado em Engenharia e professor de física.

Serviço:

De 26 a 30 de julho, segunda a sexta-feira, a partir das 19h30, auditório do Senac de Araçatuba:
Av João Arruda Brasil, 500
Araçatuba – São Paulo, 16050-400
(0xx)18 3623-8740
Localização: Google Maps

Faça o download do folder do evento:
Frente (780 Kb)   Verso (1088 Kb)

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

13 Comments

  1. Marcus disse:

    Interessante, apesar de não saber muito sobre o assunto, vou participar para ver se entendo algo.
    O site está de parabéns. XD

    [Responder]

  2. Gabriel Pivetti disse:

    Muito Bom!
    Não consegui participar das edições anteriores devido a trabalho, mas desta vez eu consigo!

    [Responder]

  3. Bruno disse:

    Já participei em duas edições passadas do Cosmos. Essa grade de palestras ficou ótima. Parabéns aos organizadores! E eu vou estar lá sem falta.

    [Responder]

  4. Elcio Bueno disse:

    Por culpa que não cabe ao INAPE (mas sim ao Google Maps), a localização do Senac está bastante deslocada de sua verdadeira posição na Av. João Arruda Brasil. O Senac aparece lá na curva da R. Marcílio Dias, quando, na realidade, fica mais de 500 metros dali. Acho que existe um “macete” para colocar o localizador no lugar certo. Para eventuais visitantes, que não conheçam bem a cidade, esse erro é problema.

    [Responder]

    Gustavo Moretti Resposta:

    Olá Elcio.
    Você tem razão.
    Fiz a alteração no link para o Google Maps e acredito que agora a posição está mais próxima da realidade. Peço, por gentileza, que verifique se está Ok.

    Obrigado por nos avisar.

    [Responder]

  5. Bruno disse:

    Esse ano não teremos a tão aguardada festa cósmica? A festa mais badalada da região?

    [Responder]

    Gustavo Moretti Resposta:

    Bruno, a Festa Cósmica será realizada sim, desde que tenhamos boas condições climáticas. Não será mais no Pesque Pague como nos anos anteriores. Será realizada no SENAC.
    Acredito que desta forma mais pessoas possam participar porque nem todo mundo tinha como se deslocar até o Pesque Pague.

    [Responder]

  6. Para me locomover de Brasília até Araçatuba de automóvel, podem me remeter um “mapinha” para que eu ache o local das palestras sem desencontros?
    Obigado
    RBeck
    Presidente da EBE-ET

    [Responder]

    Gustavo Moretti Resposta:

    Olá Beck,
    O link abaixo mostra a rota de Brasília até o SENAC de Araçatuba. Mas nem sempre este sistema (GoogleMaps) acerta as melhores rotas.
    Será um prazer recebe-lo em nosso evento.

    Rota Brasília – Araçatuba

    [Responder]

  7. Janine disse:

    Acompanho o Cosmo desde sua 1ª edição e é com muito prazer retornar cidade natal para assistir alguns dos professores que me inspiraram a seguir a carreira de astrofísica!
    Genial a iniciativa de organizar o site com mapa, fotos dos anos anteriores (copiei várias!) e com links bem interessantes.
    E finalmente que ótima idéia realizar a observação no próprio Senac! Nunca consegui chegar no destino. Ora as condições climáticas impediram, outra vez me perdi no caminho…Apesar da poluição luminosa atrapalhar, certamente será uma ótima astrofesta!

    [Responder]

    Gustavo Moretti Resposta:

    Olá Janine.
    É com grande alegria que recebemos suas palavras, que nos encorajam para continuar promovendo estes eventos, apesar das dificuldades. É recompensador para nós saber que estamos plantando algumas sementes e que nosso trabalho não é em vão.

    Em nome de toda a diretoria do INAPE, quero agradecer por ter nos prestigiado desde a primeira edição do Cosmos. Só temos que agradecer…. e já convidá-la para participar do Cosmos X, XI, XII, XIII …… e por aí vai.

    MUITO OBRIGADO!

    [Responder]

  8. André Ruy disse:

    Este e o 6º ano que vou ao cosmos, e a cada ano fica melhor.
    Gosto muito das palestras sobre ufologia.
    Parabéns aos organizadores e que a cada ano possa crescer ainda mais.

    [Responder]

  9. Manoel disse:

    Muito bom.. Parabéns…
    Mas queria ver as fotos do Cosmos IX, que pena.

    [Responder]

Leave a Comment