orthopedic pain management

COSMOS X – Missão cumprida

Agenda — By on agosto 2, 2011 at 21:17

Sucesso. Esta é a palavra mais apropriada para definir a décima edição do evento COSMOS – Realidade e Mistérios, encerrada na última sexta-feira, dia 29 de Julho. O evento é realizado anualmente em Araçatuba no mês de Julho pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE)  e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Tradicional em Araçatuba, o ciclo de palestras e debates propõem aos participantes uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no Universo. O objetivo é difundir o estudo da astronomia e ciências afins, assim como promover o debate sobre a existência de vida fora da Terra, incentivando a curiosidade científica.

Este ano o evento teve algumas novidades. Tivemos apresentações de dança (Estúdio Najla e Academia Nova Actos), recitação de poesias, com Flávio Luiz Mestriner Leonetti e a exposição Magnification do artista plástico Manoel de Souza. E, pela primeira vez, o evento foi transmitido ao vivo pela internet através do site do INAPE. Para isso, contamos com o apoio dos alunos do grupo de comunicação do colégio Salesiano, que trabalharam voluntariamente em seu período de férias para levar o COSMOS para o Brasil e para o mundo. Recebemos mensagens de pessoas que assistiram às palestras nos estados do Rio de Janeiro e Bahia e também na Flórida (EUA).

A transmissão ao vivo deve continuar nos próximos anos. O trabalho executado por estes jovens estudantes do ensino médio superou nossas expectativas e é digno de elogios.

O recorde de visualizações ocorreu na quinta-feira, dia 28/07, durante as palestras dos ufólogos Paulo Aníbal e A. J. Gevaerd. Nesta noite, 882 pessoas acompanharam o evento pela internet. Somando-se este número a um auditório praticamente lotado, as palestras foram acompanhadas por mais de mil expectadores!

Impulsionado pela transmissão ao vivo, o site do INAPE também teve um aumento no número de visitantes durante a realização do evento, chegando a mil visitas por dia.

Outra ação que merece destaque este ano foi a divulgação massiva feita através das redes sociais (Facebook e Twitter). Através destas ferramentas, muitos que residem em outras cidades ficaram sabendo da realização do evento e vieram nos prestigiar, como os integrantes do Clube Amador de Astronomia de Tupã-SP, que estiveram presentes na noite de terça-feira (26/07). Vieram em um grupo de quinze pessoas e ficaram bastante surpresos com a estrutura e organização do evento.

Também tivemos a exposição Paisagens Cósmicas – da Terra ao Big-Bang. Os painéis estavam fixados no auditório e, entre uma palestra e outra, os visitantes puderam contemplar imagens espaciais de rara beleza feitas com modernos telescópios. O painel “Universo em Evolução”, também exposto nas dependências do SENAC mostrou, em forma de uma linha do tempo, o Big-Bang, o nascimento das primeiras estrelas e planetas até a evolução da vida na Terra e os dias atuais.

Durante todos os dias tivemos o auditório do SENAC praticamente lotado. No dia 25/07, como já era esperado, o auditório foi pequeno para a multidão que estava ansiosa em conhecer Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro. Especialmente para este dia foi montado um telão para que as pessoas que não conseguissem um lugar no auditório pudessem acompanhar a palestra do nosso astronauta. Dessa forma, em torno de 450 pessoas acompanharam a noite de abertura do evento COSMOS – sem sombra de dúvidas, o maior público já registrado em dez anos de realização do evento.

Sempre no encerramento das palestras eram realizados sorteios e a platéia acompanhava até o último brinde sorteado (livros, camisetas, DVDs, etc).

A realização da décima edição deste evento é uma vitória para todas as instituições envolvidas. Também será um desafio para o próximo ano suplantar o sucesso deste ano. Já estamos trabalhando para isso.

Infelizmente, não foi possível realizar a tradicional “Festa Cósmica”, a observação do céu na sexta-feira, logo após a última palestra do evento, devido a problemas técnicos em nosso telescópio. Mas isso não tira o brilho desta edição comemorativa do nosso COSMOS – Realidade e Mistérios.

Parabéns ao SESC, INAPE e SENAC pela realização de mais uma Odisséia Cósmica em Araçatuba. Gostaria de finalizar com uma frase dita várias vezes pelo astronauta Marcos Pontes e que deve ser seguida por todos nós:

Acredite nos seus sonhos, estude muito, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você. Esta é a maneira de transformar em realidade o que a maioria pensa ser impossível.

Tags: , , , , , ,

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment