orthopedic pain management

Física de partículas será um dos destaques do COSMOS X

Agenda — By on maio 23, 2011 at 23:07

Confirmada para participar do evento COSMOS X em Araçatuba, Maria Cristina Abdalla é professora do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (UNESP), foi professora associada do ICTP-Trieste, na Itália, e trabalhou no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), em Genebra, na Suíça.

Possui mais de 70 trabalhos em revistas internacionais e foi citada no “Ranking” da Folha de São Paulo de 26/09/1999 entre os mais citados no país.

Possui três livros científicos publicados em inglês fora do Brasil, sendo um deles (832 páginas) já na segunda edição (publicado em 2001).

É autora do livro “O Arquiteto do Átomo” sobre a vida de Niels Bohr (Editora Odysseus, 2002) e de “O discreto charme das partículas elementares” lançado em 2006, que daria o nome e inspiração para um filme finalizado em 2008, que conta com a participação de Marcelo Tas. O filme estreou na TV Cultura no dia 10 de novembro de 2008, Dia Internacional da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento. Ele foi apresentado à platéia no Ibirapuera e pode ser assistido pela internet no site www.tvcultura.com.br/particulas.

A proposta do filme partiu de produtores da TV Cultura. Depois de muitas pesquisas e discussões sobre a forma do filme, que poderia ser um documentário, por exemplo, optou-se por uma proposta que atingisse a linguagem do público que iria começar a receber esse tipo de matéria na grade escolar do ensino médio. Tanto o filme como o livro servem para uma melhor compreensão das partículas subatômicas por esse público e principalmente para os professores.

As partículas elementares, também conhecidas como suba­tômicas, que participam da formação dos átomos e consequentemente de toda matéria do Universo, tornaram-se recentemente famosas com a inauguração do maior laboratório do planeta, o Large Hadron Collider (LHC), o acelerador de partículas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN) instalado na fronteira da Suíça com a França, evento que teve ampla cobertura da imprensa mundial.

Com informações da Revista Fapesp

Sobre o COSMOS

O evento COSMOS – Realidade e Mistérios é realizado anualmente em Araçatuba no mês de Julho pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE)  e Sindicato do Comércio de Araçatuba (Sincomércio). Trata-se de um ciclo de palestras sobre astronomia que visa oferecer um convite ao conhecimento e a reflexão sob a condição do ser humano na Terra e no Universo.

Empresas e instituições interessadas em apoiar ou patrocinar o evento podem entrar em contato com o INAPE através do telefone (18) 3636-2206.

Neste ano, o evento será realizado de 25 a 29 de Julho de 2011.

Tags: , , , , , , ,

1 Comentário

    Leave a Comment