Marcos Pontes no Cosmos X

Agenda — Por em março 20, 2011 as 14:23

Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro é também o primeiro nome confirmado para participar da 10ª edição do evento COSMOS – Realidade e Mistérios, em Araçatuba. Esta será a segunda vez que Pontes vêm à cidade prestigiar o evento.

Vida e Carreira

Marcos Cesar Pontes (Bauru, 11 de março de 1963) tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva, foi o primeiro cosmonauta brasileiro e o primeiro sul-americano a ir ao espaço, na missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Em 30 de março de 2006, partiu em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril a bordo da nave Soyuz TMA-7.

Formou-se no Colégio Liceu Noroeste, em Bauru, estado de São Paulo, no ano de 1980. Em 1984, recebeu o bacharelado em tecnologia aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga, São Paulo. Em 1989, Pontes iniciou o curso de engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, recebendo o título de engenheiro em 1993. Em 1998, Pontes tornou-se mestre em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, localizada em Monterrey, Califórnia.

Foi agraciado com a Medalha Santos Dumont e com a Medalha de Ouro Yuri Gagarin, pela Federação Aeronáutica Internacional.

Como piloto da FAB possui mais de 1.900 horas de vôo em mais de vinte modelos de jatos da frota da FAB.

Ingresso no programa espacial

Em junho de 1998, foi selecionado para o programa espacial da NASA, para a candidatura a que o país tinha direito no programa espacial do governo estadunidense, pelo fato de integrar o esforço multinacional de construção da Estação Espacial Internacional.

Iniciou o treinamento obrigatório em agosto daquele ano no Centro Espacial Lyndon Johnson, em Houston. Em dezembro de 2000, ao concluir o curso, foi declarado oficialmente “astronauta da NASA”.

Seu voo inaugural fora originalmente marcado para o ano de 2001, como parte da construção da Estação Espacial Internacional. Mais especificamente, o objetivo da missão seria transportar e instalar o módulo construído no Brasil (conhecido como “Express Pallet”). Problemas orçamentários da NASA forçaram, no entanto, o adiamento da missão para o ano de 2003. Ao se aproximar a data, persistentes problemas financeiros indicavam novo adiamento, mas o acidente que resultou na destruição do ônibus espacial Columbia, em fevereiro de 2003, suspendeu todos os vôos da NASA por tempo indeterminado.

Missão Centenário

Em 18 de Outubro de 2005, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos) assinaram um acordo que possibilitou a realização da primeira missão espacial tripulada brasileira, batizada como “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont. A tripulação composta por Pontes, Jeffrey Williams, astronauta estadunidense e o russo Pavel Vinogradov, comandante da missão, decolou no dia 29 de março de 2006, às 23h30 (horário no Brasil), no Centro de Lançamento de Baikonur, no Cazaquistão. Eles seguiram, na nave Soyuz TMA-8, para a Estação Espacial Internacional, levando 15 quilos de carga da Agência Espacial Brasileira, incluindo oito experimentos científicos criados por universidades e centros de pesquisas brasileiros. A missão, realizada com sucesso, teve duração de 10 dias, sendo dois dias a bordo da Soyuz e oito na ISS.

Astronauta Marcos Pontes (esquerda), da Agência Espacial Brasileira; astronauta Jeffrey Williams, oficial e engenheiro de voo, da NASA; e cosmonauta Pavel Vinogradov, comandante, da Agência Espacial da Federação Russa, no Centro Espacial Lyndon Johnson.

Presença confirmada no evento COSMOS

Esta será a segunda vez que Pontes visita Araçatuba. A primeira vez foi em 2005, por ocasião da quarta edição do evento COSMOS. No ano seguinte, o astronauta também marcou presença no evento, desta vez através de videoconferência, direto Johnson Sapace Center, em Houston (USA).

cosmos2005-02

Marcos Pontes sendo entrevistado durante o evento Cosmos, em 2005.

Sobre o COSMOS

O evento COSMOS – Realidade e Mistérios é realizado anualmente em Araçatuba no mês de Julho pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE)  e Sindicato do Comércio de Araçatuba (Sincomércio). Trata-se de um ciclo de palestras sobre astronomia que visa oferecer um convite ao conhecimento e a reflexão sob a condição do ser humano na Terra e no Universo.

Empresas e instituições interessadas em apoiar ou patrocinar o evento podem entrar em contato com o INAPE através do telefone (18) 3636-2206.

Neste ano, o evento será realizado de 25 a 29 de Julho de 2011.

Tags: , , , , , ,

4 Comentários

  1. Gustavo José Moretti disse:

    Olá pessoal,

    No dia 25/07, haverá distribuição de convites a partir das 19h no SENAC.

    Cheguem cedo para conseguir um lugar no auditório!

    [Responder]

Deixe seu Comentário