O Bê-a-bá do Telescópio

Astronomia & Astrofísica — Por em janeiro 30, 2011 as 15:56

Abertura: Abertura é o fator mais importante na escolha de um telescópio. A função primordial de todos os telescópios é coletar a luz. Em qualquer ampliação, quanto maior a abertura, melhor será a imagem.

A abertura de um telescópio é o diâmetro da lente objetiva ou espelho primário especificado em polegadas ou em milímetros (mm). Quanto maior for a abertura, mais luz será coletada e mais brilhante (e melhor) será a imagem, que terá um nível maior de detalhes e nitidez.

Considerando-se o seu orçamento e os requisitos de portabilidade, selecione um telescópio com a maior abertura possível.

Distância Focal: É a distância, em um sistema óptico, a partir da lente (ou espelho primário) até o ponto onde o telescópio está no foco (ponto focal), em milímetros.

Quanto maior for a distância focal do telescópio, em geral, mais poder ele tem, maior é a imagem e menor campo de visão. Por exemplo, um telescópio com uma distância focal de 2.000 mm tem o dobro da potência e metade do campo de visão de um telescópio de 1.000 mm.

A maioria dos fabricantes especifica a distância focal de seus instrumentos. Mas pode-se utilizar a seguinte fórmula para calculá-la: A distância focal é a abertura (em milímetros) vezes a razão focal.

Por exemplo, se um telescópio possui abertura de 8 polegadas (203,2 milímetros) e razão focal de f/10, a distância focal seria 203,2 x 10 = 2.032 milímetros.

Razão focal: Trata-se da relação da distância focal com o diâmetro de um sistema óptico. Para encontrar a razão focal, divida a distância focal do sistema pelo diâmetro do elemento primário (lente ou espelho) do sistema óptico. Por exemplo, um telescópio com diâmetro de 8″ (203,2 milímetros), com um comprimento focal de 2.032 milímetros é um sistema de f/10 (2032/203.2)

Telescópios com grande razão focal (f/10 ou mais) são ideais para a observação de objetos luminosos como a Lua e planetas; já telescópios com baixa razão focal (f/6 ou menos) são indicados para a observação de objetos tênues, como galáxias e nebulosas.

Buscador (ou buscadora): Trata-se de um telescópio de baixa potência com mira que é montado no lado de um telescópio de alta potência.

A buscadora é usada para localizar e ajudar a centralizar um objeto com o telescópio principal.

Um segundo tipo de buscadora chamada Red Dot ou StarPointer, emprega uma luz vermelha em vez de mira, que é projetada visualmente, sem ampliação. Ambos são usados para ajudar a localizar os objetos com mais facilidade.

Montagem: É a estrutura mecânica que suporta o tubo óptico, de modo que possa ser movido para cima e para baixo (altitude) e esquerda ou direita (azimute), como movimentos separados. Existem dois tipos básicos de montagem de telescópios: Altazimutal e montagem equatorial.

A montagem Altazimutal é a forma mais simples de montagem, com dois movimentos – a altitude (para cima e para baixo) e azimute (direita e esquerda). São equipados com controles slow-motion para fazer os ajustes precisos, o que ajuda na manutenção de rastreamento suave. Este tipo de montagem é ideal para observações terrestres por varrer o céu em baixa potência, mas não é recomendado para fotografia de longa exposição, porque não é alinhado com o eixo da Terra.

A montagem Equatorial tem dois eixos que são perpendiculares entre si, porém, o eixo da esquerda para a direita foi tão inclinado que é paralela ao eixo da Terra em vez de no horizonte. Com uma montagem equatorial, apenas o eixo que é paralelo ao eixo da Terra, deve ser girado, o que o torna ideal para fotografia de longa exposição, tendo em vista que a rotação de campo é eliminada.

Tubo Óptico: Tubos ópticos de alumínio atingem o equilíbrio térmico rapidamente, o que é importante para a visão do telescópio.

Tubos ópticos de fibra de carbono são menos propensos a acidentes e riscos e proporcionam excelentes propriedades de expansão térmica que ajudam a manter um foco nítido necessário para belas imagens CCD.

Ocular: São responsáveis pelo aumento do telescópio. Oculares de baixa potência proporcionam um maior campo de visão enquanto oculares de alta potência fornecer mais ampliação.

Uma ocular de até 12 mm é normalmente considerada de alta potência, uma ocular entre 12 a 25 mm é considerada de média potência e uma ocular de 25 mm ou maior é considerada de baixa potência.

Para determinar o poder da ocular, divida o comprimento focal do telescópio (em mm) pela distância focal da ocular (em mm). Ao trocar uma ocular de uma determinada distância focal para outra, você pode aumentar ou diminuir a potência do telescópio. Por exemplo, uma ocular de 30 milímetros usada em um telescópio com comprimento focal de 2.032 milímetros, daria uma potência de 68x (2032/30 = 68) e uma ocular de 10 milímetros usada sobre o mesmo instrumento produzirá uma potência de 203x (2032 / 10 = 203).

Como as oculares são intercambiáveis, um telescópio pode ser usado em uma variedade de potências para diferentes aplicações.

Para saber mais sobre oculares, recomendamos a leitura do artigo Um pouco mais a respeito dos óticos.

Ampliação: Um dos fatores menos importantes na compra de um telescópio é o poder de ampliação. O Poder de ampliação, de um telescópio é na verdade a relação entre dois sistemas independentes de ótica: 1) o telescópio em si, e 2) a ocular que você está usando.

Para determinar o poder de ampliação, divida o comprimento focal do telescópio (em mm) pela distância focal da ocular (em mm). Ao trocar uma ocular de uma determinada distância focal para outra, você pode aumentar ou diminuir a potência do telescópio. Por exemplo, uma ocular de 30 milímetros usada em um telescópio com comprimento focal de 2.032 milímetros, daria uma potência de 68x (2032/30 = 68) e uma ocular de 10 milímetros usada sobre o mesmo instrumento produzirá uma potência de 203x (2032 / 10 = 203).

Como as oculares são intercambiáveis, um telescópio pode ser usado em uma variedade de potências para diferentes aplicações.

Existem limites para o poder de amplificação de telescópios. São determinados pelas leis da óptica e da natureza do olho humano. Como regra geral, a potência máxima utilizável é igual a 60 vezes a abertura do telescópio (em polegadas) em condições ideais. Potências superiores a esta, geralmente, proporcionam imagens com pouca nitidez e de menor contraste. Por exemplo, a potência máxima de um telescópio com abertura de 60 milímetros (2,4 polegadas) é 142x. À medida que aumenta o poder, a nitidez e os detalhes da imagem diminuirão.

Não acredite nos fabricantes que anunciam um telescópio de apenas 60 mm de abertura (2,4 polegadas) com ampliação de 375x ou 750x (a potência máxima não passa de 142x), pois isso não é verdade.

A maioria de sua observação será feita com potências inferiores (6 a 25 vezes a abertura do telescópio, em polegadas). Com estes poderes inferiores, as imagens serão muito mais brilhantes e nítidas.

Há também um limite inferior de potência, que é entre 3 a 4 vezes a abertura do telescópio durante a noite. Durante o dia, o limite inferior é de cerca de 8 a 10 vezes a abertura. Potências inferiores a esta não são úteis para a maioria dos telescópios.

Para saber mais sobre especificações enganosas, com valores de ampliação que não correspondem à realidade, recomendamos a leitura do artigo Telescópio Arapuca.

Ampliação Máxima: Trata-se do poder visual máximo que um telescópio pode alcançar antes que a imagem começa a ficar muito escura e com pouca nitidez. Em geral, a ampliação máxima é de aproximadamente 50x a 60x por polegada de abertura. Mas a aplicação desta regra depende das condições atmosféricas. Em noites com mais turbulência na atmosfera, observando em 30x a 40x por polegada de abertura você terá um melhor resultado do que usar a regra de 50x a 60x.

Ampliação Mínima: A menor ampliação útil é de aproximadamente 3,5 x por polegada de abertura do telescópio. Uma ampliação menor do que esta não seria recomendada visualmente: aparecerá uma mancha escura no centro do campo de visão com telescópios Schmidt-Cassegrain ou newtonianos. Isto é devido à obstrução do espelho secundário.

Campo de visão angular: A “quantidade de céu” que você pode ver através de um telescópio é chamado de campo de visão real e é medido em graus de arco (campo angular). Quanto maior é o campo de visão, maior será a área do céu que você pode ver. O campo de visão angular pode ser calculado. Por exemplo, se você estivesse usando uma ocular com um campo aparente de 50 graus e o poder do telescópio com essa ocular foi 100x, então o campo de visão seria de 0,5 graus (50/100 = 0,5).

Os fabricantes normalmente especificam o campo aparente (em graus) de seus projetos de oculares.

Diagonal Estelar: É um espelho em ângulo ou prisma que é utilizado em telescópios (refratores e Schmidt-Cassegrain), que permite a visualização de objetos que estão em um ângulo de 90° da direção em que o telescópio está apontando. Ela permite uma visualização mais confortável quando o telescópio está apontado diretamente para cima.

Vistos através da ocular, a imagem está do lado certo, mas é invertida da esquerda para a direita.

Tripé: Três pernas feitas em metal, plástico ou madeira, usado como uma plataforma para montar um telescópio, binóculos ou câmera. Todas as três pernas devem estar ajustadas para a mesma altura para garantir máxima estabilidade.

Magnitude estelar limite: Os astrônomos usam um sistema de magnitudes para indicar quão brilhante é uma estrela. Um objeto tem uma certa magnitude numérica. Quanto maior o número de magnitude, mais fraco é o objeto.

Em uma escala, a cada numeração maior, o brilho do objeto será aproximadamente 2,5 vezes mais tênue. A estrela mais fraca que você pode ver com seu olho nu (com céu escuro) é de cerca de sexta magnitude, enquanto que as estrelas mais brilhantes são magnitude zero (ou mesmo um número negativo).

A estrela mais fraca que você pode ver com um telescópio (em excelentes condições de observação) é chamada de magnitude limite. A magnitude limite está diretamente relacionada à abertura, onde maiores aberturas permitem ver estrelas mais fracas. Uma fórmula aproximada para o cálculo da magnitude limite visual é: 7.5 + 5 x log (abertura em centímetros). Por exemplo, a magnitude limite de um telescópio de abertura de 8″ é 14,0, ou seja:

7,5 + (5 x log 20,32) = 7,5 + (5 x 1.3) = 14,0

Condições atmosféricas e da acuidade visual do observador, muitas vezes, podem reduzir a magnitude limite.

Obs.: Magnitude limite fotográfica é de cerca de dois ou mais magnitudes mais fracas que magnitude limite visual.

Resolução (Rayleigh): Esta é a habilidade de um telescópio para processar detalhes. Quanto maior a resolução, o melhor o detalhe. Quanto maior for a abertura de um telescópio, o instrumento será capaz de ter uma maior a resolução.

Resolução (Dawes): O “Limite de Dawes” é a capacidade que o telescópio tem de separar dois objetos estreitamente espaçados (estrelas binárias) em duas imagens distintas medido em segundos de arco. Teoricamente, para se determinar este limite basta dividir 4,56 pela abertura do telescópio (em polegadas). Por exemplo, em um telescópio de abertura de 8″ a resolução Dawes é de 0,6 segundos de arco (4,56 dividido por 8 = 0,6).

Poder de resolução Dawes é uma função direta da abertura de tal forma que quanto maior a abertura, melhor este poder de resolução. No entanto, as condições atmosféricas e a acuidade visual do observador podem contribuir para a diminuição deste valor.

Obstrução do espelho secundário: Telescópios refletores catadioptricos, utilizam um pequeno espelho secundário que é colocado no tubo óptico para enviar a luz do espelho primário para a posição adequada para visualização. O espelho secundário bloqueia um pouco da luz que entra pela frente do tubo óptico e chega ao o espelho primário. Isso é chamado de obstrução do espelho secundário e pode diminuir o contraste, embora o efeito é muito pequeno em uma obstrução de cerca de 40% da abertura do telescópio.

Comprimento do tubo óptico: A distância da frente para a traseira do conjunto do tubo óptico

Barra de Contrapesos: Barra de metal com contrapesos que é acoplada à montagem do telescópio. São utilizados para equilibrar adequadamente o telescópio.

Contrapesos: O uso de acessórios na diagonal afeta o equilíbrio do telescópio e pode prejudicar o motor de rotação. Contrapesos restauram o equilíbrio correto, aumentando a facilidade no manuseio e melhorando a precisão de rastreamento.

Velocidade de movimentação: Trata-se da velocidade de movimentação um telescópio em um ou ambos os eixos sob o poder dos motores de acionamento.

Velocidade de Tracking: Velocidades que um telescópio utiliza para acompanhar devidamente os objetos celestes no céu.

Conversões:

1 polegada = 25,40 milímetros ou 2,54 centímetros
1 milimetro = 0,0393700787 polegada.

Para saber mais sobre telescópios, recomendamos a leitura do artigo Conhecendo o Telescópio.

Antes da compra de seu primeiro telescópio, recomendamos a leitura do artigo Comprando um bom Telescópio.

Tags: , , , , , , , ,

103 Comentários

  1. silvana disse:

    Comprei um telescopio F36050. com objetiva ampliaçao com visor 1,5x. Como posso aproveitar melhor? É possivel observar a lua por exemplo?

    [Responder]

    Apollo Resposta:

    Olá!!!

    Seguinte, esse tele que vc adquiriu realmente dá pra ver a Lua sim, tranquilo, mas não como os teles maiores, como um de 80mm ou maior, no máximo que vc vai ver com ele de espaço profundo vai ser a Nebulosa de Órion, so que vai ser somente um borrão pequeno, meu conselho se vc tiver com dindin pra gastar mesmo em longas parcelas seria no mínimo um refrator de 80mm, ai sim vc veria o céu de outra forma!!!

    Com relação ao aproveitamento dele, não tem muito o que fazer, se vc pegar uma barlow de 2x, a imagem vai escurecer muito e vc acaba não vendo praticamente nada.

    [Responder]

    gabriel Resposta:

    olá gostaria de saber se o telescopio astronomico zenit 900×60 da para ver planetas com nitidez, algum aglomerado, etc. vi bastante opinioes boas sobre ele, ele tem uma abertura de 60mm , ampliaçao de 225, e com barlow 2, 450, barlow 3 675, barlow 5 1050?? pf gostaria muito de saber. me fale tudo que quiser sobre ele.

    [Responder]

    Edison Resposta:

    Gabriel, independentemente de usar barlow, o máximo que você verá com qualidade (à depender da ótica) será com um aumento máximo de 120 vezes.Espero ter ajudado.

  2. Cezar disse:

    Comprei um telescopio toya 114 mm com oculares plossl de 32mm e 10mm e uma barlow de 2x. Com essa configuração que tipos de objetos eu poderia observar de maneira satisfatória?

    [Responder]

    asdrubal Resposta:

    Tu consegue ver a lua!

    [Responder]

    Apollo Resposta:

    Olá boa Cezar!

    Com esse tele que vc comprou já consegue ver alguma coisa com ele, tipo a Lua, saturno e seus anéis, Jupiter e suas luas, e ainda se tiver alguma prática da até mesmo ver as fases de Vênus, em se tratando de objetos de céu profundo, da pra se ver a nebulosa de Órion, e alguns aglomerados como as Plêiades.

    [Responder]

  3. Rogerio Bezerra disse:

    Caro(a),bom dia!
    Estou pesquisando sobre telescópios e achei um anucio na AstroBrasil do telescópio Toya STARTEC 150LTEQ3-5 refletor newtoniano com espelho parabólico de 150 mm de diâmetro (f/9,3). Você poderia ajudar-me? Você recomendaria este modelo ou um outro modelo?A faixa de preço deste modelo da Toya e R$ 1500,00. Estou tentando iniciar observações e busco conciliar qualidade e preço no equipamento.Agradeço sua atenção!Obrigado!

    [Responder]

    Jaelson Cavalcante Resposta:

    Cara estou muito triste, pois quero comprar o mesmo, mas como sou leigo preciso de uma luz. Assim com você espero que alguém responda hoje mesmo porque estou com o “dim dim” na mão pra comprar um telescópio, mas ñ quero perder tempo.

    [Responder]

    Everton Resposta:

    Olá… quanto a sugestões sugiro obterem mais informações acerca dos modelos com ou sem lente relay… desconfio disso pela distância focal grande (f/9,3) que vocês informaram. Se tiver essa lente pode ter certeza de que por pouco não irão chorar para colimar esse telescópio. Quanto à marca nunca ouvi falar. Sugiro ficar com as marcas mais conhecidas, como Orion, Celestron, Meade, Skywacher, GSO (tenho um desse de 203mm dobsoniano e é uma maravilha de equipamento). Há, até onde conheço, duas lojas que se pode confiar no Brasil, que são representantes dessas marcas, uma delas é o Armazém do Telescópio (onde adquiri o meu por pouco mais de RS 1400) e a outra é a Astroshop. Para melhores informações sugiro também uma visita e cadastro do cosmoforum. Muitas de minhas dúvidas são resolvidas nesse fórum. É pesar desta mensagem talvez seja tardia, mas pode ser que ajude outras pessoas. Um abraço a todos e um lindo céu para descobrir.

    [Responder]

    Dchanini Resposta:

    Olá Everton, você poderia me dar um pouco mais de informações sobre o seu telescópio? E me dizer qual seria um bom telescópio para tirar fotos, de nebulosas…

  4. ROBERTO disse:

    Olá gostaria que o Sr pudesse enviar-me um modelo para adquirir,por ex. Visão terrestre e atmosfera,usar em sacada de apto. facil de montagem,que possa tirar fotos e usar usb, sou iniciante.eu vi algo sobre isso,no modelo ETX-90EC HI TEACHE. por favor fico no aguardo de sua resposta, ou algum aparelho que possa ser recomendado.

    [Responder]

  5. fabiano disse:

    ganhei um telescopio tasco modelo 49114500 114x500mm
    o manual esta em ingues e não consigo utilizá-lo. O que eu posso ver com ele? Se tiver algum grupo para me ajudar, obrigado.

    [Responder]

  6. Willyan disse:

    Boa tarde Galera.

    Tenho um tele greika com lentes de 20mm a 4 mm e eu queria saber como faço para poder encher algum dos planeta sem ser a lua pois vejo ela todo santo dia, e não consigo ver outro planeta. OBrigado

    [Responder]

    carlos Resposta:

    com ele nao vai conseguir

    [Responder]

    Martini Resposta:

    Olha não é bem assim , qualquer telescópio se achar um planteta como Júpiter por exemplo , poderá ver . Agora o que iŕa ver depende muito das caracteristícas do instrumento . O mais importante é saber a abertura ou o diâmetro da sua lente ou espelho , geralmente se for luneta vai de 50 a 80 mm . Refletores de 114 a 200 mm ou mais . Até um minusculo binoculo mostra os satelites de Jupiter e crateras na Lua . Mas detalhes mais ficam reservados aos maiores .

    [Responder]

  7. Marcelo disse:

    Eu estou comprando um Telescópio Telescópio RF 114mm Toya Skyview DT 114EQ3 ST THR
    Especificações:
    Tipo:Refletor
    Montagem: Equatorial
    Diâmetro do Espelho: 114 mm
    DistânciaFocal: 500 mm
    Luminosidade: f/4,3 (Ótima Luminosidade)
    Aumento máximoefetivo: 378x
    Diâmetro das Oculares: 1,25″(32mm)
    Eu estou em dúvida se é um bom telescópio, o que é possível visualizar com ele?

    [Responder]

    Everton Resposta:

    Amigo… dê uma olhadinha nos modelos nos sites da Astroshop e Armazém do Telescópio… nunca ouvi falar dessa marca Toya! Em termos de qualidade sempre vale a pena esperar um pouco. Abraço.

    [Responder]

    Martini Resposta:

    Esse aumento tá acima do possível pra esse tamanho de telescópio ,mas pode fazer algo com ele . Não sei sua qualidade, se for razoável poderá ver as faixas de jupiter (só duas ) , satelites , anel de saturno , crateras e montanhas lunares , algumas nebulosas mais brilhantes , aglomerados , desde que os localize . A parte mais dificil da obseravação astronomica, não é apenas escolher um telescópio ,mas principalmente saber como usa-lo e achar os objetos interessantes .

    [Responder]

  8. Rafael disse:

    Olá, gostaria de comprar um telescopio com as seguintes caracteristicas:

    Distância focal : 900mm
    Objetiva : 60mm
    Lentes : 20mm, 12.5mm, 8mm e 4mm.
    Barlow de 3x e barlow de 2x
    Erecting eyepiece 1.5x ( Inversora )
    Prisma 90º
    Buscadora ( mira ) : 5×24
    Tripé em aluminio 1,45m
    Bandeja para as lentes.
    Lentes de 1.25″.

    O que vc acha desse conjunto de especificações? teoricamente garante uma ampliação 675x

    [Responder]

    Martini Resposta:

    Pra começar , como já foi dito muitas vezes nenhum telescópio usa aumentos tão altos na prática. É só teorico um aumento destes mesmo. Um grande telescopio que custa 10 mil reais poderia em teoria se tivesse no melhor céu do mundo chegar a isso , mas uma luneta de 60 mm é absurdo . De qualquer forma isso não significa que ela não preste, mas que os próprios construtores fazem uma propaganda exagerada . Ainda pode ver com ela o anel de Saturno e 2 faixas em Jupiter , crateras e montanhas lunares, alguns aglomerados ou até a nebulosa de Orion. Mas pra isso não vai usar mais que a ocular de 8 mm ( umas 110 x) ou no máximo a ocular de 12,5mm com a barlow de 2x ( vai dar quase 150 x , o máximo util dela) . Isso seria pra Lua e os planetas , mas para aglomerados de estrelas apenas usaria a ocular de 20 mm (45 x) .

    [Responder]

  9. Ingredy Martins disse:

    Boa noite, gostaria de pedir algumas informações referente a um telescopio do qual pretendo adquirir. Ele tem (

    Marca:

    Greika

    Referência:
    TELE 90060.
    Modelo:
    TELE 90060
    Refrator
    objetiva: 60 mm.
    900 mm.
    (L x A x P): 20 x 27 x 90 cm
    oculares; prisma diagonal; lente Barlow 3x; lente Barlow 2x; lente Eretora 1.5x

    Com estas informações, gostaria de saber o que eu consigo ver com ele?

    Att.
    Ingredy Martins

    [Responder]

    Martini Resposta:

    A mesma resposta que dei pro Rafael , mas a sua não sei as oculares e portanto as opções de ampliação .Precisa especificar as oculares, quais e com que Df elas são ( ex 20 mm , 12,5 mm , etc )

    [Responder]

  10. Cayo lipoes disse:

    Olá, eu to querendo compra um tele na loja REIDOSTELESCOPIOS o tele é esse.

    Tipo: Refletor Newtoniano
    Montagem: Azimutal Super
    Diâmetro do Espelho: 114 mm ( que proporciona excelente resolução)
    Distância Focal: 900 mm
    Luminosidade: f/7,8
    Aumento máximo efetivo: 263x
    Diâmetro das Oculares: 1,25″ (31,7mm) Super Plossl

    Esse tele é bom? ele ta R$660,00. eu compro ou vai ser dinheiro jogado fora?
    Obrigado.

    [Responder]

  11. SAMARA disse:

    Pelo amor de Deus alguem me ajuda vou comprar um telescopio pro meu filho que é fisurado em astrologia alguem me responde qual telescopio é melhor para ver as crateras da lua, estrelas, planetas por favor !!!!
    o 1° ou o 2° da lista ????

    1 °Itens inclusos:
    Ocular Super 25mm de 0,965 polegadas.
    Ocular Super 12.5mm de 0,965 polegadas.
    Luneta localizadora 6×25.
    Prisma diagonal 90 graus de 0,965 polegadas.
    Bandeja porta acessórios.
    Lente objetiva em vidro óptico de 60mm.
    Focalizador pinhão e cremalheira com diâmetro de 0,965 polegadas.
    Montagem Azimutal astronômica.
    Controle de declinação e ascenção milimétrico.
    Tripé com pernas em Alumínio com regulagem de altura.
    Tampa de proteção da lente objetiva.
    Cap de controle de luz para observação solar (Usado com filtro solar).
    Tubo metálico com pintura especial acetinada anti-corrosão na cor azul dark.
    Especificações:
    Tipo de telescópio….. Refrator Azimutal
    Diâmetro objetiva (mm)….. 60
    Ampliação máxima teórica….. 525x
    Ampliação máxima recomendada ….120x
    Construção…. Newtoniano
    Abertura ….. f/11,2
    Distância focal….. 700mm
    Montagem….. Azimutal
    Tripé….. Alumínio
    Peso (kg)….. 4.5
    Altura do telescópio(cm)….125
    Comprimento do tubo(cm)…..63
    Diâmetro das oculares….. 0,965 polegadas (25mm)
    Dados adicionais:
    Procedência ….. China
    Fabricante/Importador ….. Silstar Optical Co
    Manual de instruções …. Em Português

    2° Itens inclusos:
    Ocular Super 25mm de 0,965 polegadas.
    Ocular Super 8mm de 0,965 polegadas.
    Luneta localizadora 6×25.
    Prisma diagonal 90 graus de 0,965 polegadas.
    Lente objetiva em vidro óptico de 70mm.
    Focalizador pinhão e cremalheira com diâmetro de 0,965 polegadas.
    Montagem Azimutal camera.
    Controle de declinação e ascenção milimétrico.
    Tripé Alto com pernas em Alumínio.
    Tampa de proteção da lente objetiva.
    Cap de controle de luz para observação solar (Usado com filtro solar).
    Tubo metálico com pintura especial acetinada anti-corrosão
    Especificações:
    Tipo de telescópio….. Refrator
    Diâmetro objetiva (mm)….. 70
    Ampliação máxima teórica….. 300x
    Ampliação máxima recomendada ….140x
    Construção…. Camera/tripe
    Abertura ….. f/5,7
    Distância focal….. 400mm
    Montagem….. Azimutal
    Tripé….. Alumínio
    Peso (kg)….. 3,4
    Altura do telescópio(cm)….115
    Comprimento do tubo(cm)…..43
    Diâmetro das oculares….. 0,965 polegadas (25mm)
    Dados adicionais:
    Procedência ….. RPC
    Fabricante/Importador ….. Toya Optical Co
    Manual de instruções …. Em Português

    [Responder]

    Everton Resposta:

    Oi, precisa dar-nos uma ideia da idade de seu filho. Dependendo da idade não é recomendável, por questões de segurança. Enquanto criança sempre deverá as observações serem realizadas mediante acompanhamento. Existem inúmeros modelos, mas as características rondam aos refletores (espelhos) e refratores (lente). O primeiro são telescópios usualmente mais baratos mas exigem habilidades para ajustes, pois de tempos em tempos será necessário realizar a colimação (“alinhamento” dos espelhos) talvez não recomendado para sua situação. Um refrator por outro lado requer pouco ou nenhum ajuste por anos, apenas limpeza das lentes. Nessa situação parece conveniente a escolha por um refrator. Recomendaria um telescópio de marcas reconhecidas pela qualidade, entre elas GSO, Celestron, Skywacher, Meade. No Brasil há, ao que conheço duas lojas que são representantes dessas marcas, o Armazém do Telescópio e a Astroshop. Enquanto características seria interessante um telescópio com uma abertura (Objetiva) maior que 80mm. Um telescópio com essa abertura lhe dará uma ampliação máxima entorno de 160x (essa ampliação dependerá da ocular, da distância focal, e das condições atmosféricas). Obs.: Não confie e nem compre telescópios que dizem que ampliem 400x 600x 700x… para ampliações tão grandes seria necessário telescópios enormes, quase impraticáveis.

    [Responder]

    Everton Resposta:

    Esqueci de comentar que esse padrão de ocular 0,965 polegadas não é mais o padrão vigente. Terá dificuldade em encontrar oculares para esses telescópios. Atualmente os dois padrões de mercado são o de 1,25″ e 2″. Abraço.

    [Responder]

    Martini Resposta:

    Desculpe mas é Astronomia , astrologia é outra coisa. Um telescópio assim é simples e como disseram usa oculares mais antigas . Mas a muito tempo eram as unicas que se usava ,e eu usei um assim por anos e consegui usar . Depende mais da motivação em aprender , não será algo de qualidade , mas dependendo da finalidade que será usado , pode ser viável . Pode ser um instrumento de diversão agora e um dia estimular a ter algo melhor quando puder . Por que não ?

    [Responder]

    renato Resposta:

    Se ele é fã de astrologia, a melhor coisa é dar um tarot para ele!

    [Responder]

  12. SAMARA disse:

    Everton……….. meu filho tem 10 anos !!!
    Então quer dizer que nenhum desses dois que estou vendo nao seria uma boa escolha ????
    obrigada por me responder

    [Responder]

    Everton Resposta:

    Samara, recomendaria uma conversa com o Leandro do Armazém do Telescópio, eles encomendam variadas opções e apresentam os melhores preços aqui no Brasil. Atualmente estão modificando o site e realizando pré-vendas (http://armazemdotelescopio.com.br/wshop/) mas logo tudo estará pronto. Tem também o site Astroshop (http://www.astroshop.com.br/) que também tem bons modelos, um pouco mais caro. Adquiri o meu com o pessoal do Armazém, que posso garantir apresentam atendimento excepcional, pré e pós-venda. Sugiro entrar em contato com eles. Acerca da idade, questionei pois deve haver o maior cuidado para não realizar observações do sol com qualquer instrumento e inclusive a olho nu, portanto será necessário a supervisão de um adulto. Insira um tópico nos comentários no site do Armazém que eles te ajudarão na melhor escolha. Abraço.

    [Responder]

  13. geraldo disse:

    ola boa noite!
    tenho um tele greiga 90060, e quando uso as lentes oculares fica tudo escuro.porque isso acontece?
    valeu.

    [Responder]

    Everton Resposta:

    Geraldo, creio que removestes a tampa na frente da objetiva, então partimos para segunda etapa: talvez a dificuldade seja no ajuste de foco, procure ajustar o foco apontando para um objeto distante, a Lua por exemplo. Quando muito fora de foco a luz estará muito difusa e não será notada. Lembrando que cada ocular terá um ajuste diferente, que pode ser realizado girando para frente e para trás os botões no focalizador. Outra questão talvez esteja no objeto que está observando, deverá apontar para a direção correta para poder vê-lo. Poste mais detalhes do problema. Abraço.

    [Responder]

    trovao Resposta:

    Também lembre-se de acostumar a vista ao escuro, se saíres de um ambiente superiluminado para observar diretamente através da ocular, não vais conseguir enxergar nada.
    Outra coisa é oculares muito pequenas, principalmente se forem plössl são mais difíceis de pegar a manha da observação … procure começar com oculares de maior distância focal, num local longe de luzes parasitas, e com a visão acostumada ao escuro (fique com os olhos fechados por, pelo menos, um minuto antes da observação … e só abra quando já estiver posicionado sobre a ocular)…
    Podes ter certeza que vai ajudar…

    [Responder]

  14. Bárbara disse:

    Fiquei um pouco confusa com toda essa informação. Mas por agora só preciso saber de uma coisa. Tenho visto muito a abertura em milímetros e algumas vezes em polegadas. É uma pergunta simples e bem estúpida mas não entendo direito sobre medidas. Estou de olho em telescópio newtoniano da zenit e as medidas estão assim: 1000x114EQ. Entendi que a objetiva é 114mm, mas essa também é a abertura? Ou é o 1000? Que 1000 é esse? No site que vende não informou… Muito obrigada adiantado. E desculpe se perguntei demais e as perguntas parecerem tão estúpidas. Eu sei NADA sobre telescópios. kkk

    [Responder]

    Everton Resposta:

    Boa noite Bárbara. A pergunta não é boba. Sim, o valor 114 corresponde ao diâmetro do espelho primário (objetiva). Já os 1000 milímetros correspondem à distância até o foco do espelho. Essa informação é útil para saber qual a ampliação da imagem, dividirá esses 1000 mm pela distância focal da ocular, também em mm. Por exemplo, esse telescópio conseguirá aumentar com o uso de uma ocular de 15mm (1000mm/15mm = 66,66 x) e para uma ocular de 9 mm, 111,11x. Espero que tenha ficado claro. Abraço.

    [Responder]

    Everton Resposta:

    EQ … representa a montagem, tripé equatorial.

    [Responder]

  15. Paulo disse:

    Ola eu vi esse telescópio nas americanas
    http://www.americanas.com.br/produto/111180219/telescopio-astronomico-refrator-com-tripe-50x/100x-importado
    Queria saber se vale apena comprar pois ñ entendo nada de telescópio e como achei barato queria saber se pra meu 1° telescópio vale realmente apena
    vlw

    [Responder]

    Everton Resposta:

    Quer que seja honesto… por 49 reais você não consegue comprar se quer uma ocular ruim. Fico imaginando o tamanho daquilo. Pelo que percebi o focalizador, assim como todo o resto é de plástico. Isso me deu arrepios! =D. Olha, para dar uma opinião, acho que poderia começar olhando lojas especializadas, como as que citei no comentário anterior. No site do Armazém tem um refrator razoável iniciantes com um preço interessante. Abraço Paulo.

    [Responder]

    Paulo Resposta:

    vlw Everton muito obrigado abraço.

    [Responder]

  16. Lucas Muller disse:

    Boa noite, olha eu quero comprar um Telescópio GSO 254mm Ocular 30mm ou 26mm 2″ Superview com grande campo de visão. é uma boa escolha segue o link: http://armazemdotelescopio.com.br/wshop/products-page/destaques/pre-venda-telescopio-gso-254mm-fd-5-completo-frete-incluso/
    Eu consigo ver a nebulosa e outras galaxias por exemplo com ele? obrigado.

    [Responder]

    Everton Resposta:

    Bom dia Lucas, há uns seis meses adquiri com eles o de 203 mm… é um espetáculo… muito completo, fácil de usar… consegue ver uma infinidade de aglomerados, galáxias e nebulosas… Dentre estes objetos, as galáxias seria bom se tivesse um lugar afastado da cidade pois a poluição luminosa não ajuda muito. Um ponto muito importante, Lucas, é no espaço que tens para guardar esse monstrinho, porque ele é grande. Transportar de um lugar para o outro dá um certo trabalho, pois é um pouco pesado, mas por outro lado a montagem dobsoniana é extremamente simples de montar e operar, o que torna rápido a configuração e início da observação. Além disso, reflita se desejas realizar astrofotografia, porque essa montagem não é adequada, preferiria então uma montagem equatorial motorizada para isso. Em suma, é um equipamento fantástico. Se ainda estiver dentro do orçamento, sugeriria a aquisição de uma ocular wide de 15 mm e quiçá uma ortoscópica de 5 mm. Abraço.

    [Responder]

  17. vanessa disse:

    Oi
    vou comprar um telescópio e tenho algumas duvidas, pois não sei qual seria o ideal para ver fenômenos espaciais , galáxias e as nebulosas. qual seria o melhor tipo de telescópio para estas observações e qual a seria configuração técnicas neles ?
    obg me ajudde…

    [Responder]

    marco Resposta:

    Dê uma olhada no site Armazém do Telescópio… produtos baratos e de excelente qualidade.

    Para galáxias e Nebulosas… hummm é difícil dizer qual seria o ideal, pois isso depende muito da poluição LUMINOSA da sua cidade… Enfim, pelos meus estudos, um bom telescópio, seria, em primeiro lugar, o tamanho da objetiva: no mínimo 150mm… [talvez com ele, seja possível ver nebulosas; com objetiva menor do que isso, acho que já começa a ficar mais difícil de ver]… e ainda assim, com um de 150mm, já deve ser difícil… pois, além de você ter que saber trabalhar a montagem equatorial, também dependeria da ocular e da poluição luminosa da cidade]. Enfim, independentemente disso, eu recomendo um telescópio de 150mm… em segundo lugar, vem a marca: esqueça Greika, Toya etc… somente compre Órion, SkyWatcher, GSO, Meade [deve ter mais algumas, que não estou lembrando... mas essas são as melhores]. Se você comprar com estas especificações [150mm ou mais; marca Órion, SkyWatcher, GSO, Meade] estará fazendo uma boa compra. Porém, antes, recomendo um cadastro no fórum COSMOFORUM e tirar dúvidas com o pessoal de lá… foi lá que tirei todas as minhas dúvidas e com certeza realizei uma bela de uma compra porque fui muito bem orientado [antes de conhecer o fórum, eu não entendia nada de telescópios, e quase que compro a porcaria da Toya, Greika etc.]…

    [Responder]

    Sérgio Resposta:

    Você deve ser representante do Armazém. Deveria ter mais respeito às outras marcas. Tenho um Toya 114 mm e estou felicíssimo com o custo/bebefício. Vc só desestimula as pessoas que eventualmente possuam as marcas espinafradas e quero crer que não seja esta a intenção precípua deste espaço. Sérgio.

    [Responder]

    Edison Resposta:

    Prezado Sérgio,
    Não se trata de ser ou não representante do Armazém, como não sou, a realidade é que existe muita diferença entre as óticas, coisa que eu não sabia. Já comprei equipamentos com óticas ruins por desconhecimento, mas agora tenho um equipamento com ótima ótica e a diferença é fantástica. Não questiono sua satisfação com o Toya 114m, porém se tiver oportunidade, veja equipamentos similares citados pelo Marco e você verá a diferença. Saudações.

  18. gabriel barroso disse:

    olá estou querendo comprar meu primeiro telescópio queria saber oque eu poderia ver com esse modelo http://www.girafa.com.br/produtos.php?id=7704# gostaria que me desse algumas sugestões mas naum queria gastar mais de R$150,00 estou meio sem dindin no momento, aguardo resposta obrg

    [Responder]

    marco Resposta:

    Cara, desculpa… mas um telescópio por este valor… é jogar dinheiro fora… você não conseguirá ver nada [provavelmente verá somente a Lua, e muito mal ainda]… um telescópio de qualidade, só se for no Armazém do Telescópio… lá eles vendem produtos de qualidade… porém… com esse dinheiro, pode esquecer… o jeito é você juntar mais uns 200,00 e comprar um que custa 300,00 lá no site… é o da Vixen… baratinho, dá para ver algumas coisas, porém, é muito limitado…

    [Responder]

  19. vanessa disse:

    td bem deve ser meio chato, tenho muitas duvidas em relação as compra de telescópico gostaria muito a sua ajuda obg…

    [Responder]

  20. CRIS disse:

    Olá, sou leiga em astronomia, mas recentemente, lendo, acabei me interessando. Achei fantástico as imagens de nebulosas. Gostaria muito que vocês me indicassem um telescópio que me possibilite de vê-las.

    Grata, Cristiane

    [Responder]

    CRIS Resposta:

    ha, estou disposta à pagar até 700 reais. Tem algum que se encaixe no meu orçamento?

    [Responder]

  21. Jadir Souza Amaral disse:

    Gostaria de obter informações sobre qual telescopio posso comprar para observação dos planetas e céu profundo,dentro do limite de R$ 2.500 à 3.500 e quais os acessórios necessários para esse tipo de observação.

    Grato,

    jadir

    [Responder]

    marco Resposta:

    Vá no site do Armazém do Telescópio… lá você virá diversos telescópios que podem ser adquiridos por este valor… basta tirar as dúvidas com o Leandro… com certeza, eu recomendaria de cara para você que pode gastar tudo isso, um de 250mm… Abraços.

    [Responder]

  22. ERTZON FRASSON disse:

    Prezado senhor gostaria de saber do senhor porque nao consigo ver mais a estrela dupla da rigil kentaurus meu telescopio e de 114 de 4.5 e tenho duas oculares uma de 10 e outra de 20 a de 20 e melhor fica mais claro muito boa a de 10 fica mais escuro e tenho que aumenta 2x mas nao ta dando certo gostaria da sua compreensão e nao me leve a mal sem mais abraços ERTZON FRASSON SAO MATEUS E. SANTO

    [Responder]

  23. Patricia Cancian disse:

    Gostaria de saber onde compro o espelho primario do telescopio toya de 80mm.

    Obrigada,

    Patricia

    [Responder]

  24. Daniela disse:

    Estou participando de uma ação voluntária onde iremos realizar o sonho de um garoto de 14 anos, que teve cancêr na retina, e que desde criança sempre gostou de observar as estrelas e têm o sonho de cursar astronomia no futuro. Iremos dar um telescópio pra ele, porém não entendemos nada sobre isso. Gostaria de saber que tipo de telescópio podemos comprar pra ele?

    [Responder]

    marco Resposta:

    Olá, recomendo um Telescópio de 150mm [isso significa o tamanho da objetiva, e quanto maior, melhor... mais brilho do objeto visto etc.]. Comprei o meu no site Armazém do Telescópio. Ela é confiável e tem preços muito mais baratos [e produtos melhores] que outras lojas. Esse deve estar em torno de 1300,00. Mas se não puder comprar um desse, tente, pelo menos, um de no mínimo uns 130mm… que cai para uns 800,00 o valor [e já é um bonzinho também...]. Antes de comprar, recomendo você se cadastrar no fórum COSMOFORUM. Lá, existem especialistas no assunto, que com certeza te darão dicas mais eficientes que a minha… Por fim, NÃO RECOMENDO comprar telescópio da marca Greika, Toya e algumas outras que não vem na cabeça, agora… As marcas que RECOMENDO são: Orion [foi o que comprei, ainda não chegou... mas dizem que é excelente], SkyWatcher, GSO, Celestron, Meade. Porém, volto a falar: cadastre-se no fórum que passei para você, e criei um tópico para o pessoal dizer qual o melhor telescópio para esta criança “brincar”… tem a questão do tripé do telescópio também, que tem dois tipos: azimutal e equatorial. Procure saber sobre tudo isso, antes de adquirir um Telescópio. E lembre-se, adquira algo DE QUALIDADE, e não essas porcarias que dizem ter um “aumento de 600x”, por exemplo, pois isso é mentira… pode até ter o aumento de 600x, mas não será legal… ficará muito ruim a imagem… para finalizar, é bom que você saiba que um telescópio terá um aumento correspondente ao dobro do tamanho da sua objetiva [para que a imagem não perca a qualidade]. Assim, por exemplo, o meu que comprei de 150mm, para que eu não perca qualidade na imagem, poderei ter um aumento até 300x [150x2]. Esse telescópio Orion que adquirir, ele vem com uma “ocular” [lente que você encaixa nele para poder olhar] de 10mm e outra de 25mm. Esse Telescópio tem distância focal de 750mm. Isso significa dizer que, se eu dividir 750/10 [divir por 10 no caso de estar utilizando a ocular de 10mm]eu terei um aumento de 75x, ou se eu utilizar a minha ocular de 25mm, eu terei um aumento de 30x. E assim por diante… existe um negócio chamado “Barlow”. Você pode comprar separado… ela aumenta 2x mais o valor do seu aumento… por exemplo, naquele primeiro caso, que meu aumento foi de 75x com a ocular de 10mm, se eu utilizar junto com esta ocular uma barlow 2x, terei um aumento de 150x… e lembre-se, para que não se perca qualidade de imagem, no caso do meu telescópio de 150mm, ainda poderia aumentar mais 150x [aí vai para o máximo recomendado, que é 300x, para meu telescópio]. Espero que tenha sido claro. Abraços…

    [Responder]

    Daniela Resposta:

    Muito obrigado pelo esclarescimentos… ajudou muito!!!
    Grande abraço.

    [Responder]

  25. Stella disse:

    Olá!!! Quero comprar um telescópio para observar estrelas, planetas e galáxias… estou disposta a gastar em torno de 1800 reais. Eu consigo algum legal, por esse preço?

    [Responder]

  26. alan lenon disse:

    Telescópio refletor 76/700 COM EXCELENTE QUALIDADE DE IMAGENS

    Caracteristicas
    Equipamento de ótimo padrão, excelente qualidade ótica, com espelhos e oculares multitratadas.
    Possui disstância focal de 700mm com espelho de 76 mm de diâmetro
    Especificações do produto:
    Montagem Azimutal
    Diâmetro do Espelho: 76mm
    Distância Focal: 700 mm
    Aumento máximo teórico: 350x
    Luminosidade: f/9,2 (ótima luminosidade)
    Acessórios Inclusos: Oculares Huygens H20mm, Huygens H12,5mm, SR4mm – Barlow de 3x – EYS ERECTION PARA OBSERVAÇÕES TERRESTRE
    Diâmetro das oculares 0,965″ (25mm) – Buscador de 5x24mm – Tripé em Alumínio com 2 estágios

    seria um bom começo ???

    [Responder]

  27. Carlos disse:

    Tenho o interesse em adquirir um “telescópio” na busca que fiz pela internet tem muitas opções que variam de R$ 350 a 500 .
    Qual o melhor telescópio para ver planetas, nebulosas, estrelas e etc. ???

    [Responder]

  28. Damian Schelling disse:

    Caros,

    Comprei um Telescópio da Marca Dorr(Sirius 150) de 150mm e com as Oculares de 25mm, 10mm e 6,3mm.
    Ainda estou iniciando, mas já consegui ver bem a Lua, Jupiter, Venus…Porém queria tentar ir um pouco mais longe ainda….A minha dúvida é: Quais oculares vocês me aconselhariam ?

    [Responder]

  29. Vaness disse:

    Bom dia

    Um telescópio com as seguintes especificações:Especificações:
    Tipo de telescópio….. Refrator Equatorial
    Diâmetro objetiva (mm)….. 80
    Ampliação máxima teórica….. 675x
    Ampliação máxima recomendada ….160x
    Construção…. NT
    Abertura ….. f/11
    Distância focal….. 900mm
    Montagem….. Equatoria EQ2 Pro
    Tripé….. Alumínio
    Peso (kg)…..12
    Altura do telescópio(cm)….135
    Comprimento do tubo(cm)…..95
    Diâmetro das oculares….. 1,25 polegadas (32mm)

    É bom?? posso investir nele??

    Muito obrigada e parabéns pelas dicas..

    [Responder]

    Fabiano Resposta:

    Olá, recomendo um telescópio newtoniano, este seria um refrator.
    Porém, deve-se ter em conta que existem muitas marcas vendidas por aí de qualidade ruim para péssima.
    Para ter uma base, algumas marcas boas que aconselharia seriam Celestron, Meade, Orion, Skywatcher, GSO, Vixen… Marcas reconhecidas e de boa qualidade.

    [Responder]

  30. ENIVALDO ALMEIDA TRINDADE disse:

    Olá, boa noite,
    Gostaria da opinião dos senhores sobre o seguinte: Minha filha me pediu um telescópio de presente de natal. Como sou leigo no assunto, gostaria da orientação dos senhores. Encontrei so site da astroshop, um telescópio com as seguintes características: Telescópio TravelScope 70mm

    Especificações:
    - refrator acromático 70mm
    - distância focal 400mm f/5.7
    - buscadora de 5×24
    - ocular de 20mm (20x) e 10mm (40x)
    - diagonal 45 graus eretora de imagem
    - tripé de aluminio com altura ajustável entre 41cm a 125cm
    - mochila
    Para iniciante, é uma boa compra?
    Desde já obrigado.

    [Responder]

  31. Felipe Pantozzi disse:

    Bom estou interessado em comprar um telescópio para uso próprio, mas não tenho conhecimento sobre o mesmo, Poderiam me indicar um, meu orçamento não é dos melhores…

    [Responder]

  32. Felype disse:

    Olá queria saber ate onde eu posso ver com esse telescopio?

    http://www.americanas.com.br/produto/108386718/telescopio-f90060m-weifeng

    [Responder]

  33. Bia disse:

    olá, moro em santarém, uma cidade do interior do pará, e gostaria de indicações de bons telescópios, tanto para a visualização de galáxias e constelações como para a visualização de planetas, algo que fosse um intermédio entre os dois…

    [Responder]

  34. ITALO disse:

    COMPREI ESSE TELE “Telescópio Astronômico Refrator com Tripé 50x/100x” O QUE DA PRA VER COM ELE GALERA?

    [Responder]

    taty Resposta:

    eu tb comprei..alias acabou de xegar,,so q nao to conseguindo ve nada,,sei q esse telescopio e mt fraco e talz mas keria mesmo so p matar a curiosidade,,mas naunn to conseguindoo ve nadaaaa,,preciso d ajuda tb

    [Responder]

  35. Calcopietro disse:

    Amigos
    Ganheium telescópio da marca GREIKA e pelo que entendi, o modelo é: ST-60900 – D=60mm – F=900.
    Ocorre que não veio com o manual de montagem das lentes e por essa razão, ainda não consegui vizualizar nem sequer a lua.(rrrrsssss
    O telescópio veio com as seguintes peças:
    Uma Erecting eyepiece 1,5x
    Uma Barlow 3x
    Uma Balow 2x
    Uma H 8mm
    Uma H 12,5mm
    Uma H 20mm
    Uma SR 4m
    Peço, por gentileza, à qualquer um dos amigos que tem esse conhecimento e que está lendo minha mensagem neste momento, que me explique a montagem dessas lentes relacionadas à capacidade desse telescópio de focalizar alguns objetos nos céus (lua, marte ou o que for possível)
    Antecipadamente grato – e abraço a todos que olham para as estrelas

    [Responder]

    trovao Resposta:

    O grande problema é que tudo que se quer fazer, tem que ter dedicação, não veio com manual de “montagem das lentes” simplesmente porque se supõem que experimentando se perceba como se dá a sua utilização.
    Portanto … primeiro conselho é brinque com seu tele (só NÃO vá apontá-lo para o SOL, FICARÁS CEGO NA HORA!).
    A despeito disso, inclusive por se tratar de uma luneta, fica muito mais fácil adaptar-se a utilização das diversas OCULARES (parte daquilo que você está chamando de lente) e das Barlows e eretora (a outra parte) durante o dia.
    Também facilita se você compreender o conceito funcional do telescópio refrator …
    A imagem passa (aqui sim) através da LENTE (de 60mm fixa na ponta do tele) projetando-a à distância focal na OCULAR (8; 12,5; 20 e 4mm) cujo foco deve ser feito com a ajuda do focalizador.
    As diferentes oculares fornecerão diferentes ampliações a imagem captada pela objetiva (lente de 60mm na ponta do tele), ampliação esta que é determinada pela razão entre a Distância focal do Tele e Distância focal da Ocular … assim, para a distância focal do seu tele (900mm), o seu conjunto de oculares propiciará aumentos de (112,5x; 72x; 45x e 225x).
    A eretora serve para observações terrestres de forma que a imagem visualizada não fique invertida. Não é necessária para observações celestes, sendo mesmo não indicada, uma vez que cada camada que se acrescente entre as objetiva e a ocular torna a imagem mais escura e o objetivo é sempre o inverso garantir-se maior capacidade de captação da luz…
    P. S.: Observe que esta eretora atua como uma Barlow de 1,5x.
    As barlows servem para diminuir o comprimento da distância focal das oculares, magnificando portanto o aumento … assim utilizada em conjunto com a Barlow de 3x, as ampliações do seu conjunto de oculares seria o seguinte (337,5x; 216x; 135x e 675x). Com a de 2x seria (250x; 144x; 90x; 450x). E, por fim, com a eretora (168,75x; 108x; 67,5x; 337,5x).
    Neste ponto você deve estar a dizer: – Tá vendo, bem que na o vendedor disse que dava 675x e o povo dizendo que é mentira! E não deixarás de estar certo … teoricamente dá muito mais do que isso! É só ir combinando as barlows … tasca a 2x em cima da 3x e vai dar 6x de aumento já pensou … dá mais de 1000x!!! Embora nem o vendedor teve a cara lisa de argumentar isso! E … não o fez porque?
    Porque a máxima ampliação ÚTIL de um telescópio se da em 2,5x a OBJETIVA (aquela lente fixa da frente do tele) DESTE, ou seja 2.5x 60… que é igual a 150x.
    Obsever que este é o maior aumento útil possível com seu tele, acima disso só vai ter borrão … e olhe que ACREDITO que isso valha muito mais para REFRATORES que é o caso do seu do que para REFLETORES… nestes últimos o aumento útil é bem mais moderado.
    Ou seja como o seu tele só aguenta no máximo 150x de aumento, a maior ocular a ser utilizada nele seria 900mm (DF do TELE) /150 (Maior Aumento), donde se conclui que 6mm seria a menor OCULAR UTILIZÁVEL NO SEU TELE … Ou seja … essa 4mm é de enfeite, e talvez por isso você não esteja conseguindo ver sequer a lua ..

    Experimente utilizar a ocular de 20mm sem qualquer barlow (e vai ver que fica muito mais fácil a tarefa de achar a lua) … lua achada, focalize-a bem e proceda ao alinhamento da buscadora … troque a ocular pela 12,5mm e repita o procedimento, troque a ocular pela 8mm e repita o procedimento, troque a ocular pela 12,5 com a barlow 2x e repita o procedimento (se essas barlows possuirem lente de vidro – coisa que duvido muito – se forem de plástico não as use) e por fim (com a mesma observação da barlow) substitua-na pela eretora mais a lente de 8mm e repita o procedimento, aí você terá o máximo da ampliação do seu tele..

    [Responder]

  36. William Brepohl disse:

    Olá pessoas! Estou interessado em comprar um telescópio luneta para visualizar tanto o céu como a terra. Me falaram que a abertura é um dos fatores mais importantes em um telescópio. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre estes telescópios:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458430548-luneta-telescopio-675x-mod-90060-cd-astronomico-promoco-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456316678-telescopio-luneta-astronmico-terrestre-com-tripe-ajustavel-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460866358-telescopio-70060hd-amplitude-525x-pode-chegar-ate-1050-x-_JM

    Grato pela ajuda. Lembrem-se que gostaria também e principalmente para uso terrestre.
    Meu e-mail para contato: william_brepohl@hotmail.com

    [Responder]

    William Brepohl Resposta:

    Se não forem bons gostaria de saber um telescópio ótimo para observação terrestre e celeste. Gostaria de gastar até R$250. Poderia até ser uma luneta mas gostaria de umas orientações.

    [Responder]

  37. Observador disse:

    ÒLA gostaria de saber se um telescopio Newtoniano de 10”com distancia focal 1200mm relaçao focal f/4.72.Dá para olhar com qualidade pelo menos a NEBULOSE DE ORION? E tambem GALAXIA ADROMEDA,NUVEM DE MAGALHAES e outras NEBULOSES E GALAXIA.E dá tambem pra olhar todos os planetas do sistema solar?Qual seria um melhor telescopio para obvervar GALAXIA E NEBULOSA E OUTRAS COISAS EM GERAL O (CEU PROFUNDO) um Newtoniano ou cassegrain de 10 polegadas ou maior?

    [Responder]

  38. Roberto disse:

    Adquirí recentemente um telescópio e tenho uma dívida quanto à mira buscadora;
    -alem da imagem invertida o que parece ser normal,a imagem da mesma apresenta falta de nitidez total, embaçada e não se consegue visualizar nada.
    Tem algum tipo de regulagem/foco???
    Obrigado,Roberto

    [Responder]

  39. sid disse:

    Gostaria de um telescópio para busca de meteoro que passam “perto” da Terra. rsrsr Quanto custa? será que só grupos em consórcio podem compra-los. E acho que deve-se ter formação em astronomia…

    [Responder]

  40. Decamargo disse:

    Boa tarde,vc poderia me informar sobre este telescópio New vivitar tel 60700-168x/525x pro refletor telescop.
    obrigado.

    [Responder]

  41. Maristela disse:

    Olá, gostaria de saber se para ver planetas , a lua e as estrelas, esse telescópio serve? E se é indicado para iniciantes. Obrigada
    TELESCOPIO 60050 Modelo 50600 é um telescópio refrator, ideal para iniciantes na observação terrestre e celeste, com ótima abertura (50mm),apresentando assim eficientes características de luminosidade e precisão no foco de corpos celestes e terrestres. Sua montagem azimutal proporciona fácil mobilidade e portabilidade de seu equipamento, garantindo diversão garantida e descobertas astronômicas fantasticas.
    Telescópio Azimutal c/tripe e acessorios.
    Objetiva: 50mm
    Distancia Focal: 600mm
    Acessorios:
    Oculares (3)
    Lente Barlow 3x
    Lente eretora 1.5x
    Marca Greika

    [Responder]

  42. Genaldo disse:

    Tenho Um Telescópio 150mm Toya Startec Pro 150LTEQ3-5 Long Tube (f/9,3) com Motor Clock Drive
    Refletor com abertura de 150mmm e motor Clock Drive
    e não sei usar. O vendedor, de um site de Minas, deu umas poucas instruções que não me habilitaram.
    Se não encontrar quem me ajude vou vender, até pela metade do preço que comprei. Está “ornamentando” um quarto na minha casa de praia.

    [Responder]

    André Luiz Santiago Jr Resposta:

    Quer quanto?
    Manda um email
    cototracinho.net@hotmail.com

    [Responder]

  43. Gerson disse:

    Bom dia>

    Comprei um telescopio de 16″ pois sempre li quequanto
    maior a abertura maior a potencia, agora vi que a razao focal dele é de 4/4 ou seja 406mm com esta razao focal nao veja nada, me falaram que posso fragmenta-lo, para uns 300 mm dai aumentaria a razao focal.
    è isso mesmo?

    ex: com ocular de 10mm nao vejo nada. uso uma de 25mm
    mas estou decepcionado pagei 8 mil

    Alguem poderia me dar umas dicas?

    [Responder]

  44. Nelson disse:

    olá estou na duvida de qual desses tele eu devo compra quero comprar um Refletor SkyWatcher 130mm EQ2.Distância focal de 650mm.Razão Focal: F/5. ou Telescópio Powerseeker 127EQ CELESTRON Diâmentro do Espelho Primário: 127mm Distância Focal: 1000mm f/8 aparentemente para mim parece o tele . 127mm vcs podem me ajudar

    [Responder]

  45. Nelson disse:

    olá quero comprar um telescopio estou em duvida qual e o melhor Refletor SkyWatcher 130mm EQ2.Distância focal de 650mm.Razão Focal: F/5. ou Telescópio Powerseeker 127EQ CELESTRON Diâmentro do Espelho Primário: 127mm Distância Focal: 1000mm f/8 aparentemente para mim parece o tele . 127mm vcs podem me ajudar obrigado

    [Responder]

  46. André Luiz Santiago Jr disse:

    Quero comprar um bom telescópio, estou disposto a pagar até R$1.500.
    Mas eu pesquisei e encontrei um site é possível comprar um kit e eles montam um o telescópio pra vc. Um de 180mm sairia por menos de 500 reais.
    Será que vale a pena?
    Vcs teriam alguma referência desse serviço que eles oferecem?

    http://www.telescopiosastronomicos.com.br/kits.html

    [Responder]

  47. Tatiane Regina disse:

    Ola comprei um telescopio da marca greika mas a imagem no buscador esta de cabeça para baixo …como posso arrumar isso?

    [Responder]

  48. Giovanni disse:

    Baseado no que li, uma grande abertura compensa uma menor razão focal e vice-versa ao contrário ou concluí errado? Qual seria, então, o melhor dos dois mundos? Abertura entre…e razão focal entre..e? Sempre respondem/perguntam “qual o seu objetivo?”. Hoje li alguém falando que são poucos planetas e que uma hora cansaria de ver sempre os mesmo, então, seria interessante também poder ver outras coisas inclusive de céu profundo. Por tudo que já li concluí que o certo é ter no mínimo dois teles para as duas coisas. Mas se vc compra dois, toda a grana daria pra algo melhor que os dois. Ou não? Razão focal, abertura, equatorial ou dobson? MAs fiquemos com a opção de um único por enquanto. Qual seria este?

    Obrigado

    [Responder]

  49. Glau disse:

    Pode parecer estranho, mas gostaria de presentear meu marido com um telescópio, mas o maior interesse não é a observação do céu e sim, do mar que fica próximo ao meu apartamento. É recomendado um telescópio ou uma luneta?

    [Responder]

  50. Breno disse:

    Bom, estou querendo comprar meu primeiro telescópio e queria saber se esse e uma boa escolha, e queria saber se com ele oque consigo ver:
    http://www.americanas.com.br/produto/108386718/telescopio-f90060m-weifeng

    [Responder]

    Renato Resposta:

    Olhe, a essa autura acho q ja comprou, mas eu recomendo juntar um pouco mais e comprar uma astromaster 70, 80, ou 90 EQ, sempre com EQ pois a montagem equatorial ajuda MUITO nas observações, eu tenho um 70 eq, um otimo telescopio mas sinto falta de uma abertura maior, recomendo o 80 eq. esepro ter ajudado

    [Responder]

  51. claudio disse:

    Olá, adquiri um telescópio TASCO Space Station 60x700mm, já consegui admirar as crateras da Lua e viajei por algumas estrelas, incrível! Sou amador, vivo admirando o céu, e ontem, dia 03/12/2013, observei a olho nú, um pequeno brilho no céu, em pleno sol de 16:10(na verdade 15:10) avistei Vênus!!!! Confirmei com o telescópio, que lindo! Perfeito. Comprei esta TASCO para ver um pouco mais. Mas não consegui acessar a mira(que vem com um compartimento para bateria)… podem me ajudar a aproveitar mais este equipamento amador?(tendo em vista um manual muiiito pobre) Grato

    [Responder]

    Ismael Resposta:

    Olá Tiago Boa noite!

    Comprei um telescópio da tasco space station 60x700mm 49060700, gostaria de uma dicas qual lente utilizar para ver estrelas, luas e outros planetas.
    Grato,
    ISmael

    [Responder]

  52. Arneudo disse:

    Amigos comprei um telescópio constellation, pelos cometários que já vi aqui acho q fiz a compra errada, mas gostaria pelo menos ver a lua, ele tem duas lentes juntas na parte superior uma sobre a outra não sei se é por isso q não consigo ver nada, apenas um clarão da lua alguém tem alguma informação…

    [Responder]

  53. Leandro disse:

    Boa noite a todos
    Estou para comprar meu primeiro telescópio nesta Segunda Feira e é um Meade ETX-80at com oculares de de 6mm, 8mm, 13mm e 32mm.
    O que conseguiria ver de bacana com ele?
    Desde já agradeço pela ajuda

    [Responder]

  54. Osvaldo disse:

    Ganhei um telescopio Vivitar 75x/150x,montei ele mas estou tendo dificuldade em localizar as estrela e a lua,pois nao consigo ve nada do que está no céu.peço ajuda.

    [Responder]

  55. Alisson disse:

    oi, tudo bem? qual desses voces indicariam para compra?
    Telescópio RF 114mm Toya Skyview THR 114AZ2P:
    Tipo: Refletor Newtoniano
    Montagem: Azimutal Super
    Diâmetro do Espelho: 114 mm ( que proporciona excelente resolução)
    Distância Focal: 900 mm
    Luminosidade: f/7,8
    Aumento máximo efetivo: 263x
    Diâmetro das Oculares: 1,25″ (31,7mm) Super Plossl
    Ocular Super Plössl 25mm (1,25″)
    Ocular Super 10mm (1,25″)
    Prateleira de Acessórios
    Lente Barlow 2X
    Espelho Secundário de 1,8mm
    Luneta Buscadora 6×30
    Espelho Principal de 114mm

    Telescópio PowerSeeker 114EQ – CELESTRON:
    Optical Design Newtonian Reflector
    Aperture (mm) 114 mm (4.49 in)
    Focal Length 900 mm (35 in)
    Focal Ratio 7.89
    Focal Length of Eyepiece 1 (mm) 20 mm (0.79 in)
    Magnification of Eyepiece 1 45 x
    Focal Length of Eyepiece 2 (mm) 4 mm (0.16 in)
    Magnification of Eyepiece 2 225 x
    Barlow Lens 3 x
    Finderscope 5×24
    Mount Type German Equatorial
    Accessory Tray No-Tool Tray with Eyepiece holder
    Tripod Aluminum
    Highest Useful Magnification 269 x
    Lowest Useful Magnification 16 x
    Limiting Stellar Magnitude 12.8
    Resolution (Rayleigh) 1.22 arc seconds
    Resolution (Dawes) 1.02 arc seconds
    Light Gathering Power (Compared to human eye) 265 x
    Apparent Field of View 0.9 °
    Linear Field of View (@1000 yds) 48 ft (15 m)
    Secondary Mirror Obstruction 1 in (25 mm)
    Secondary Mirror Obstruction by Area 4.96 %
    Secondary Mirror Obstruction by Diameter 22 %
    Optical Coatings Aluminum
    Optical Tube Length 34 in (864 mm)

    ??
    Se puderem me responde, agradeço!

    [Responder]

  56. Messias disse:

    Olá, gostaria de saber qual é a melhor marca de telescopio atualmente, se a lente de 80mm seria o minimo melhor para um iniciante , totalmente leigo no assunto e sobre a ampliação de 100 ou 120x estaria boa ? fiz uma pesquisa superficialmente e ouviu dizer que com uma lente de 80mm daria pra ver muitos corpos celestes com maior nitidez.

    [Responder]

  57. Natalia disse:

    Oi,
    Eu tenho um telescópio modelo 60900 com tripé de madeira, não encontrei a marca, nem nada. Mas apenas gostaria de saber aonde compro lentes novas pra ele e como faço a manutenção, pois parece que a lente está embaçada

    [Responder]

  58. Mariana disse:

    Olá,
    Tenho interesse de adquirir um telescópio, porém receio que por ser amadora, tenha muita dificuldade de usá-lo. Procurei me informar em vários sites sobre qual seria o mais adequados e gostaria da opinião de vocês sobre estes dois: Telescópio SkyWatcher 114mm Virtuoso Heritage + fonte 12V -http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/telescopios/114heritage-detail e Telescópio refrator Skywatcher 90mm AZ3, astronômico e terrestre-http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/telescopios/90az-detail
    obrigada!

    [Responder]

Deixe seu Comentário