Conhecendo o Telescópio

Astronomia & Astrofísica — Por em abril 24, 2010 as 19:43

Os principais tipos de telescópios com relação à ótica utilizada são:

  • Telescópios Refratores: Utilizam lente ou conjunto de lentes na função de elemento primário de captura da luz ou objetiva. (são vulgarmente chamados de Lunetas, talvez pelo fato dos modelos mais comuns serem adequados principalmente para ver a Lua com uma boa qualidade de imagem).

O ‘F‘ na imagem é o ponto focal do telescópio (ponto onde os raios de luz que incidem na ótica convergem). A distância da lente/espelho ao ponto focal é a distância focal do telescópio e determina as suas características.

  • Telescópios Refletores: Utilizam um espelho primário côncavo para coletar a luz e formar a imagem. No telescópio refletor Newtoniano, a luz é refletida para um pequeno espelho inclinado em 45º que desvia a luz para uma abertura lateral do tubo, onde fica a ocular. São os telescópios de melhor custo-benefício encontrados, portanto muito indicados para o nível introdutório.

  • Telescópios Catadióptricos: Empregam ambos elementos: espelho e lente, resultando em uma configuração que proporciona telescópios pequenos e portáteis e com ótimo poder de ampliação. No entanto, é necessário o emprego de maior tecnologia para serem fabricados, o que os tornam mais caros.

Os tipos mais comuns de catadióptricos são:

  • Cassegrain, onde a lente frontal é uma lente plana.
  • Schmidt-Cassegrain, onde a lente frontal é uma lente complexa chamada de placa corretora, que tem a função de reduzir a aberração esférica do espelho principal.
  • Maksutov-Cassegrain, onde a placa corretora é uma lente chamada de menisco-divergente. Veja abaixo detalhe das duas principais variações do catadióptrico:

A ótica de um telescópio é composta por duas partes básicas:

  • Objetiva: Lente ou espelho ou combinação de ambos, que ficam direcionados para o objeto da observação (daí seu nome).
  • Ocular: Lente ou grupo de lentes que tem a função de levar a imagem da objetiva aos olhos.

As oculares

Oculares são lentes intercambiáveis que influenciam nas características óticas do telescópio como:

  • Aumento.
  • Qualidade da imagem.
  • Largura do campo de visão.

Existem muitos tipos de oculares que vão desde a mais simples do tipo Ramsdem, com apenas dois elementos óticos, até as sofisticadas e caras Nagler com ótica de seis ou mais elementos. Cada tipo possui características peculiares quanto à largura do campo de visão, correção e eliminação de aberrações.   Uma típica ocular do tipo Plossl (figura abaixo), que é muito popular devido ao bom custo-desempenho que oferece.

Características básicas dos telescópios

Muitas pessoas que visitam observatórios astronômicos ficam curiosas para saber qual o aumento proporcionado por um telescópio profissional. Em geral, surpreendem-se bastante com a resposta. Como é possível então que na propaganda de pequenos instrumentos para amadores sejam anunciados aumentos equivalentes ou mesmo superiores? A principal característica de superioridade dos telescópios é o poder de resolução, o qual é diretamente proporcional ao diâmetro da objetiva e determina a capacidade do telescópio em isolar e tornar acessível detalhes muito sutis. Portanto o aumento é o fator de menor importância na avaliação da qualidade de um telescópio. Não acredite em telescópios onde o aumento é colocado como principal característica.

O aumento no telescópio é uma característica variável e depende de dois fatores:

  • Comprimento focal do telescópio.
  • Comprimento focal da ocular.

Obs: O comprimento focal do telescópio é ajustado na construção do espelho ou lente e determinará as características fixas do telescópio.

Para calcular o aumento é só dividir o comprimento focal do telescópio pelo comprimento focal da ocular ex:

Aumento (vezes) = Comprimento focal telescópio (em mm) / Comprimento focal da ocular (em mm)

Abertura: Dado de grande importância na qualidade da imagem de um telescópio, determina o poder de resolução e a quantidade de luz que o instrumento será capaz de capturar e consequentemente a capacidade de observar detalhes sutis de objetos de pouca luminosidade (galáxias, nebulosas etc…).

A Abertura ou Claridade depende do comprimento focal telescópio e do diâmetro do espelho ou lente objetiva, ex:

Abertura = Comprimento focal telescópio (em mm) / diâmetro do espelho ou lente objetiva (em mm)

Fazendo uma tabela das aberturas é possivel, de uma maneira simplificada, classificar os telescópios da seguinte forma:

Abertura Claridade
4 Muito claro
6 Claro
8 Claridade média
10 Pouco claro
12 Escuro

Comprimentos focais longos produzem maior aumento, mas, diminuem a claridade e estreitam o campo de visão. Também deixam os telescópios mais longos e difíceis de transportar.

Comprimento focais curtos produzem menor aumento, porém com maior luminosidade e maior largura do campo de visão, facilitando o transporte. A escolha depende da aplicação e do tipo de observação.

A montagem é uma parte importante do conjunto. Deve ser firme e estável e permitir movimentos suaves e facilidade de posicionamento em qualquer parte do céu, ou você passará as noites brigando com o telescópio ao invés de observar o céu.

Há dois tipos básicos de montagem:

  • Altazimutal, mais simples e muito usada em construções caseiras de telescópios na versão conhecida como montagem Dobsoniana. Atualmente é o padrão adotado dos modernos telescópios computadorizados, pela simplicidade e não necessidade de posicionamento prévio. Ela proporciona um movimento de rotação da base com eixo perpendicular ao solo, e o movimento basculante do tubo do telescópio.
Montagem Azimutal
  • Equatorial, mais complexa e requer posicionamento correto, sendo que um dos eixos de movimentação deve apontar exatamente para o polo celeste, (veja detalhe na foto abaixo). Após o correto posicionamento, atuando apenas em um dos controles você acompanha a trajetória do objeto no céu.
Montagem Equatorial

Nos dois tipos de montagem existem versões equipadas com motores, conhecidos como ‘Clock Drive’, que compensam a rotação da Terra e mantém o telescópio fixo na observação. No caso de astro-fotografias o ‘Clock Drive’ é um requisito obrigatório.

NT.: Montagem Dobsoniana

Com relação à montagem Dobsoniana vale ressaltar que ela vem sendo largamente utilizado na astronomia amadora mundial, devido às possibilidades de construções extremamente portáteis. Mesmo telescópios com espelhos de até 40 polegadas podem ser transpórtados em automóveis ou pequenas vans. Esses telescópios conhecidos como Super-Leves ou Ultra-Leves solucionaram o problema do transporte de grandes telescópios e é uma boa opção para aqueles mais familiarizados com montagens e que desejam um telescópio maior.

Veja esse exemplo abaixo um telescópio Dobsoniano super-leve de 16 polegadas montado e desmontado:

Tags: , , , , , , , , , , , ,

234 Comentários

  1. Pompeu Florencio disse:

    Acabei de comprar um telescopio Toya Startec 150 mm. Gostaria de saber por que so vejo as imagens ao contrario (cabeça pra baixo) e se existe alguma maneira de inverter isso.

    Desde de já, fico agradecido pela atenção. Abraço!

    [Responder]

    bi Resposta:

    Voce so ve as imagens de cabeca pra baixo por que seu telescopio e refletor (os espelhos dele geram uma imagem ao contrario) todo telescopio refletor gera essa imagem invertida
    para consertar voce pode comprar uma lente inversora

    [Responder]

    marcos Resposta:

    Luneta Greika BT 36050N
    comprei esta luneta, eu vou conseguir ver o que com ela?
    obrigado!

    [Responder]

    deva jai Resposta:

    oi me chamo deva eu comprei um telescopio greika D=60mm F=600 estou com dificuldade de ver os planetas e queria ver a lua mais de perto

  2. Rennan Oliveira disse:

    Quero comprar um telescopio, mas estou na duvida se é melhor telescopio ou lunta? Meio fim é só para observar a lua e as estrelas. Como posso obter mais informações sobre isso?

    [Responder]

    luiz Resposta:

    é melhor uma luneta, amigão

    [Responder]

    camila Resposta:

    queria saber mais sobre esse telescopio . é pra uso pessoal,distração .. objetivo ver a lua e estrelas

    • Marca: SAKAR
    • Modelo: 18451

    • Diâmetro da objetiva de 50 mm
    • Distância focal de 600 mm
    • Aumento máximo de 100x
    • Espelho diagonal
    • Tubo em plástico com a cor do alumínio
    • Tripé de alumínio com altura de 30 cm

    [Responder]

  3. Rennan Oliveira disse:

    Até encontrei um site que vende uns compridos e outros mais curtos, são telescopios os dois tipos? Qual me possibilita ver mais nitido e mais perto a lua??

    [Responder]

  4. Rennan Oliveira disse:

    O telescopio que vi para comprar tinha as seguintes configurações : 900x60M o comprido, e o outro era o mais curto e era de F300x70M. Diante dessas configurações qual o melhor?

    [Responder]

    Prof. Emerson Perez Resposta:

    ola renann
    o 1. passo é definir o que voce quer observar. pois os telescopios tem modelos diferentes para objetos diferentes, por exemplo para observar galaxias, nebulosas, aglomerados precisa de telescopio de abertura grande, já para observar planetas, lua, necessita de aumentos relativos sem necessariamente grande abertura da lente ou espelho.

    [Responder]

    Rennan Oliveira Resposta:

    Bom meu intuito é observar estrelas e a lua, esse telescópio citado de configurações de 900x60m é bom para esse fim? Onde posso encontrar mais informações mais precisas sobre a diferença entre telescópio e luneta?

    Grato pelas respostas.

    [Responder]

    Whesley Resposta:

    Rennan o melhor telescopio pra você observar a lua e estrelas é o 300x70mm se ele for um refrator, provavelmente ele vai ser mais caro que o outro 900x60mm, pra ver a lua e estrelas a gente precisa de um telescopio com a qualidade da imagem melhor, sendo assim o de objetiva 70mm é melhor, não tem muita diferença telescopio de luneta,o telescopio é uma luneta, só que uma luneta é para olhar a lua, como ja pode-se perceber pelo nome, e com o telescopio você concegue ver planetas cometas asteroides a propria lua estrelas etc, menos nebulosas e outras galaxias.

    Martini Resposta:

    Se esse 300x70mm significa uma lente de 70 mm e uma distancia focal de 300 mm , então esse telescópio vai precisar de uma barlow pra usar em planetas que exigem maior ampliação . Se não for de óptica boa uma relação focal curta assim serve mais como telescopio de busca apenas , não de resolução .

    Reginaldo Resposta:

    Quero Receber tudo sobre como fazer um telescopio

    [Responder]

  5. márcia borges disse:

    Olá eu queria saber qual é o melhor telescopio para observar plenetas??

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Um telescópio de 900×60 (900mm = comprimento e 60mm = diâmetro da lente objetiva), que não é muito caro, você consegue ver Jupiter e seus satélites, Saturno e seus anéis, muitos detalhes da Lua, além de outros corpos celestes. O segredo é saber como combinar os jogos de lentes que normalmente acompanham um telescópio. Mas não se iluda com aquelas fotos maravilhosas que você vê por aí dos planetas: aquelas imagens geralmente são capturadas de super telescópios astronômicos, em observatórios, ou do próprio Hubble. Em um telescópio doméstico você não terá aquelas definições nem aquela aproximação. Mas para quem gosta de observar o céu, esse que eu citei aqui já vale a pena!

    [Responder]

  6. MIKAELLA disse:

    ADOOOORO OS TELESCÓPIOS
    AFINAL SAO TDB!!!

    [Responder]

  7. anderson disse:

    eu gostaria de saber se o telescopio só se pode observar o espaço

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Usando a combinação de lentes adequadas, você pode observar qualquer coisa, desde que não sejam objetos muito próximos ou com muito pouca luz.

    [Responder]

  8. Marcio Mei disse:

    Gostaria de saber o procedimento de montagem do telecópio marca TOYA modelo 900114, focal length:900mm, diametro:114mm, coated lens.
    Montei o equipamento mas não consigo visualizar o que desejo, alguém poderia ensinar-me ou enviar por email um manual mais detalhado e em portugues.

    [Responder]

  9. Fernanda disse:

    comprei um telescopio equatoriano da greika 1400150eq,
    o manual dele não é muito explicativo, mas gostaria de ver planetas e nebulosas,vou ler mas sobre ele, mas fiquei na duvida de ter comprado!!! é um bom aparelho???

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Não conheço, mas pelas dimensões (1400 x 150) deve ser um ótimo aparelho, pois poussui uma abertura grande, propícia para nebulosas e galáxias. Se ele veio com conjunto de lentes, faça assim: combine uma lente Barlow de 2x com uma ocular de 20mm ou 12mm. Aponte para um objeto não muito próximo, por ex. um poste e ajuste o foco. Em seguida, aponte para uma estrela. Ajuste novamente o foco e em seguida aponte para um planeta. Para saber o tamanho do aumento que você terá divida o tamanho da distância focal pelo tamanho (em mm) da lente ocular(ex.: 1400/20 = aumento de 70x). Quanto menor for esse resultado do aumento, mais nítida será a imagem, porém não tão aproximada. Quanto maior a aproximação, mais distorcida fica a imagem do objeto. Tente experimentar as diversas combinações de lentes, cada combinação é propícia para visualizar esse ou aquele objeto. Se você tiver uma ocular de 4mm, poderá ter um aumento de 350x sem distorcer demais o foco, pois seu telescópio tem uma abertura grande. Quanto maior a abertura, mais luz ele capta, melhorando a imagem.

    [Responder]

    Martini Resposta:

    Mas não vamos nos esqueçer que 350 x de ampliaçao vai ser possivel apenas sob ótimas condiçoes atmosféricas , como transparência e baixa turbulência (seeing) mesmo para uma telescópio grande de 250 mm que possuo raramente uso acima de 300 x , a ocular também terá que ser de alta qualidade .

    [Responder]

  10. Tainara disse:

    Olá! Gostaria de saber qual é o telescópio mais indicado para observar galáxias e nebulosas??? Quero comprar na Best Buy, nos EUA, mas não entendo muito sobre as especificações. Moro em um lugar com céu limpo. Aguardo!

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Procure por um telescópio com abertura grande, no mínimo 70mm. Abertura é a medida do diâmetro da lente objetiva (a lente grande que fica na “ponta” do telescópio). Eu indicaria um com pelo menos 100mm de abertura (equivale a uma lente com diâmetro de 10cm). Telescópios bons normalmente vêm com jogos de lentes adicionais (por ex. Barlow). E desconfie de equipamentos muito baratos ou com poucos acessórios.

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    http://www.astroshop.com.br/iniciantes/iniciantes01.asp

    [Responder]

  11. Dioni Peterson disse:

    Olá….

    O que eu consigo fazer com esse telescópio aqui..

    Telescópio Luneta F90060m Ampliação 657x Astronômico Terrest:

    -Diâmetro da objetiva: 60mm (2.4″)

    -Distancia Focal: 900mm

    -Ajuste milimétrico para compensar o desvio equatorial

    -Acompanha quatro oculares de vidro 4mm, 8mm, 12,5mm, 20mm

    -Lentes oculares de 1.25″

    -Extensor de ocular com inversão e magnificação de 1,5x

    -Lente Barlow de 3x

    -Lente Barlow de 2x

    -Prisma 90º

    -Mira Buscadora de 5x24mm

    Consigo ver a Lua e estralas com perfeição..

    Desde já agradeço a todos.

    Abraço

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    A melhor combinação para observar a Lua é a lente Barlow de 3x + ocular de 12,5 (aumento aproximado = 216x). A lente Barlow de 2x também é boa para observar a Lua, porém você terá um aumento menor. As lentes Barlow são indicadas para observar corpos celestes grandes, como a Lua e, com céu bem limpo, Jupiter. A Barlow de 2x também é boa para observar paisagens durante o dia, combinada com ocular de 12,5 ou 20,0. Para ver só estrelas, a melhor é a de 12,5mm só com o inversor (espelho), sem as Barlows. Nunca usei a de 8mm, por isso não tenho opinião sobre ela.

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Já a ocular de 4mm proporciona um aumento de até 675x (com a Barlow de 3,0) e 450x (com a Barlow de 2,0), mas quase é impossível ver alguma coisa: as imagens ficam com baixa resolução, além de ser muito difícil manter o foco. A lente de 4mm só tem algum proveito se usada apenas com o inversor e alguma paciência para ajustar o foco. Faça o seguinte: coloque primeiro a de 12,5mm para localizar o objeto e ajuste o foco. Em seguida, retire a de 12,5 e coloque a de 4mm. Você terá um aumento de 225x, o que provavelmente é o máximo que consegue nesse modelo de telescópio, sem distorcer a imagem.

    [Responder]

    Martini Resposta:

    Hummm, olha vou ser bem sincero . Existe uma regra prática para calcular um aumento máximo útil de um telescópio , um aumento que não deteriora a imagem .
    Multiplica-se por 2 ou no máximo 2,5 x o diâmetro da objetiva em mm . Assim para um 60 mm temos :

    60 x 2,5 = 150 x , isso será o máximo que poderá ter sem imagem ruim . Além disso é ilusão , isso aprendi na experiência própia . Hoje pode-se consultar livros e sites da net . Veja em
    http://www.telescopiosastronomicos.com.br/caracteristicas.html

    [Responder]

  12. elis disse:

    Estou pensando em comprar um telescópio e estou pechinchando um preço mais em conta. Na lista ja tem dois num preço bom. Mas ainda vou procurar mais.

    [Responder]

  13. Rafaela disse:

    Eu tenho um telescópio astronômico zenit F80060, e não sei usar para observar o céu queria que alguém me ajudasse!! Meu objetivo seria observar os planetas, a lua e os satélites naturais como faço isso acontecer!!
    Por favor me ajudem!!!
    Tambem queria saber se esse é um bom telescopio e se tambem é fácil seu manuseio!!
    Desde já agradeço!!!

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Rafaela, encaixe a lente de 20mm no prisma, aponte para um poste e ajuste o foco até que a luz do poste fique bem nítida. Depois aponte para uma estrela e ajuste novamente o foco: quanto menor a estrela ficar, melhor. Depois aponte para um planeta ou a Lua. Se quiser uma aproximação maior, retire a lente de 20mm e coloque a de 6mm, porém será necessário ajustar o foco novamente. Tem que ter um pouco de paciência, no começo é complicado mesmo de localizar os objetos, mas com o tempo você aprende. Espero ter ajudado.

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Telescópio bom nem sempre é o maior ou o mais potente, e sim aquele que satisfaz a sua curiosidade. Uma regra básica para se medir a potência (ou a aproximação) de um telescópio é multiplicar o diâmetro da lente objetiva por 2 (60×2=120). Sendo assim, no caso do seu telescópio o máximo que ele permite é um aumento de 120x sem distorção de imagem; se você combinar a ocular de 20mm, terá uma aproximação de 40x (800 / 20) e combinando a de 6mm, a aproximação será de 133x. Mas atenção: quanto mais esse índice for maior que 120x, menos brilho e nitidez você verá.

    [Responder]

  14. Jorge disse:

    Olá como vai? Comprei um telescópio para meu irmão da vivitar. é um refrator de 60x/120x. Ele acompanha duas lentes uma de 5mm e outra de 10mm acredito que seja isso. Não entendo nada sobre esse assunto. E a gente não consegui ver nada ainda com o telescópio nem as estrelas. Quero saber se pode me ajudar. Se com esse telescopio vou conseguir ver as estrelas ou não? Será que consigo ver a lua?
    Paguei baratinho nele acredito que seja da china. Muito obrigado agradeço se pode me orientar.

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Jorge, utilizando a lente de 10mm aponte para qualquer objeto e vá ajustando o foco até que esse objeto fique o mais nítido possível. Não pode ser um objeto muito próximo, a distância tem que ser pelo menos uns 500 m. Em seguida aponte para um objeto no céu, a Lua por ex. Não conheço essa marca, mas pelas dimensões você conseguirá sim ver a Lua e os planetas maiores.

    [Responder]

  15. fernando disse:

    Amigo, tenho um telescópio refletor 4.5Inch F=1000 e 114mm de abertura. Vem com uma Barlow 2x, lentes K25mm, K10mm, SR4mm, adaptadores e lentes para Lua e Sol. Gostaria de saber algumas dicas de como usa-lo melhor, pois não vejo nenhuma relação entre a ocular (uma mini luneta acoplada) e a abertura com os espelhos e regulagem de foco. Por onde devemos olhar?

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Fernando, a luneta buscadora deve ser “calibrada”. Quando corretamente calibrada, ela é muito útil para focalizar rapidamente os objetos, pois funciona como uma espécie de mira. Preferencialmente durante o dia, faça o seguinte: aponte o tubo principal do telescópio para um objeto distante, uma casa ou um prédio por ex, e aperte as travas para que ele não se mova. Em seguida, desaperte os parafusos da luneta buscadora e ajuste-a para que o objeto focalizado fique bem no centro dela. Aperte os parafusos da luneta, cuidando para que ela não se mova. A partir daí, todos os objetos que você centralizar na luneta buscadora ficarão no foco do tubo principal. Ela é muito útil, principalmente para observar o céu.

    [Responder]

  16. Ednael disse:

    Olar estou para compra umTelescópio “Refrator 60mm Silstar Sirius” com objetiva de 60mm e distancia focal de 700mm (700/60=11,6 luminosidade), aumento maximo teórico de 525x com oculars de 25mm – 10mm – barlow 3x com esse ai da pra ver jupter e talves saturno? agradeço pela resposta desd já meu xapa!!!!

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Ednael, para definirmos a potência de um telescópio basta multiplicar o tamanho da lente objetiva por 2. Nesse caso 60mm x 2 = 120. Ou seja, nesse aparelho que você citou, o máximo que ele proporciona é um aumento de 120 vezes. Passando disso, a imagem começa a ficar desfocada e borrada. Mas mesmo com esse aumento de 120x você conseguirá ver os planetas e corpos celestes maiores como a Lua, Jupiter, Saturno, mas não com todos os detalhes de um telescópio astronômico. A barlow de 3x tem pouca utilidade: ela se propôe a aumentar em 3 vezes o poder da ocular, mas se seu telescópio tiver uma abertura pequena, ela não adiantará muito. Você verá Jupiter e Saturno sim, mas “pequenininhos”, porém com detalhes sutis que a olho nu não é possível observar. Uma dica: se quiser mesmo explorar o céu pra valer, procure um telescópio com objetiva de no mínimo 100mm, tendo em mente que estes são mais caros.

    [Responder]

  17. Julio disse:

    Comprei um Bosma model 60900 diam. 60 mm Focal length 900 mm, com lentes 4X , 8X e 20 X, o que devo fazer para ter melhores imagens da luas e planetas. Esta marca/configuração é boa? Sou iniciante neste tipo de observação.

    Grato pelas dicas.

    [Responder]

  18. Julio disse:

    Complementando.. tem uma barlow 3X (24.5mm) e ercting eyepiece 1,5 X(24.5mm) ..

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    É boa sim, Julio. Sugestão: para observar a lua, conecte a lente de 20x na Barlow 3x. A Barlow de 3x serve para observar objetos grandes. Para planetas e estrelas, utilize as de 20x e 8x sem as Barlows, diretamente com o espelho. Outra dica: não se vê nada com as Barlows conectadas no espelho.

    [Responder]

  19. Ítalo Jhones disse:

    Estou comprado um Telescópio,Gostaria de saber se o Telescópio 70mm Toya Orbitor 400 Black 300x é bom para observar planetas mais distantes como Júpiter.

    [Responder]

  20. wagner disse:

    Eu estou querendo comprar um Telescópio Equatorial Newtoniano 1400114eq Ampliação 1500 X para ver os planetas, ele é bom ?

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    É bom,sim, não apenas para ver planetas. Ajustando e usando as lentes corretas, você conseguirá ver nebulosas, galáxias… Mas não se iluda: um aumento de 1500x não é possível em telescópios caseiros. Com essas dimensões que você citou, o máximo que você terá será algo em torno de 300x! Acima disso, você começará a ver borrões disformes. Mas já será suficiente para belas descobertas.

    [Responder]

  21. everton disse:

    fala pessoal blzzz to peskizando um telescopio pra compra e me enteressei em um q é o seguinte
    toya skymaster refletor dimensoes de
    objetiva 203mm,abertura f/3.9,distancia focal 800mm,
    comprimento do tubo focal 508mm,diametro das oculares 1,25,ocular 25mm e 10 mm barlow 2x,espelho secundario 2,3mm.
    minha duvida é vou conseguir ver bem a lua e planetas com ele? e os avioes? uma vaca a 5km de distancia etc kero um telescopio pra ver planetas e tb se nessesario substituir binoculo pois moro no interior e gostaria de acompanhar minha fazenda olhando os pastos com ele sera possivel? com o telescopio posso ver durante o dia ou so a noite? parace q tem um problema de ver de ponta cabeça é isso mesmo ?
    obrigado me ajudem nessa duvida por favor, sempre tem uns objetos estranhos passando por aqu,i que acho q nao é aviao nao e de binoculo nao vejo muito bem, e gosto de ver estrelas!

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Everton, respondendo a primeira pergunta: sim, você conseguirá ver a lua e os planetas com esse aparelho, e durante o dia, combinando as lentes corretamente, também pode observar paisagens terrestres. Já os aviões e objetos voadores diversos já fica mais difícil. Os telescópios são projetados para ficarem estáticos. Sem um motor de acompanhamento é até mesmo impossível de observar certas estrelas. Esses motores geralmente são parte do equipamento e custam muito caro. Nesse último caso, sugiro uma filmadora com lente telescópica, que pode ser mais barata e bem mais dinâmica do que um telescópio.

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    O problema de ver “de ponta cabeça” as imagens é em função do espelho do telescópio (refletor). Isso se resolve com uma lente chamada Eretora. Procure por Barlow 1,5x. Uma dica: quando for usar uma lente Barlow, retire o espelho refletor e a encaixe diretamente no tubo. Isso mesmo, a Barlow é para ser usada sem o espelho, pois do contrário, não terá nitidez alguma.

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Correção: o espelho na verdade não faz a imagem ficar de cabeça para baixo, e sim, invertida na horizontal. A imagem fica de cabeça pra baixo quando se usa uma Barlow 3x. Como essa lente é indicada para olhar o céu, isso não fará muita diferença.

  22. Everaldo disse:

    -Telescópio Equatorial refletor newtoniano
    -Objetiva: 114 mm
    -Distancia focal 1000 mm
    -Montagem equatorial – controle de movimento em rotação lenta
    -Amplitude máxima: 1500x
    -Acompanha quatro oculares de vidro 10mm, 20mm
    -Lente Barlow de 2x
    -Filtro Solar
    -Filtro Lunar
    -Bandeja de acessórios
    -Mira Buscadora
    -Tripé em alumínio reforçado com ajuste milimétrico de altura máxima 1,35m
    -Manual em Português
    esse telescopio é bom ?
    quero ver os planetas e a lua

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Everaldo, dentro da variedade de telescópios amadores que eu conheço, esse que você descreveu é um dos melhores para se observar o céu. Mas vá com cuidado, no começo você poderá achar complicado o manuseio, mas é só dedicar paciência, leia o manual e dicas aqui da página, tenho certeza que terá muitas horas de diversão com esse telescópio.

    [Responder]

  23. Adriano disse:

    Para os observadores do céu:
    http://www.solarsystemscope.com/

    [Responder]

  24. Leandro disse:

    Bom dia!

    Gostaria de saber ser este telescópio é bom? Conseguirei ver planetas [júptert, saturno]…

    Telescópio Luneta F90060m Ampliação 657x

    Por favor, se possível me indicar um que dê pra observar planetas e estrelas ficarei agradecido.

    Obrigado

    [Responder]

  25. Ronaldo disse:

    Gostaria de compra um telescopio para ver galaxia e nepulosas oque da para ver com um telescoipo com essas configurações:

    Tipo do Telescópio: Refletor Azimutal AZ2

    Diâmetro da Objetiva (mm): 76

    Ampliação Máxima Teórica: 675x

    Ampliação Máxima Recomendada: 175x

    Tipo de Construção: Refletor

    Abertura: f/9,2 – ótima luminosidade

    Distância Focal: 900 mm

    Tipo de Montagem: Azimutal AZ2 HD

    Tipo de Tripé: Alumínio de 2 estágios

    Peso (Kg): 7,5

    Altura (mm): 1350 c/ Regulagem de altura

    Comprimento do Tubo Focal (mm): 680

    Diâmetro das Oculares: 1,25″ ( 31,7mm)

    Tipo das Oculares: Super PLössl

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Com essas configurações podem ser observados corpos celestes maiores: a Lua, Júpiter, Saturno, mas o “aumento”, digamos assim não é considerável. Para galáxias e nebulosas sugiro um telescópio com objetiva de pelo menos 100mm. E não se iluda com propagandas do tipo “ótima luminosidade”. A luminosidade combina diversos fatores, como por ex, o tamanho da objetiva, condições atmosféricas. Um bom telescópio não é necessariamente aquele que “aumenta” mais, e sim o que proporciona melhor luminosidade, quanto maior a quantidade de luz que ele consegue captar, melhor será a imagem. Por isso, quanto maior o tamanho da lente objetiva, mais luz a imagem terá.

    [Responder]

    juan Resposta:

    tenho um telescopio marca eclipse pro 114900E, ele e da shilba.com … mas nao tenho ideia de como manusear,. o manual nao e muito especifico,… tem como me dar algumas dicas de uso

    [Responder]

  26. claufio cbq disse:

    pode crer que este site vai melhorar sua nota

    [Responder]

  27. Ricardo disse:

    Boa Tarde, Estou querendo comprar um telescópio para observar a lua e as estrelas. Gostaria de saber se você teria alguma indicação pois não faço ideia qual devo comprar.Obrigado.

    [Responder]

  28. eduardo disse:

    o que vc acha do galileoscópio? dá pra observar o que com nitidez ( planetas, estrela e lua )

    [Responder]

  29. janio mesquita disse:

    Prof., tenho um filho de 7 anos e gostaria de dar a ele um conjunto de telescópio e microscópio que vi em uma loja de brinquedos e ele fico muito curioso naquilo tudo. Criança por si só é muito curiosa, porém quando vê usa e percebe que não é tudo aquilo que pensava ser, deixa de lado, talvez por não saber usar direito. O que eu gostaria era tornar esse aparelho (brinquedo) algo bastante instrutivo e lúdico ao mesmo tempo, sem que ele perca o interesse e dê continuidade. Você poderia me ajudar neste sentido?

    Características:

    - O Kit Telescópio + Microscópio Vivitar é desenvolvido para crianças acima de 6 anos que se interessam por curiosidades que não podem ser vistas sem a ajuda de aparelhos.
    - Com o telescópio você poderá observar objetos que estão muito longe, e ver todos os seus detalhes.
    - Com o microscópio, observar os mínimos detalhes de tudo aquilo que já é muito pequeno. Ele ampliará de acordo com a lente de sua escolha.
    - Vem com acessórios como pinça, lâmina, etc. para tornar a pesquisa ainda mais interessante
    - Seu pequeno vai se sentir um verdadeiro cientista!

    - Dados técnicos:

    TELESCÓPIO DE REFRAÇÃO 60X/120X

    - Lentes intercambiáveis de 60x e 120x com estojos de acondicionamento
    - Ampliação do visor de localização: 3x
    - Distância focal de 600 mm
    - Ampliação: 120x (f=5 mm) e 60x (f=10 mm)
    - Distância mínima de foco: 50 metros (F = 5 mm )
    - Visor de espelho diagonal
    - Tubo em alumínio leve e durável
    - Tripé de alumínio retrátil com 30 cm de altura
    - Não requer ferramentas para montagem
    - Excelente para observar estrelas, animais silvestres, eventos esportivos entre outros
    - Dimensões do tubo: comprimento 49 cm e diâmetro 4,6 cm
    - Material da lente: vidro
    - Cor: prata com detlahe em cor preta

    MICROSCÓPIO COM AMPLIAÇÃO 300X, 600X E 1200X

    - 3 Lentes ajustáveis com ampliação de 300x, 600x e 1200x
    - Possui Lâmpada para iluminação da lâmina
    - Foco ajustável com braço deslizante
    - 6 lâminas de vidro acondicionadas em estojo
    - 1 slide com espécie já preparada para observação
    - 1 estojo com etiqueta identificadora
    - 2 vidros recipientes para armazenar objetos sólidos para visualização
    - 1 pinça para manipulação
    - Alimentação da lâmpada: 2 pilhas tipo AA (não fornecidas)
    - Cor: preta com detalhe em prata

    Observações:

    - Produto novo na caixa a pronta entrega com garantia e nota fiscal;
    - Garantia de 3 meses contra defeito de fabricaçãos.

    um grande abraço e muito obrigado

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Olá Janio, são equipamentos baratos e bem “fraquinhos” (as lentes são de plástico). Inclusive já li péssimas referências dessa marca. O meu primeiro conselho: nesse tipo de equipamentos óticos, quando forem muito baratos ou do tipo promoção, leve 2, pague 1, etc…DESCONFIE. Se for só para brinquedo, tudo bem, mas pelo que eu li não é o seu caso. Também não compensa adquirir algo muito caro, como você mesmo escreveu, crianças podem perder o interesse muito rápido. Sugestão: fuja dessas promoções 2 em 1; procure algo um pouco melhor, separadamente, levando em conta lógico o quanto você quer gastar. Se você sentir que ele realmente tem interesse no assunto, aí sim poderá partir para algo mais sofisticado. Um abraço.

    [Responder]

  30. joão disse:

    tenho um telescópio look cosmic 525x. ele veio com 2 lentes (uma h4mm e uma h40mm).tambem veio com 2lentes maiores que eu nuca usei (barloe3x e erect eyepeace 1,5x) queria saber oque posso observar com ele.

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    João, para saber exatamente te responder precisaria saber qual o diâmetro da lente objetiva. Por ex. se o diâmetro for de 60mm, o aumento ideal é de 120x, o suficiente para observar a Lua e os planetas maiores e constelações. Use as lentes Barlow para observar a Lua (retire o prisma, encaixe a Barlow direto no tubo e encaixe uma ocular na Barlow). A Barlow 1,5x também é boa para observar paisagens, já que ela “arruma” a imagem.

    [Responder]

  31. joão disse:

    queria saber tambem (se esse telescópio não der) um telescópio (no maximo 1500R$) que desse para observar nebulosas,planeta e etc.não quero apenas observar a lua.Se voce puder dar uma sugestão eu agradeço.

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Procure por um telescópio com no mínimo 100mm de objetiva.

    [Responder]

  32. alexandre disse:

    Bom dia, poderia me esclarecer uma dúvida? tenho um telescópio marca Greika, D = 60 mm e F = 900 mm, sei que é limitado, ele veio com algumas oculares H 8mm, H 12.5mm, H 20mm e Sr 4mm, um vendedor me disse pra trocar estas oculares por as plossl, uma de 20mm, uma de 12,5mm e outra de 6,5 mm, tenho também dis barlow de 2X e 3X, o que posso fazer para melhorar este equipamento e as minhas observações? vale a pena adquirir estas oculares indicadas? e sempre que for utilizar as barlows tenho que retirar o prisma? como e quando vou utilizar este prisma? desculpe pela quantidade de perguntas e desde já agradeço pela atenção.

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Alexandre, veja bem, o aumento máximo (sem aberrações/distorções) desse equipamento é 120x (D x 2). O aumento da lente você calcula dividindo F (900mm) pelo tamanho da ocular. Se o aumento máximo ideal do seu telescópió é 120x, não adianta colocar uma ocular muito potente. Uma ocular ideal no seu caso seria no máximo 900/120 = 7,5mm. No caso do seu telescópio, uma ocular com 6,5mm ou 4mm, por exemplo, começa a causar uma distorção e perde-se a nitidez dos objetos. Essas lentes Plossl são umas das melhores que existem, mas também são bem mais caras. Vá com calma, as vezes não compensa trocar, dependendo do que você já tem a diferença de qualidade pode ser insignificante. Use o prisma somente com as oculares para observar o céu; as lentes Barlow são usadas com oculares e sem o prisma, encaixadas direto no tubo focal e são mais indicadas para observação terrestre ou de objetos maiores, como a Lua e os grandes planetas.

    [Responder]

    alexandre Resposta:

    Obrigado pela resposta Adriano, foi de grande valia, que deus abençõe.

    [Responder]

  33. luiz henrique disse:

    Quero comprar uma luneta com as seguintes especificações:
    objetiva 50m.
    distacia focal 90ia.
    montagem equatorialcontroles de movimento lento e suave em R.A e DEX AXS.
    altura 38cm.
    oculares H6mm, H20mm.
    lente eretona 5x.
    anplitude 90x.

    querendo usar para obiserva a lua e tabem aqui mesmo na terra. quero saber se ela e rasuavel para uso. desde ja obrigado.

    [Responder]

  34. juan disse:

    ja comprei um telescopio eclipse pro 114900E,
    mais nao sei como regular para poder ver alguma coisa

    [Responder]

  35. aparesido disse:

    Olá. Meu telescópio é equatorial refletor newtoniano (1000114eq) Se eu quiser aumentar a potencia dele tem como ou não?
    É meu primeiro telescópio.
    obrigado

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Aparesido, a potência de um telescópio é limitada pelo diâmetro da lente objetiva (ou espelho), o qual normalmente multiplica-se por 2 (por ex., 114mm x 2 = 228x). Qualquer coisa que você queira aumentar mais do que 228x nesse equipamento, usando uma ocular mais potente, irá causar distorção e falta de nitidez. Nesse caso use uma ocular de no máximo 6,5mm, menor que isso não adianta.

    [Responder]

  36. Renato Marques disse:

    Olá

    Adquiri uma Canon 7D recentemente e andei tentando tirar fotos da Lua, planetas e constelações, com uma lente 100-400mm e teleconversores, mas após ver várias fotos em sites, de maiores aproximações, gostaria de conectar a câmera em um telescópio, polivalente o suficiente para uso desde de paisagens à constelações. Haveria algum tipo/modelo que possa atender esse uso ou devo usar 2 aparelhos específicos?

    Obrigado

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Olá, Renato, realmente você está certo em filmar, pois na filmagem conseguem-se fotos melhores; consegue-se pausar, por exemplo, em um flash mais nítido e descarta-se os menos nítidos, pois quando observamos através do telescópio, ocorrem aberrações acromáticas (semelhante aquele mormaço que levanta do asfalto no sol a pino). Não conheço câmeras específicas para filmagens; o que já consegui fazer e deu certo foi acoplar uma web-cam ao telescópio, e uso o Amcap para filmar. Mas atenção: a web-cam deve possuir pelos menos 5mp de resolução. Veja em http://www.telescopiosastronomicos.com.br/fotografia.html. Dependendo do modelo da cam que você tiver, nem precisa desmontar, como foi feito no site, valeu? Boa sorte e boas fotos!

    [Responder]

  37. Vanessa disse:

    Comprei um e não consegui montar. E tbm não consegui ninguém que montasse pra mim.

    Alguém de Curitiba pra me ajudar???

    [Responder]

  38. Fausiene disse:

    Gostaria de obter informações sobre o Telescópio 150mm Toya Startec Pro 150LTEQ3-5 Long Sky (f/9,3) Dark Blue com Motor Clock Drive. Para que finalidade específica ele é? Lua, estrelas ou planetas?
    Ele está custando R$1.482,00, um amigo meu irá para Miami em julho, é possível que ele encontre por lá um telescópio melhor em qualidade e preço? Se positivo, qual modelo indicaria?
    Aguardo respostas.
    Desde já obrigada

    [Responder]

  39. Maria Clara disse:

    Olá, estou interessada em um telescópio ( Telescópio RF 150mm Toya Startec PRO 150LTEQ3-5 c/ Motor Clock Drive) com as seguintes especificações:
    Tipo do Telescópio: Refletor Equatorial
    Tipo de Construção Newtoniano
    Diâmetro da Objetiva (mm): 150
    Ampliação Máxima Teórica: 562x
    Ampliação Máxima Recomendada: 345x
    Abertura: f/9,3
    Distância Focal: 1400 mm (imagens com mais contraste dos astros mais luminosos)
    Tipo de Montagem: Equatorial Germânica HQ
    Tipo de Tripé: Alumínio Pro T10
    Peso (Kg): 19,5
    Altura (mm): 1550
    Comprimento do Tubo Focal (mm):
    Diâmetro das Oculares: 1,25″ ( 31,7mm)
    Tipo das Oculares Super Plossl

    Acessórios Inclusos:

    Ocular Super Plossl 25mm (1,25″)
    Ocular Super Plossl 10mm (1,25″)
    Lente Barlow 2X
    Montagem EQ3/5 Germanica
    Luneta Buscadora 6×30
    Espelho Principal de 150mm(6″)
    Espelho Secundário de 2,3mm
    Tripé de Alumínio T10 c/ altura regulável
    Tampa de Proteção do Espelho
    Tubo Principal em Alumínio Preto
    Manual de Instruções em Inglês e Português
    Cap de Redução de Luz para Observação Solar
    Motor Clock Drive
    Moro em um sítio e o céu é bem limpo, e gostaria de ver mais do que a lua e planetas, é um bom telescópio? quero ver nebulosas, etc…para quê ele é indicado?
    Muito obrigada
    Aguardo resposta,
    Maria Clara

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Maria, pela descrição parece ser um telescópio bem sofisticado. Se ele possui realmente essa abertura e o céu for bem limpo, você conseguirá, sim, observar bem mais do que a Lua e planetas. Lembre-se que uma boa observação não depende apenas de um bom equipamento, mas também de condições atmosféricas favoráveis. Só esteja preparada: esses equipamentos vêm inteirinhos desmontados, não se assuste com a quantidade de peças; leia atentamente o manual e as instruções, pois uma montagem mal feita, principalmente o encaixe do motor Clock, poderá resultar em problemas para focalizar.

    [Responder]

  40. Val disse:

    Sempre quis ter um telescópio, porém nâo entendo NADA deste assunto. Você poderia me passar as características de um bom telescópio, para que eu possa ver a lua,planetas e balões.Se possível umas 3 marcas boas também.
    Muito Obrigada

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Val, os telescópios refratores são mais baratos, são como lunetas mais potentes. Por ex., com um refrator de abertura 60mm (diâmetro da lente objetiva) e distância focal de 900mm (comprimento) é possível observar esses objetos que você citou de maneira satisfatória, porém sem ampliações excepcionais. Já os telescópios refletores são mais caros, mas o poder de observação é muito maior; são mais indicados para observações celestes. As marcas em si não significam muita coisa, mas aconselho ficar longe de promoções e equipamentos muito baratos. Um bom telescópio refrator, que costuma ser mais barato, custa em torno de R$ 400,00 no Brasil; se custarem muito menos que isso, desconfie…inclusive já vi aparelhos que vêm com lentes de plástico! E sempre observe a quantidade de acessórios, geralmente os bons aparelhos são vendidos com conjunto de lentes oculares e lentes Barlow. Nos sites de compra, pesquise por “telescópio refrator”, “telescópio refletor”, “refletor newtoniano”. Boa sorte!

    [Responder]

  41. Antonio Ferreira da Silva disse:

    Comprei, recentemente um telescópio modelo F70076X CSR.
    Com recebi 3 lentes:SR 4mm,H 12,5mm e H 20mm. Recebi também uma lente Barlow 3X e uma Ercting Eyepiece.
    Gostaria em 1º lugar da sua opinião sobre o produto em si, uma vez que na especificação do mesmo, diz que é um telescópio profissional.Em 2º lugar detalhasse o uso de cada lente, inclusive a Barlow e do Ercting Pieece, pois estou completamente enrolado com esta parafenália que adquiri

    Grato e um abraço.

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Antonio, a denominação “telescópio profissional” é relativa. Na verdade, o que existem são: telescópios domésticos e observatórios astronômicos. Os fabricantes desses telescópios usam esse termo “telescópio profissional” para passar uma idéia de que você vai ter imagens iguais as do Hubble! Agora as lentes: essa SR 4mm só serve para observar a Lua, use-a diretamente acoplada ao prisma. Já as de 12,5 e 20 tanto podem ser acopladas diretamente ao prisma, como podem ser encaixadas nas lentes Barlow.Mas quando for usar uma Barlow, encaixe diretamente no tubo focal – ela não serve quando usada no prisma. Lembrando que sempre quando substituir uma lente, o foco deverá ser realinhado.

    [Responder]

  42. fabiano disse:

    ola ganhei um telescopio TASCO ref.49114500 de 500X114mm com lentes de H25mm, H10mm e sr4 e barlow 3X
    gostaria de saber o que posso ver com este telescopio

    [Responder]

  43. fabiano disse:

    olá,

    gostaria de saber de vc conhece a marca greika. tenho um telescopio com estas configuraçoes: tescopio refrator azimutal
    objetiva: 60 mm
    distancia focal; 900 mm
    lente barlow 2x
    lente barlow 3x
    lente eretora 1.5 x
    ocular sr 4mm 1.25
    ocular h20mm 1.25
    h 4mm 1.25
    gostaria de saber que tipo de telescopio tenho. e se consigo ver o que com ele.

    obrigado.

    [Responder]

  44. Isabela Soares disse:

    Olá, Boa Noite, meu namorado AMA astronomia e daqui alguns dias é o aniversário dele, e o maior sonho dele é ter um telescópio, sendo assim queria realizar esse sonho tão querido dele, eu fiz algumas pesquisas e vi alguns telescópios (não tem grandes condições para comprar algo caro) e tive dúvidas de qual telescópio seria o melhor : 1º – Telescópio Greika 60050M / Distancia Focal de 600mm / Objetiva de 50mm;
    2º – Telescópio VIVTEL50600 – Vivitar;
    3º – Telescópio Astronômico Profissional F360 50 M – CSR. Qual o melhor dos três?

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Se eu fosse o seu namorado, dentre essas três opções, eu escolheria o Greika… =)

    [Responder]

  45. Pedro disse:

    Olá, queria saber qual é melhor.

    Telescópio RF 203mm Toya Skymaster THB203STEQ4-5 c/ Motor Clock

    ESPECIFICAÇÕES:

    Tipo do Telescópio: Refletor Equatorial
    Tipo de Construção Newtoniano
    Diâmetro da Objetiva (mm): 203
    Ampliação Máxima Teórica: 600x
    Ampliação Máxima Recomendada: 469x
    Abertura: f/3,9
    Distância Focal: 800 mm (imagens com mais contraste dos astros mais luminosos)
    Tipo de Montagem: Equatorial Germânica HQ
    Tipo de Tripé: Alumínio Pro T10
    Peso (Kg): 29
    Altura (mm): 1450
    Comprimento do Tubo Focal (mm): 580
    Diâmetro das Oculares: 1,25″ ( 31,7mm)
    Tipo das Oculares Super Plossl

    ACESSÓRIOS INCLUSOS:

    Ocular Super Plossl 25mm (1,25″)
    Ocular Super Plossl 10mm (1,25″)
    Lente Barlow 2X
    Montagem EQ4/5 Germanica
    Luneta Buscadora 6×30
    Espelho Principal de 203mm(6″)
    Espelho Secundário de 2,3mm
    Tripé de Alumínio T15 c/ altura regulável
    Tampa de Proteção do Espelho
    Tubo Principal em Alumínio Preto
    Cap de Redução de Luz para Observação Solar e de astros muito luminosos.
    Motor Clock Drive
    Manual de Instruções em Inglês e Português

    OU

    Telescópio 127mm Sky-Watcher Maksutov Cassegrain BKMAK127AZGT

    ESPECIFICAÇÃO:

    Tipo: Refletor Equatorial
    Montagem: Azimutal GT

    Tipo de Construção: Newtoniano Parabólico
    Diâmetro da Objetiva: 127 mm
    Distância Focal: 1500 mm
    Comprimento do Tubo Focal: 410mm

    Luminosidade: f/4,4
    Aumento máximo (Potência): 254 vezes

    Tipo do Tripé: Regulável em Aço Inox
    Tipo e Diâmetro das Oculares:1,25″(31,7mm) Super Plössl

    Quantidade de Oculares: 2 (Super Plössl 10mm e 25mm)
    Luneta Buscadora: 6×30

    Altura(mm): 1320

    Peso (Kg): 23

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Pedro, sem dúvida, o primeiro (Toya).

    [Responder]

  46. Junior Gambarotto disse:

    Estou pensando em comprar um telescópio com as seguintes características:

    Características:
    - Abertura: 70 mm (2.8″)
    - Distância focal: 900 mm
    - Razão Focal: f/13
    - Montagem Altazimutal
    - Tripé em Aço

    Acessórios incluídos:
    - Oculares: 10mm (90x) e 20mm (45x)
    - Diagonal 90º
    - Buscador StarPointer
    - Programa CD-Rom TheSky Nível1
    - Peso: 8.15kg

    Eu estou em dúvida se é um bom telescópio, o que é possível visualizar com ele?

    [Responder]

  47. Érica disse:

    Preciso de ajuda. Quero um bom telescópio mas que seja para iniciantes, e que seja para olhar planetas, estrelas, nebulosas e meteoros. Gosto de saber tudo que há no céu, então gostaria de ter certeza antes de comprar quero quais os melhores e as melhores dimensões de um telescópio. Obrigada desde já

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Procure por “telescópio refletor”. São ideais para se observar o céu. Claro, vale o que couber no seu bolso.

    [Responder]

  48. Thalita disse:

    Oi! Eu quero comprar um telescópio para observar planetas e a lua, e pelo o que eu entendi dos comentários o melhor é o de 900x60mm, mas eu queria saber sobre as lentes… se eu comprar esse telescópio que lentes seriam mais apropriadas? E gostaria de saber a melhor marca também se possível…

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Thalita, esse telescópio 900×60 é na verdade um tipo de luneta-telescópio. Ele é bem legal para observar a Lua e paisagens terrestres. Agora, ser você quiser observar planetas, estrelas, etc… procure por um telescópio refletor. Não sei qual seu poder aquisitivo, mas os refletores são mais caros, porém muito mais potentes. As lentes são acessórios que normalmente acompanham os telescópios, mas você pode adquiri-las em separado; a grosso modo, quanto menor é o “número” da lente, mais potente ela é.

    [Responder]

    Rauley Resposta:

    Olá, Adriano!
    Como percebi sua solicitude respondendo tantos questionamentos peço a gentileza e emitir sua opinião mais uma vez. Quero comprar um telescópio, mas sou muito leigo no assunto. Meu propósito é observar planetas e nebulosas, minha prioridade é a qualidade da imagem, mas também quero uma montagem que não me faça passar mais tempo ajustando do que observando. Qual telescópio eu devo comprar? Vi o telescópio equatorial Newtoniano da Greika modelo 1000114. Segue o link para você dizer o que acha: http://www.greika.com.br/?OPS=MAIS_INFO&ID=333
    Desde já, muito Obrigado!

    [Responder]

  49. Flavia disse:

    Olá,

    Preciso de uma, ou melhor todas as ajudas. Comprei na Argentina um telescópio da marca Hélios 900 x 114mm. Porque meu filho adora o espaço e achei bem bacana o equipamento. O problema é que não tenho idéia de como utilizar e ainda para completar, o manual meia-boca em espanhol, não ajuda em nada. Alguém tem o manual deste modelo em português?? Alguém pode me explicar como funciona este equipamento?
    Ele veio com uma lente Barlow 2x / Eretora 1.5 / K25 mm e k10mm.

    Muitíssimo obrigado.

    [Responder]

    Adriano Resposta:

    Flavia, pelas características é um telescópio refletor. O lance é você colocar uma lente, por ex. a de 25mm e ir ajustando o foco. Aponte para um poste ou outro ponto luminoso que esteja meio longe vá ajustando o foco até ficar nítido. Depois aponte para o céu, para uma estrela bem brilhante ou para a Lua, e talvez seja necessário o ajuste do foco novamente. Depois vá trocando as lentes e veja as diferenças. Sempre que trocar uma lente, há a necessidade de se ajustar o foco.

    [Responder]

  50. Johnny disse:

    estou afim de comprar um Telescópio 114mm Toya Skyview THB9-114AZ2 + Super Ploss + CD-ROM esse telescopio aumenta 675x mais com isso eu posso ver o que?

    [Responder]

  51. Ana disse:

    Olá. Assim como o Jorge ali de cima, também comprei um telescópio Vivitar 60X/120X, porém na hora de montar, não entendi a instalação das lentes, pois elas não entram no tubo de foco. Quando coloquei o visor diagonal, ele entrou, mas não consegui ver nada. o que estou fazendo de errado? alguém pode me dizer o passo a passo a partir desse ponto? ou algum vídeo que ajude? obrigada. http://www.opticsplanet.net/vivitar-60-120x-refractor-telescope-with-full-size-expandable-tripod.html esse foi o que eu comprei.

    [Responder]

  52. GUTTIERRE FONSECA disse:

    Boa noite..
    tenho um telescópio BUSHNELL.

    420×60
    Modelo 78-9512

    ganhei quando criança.. e na época ao tentar fazer uma limpeza quebrei as objetivas de 60mm.. (eram duas: uma bi-concava e uma bi-convexa)
    na época não tinha noção que como e onde conseguir lentes novas..

    alguém ajuda.. quero ele pronto antes da próxima lua cheia.

    obragado

    [Responder]

  53. Antonio disse:

    Olá. Alguém saberia dizer se este telescópio: telescópio refletor Orion Starblast 114mm f/D 4.4 montagem EQ1 e ocular 6mm ou 15mm, é adequado para boa observação de constelações, nebulosas, aglomerados, galáxias (Cinturão de Órion, Andrômeda, Pleiades, Lua etc). Só quero observar e apreciar, não fazer alguma descoberta astronômica…. Fotografar, talvez (Nikon D700). Agradeço alguma opinião, orientação….

    [Responder]

  54. Guilherme disse:

    Gostaria de saber se o telescópio 114mm Toya Skyview THB9-114AZ2 + Super Ploss + CD-ROM é bom, pois nunca tive um telescopio na minha vida, e quero saber se esse é propício para ver MUITA coisa no espaço, como ver planetas bem de perto, e a lua. Aguardo IMEDIATA resposta!

    [Responder]

  55. Alberto Cruz Jr disse:

    Olá;

    Estou pesquisando um telescópio:

    http://www.shopatron.com/products/productdetail/ETX-90+MAK+Portable+Observatory+%233514-04-20/part_number=3514-04-20/1323.0.1.1.28926.36859.0.0.0?pp=8&

    O problema é que não consigo informações sobre o peso dele. Sem essa informação não posso avaliar o custo do transporte. se alguém souber, por favor ajude.
    Obrigado.

    [Responder]

  56. Ivan disse:

    Ola estou comprando um telescopio: Telescópio 130mm Refletor Newtoniano Skywatcher 130mm IYA SK1309EQ2

    Especificações:
    Tipo de telescópio….. Refletor
    Diâmetro objetiva (mm)….. 130
    Aumento Máximo teórico ….. 260x
    Construção Newtoniano
    Abertura ….. f/6,9
    Distancia focal….. 900mm
    Montagem….. Equatorial EQ2
    Tripé….. Alumínio
    Peso (kg)….. 11.3
    Diâmetro das oculares….. 1.25 (32mm)

    Eu gostaria de saber sua capacidade e as melhores lentes que vou precisar pra esse telescopio! Tb li que telescópios refletores precisam de lentes pra inverter a imagem. Queria saber se é verdade?
    Agradeço

    [Responder]

  57. Eliane disse:

    Olá, amigos !

    Estou pensando em comprar o Telescópio CELESTRON ASTROMASTER 130EQ MD para dar de prsente ao meu pai. Ele não entende nada de astronomia; quer só observar o ceu (lua, planetas etc). Este telescópio é bom e adequado a um principiante ? Se eu comprar sem MOTOR DRIVE, depois ele pode adaptar o MD ? O que pode ser observado com este telescópio ?

    Muito obrigada pela ajuda. Este site é DEZ !

    [Responder]

  58. Alzira disse:

    Olá pessoal! Gosto muito de astronomia (sempre dedico uma parte do meu tempo para estudar)e tenho um pequeno acervo sobre o assunto. Gostaria muito de comprar um telescópio que me propiciasse a desvendar o espaço, se possível até mesmo nebulosas e galáxias. Pesquisei muito e confesso que estou confusa quanto ao que comprar (esta é a grande prova de que nunca cheguei perto de um telescópio). Gostaria que fosse de boa resolução, que realizasse meu sonho de sentir parte do Universo e que não tivesse um preço exorbitante e o manual fosse em portugues. Por isso peço ajuda de vcs. muito obrigada!

    [Responder]

    Roberto Resposta:

    Estou vendendo o meu Toya 114 mms,semi profissional,com lente inversora,acompanha manual e cd em portugues,muito bom para principiantes,preço super em conta,me contate qualquer interesse : jrobjetiva@gmail.com

    [Responder]

  59. Marcelo disse:

    Olá.

    Quero comprar um telescópio que me permita estudar astros, planetas, nebulosas. Gostaria, se possível, que vc me explicasse, especificamente:

    01 – Os efeitos da luminosidade do telescópio x visibilidade;
    02 – A relação (razão focal) f/xx define melhor performance? Qual seria a melhor combinação?
    03 – Você poderia me fornecer opções/marcas para compras?

    Agradeceria muito se pudesse me ajudar.

    Olhei os modelos:

    - Toya Skyview THB9-114AZ2 + Super Ploss
    - Telescópio 150mm Refletor Newtoniano Skywatcher Refletor SKP15075PEQ3 f/5
    - Telescópio Equatorial Newtoniano 1400150eq Ampliação 2100 X
    - Tasco Luminova 40114675 (675 x 114mm) Telescópio

    Marcelo

    [Responder]

  60. Marcelo disse:

    Eu estou comprando um Telescópio Telescópio RF 114mm Toya Skyview DT 114EQ3 ST THR
    Especificações:
    Tipo:Refletor
    Montagem: Equatorial
    Diâmetro do Espelho: 114 mm
    DistânciaFocal: 500 mm
    Luminosidade: f/4,3 (Ótima Luminosidade)
    Aumento máximoefetivo: 378x
    Diâmetro das Oculares: 1,25″(32mm)

    Eu estou em dúvida se é um bom telescópio, o que é possível visualizar com ele?

    [Responder]

  61. Lucas disse:

    Olá Boa Noite… Comprei um telescópio Refletor Silstar Yarus 76700… Mas não consigo visualizar nada com ele… Qdo coloca a ocular no lugar fica tudo preto…Tem algum segredo na montagem??? E como eu uso a lente Barlow 3x??? Obrigado aguardo resposta…

    [Responder]

    Liosx Resposta:

    isso acontece Lucas que você colocou 2 lentes no mesmo lugar e por isso fica escuro, tire a lente e colocar uma delas no lugar.

    [Responder]

    Liosx Resposta:

    Lembre-se só uma lente no focal.

    [Responder]

  62. Lucas disse:

    o que eu consigo observar com um telescópio com essas especificações????
    Tipo: Refletor
    Montagem: Azimutal
    Diâmetro do Espelho: 76 mm
    Distância Focal: 700 mm
    Luminosidade: f/9,2 – ótima luminosidade
    Aumento máximo teórico: 350x
    Diâmetro das Oculares: 1,25″(32mm)
    Oculares SUPER ( 25mm, 12,5mm, 6mm )
    – Barlow de 3x – Ocular Inversora 1,5x
    - Buscador de 6x30mm

    [Responder]

    Liosx Resposta:

    É o mesmo Telescópio Refletor Yarus 76700 “Newtoniano”, mas para ter um bom resultado, recomendo que você estude um pouco as Orbitas dos Planetas e estrela que vem no CD-ROM, use o programa Cartes du Ciel que parece complicado para você e o programa mais fácil de todos o Stellarium.

    [Responder]

  63. Marcelo disse:

    Olá Boa Noite… Comprei um Telescópio RF 114mm Toya Skyview DT 114EQ3 ST THR
    Especificações:
    Tipo:Refletor
    Montagem: Equatorial
    Diâmetro do Espelho: 114 mm
    DistânciaFocal: 500 mm
    Luminosidade: f/4,3 (Ótima Luminosidade)
    Aumento máximoefetivo: 378x
    Diâmetro das Oculares: 1,25″(32mm)
    Eu estou em dúvida se é um bom telescópio, o que é possível visualizar com ele?

    [Responder]

  64. tania disse:

    comprei um telescópio – Toya novice refractor telescope 32x power, o que devo fazer para achar o foco, já tentei achar o foco em um objeto a distância mas não deu certo.

    [Responder]

  65. erik nunes disse:

    Bom dia estou pensando em comprar um telescopio estive olhando o modelo: Telescópio 70mm Toya Orbitor 400 Black 200x + Luneta Buscadora + Tripé Alto + CD-ROM
    Telescopio Toya refrator 70mm modelo Orbitor ! Ideal para iniciantes que buscam economia, versatilidade e elegância.
    no site http://www.astrosbrasil.com

    Gostaria de saber se conisgo olhar bastante coisas no ceu tipo a lua algumas estrelas e se conisgo usar ele para observações terrestres também.

    [Responder]

  66. Verônica Guerra Bernardi disse:

    Gostaria de comprar um telescópio, com capacidade de observar a Lua bem de perto e, tambem as estrelas, mas que tenha uma visão muito boa, e até de poder mirar outras “coisas” do universo. Porem não tenho essa experiência em telescópios.
    Qual o telescópio adequado pra satisfazer as minhas exigências? E qual as características que possui este telescópio? Obrigado.

    [Responder]

  67. salis disse:

    eu comprei um telescopio eu queria saber se ele enxerga algusn planetas veja:

    Marca:
    Zenit
    Referência:
    F600X50

    Modelo:
    F600X50

    Tipo de telescópio
    Astronômico
    Recursos
    Tipo de lente:
    -Lente de 20 mm;
    -Lente de 06 mm;
    - Vidros Óticos;
    Protetor de lente:
    Fully Coated
    Tipo de prisma:
    Espelho refletor plano.
    Regulagem de foco:
    Sim
    Foco
    Manual.
    - Foco – mecânico;
    - Distância mínima de foco: 600 mm f/12.
    Dimensões aproximadas
    Diâmetro das oculares:
    - 06 mm;
    - 20 mm.

    Zoom
    100x.

    Dimensões aprox. do produto (L x A x P)
    - Montado: 20 x 65 x 55 cm; – Desmontado: 60 x 6,5 x 5,5 cm.
    Itens Inclusos
    Itens inclusos
    -01 Telescópio;
    -01 Tripé em
    -01 Visor de busca;
    -01 Prisma;
    -01 Lente de 20 mm;
    -01 Lente de 06 mm;
    -01 Manual do usuário.

    [Responder]

  68. Isabella Crsitina disse:

    Boa tarde, comprei um Telescópio RF 76mm Toya Polaris RF 76L THR – 675X, porém estou com dificuldades para ajustar ele, o manual veio em inglês e está muito difícil de traduzi-lo. Creio que o problema dele é o ajuste de espelhos, quando olho a noite para qualquer lugar não dá para enxergar nada, fica tudo escuro.

    Você pode me ajudar?

    Desde já obrigado pela atenção

    Isabella.

    [Responder]

  69. renan disse:

    Boa noite , eu gostaria de comprar um telescópio bom que eu conseguisse enxergar estrelas e planetas qual é o melhor telescópio ??
    Muito obrigado pela atenção !!

    [Responder]

  70. renan disse:

    Olá
    gostaria de saber se o telescópio : Equatorial Refletor Newtoniano Alemã , objetiva 114mm e distancia focal 1000mm , é um telescópio bom para enxergar estrelas, planetas a lua etc…
    Muito obrigado pela atenção !!

    [Responder]

  71. anderson duarte disse:

    Que bom saber que podemos contar com vcs para nos orientar. Deus abençoe a equipe!!!

    [Responder]

  72. dho disse:

    quero uma dica de telescópio, barato e bom

    [Responder]

  73. Giovani R disse:

    Preciso de uma ajuda!
    Tenho um telescópio e quero me aprofundar mais sobre o assunto, como:
    * Como funciona cada ocular
    * Montagem correta
    * Ajuste fino (enquanto eu mexo no aparelho ele balança e tudo tá bem apertado)
    * Um site bom para iniciantes
    * Localizador ajuda mesmo?

    Tenho um TELESCÓPIO REFRATOR AZIMUTAL 900mmX60mm

    ((((((( gigio.yo@gmail.com )))))))

    Vlw \o/

    [Responder]

  74. Wander Rancanti disse:

    Tenho um Celestron Nexstar 8SE computadorizado. Nele vem uma ocular Plossl de 25mm. O que consigo ver com nitidez e forma com esta lente? Quais os melhores astros para visualizar? Alguns astros estão a uma distância longa, então seria melhor observar os astros mais próximos? Quais seriam eles? A razão focal é f10. Tenho um redutor focal f6.3, mas acho que com essa ocular de 25mm não me ajude muito. Devo adquirir outras oculares e em que poderiam me servir? Obrigado!

    [Responder]

  75. hill disse:

    Olá, eu queria comprar um telescopio que me permitisse um boa visualização de jupiter e suas luas, alguem tem uma boa opção?

    [Responder]

  76. Hill disse:

    Existe algum telescopio que me permita a visualização da VY Canis majoris?

    [Responder]

  77. José Olívio disse:

    Olá, eu tenho um telescópio Tasco galaxsee e não consigo ver nada, não tô conseguindo colocar as lentes direito eu acho, alguém saberia me informar como eu o monto?? estou muito curioso pra ver o céu!

    Muito obrigado

    [Responder]

  78. caroline mota disse:

    onde compro um telescópio Tasco galaxsee

    [Responder]

  79. Rogério Piva disse:

    Olá,

    Comprei um telescópio em liquidaçao no México e me custou cerca de 60 reais.
    Seu modelo é um Konus Konustart-700
    Ele vem com óptiva de diametro de 60mm e distancia focal de 700mm f/11,6
    Vem com um pesquisador de ponto vermelho STARDOT
    Ocular de diametro 31,8mm h8
    Ocular de diametro 31,8mm h20
    Lente Barlow 2x
    Corretor de imagem 1,5x
    Filtro lunar.

    Gostaria de saber o que posso ver com esse telescópio e como devo usar as lentes.
    Obrigado

    [Responder]

  80. andre disse:

    Estou afim de comprar um telecopio,mãs não sei qual e a melhor marca e qual distancia a propriada para se ter uma visão legal da lua e estrelas se alguem poder me informa agreço desde já podem comentar pelo meio email:andre.alternativo@yahoo.com.br

    [Responder]

  81. Luãn Silva disse:

    Telescópio Astronômico Zenit 900x60EQ c/ Tripé
    Marca
    Zenit
    Tipo de produto
    Telescópio
    Composição/Material
    Telescópio: Tubo de ferro; Tripé em alumínio
    Abertura
    60mm
    Ampliação
    Não informado pelo fornecedor
    Campo de visão
    225X (com a lente Barlow 2X aproxima até 450X)
    Distância Focal
    900mm f1/12.8
    Lente
    2X; A lente Barlow aumenta o poder de ampliação de um telescópio; Por exemplo: um telescópio com poder de ampliação de 225X, com a lente Barlow 2X, amplia até 450X. A lente Barlow é indicada para objetos grandes e luminosos.
    Cor
    Prata
    Conteúdo da Embalagem
    1 Telescópio, 1 Tripé, 3 Lentes Oculares, 1 Prisma, 1 Visor de Busca, 1 Lente Barlow 2X, 1 Eretor 1,5X e Manual de Instruções
    Dimensões aproximadas do produto (cm) – AxLxP
    155x90x90cm (montado); 9,5x95x9,5cm (desmontado)
    Peso líq. aproximado do produto (kg)
    6Kg
    Garantia do Fornecedor
    6 meses
    Modelo
    Astronômico
    Referência do Modelo
    F900X60
    Oque vejo com ele?

    [Responder]

  82. luiz disse:

    ola, ganhei um telescopico da marca land & sky, modelo 36050, foco 360mm, diamtro 50mm,e uma luneta de1.5x, montei o telescopico e nao consigo ver nada, o que eu concigo ver com este equipamento, e o primero telescopico e gostaria de aprender a usalo jaque nao vejo nada nele abraços.

    [Responder]

  83. najara disse:

    ola , queria comprar um telescópio q pudesse ver galaxias, nebulosas , planetas e estrelas. qual seria um ideal ?(gebnut@gmail.com)

    [Responder]

  84. ivo disse:

    Que instrumento Galileu afeiçoou para suas investigações e quais as versões atuais mais desenvolvidas do mesmo?

    [Responder]

  85. LUCIA disse:

    Nossa como me ajudou só lendo o que vc escreveu para os outros.
    Consegui agora pelo menos ver de dia bastante coisa e estava lendo que era bom procurar peimeiro um poste…dei risada mas não é que deu certo!
    O buscador e o telescópio ficaram alinhados!
    Única coisa que não estou conseguindo é colocar ele inclinado…não fica parado…não consigo fixar…o manual dele é ruim a bessa!
    Vou ler mais algumas vezes…
    Comprei faz dois dias…começando com um 900/70.
    Zenit, que sei não é grande coisa, mas pra começar será que está bom?
    Quero ver a lua,estrelas e planetas maiores quem sabe!
    Abçs.

    [Responder]

  86. Wilton disse:

    Gostaria de comprar um telescópio 70mm Toya THB77-00 GALAXY Ultraoptec AZ2 + Super Ploss + CD-ROM.(REFRATOR)
    Sou principiante no ramo de Astrônomo Amador e gostaria de ser melhor orientado.
    Atenciosamente.
    Wilton

    [Responder]

  87. Caroline disse:

    Olá, tudo bem?
    Assim, preciso que me explique como usar meu telescópio, por favor… Ele possui 70 mm diâmetro lente objectiva, distancia de focagem de 700 mm, oculares de 31.7 mm (20 mm, 12.5 mm, 9 mm, 4mm), 3x lente Barlow, 1.5x Ocular eréctil, lente rastejadora de 6x 25 mm com reticula, visor diagonal, sistema de controlo de precisão, bandeja de acessorios, tripe de aluminio ajustavel de 122 cm.

    Bom espero que com essas informaçoes você possa me ajudar, porque ate agora nao conseguir mexer nele, a única coisa que consegui ver foi a lua, mas não perfeitamente, foi apenas a cor dela, bem ampliada.

    Eu não sei se o meu telescopio é bom ou não, mas se for, me ajude por favor, tem um ano que o tenho, mas nao sei usa-lo, entao pode me ajudar? Por favor. :)

    ( carolinelimasantos@hotmail.com)

    [Responder]

  88. Alexandre Santos disse:

    De mesma forma que a Lucia, somente de ver as resposta apresentadas já fiquei mais tranquilo na utilização de meus telescópios. Muito obrigado pela disponibilidade de ajudar.

    [Responder]

  89. Alexandre Lobo Dias disse:

    Olá, estou pensando em comprar uma luneta Greika 60x60mm com zoom de 20 a 60x para observar o ceu. Na loja já experimentei em objetos de curta distancia o que me agradou bastante. Vou ter um bom resultado para corpos celestes e objetos mais distantes em paisagens?

    [Responder]

  90. luiz fernando queiroz oliveira disse:

    como faço para alinhar o guia, a mira do meu telescopio toya modelo 70070, galaxy utraoptec, 700mm?

    [Responder]

  91. o que conseguirei ver com um telescópio com as seguintes características:
    Telescópio Equatorial refletor newtoniano (1.25 “)
    -Objetiva: 114mm (4.5″)
    -Distancia focal 1000 mm f/8.8
    -Tubo do foco: 1.25 ”
    -Espelho primário tipo esférico
    -Montagem equatorial EQ7- controle de movimento em rotação lenta e ajuste fino de para declinação e ascenção
    -Permite acoplar motor clock drive (opcional)
    -Acompanha quatro oculares de vidro 4mm, 8mm, 12,5mm, 20mm
    -Extensor de ocular com inversão e magnificação de 1,5x
    -Lente Barlow de 3x
    -Lente Barlow de 2x
    -Filtro Lunar

    [Responder]

  92. Igor Oliveira disse:

    O que consigo ver com esse telescopio ???

    Telescópio RF 114mm Toya Skyview THR 114AZ2P Advanced

    estrelas e planetes ??? nebulosas e galaxias ??
    por favor me ajudem…sou iniciante e um amante do universo.

    [Responder]

  93. silvia disse:

    bom dia , queria que se possivel vcs me ajudassem com uma duvida. Quero presentear minha filha com um telescopio, vejo diferencas de precos e acho que o mais caro seja melhor, mas leio as duvidas aqui postadas e percebo que por exemplo (300×70) e mais caro que (900×60) e melhor, embora eu nao faca a minima ideia porque o primeiro difere do segundo. Objetivo da minha filha, observar o ceu, estrelas, luas,planetas, nebulosas… gostaria de saber qual devo adquirir. ja pesquisei precos de greika, zenit, 900×60, 800×60, 1000×114. Se vcs puderem me ajudar agradeco. obrigada

    [Responder]

  94. silvia disse:

    como vcs respondem as duvidas? atraves de email?

    [Responder]

    Gustavo José Moretti Resposta:

    Dúvidas sobre telescópios são respondidas no mesmo fórum onde foram postadas, na medida do possível.
    Agracemos pela compreensão.

    [Responder]

  95. jakson fernando disse:

    por favor alguém pode me dar um telescópio ,por que não tenho condições de comprar um ,por favor sou um grande fan da astronomia …

    [Responder]

  96. ola meu nome é Jackson Fernando tenho 14 anos ,sou apaixonado pela astronomia ,mas não tenho telescópio ,se alguém tiver um que não esteja usando por favor doa para mim por favor …

    [Responder]

  97. Éder Mateus disse:

    Tenho uma luneta Tasco 70mm, mas agora quero evoluir e ter um aparelho capaz de observar melhor as galáxias (ex. Andrômeda) além das estrelas mais distantes. Pretendo comprar um Toya Newtoniano de 150mm.

    ESTOU COM DÚVIDA REFERENTE A RAZÃO FOCAL QUE VARIA ENTRE f/4 E f/13.

    O QUE ESSE f/ SIGNIFICA? E COMO ISSO INFLUÊNCIA NA NITIDEZ DO OBJETO?

    É VERDADE QUE QUANTO MAIOR O NÚMERO f/ MELHOR PARA SE OBSERVAR PLANETAS E A LUA… E QUANTO MENOR O NÚMERO f/ MELHOR PARA SE OBSERVAR ESTRELAS OU GALÁXIAS?

    GOSTARIA DE SABER TAMBÉM SOBRE QUAIS LENTES SÃO ESSENCIAIS PARA QUE EU POSSO USAR UM 150mm COM MÁXIMO DE CAPACIDADE COM QUALIDADE?

    [Responder]

  98. DaniBri disse:

    Ola! Sou uma pessoa completamente analfabeta nesse assunto. Porém, de alguns meses para ca, tenho me interessado bastante em observar o ceu, por ter visto coisas a olho nú, que nao compreendi. Entao queria comprar um binoculos, luneta, telescopio…sei lá oque, rsrs, algo que eu pudesse segurar com a mao, apontar pro ceu em uma noite estrelada e poder ver melhor. Poderia me ajudar??? Me indicando alguma coisa? Moro no Rio de Janeiro. Obrigada!!! abçs

    [Responder]

  99. aluna disse:

    Eu sempre quis ver a lua satruno estrelas meteoros cometas em fim todos os corpos celestes.

    [Responder]

  100. leonardo disse:

    Estou querendo compra um telescópio mais não entendo nada. . . Quero compra um bom. De qualidade. . . Ia compra um 900×60 mais o meu objetivo é. Visualizar planetas constelacoes com nitidez e precisão. . . .e por acaso tem algum acessório que eu consigo fotógrafao que eu vejo no telescópio? E gostaria de saber qual é. Viseu telescópio professor. .

    Muito obrigado

    [Responder]

  101. Aldo Maia disse:

    Boa noite, preciso de uma ajuda em relação ao meu telescópio e lentes, segue as informações do meu telescópio:
    Greika Refletor Newtoniano 1141000
    Lentes:
    - Barlow Lens 2x
    - Barlow Lens 3x
    - Erecting Eyepiece
    - K4mm
    - K10mm
    - K25mm
    A pergunta é a seguinte:
    Queria saber qual é a real função das lentes Barlow, pois enquanto estou observando noto que elas dão um certo aumento na visão, principalmente da 2x para a 3x e que se eu deixar só a ocular no telescópio o aumento é menor que se estiver com uma Barlow. A dúvida é porque em alguns comentários a cima notei que esta Barlow é boa só para ver os grandes planetas e a Lua, mas como eu faço para ver outros planetas, como Vênus, Marte se é a Barlow que dá o aumento significativo? Qual o papel de um prisma, também é uma lente ou é uma parte do telescópio? o que influencia em tirar ou colocar ele?
    Outra pergunta, o que significa esse “K” na frente dos nÚmeros das oculares? Pois tem uma que tem SR, H
    Obrigado desde já pelo seu tempo e atenção!
    Abs

    [Responder]

    Jorge Resposta:

    Nunca espere ver planetas imensos e bem nítidos em observações normais no telescópio. A barlow em geral dificulta muito mais do que ajuda para ver bem.

    Jorge

    [Responder]

  102. Carlos disse:

    Boa tarde! Gostaria de aquirir um telescópio amador top de linha. Meu objetivo é observar a lua, planetas e paisagens com alta qualidade e, se possível, dentro de alguma configuração, também nebulosas e galáxias com alguma nitidez. Gostaria de saber as configurações adequadas e três marcas confiáveis. Grato desde já, Carlos.

    [Responder]

  103. Yuri disse:

    Olá, comprei um TeleScience com
    - Diametro da objetiva : 50mm
    - Distancia focal: 500mm
    - Diametro da ocular: 1.25″
    - Distancia focal ocular: 20mm, 4mm
    - Lente Barlow: 3x
    - Ampliação maxima: 375x

    Ainda não entendo nada de telescopios.. Voce pode me dizer o que eu vou consiguir ver com ele?

    [Responder]

  104. alexandre disse:

    oi acabei de trocar minha bike em um Telescópio Astronômico e Terrestre com Bússola e Tripé VH-588E – Master Home, desde de pequeno tive muita curiosidade nestes aparelho e gostaria de saber sobre esse telescopio por exemplo o que posso ver nele se so a lua eas estrelas ou posso ver planetas e outros
    desde ja agraDEço..

    [Responder]

  105. Angeça disse:

    Boa noite , acabei de adquirir um orion 114 starblast , mas nao vejo imagem alguma , o que pode estar acontecendo?

    [Responder]

  106. renilson disse:

    boa noite tem muita curiosidade sobre a observaçao do ceu.e estou pretendendo comprar primeiramente uma luneta,qual seria os requisitos ideais para uma boa luneta.
    qual a marca que tem uma boa aceitaçao no mercado e a proço e em media de um estrumento desses.

    se possivel queria uma indicaçao de um site bom para se fazer essa transaçao.

    muito obrigado pela atençao.

    [Responder]

  107. Bruno disse:

    Olá, O telescópio que comprei é o “Telescópio Astronômico 900X60 c/ Tripé – Zenit”. Queria saber se ele é um bom telescópio para ver a lua , Jupter , Venus, Marte entre outros planetas ? Obrigado .

    [Responder]

  108. Anderson Pacheco disse:

    Olá amigo! Quero comprar meu primeiro telescópio e andei pesquisando este aqui!(Telescópio RF 114mm Toya Skyview THR 114AZ2P Advanced) Gostaria de saber se é bom, se farei uma boa escolha!…O que você acha?…Obrigado e aguardo sua opinião!

    [Responder]

  109. Gustavo disse:

    Bem! eu não entendo nada do assunto e espero que vocês me ajudem, minha duvida é a seguinte

    Qual telescópio seria bom para mim ? Eu pretendo ver planetas, estrelas, a lua, e se possível ver cometas que passam próximo a Terra

    [Responder]

  110. Sergio Luiz Lima disse:

    olá, comprei um telescópio vivitar modelo VIVTEL50600. E pelos comentários que vi parece que ele não é muito bom!
    o que faço agora, dou para os gatos comerem? Kkkkkk

    [Responder]

  111. gabi disse:

    quero comprar um Telescópio mais nao sei aonde qual o melhor lugar?

    [Responder]

  112. João Vitor disse:

    Gostaria de saber se esse telescópio é bom e oque que a gente consegue observar …
    http://www.americanas.com.br/produto/108386671/telescopio-f60050m-weifeng

    [Responder]

  113. Michelle disse:

    Olá, minha filha tem 9 anos e quer um telescópio para observar a lua e as estrelas, não tenho a menor ideia de qual comprar para ela, pois não entendo absolutamente nada sobre eles, gostaria que você me indicasse um que fosse adequado para a idade dela e que ele pudesse observar as estrelas e a lua, desde já agradeço.

    [Responder]

  114. Charles Muniz disse:

    comprei um Telescópio 70mm Toya Orbitor 400 Black 200x + Luneta Buscadora + Tripé Alto + CD-ROM mas nunca usei nada parecido, sou aficcionado por observar o espaço, acha que conseguirei bons resultados, mesmo sendo amador no assunto?

    [Responder]

  115. MayconFelipe disse:

    Oi, sou iniciante nessa area de astronomia, estou interessado em comprar um telescopio, e gostaria de saber se esse modelo Zenit F900X60 é bom para observar a lua, e alguns planetas .. Obg :D

    [Responder]

  116. Paulo disse:

    Ola, comprei uma luneta barata.Luneta Vivitar Lente 50 Mm E Ampliação De18x 36x Vivtv1836. mas meu objetivo era utilizá-la acoplada a uma máquina fotografica para fotografar aves. dá pra fazer alguma coisa com essa luneta, mesmo sendo barata?

    [Responder]

  117. Caroline disse:

    O telescópio que estou querendo comprar tem as seguintes informações:
    Abertura 50mm
    Altura Máx. 1,25m
    Acessórios: Lentes SR4mm, F6mm e H20mm
    Lente Barlow 3x
    Distância Focal: 600mm
    É da marca Greika
    Não entendo de telescópios, venho estudando pra isso, mas gostaria de saber, é bom? O que vou conseguir ver com este?

    [Responder]

  118. juliano disse:

    Ola,
    Estou adquirindo um telescópio para pode observar saturno, jupiter, lua e outras galaxias. Gostaria de saber se este supre(sem distorções ou borrar a imagem)

    Eu vi este modelo: Telescópio 102mm Skywatcher BK1025AZ3 Short Tube Azimutal AZ3

    Ele é bom ?

    Obrigadom

    [Responder]

  119. juliano disse:

    Boa noite,

    Estou querendo adquirir um telescópio para ver galaxias e planetas bem nítido(sem borrar), estive vendo o telescópio abaixo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-468592279-telescopio-equatorial-newtoniano-1000114eq-ampliaco-1500-x-_JM

    É um boa opção?

    Obrigado

    Fabio

    [Responder]

  120. amaury disse:

    tenho um tasco 114500 com lentes sr 4 mm,ma 10mme ma 20mm gostaria de lentes com maior nitidez o que vçs me sugerem?

    [Responder]

  121. que merda quer o saber sobre o inventor do telescópio
    e não esplica nada!

    [Responder]

  122. e falo mais isso é uma trapassa

    [Responder]

  123. Josemar disse:

    Oi Adriano, parabéns a vc e ao Leocádio pelo os esclarecimentos. Estou buscando comprar um telescópio para mim, quero ver os planetas e principalmente fotografar, tenho uma câmera T3I. Qual telescópio custo beneficio seria melhor? já vi pelo os comentário de um focal de no minimo 100mm é interessante… tens como me ajudar?

    Abs

    [Responder]

  124. Maria Luiza disse:

    Olá eu tenho 11 anos, gostaria de saber um tipo de telescópio que de para ver planetas que tenha um preço barato, porque tem uma estrela ou planeta que me intriga toda a noite ela está ali no mesmo lugar, eu estou escolhendo um telescópio que me ajude a desvendar este mistério.

    [Responder]

  125. Ola seu novato neste assunto de telescópio mais sou fã das estrelas desde pequeno mais só com 14 anos posso ter um telescópio e queria que alguem mim ajuda-se a escolher um bom telescópio.

    [Responder]

  126. DANIEL disse:

    Boa Tarde,

    Tenho um telescópio com as seguintes configurações Refletor ocular: 0,965″, SR4 – H12,5 – H20, visor 5×24, lente barlow 3x, lente erector 1.5x, filtro lunar.
    Gostaria de saber se é um bom telescópio ou sou eu que não estou sabendo combinar as lentes, existe algum lugar ou manual no qual eu possa tirar mais proveito dela. Modelo 76700 AL (não veio com manual nenhum).

    [Responder]

  127. Wennyker disse:

    Ola boa tarde, tenho um telescopio Greika, e quero saber se com as configurações dele eu consigo ver planetas como Jupiter, Mercurio e qual combinacoes vc me indica pra conseguir ajustar esses planetas!
    Configuraçoes:
    Lentes:
    H: 20mm, H: 12,5mm, H: 8mm, SR:4mm.
    Barlow de 3x e de 2x;
    Prisma de 90°
    Erecting eyepiece 1.5x ( Inversora )
    Lente de 1,5″.
    Aprecio bastante a ajuda que voces dão pro leitores.

    [Responder]

    Wennyker Resposta:

    é o Greika F900/60m

    [Responder]

  128. Karina disse:

    ola gostaria de saber se esse telescopio é bom para ver estrelas,lua,nebulosas e planetas? será q a resolução dele é boa?Refletor SkyWatcher 130mm EQ2sou iniciante no assunto mas amo céu e quero apreender um pouco mais desde já obrigado. Abertura 130mm
    Design Óptico Refletor Newtoniano (Parabólico)
    Distância Focal 650mm
    Secundário 34.5mm
    Razão Focal F/5
    Limite de Magnitude 13.3
    Maior Ampliação Útil 260x
    Resolução 0.9
    Buscadora Red Dot
    Tamanho do Focalizador 1.25
    Oculares 1 Super Plossl de 20mm e 1 Plossl de 10mm
    Tipo de Montagem Equatorial
    Controle para Ajustes Finos RA & DEC
    Contrapeso(s) 1x 3,5Kg
    Adaptador PiggyBack Sim
    Motorização Opcional
    Peso do Tubo 3.66Kg
    Dimensões do Tubo 16cm X 61,5cm
    Altura do Tripé 70-123cm
    Manual em Português

    [Responder]

  129. Ubiratan disse:

    alguém pode me ajudar, comprei um telescópio fabricado por Ningbo Citiwell (china) modelo 90060M, montei mais não sei como usar, pois as informações que acompanharam não são claras para o meu pouco conhecimento.

    [Responder]

  130. Julianne disse:

    Ganhei um telescópio com esses dados:

    CSR – VISION
    Focal: 700mm
    Diametro: 76mm
    Modelo: 70076
    Lentes: H 12,5mm
    SR 4mm
    H 20mm

    Não entendo muito disso, e vem algo parecendo um tubinho preto escrito BARLOW LENS 3X e outro escrito Erecting Eyepiece 1,5X

    tenho que combinar as lentes usando esses tubos, ou outra coisa? Porque quando aponto para o céu de noite, fica tudo escuro.
    Obrigada desde já, aguardo sua resposta!

    [Responder]

    Jorge Resposta:

    Usa inicialmente a ocular H20mm que dará menos aumentos, maior campo de visão e é mais fácil achar os alvos. A Barlwsa é uma lente ocular acessória para dar mais aumentos, mas em geral será de uso muito frustrante para ti, pois o campo de visão fica pequeno, perde qualidade de visualização e achar um alvo é uma loteria muitas vezes. Saudações.

    Jorge

    [Responder]

  131. RICARDO DANTAS DUARTE disse:

    gostaria de saber qual modelo seria mas adequado para observar planetas como júpite e saturno, e superficie da lua, o Telesc Greika Equatorial Newtoniano 1000114MM seria uma boa escolha?

    [Responder]

  132. francisco disse:

    ola eu tenho um Telescópio SEBEN F700 76, só que eu nao sei como utilizar o jogo de lentes que veio com ele.
    gostaria de uma ajuda de como utilizar elas corretamente e se for possivel algum manual para me ajudar
    desde ja grato

    [Responder]

    Jorge Resposta:

    Este telescópio é um refletor, provavelmente com um espelho secundário de 76 mm de diâmetro. O que presumo que chames de jogo de lente são as oculares. Quanto maior o n de mm de distância focal que elas tem, menos aumento o telescópio dará, porém as imagens serão mais luminosas, o campo de visão é maior e é bem mais fácil achar os alvos. O melhor é começar com as oculares de maior distância focal até te acostumares com ele. Saudações e good skies.

    Furtado

    [Responder]

  133. Gerson Lima disse:

    Boa Tarde, Vou comprar um telescópio mas antes queria saber como faço pra saber o alcance do telescópio,
    qual o tipo de lente e melhor.

    [Responder]

    Jorge Resposta:

    O diâmetro da objetiva é tudo, porém quanto maior, mais pesado será o telescópio, mais caro e mais experiência será requerida do observador. Good skies.

    Jorge

    [Responder]

  134. Adriana disse:

    o que dá pra fazer com esse telescópio refrator?
    50x100x
    distancia focal da objetiva 600mm
    campo de visão 1grau
    aumento do dispositivo de busca 3x

    [Responder]

    Jorge Resposta:

    Adriana, as características mais importantes de um telescópio, primeiro é a qualidade da ótica, depois o diâmetro da objetiva. O nº de aumentos é acessório e somente é importante para ver planetas, a lua e uma que outra nebulosa de difícil visualização. O comprimento do tubo não é tão significativo, mas quanto mais comprido, menor o diâmetro do campo Procura um refrator de 6 a 8 cm de diâmetro com no mínimo 2 oculares tipo Plossl, que poderás começar a fazer observações sem ficar frustrada nem gastar muito sem ter retorno. Saudações e good skies.

    Jorge

    [Responder]

  135. Osmane disse:

    Tenho um telescópio Telescópio RF 114mm Toya Skyview DT 114EQ3 (lentes PL 10 e 25mm) mas só consigo focalizar a lua, como faço para focalizar outros planetas?

    [Responder]

    Jorge Resposta:

    Osmane, refletores são mais difíceis de achas os alvos, tens que ter uma bem regulada luneta buscadora, mas para achar outros alvos tens que saber exatamente onde estão senão vira loteria e aí é frustrante , pois o campo de visão é muito pequeno. Good skies.

    [Responder]

  136. Osmane disse:

    Qual a diferença entre o Telescópio RF 114mm Toya Skyview DT 114EQ3 e o Telescópio RF 203mm Toya Skymaster PRO THB203STEQ4-5? Para observações amadoras existe muita diferença entre um e outro?

    [Responder]

    Jorge Resposta:

    Osmane, boa tarde. o RF 203mm é muito melhor do que o outro, mas tudo depende de como vais observar. Ele é bem pesado e de difícil deslocamento, se ficar em um lugar dedicado a ele não tem nem como comparar ao outro, mas se tu não tens experiência no uso de telescópios , começar com um tão grande, se tiveres muita persistência, farás excelentes observações por muito tempo, mas se não tiveres persistência será um bom investimento com baixo retorno. Se estiveres começando é melhor com um telescópio pequeno e de preferência um refrator tipo de 6 a 8 cm de diâmetro, pois a utilização é muito mais fácil. Good Skies

    [Responder]

  137. Diovany disse:

    Gostaria de saber se o Telescópio 150mm Toya Startec Pro 150LTEQ3-5 Long Sky (f/9,3) Dark Blue com Motor Clock Drive é bom para inciantes?
    Já que estou investindo em um telescópio bom!
    O valor o meu bolso suporta!
    Mas também gostaria de saber se o mesmo e execelente para ver galaxias, nebulosas, lua , planetas!

    [Responder]

    Jorge Resposta:

    Diovany, boa tarde. A astronomia amadorística depende muito do que se pretende e da dedicação que se tem. Comecei com um refrator de 6,5 cm de diâmetro caindo aos pedaços e com ele por mais de 10 anos fiz milhares de observações de estrelas variáveis registradas que enviava para a AAVSO, vi inúmeras galáxias, nebulosas, aglomerados globulares. Atualmente nas cidades temos céus com muita poluição luminosa e recomendo ir para céus escuros. Aqui em Porto Alegre há 40 anos atrás eu via de minha casa, em noites boas, até o limite teórico possível que era mag. 6,5, agora o limite não passa de 4,5. Não conheço a ótica deste telescópio porém acho que com ele, um bom céu e muita dedicação dá até para fazer chover! Deves ler bastante para ver que tens um instrumento que possibilita excelentes vistas e inúmeras observações. Como dizem os americanos, good skies.

    Jorge

    [Responder]

  138. Olá gostaria de saber se o telescopio vivitar 60x/120x e bom. e o que eu posso ver com ele.

    [Responder]

  139. Mary disse:

    Olá quero comprar um telescópio para iniciantes, porém quero observar tudo que há no céu, lua, estrelas, planetas, nebulosas, cometas…. qual é o mais recomendado para esse fim?

    [Responder]

  140. Osmane disse:

    Prezados, comprei um telescópio Toya STARTEC 150LTEQ3-5 refletor newtoniano com espelho parabólico de 150 mm de diâmetro (f/9,3), oculares super ploss 25 e 10 mm, mas até agora só consegui ver a lua (com bastane nitidez), o que pode estar acontecendo? Ele pode me dar uma visibilidade melhor? Em que posso estar errando? Osmane

    [Responder]

  141. joao pedro disse:

    Gostaria de saber se este telescopio eh bom pqra iniciantes. Gostaria de observar algumas nebulosas e galaxia. http://www.astrobrasil.com/ecommerce_site/produto_113_4527_Telescopio-76mm-Toya-Polaris-RFL7-76AZ2-Oculares-Super-Ploss-CD-ROM

    [Responder]

  142. Osmar Patricio disse:

    Comprei um telescópio de 60×120 vivitar, e não consigo ver nada. O que faço? Quero ver a lua estrelas e planetas. Sou um amante do espaço sideral desde a infância. Quem pode me ajudar?

    [Responder]

  143. Rafael Zanutto disse:

    boa noite, estou precisando de uma ajuda, na verdade nunca busquei informações sobre telescópios e estrelas, mas isso sempre me despertou curiosidade, essa semana comprei um telescópio usado, acredito que ele está completo, porém não entendo absolutamente nada, ja consegui observar a lua, mas não entendo sobre lentes, sobre posição de onde localizar os planetas gostaria de ajuda, pois estou em uma verdadeira luta com o telescópio, pelo que vi em uma foto ele é igual a um de um anuncio marca Lumina Lm 675 x, diâmetro da objetiva 60mm, dist. foal 900mm, barlow 2x e 3x, ocular inversora 1,5 x, essas são as específicações dele, mas nao entendo absolutamente nada, gostaria de saber por onde começar, obrigado RAfael

    [Responder]

  144. Rodney b de castro disse:

    Qual destes telescopio são melhores para observar galaxias e estrelas, e por favor me indique um bom e preço mais em conta.

    Telescopio 70mm Toya THB77-00 Galaxy Ultraoptec AZ2+Super Ploss+CD-Rom.
    LuneteTelescopio 70mm Toya-Silstar Draco DR 70500JW PRO (Branco).
    Telescopio 50mm Toy Refrator STAR 300x(Tripé Alto).
    Telescopio 114mmToya Skyview THB9-114AZ2+Super Ploss+CD-Rom.
    Telescopio Refrator 70mm Siltar Draco DR 70JW Plus.
    Telescopio Refrator 70mm Octans Astromatch AT70eq1-Super.
    Telescopio Refrator 60mm Toya Galaxy HRT L60Plus.
    Telescopio Refrator 70mm Toya Galaxy Ultraptec HRT 70L.
    por favor deixe sua analisé se possivel urgente!
    obrigado

    [Responder]

    Rodney b de castro Resposta:

    Quero Comprar um telescopio que possa ver estrelas,paisagem,galaxia
    que seteja no valor de até R$600,oo reais
    Por favor me endique um que eu fique feliz e não me arrependa de ter comprado.
    Obrigado….

    [Responder]

  145. Elson Rocha disse:

    Eu Gostaria de adquirir um telescópio astronômico bem barato para observar a via láctea, como sou leigo alguém poderia me auxiliar abaixo segue referência do suposto telescópio a ser adquirido. grato.
    Telescópio refrator com ampliação de até 450X
    Objetiva 50mm
    Distância focal 600mm
    Ampliação do visor de localização 5X20mm

    [Responder]

  146. Iury Guilherme disse:

    Gente eu comprei um telescópio e ñ sei se ele é bom, e esse f60050m greika alguem pode falar algo sobre ele.Eu comrei pela internet e ainda ñ veio, mais quero saber se é bom ?

    [Responder]

  147. elias junior disse:

    eu queria comprar um telescopio pra minha esposa, pensei nesse Telescópio Refletor Com Abertura 76 Mm Vivitar Vivtel76360

    nao posso gastar mais que 400 reais, qual me indicaria? nesse valor nao consigo ver quase nada né? por favor me ajude o mais urgente possivel, pois preciso presentear ela

    [Responder]

  148. Joao Rodrigo disse:

    ola eu tenho um telescopio
    Telescópio Powerseeker 127EQ
    http://www.astroshop.com.br/Telescopios.asp?CodProd=21049

    queria comprar outo nao consigo ver galaxias
    qual desses e melhor:

    1 – Telescópio NexStar 130 SLT SkyAlign
    http://www.astroshop.com.br/Telescopios.asp?CodProd=31145

    OU

    2 – Telescópio Advanced VX 8 Newtoniano
    http://www.astroshop.com.br/Telescopios.asp?CodProd=32062

    no caso queria saber diferenca qual e mais forte , ou qual da pra ver mais lunge
    obrigado.

    [Responder]

    Macedo Resposta:

    Olá joão, acabei de comprar o Advanced VX 8″ da celestron, com certeza é a melhor aquisição.

    [Responder]

  149. Jonatas disse:

    Pessoal… Muito bom o site e melhor ainda a predisposição de todos em ajudar a nós iniciantes, tirando duvidas principalmente. Parabéns a todos, pelas dicas, opinioes e esclarecimentos.

    [Responder]

  150. rafael disse:

    pessoal, estou para comprar meu primeiro telescópio e queria um com abertura de no mínimo 100mm.

    vi um da marcar Toya, modelo SkyviewTHR 114AZ2P Advanced c/ Oculares Plössl.
    essas são as especificações:
    Especificações:

    Tipo: Refletor Newtoniano
    Montagem: Azimutal Super
    Diâmetro do Espelho: 114 mm ( que proporciona excelente resolução)
    Distância Focal: 900 mm
    Luminosidade: f/7,8
    Aumento máximo efetivo: 263x
    Diâmetro das Oculares: 1,25″ (31,7mm) Super Plossl

    Acessórios Inclusos:

    Ocular Super Plössl 25mm (1,25″)
    Ocular Super 10mm (1,25″)
    Prateleira de Acessórios
    Lente Barlow 2X
    Espelho Secundário de 1,8mm
    Luneta Buscadora 6×30
    Espelho Principal de 114mm
    Lentes Multitradadas
    Tampa de Proteção do Espelho
    Tripé de Alumínio c/ altura regulável
    Montagem AZ2 Azimutal super
    Tubo Principal com Pintura Epóxi
    Tubo Principal em Alumínio
    Cap de Redução de Luz para Observação Solar
    Manual de Instruções em Inglês e Português

    o que acham?

    abraço

    [Responder]

  151. vitor augusto disse:

    gostaria de saber se esse telescópio: http://www.walmart.com.br/produto/Cameras-Digitais-e-Filmadoras/Telescopios-Astronomicos-Refletores/Vivitar/413780-Telescopio-de-Refracao-Vivitar-VIVTEL-50X-com-Zoom-de-75X-a-150X?feature=similaritems&source=prouct%2FC%C3%A2meras%20Digitais%20e%20Filmadoras SERve para mim, é só por curiosidade mesmo tenho 14 anos mas tou na duvida, porque muita gente fala que é ruim, mas como quero somente para lazer gostaria de saber se ele serve obrigado espero resposta

    [Responder]

  152. Igor Tichy disse:

    Olá,
    Estou em vias de comprar um telescópio e encontrei este modelo:
    Telescópio Greika 1400X150EQ /Refletor Equatorial / com Distancia Focal de 1400 mm / com Tripé
    -Garantia Greika:6 meses
    -Abertura:9.33
    -Lente Objetiva:150MM
    -Lente padrão:1,25″
    -Buscador:6X30
    -Material do Tripé:Alumínio
    É um boa aquisição?

    [Responder]

  153. LUIS CARLOS ARAUJO GUEDES disse:

    COMPREI UM TELESCÓPIO TOYA 900114. GOSTARIA DE SABER SE NA PARTE AONDE FICA O ESPELHO EXISTE ALGUMA REGULAGEM POIS, EXISTE TRÊS PARAFUSOS DE FIXAÇÃO E TRÊS OUTROS.O PROBLEMA QUE NÃO ESTOU CONSEGUINDO VISUALIZAR NADA. JÁ ESTOU ADQUIRINDO A LENTE ERETA OU INVERSORA. MORO NA ZONA RURAL E JÁ TENTEI VER SE HÁ ALGUÉM QUE ME ORIENTA-SE, MAIS NÃO ENCONTREI. CONTO COM SUA COLABORAÇÃO. OBRIGADO

    [Responder]

  154. Marieli Gomes disse:

    Olá estou pesquisando esses modelos de telescópio Greika Azimutal 60050M e Telescópio Zenit 800×60 e também esse Telescópio 75/150x Tripé Manopla Ocular Vivitar gostaria de uma opinião qual desses é melhor pra ver a lua, constelações e alguns planetas! obrigado

    [Responder]

  155. Laura disse:

    eu ganhei um telescópio de páscoa e ainda não sei usar, eu queria ver as estrelas,mas não sei como usar. O telescópio é do tipo F 36050.

    [Responder]

Deixe seu Comentário