orthopedic pain management

Corrigindo erros

Astronomia & Astrofísica, E-Books — By on abril 25, 2010 at 0:10

O material abaixo foi gentilmente cedido pelo colega Roberto Ferreira Silvestre do Observatório Astronômico de Uberlândia e foi fruto da experiência adquirida em aulas e palestras, onde percebeu várias distorcões e imprecisões, até mesmo em livros educativos, do conhecimento sobre a astronomia.

Seguindo a tendência atual de vários grupos de astronomia que depararam com problemas semelhantes o INAPE também está direcionando os temas das palestras para ajudar a sanar estes equívocos. Apesar da disposição, do idealismo e da dedicação dos educadores, que não são os culpados pela situação. Os alunos gastam anos com a memorização de coisas desinteressantes que nem corretas estão. Fenômenos que poderiam ser verificados na prática, fora da sala de aula, são geralmente “aprendidos” nos quadros e em livros escritos por quem dá a impressão de nunca tê-los observado. O resultado disso é que saímos das escolas com uma idéia distorcida da realidade, a ser corrigida em cursos posteriores, com dificuldade, quando são feitos e se forem de boa qualidade.
Os educadores que continuam seus estudos além do mínimo necessário para dar aulas nas nossas escolas às vezes conseguem quebrar o ciclo vicioso. Mas o que dizer daqueles que para exercerem sua nobre profissão utilizam apenas os conhecimentos adquiridos nas aulas que assistiram nos primeiros anos de suas vidas? Teremos aí a retroalimentação necessária e suficiente para que pouca coisa funcione, porque quem aprendeu errado vai ensinar errado, mesmo se usar todas as maravilhosas e eficientes técnicas pedagógicas do mundo.

A crítica pode parecer dura, mas não é minha. Foram os próprios educadores que perceberam o problema da falta de informações científicas atualizadas, das lorotas de alguns livros, da impossibilidade de responderem certas perguntas difíceis dos alunos, da discordância entre dados obtidos de revistas populares de ciências, da insegurança para falar sobre Astronomia de um modo geral, da falta de praticidade, etc.

Eles me pediram ajuda. A proposta está aqui.

[issuu layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Flight%2Flayout.xml showflipbtn=true documentid=100618005757-af1e94077d3f4811b03fbb09ba49f7be docname=proposta_educativa username=inape loadinginfotext=Proposta%20Educativa showhtmllink=true tag=educacao width=420 height=297 unit=px]

Imprimam estas páginas, mostrem para alunos e outros professores, troquem idéias com eles e escrevam para mim. Usem a lista abaixo, preparem um teste para ser respondido com V ou F e apliquem-no na escola. Lembrem-se de que os assuntos tratados adiante constituem uma pequena parte do volume de conhecimentos básicos necessários ao ensino de ciências. Alguns foram incluídos porque são úteis como cultura geral.

Veja depois o gabarito com as explicações. Ele certamente vai surpreender muita gente, mostrando uma realidade que não pode mais ficar oculta.

Clique aqui para fazer o download do arquivo, em formato PDF (165 Kb).

Obs.: É necessário ter instalado o Acrobat Reader em seu computador para abrir o arquivo. Você pode fazer o download da versão mais recente do Acrobat Reader clicando no link abaixo:

Tags: ,

2 Comments

  1. Jr. Andrade disse:

    O link está corrompido! Em tempo, parabéns pelo site, baixei quase todos os e-books disponíveis.

    [Responder]

    Gustavo José Moretti Resposta:

    Caro Jr. Andrade,

    Agradecemos pelo seu contato.

    Fizemos os testes nos navegadores Chrome e Firefox e não ocorreu o problema. Vamos continuar fazendo os testes.

    O arquivo foi enviado pra você por E-Mail.

    [Responder]

Leave a Comment