Usando o telescópio – Considerações iniciais

Astronomia & Astrofísica — Por em maio 29, 2010 as 13:54

É muito comum para todo o iniciante que adquire um telescópio, já querer logo ir apontando-o para o céu em busca de algum objeto celeste para observar. Tudo bem, eu também fiquei empolgado quando consegui meu primeiro telescópio, contudo a prática da astronomia amadora, mesmo que seja apenas por hobby, requer um mínimo de conhecimento básico do céu.

Para iniciar veremos algumas informações essenciais que todo astrônomo amador deve saber para uma boa interpretação do céu. Estas regras são precisas para todos os propósitos práticos.  Elas só ficam inexatas para períodos acima de alguns séculos.

  1. As estrelas nunca se movem em relação à outra.  Elas sempre estão separadas a mesma distância (em graus) e nos mesmos padrões.
  2. O sol, planetas (e suas luas), cometas e asteróides se movem entre si, alterando suas posições com relação às estrelas.
  3. Cada estrela sempre nasce e se põe na mesma posição no horizonte quando vista do mesmo ponto na terra.
  4. Todas as estrelas nascem no leste e se põe no oeste.
  5. Algumas estrelas são visíveis todas as noites do ano, a noite toda.  Isto ocorre pela proximidade delas com o Pólo Celeste.  Estas são chamadas “Estrelas Circumpolares.” No hemisfério sul as Estrelas Circumpolares giram no sentido horário.
  6. Todas as estrelas nascem e se põe aproximadamente quatro minutos mais cedo cada dia.  Por um mês a diferença acumula-se em duas horas mais cedo e no curso de um ano chega a 24 horas.
  7. Todas as estrelas estão nas mesmas posições à mesma data e horário cada ano.
  8. Em cada hora as estrelas movem-se 15 graus pelo céu.  Durante cada 24 horas as estrelas fazem uma revolução ao redor da Terra. Se você ficar acordado toda a noite, você pode ver quase todas as estrelas que podem ser vistas de sua latitude com exceção daquelas que estão no céu depois do sol nascer.
  9. As estrelas estão lá durante o dia, mas nós não podemos vê-las por causa da luz do sol dispersa na atmosfera.
  10. As estrelas mudam de posição com a mudança de latitude. (Longitude é irrelevante). As pessoas à mesma latitude vêem as mesmas estrelas não importa em que país elas estão.
  11. O Pólo Celeste Sul está diretamente sobre o pólo Sul da Terra.  A altura do Pólo Celeste Sul para quem está no equador é 0º (está na linha do horizonte). A altura do Pólo Celeste Sul vai aumentando conforme você se move para o Sul.  No pólo Sul da Terra  ele estará exatamente sobre sua cabeça a 90º. Nos pólos terrestres todas as estrelas são circumpolares e estão sempre visíveis e se movem paralelamente ao horizonte (a não ser quando o relevo oculta parte do Céu).
  12. O Sol é uma estrela e emite radiações luminosas e não luminosas de alta intensidade.   A menos que seus equipamentos estejam devidamente equipados com filtros, não olhe para o sol com um telescópio ou binóculos.
  13. Estrelas cadentes não são estrelas.  Elas são corpos relativamente pequenos de matéria cósmica entrando na atmosfera da terra a velocidade alta e queimando pela fricção aerodinâmica.
  14. A Esfera Celestial é um método conveniente de mapear o céu.  Assume que a Terra está ao centro de uma esfera gigantesca que compreende todo o céu e seus objetos exceto os planetas, luas, cometas e asteróides de nosso sistema solar que não são pontos fixos nesta esfera.O Equador Celestial é uma extensão no espaço do Equador da Terra.  Os Pólos Celestes são extensões dos pólos da Terra.  Cada ponto na esfera celestial tem duas coordenadas: Ascensão Reta e Declinação, que são semelhantes à longitude e latitude na Terra.  A Ascensão Reta e Declinação das estrelas e objetos de espaço profundos nunca mudam.
  15. No decorrer de um ano a Terra executa uma revolução em torno do Sol. Do nosso ponto de vista, o Sol parece caminhar por diferentes constelações, e o caminho que o Sol faz chama-se Eclíptica ou Eclítica sendo que as constelações pelas quais ele passa são conhecidas como: Constelações Eclípticas ou Zodiacais.  Tradicionalmente têm se pensado que são 12 constelações do Zodíaco, mas na realidade o Sol atravessa 13 constelações.  Estas constelações são: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, O fiúco (cauda da Serpente), Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. O Sol sempre está caminhando lentamente em uma dessas constelações e completa o ciclo no decorrer de um ano.
  16. A Lua nasce em média cerca de 50 minutos mais tarde a cada dia.  A Lua cheia nasce oposta ao pôr-do-sol e se põe ao amanhecer.  A Lua nova nasce e se põe próxima  ao sol e por isso nós não podemos vê-la.  A Lua quarto crescente está bem acima no céu durante o pôr-do-sol e se põe em torno da meia-noite.  A Lua de quarto minguante nasce em torno da meia-noite e está bem acima no céu ao amanhecer.  Uma Lua crescente forma um “C” no período inicial e aumenta à direita.  Uma Lua minguando diminui à esquerda e em certo momento tem a forma de um “D”.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

59 Comentários

  1. Vinícius de Freitas Santos disse:

    Excelente post, excelente site. Estão de parabéns, me ajudou bastante, continuem assim.

    [Responder]

  2. rosanne disse:

    ola, por favor me ajudem, parece que vejo tudo ao contrario, ou é assim mesmo????ao procurar uma foto on line do ceu da minha cidade, me coloquei de frente para o norte, imaginado que o leste ficasse a minha direita, porem na “imagem” do site, é o oeste fica a direita, portanto passei uma noite toda, procurando jupiter a minha direita, qdo horas depois reparei um W(oeste), no horizonte da imagem on line, é sempre assim???ou tem horas e horas, como me situo olhando o ceu e me colocando de frente para o norte???

    [Responder]

    Alex Resposta:

    Seu telescópio é um refrator. O telescópio refletor é que vc irá ver a imagem normal. Os refratores possuem a imagem ao contrário mesmo.

    [Responder]

    murilo sobral Resposta:

    mas o refrator é bopm tmb ??? o meu é refrator zenit 900×60, mas não estou sabendo usar … pode me ajudar ???

    [Responder]

    Gustavo José Moretti Resposta:

    Olá Rosanne.

    Acredito que você está usando mapas celestes para a localização dos objetos no céu. Um mapa celeste é feito para ser usado sobre a sua cabeça. O ideal seria imprimir o mapa e levantá-lo, posicionando o S para o sul verdadeiro. Faça isso e confira as posições.

    [Responder]

  3. Gostei muito das dicas Valeu…

    [Responder]

  4. MARCO disse:

    COMPREI AGORA MAS NAO ESTOU SABENDO COMO USAR LATI,LONGI QUERO VER ESTRELAS!!!!!!!

    [Responder]

    Fernando Resposta:

    o Seu deve ser refrator por isso

    [Responder]

  5. MARCO disse:

    HA O MEU E UM REFRACTOR 700X60

    [Responder]

  6. Fernando disse:

    Adorei as dicas vou ter um telescopio refrator gostaria de saber onde fica cada planeta nos pontos cardeais.
    N
    L | O
    S

    [Responder]

    matheus Resposta:

    Procura um mapa estelar. Lá você pode observar.

    [Responder]

  7. Adilson Firmino disse:

    Eu, adquiri um telescópio 60700, como poderei usa-lo com as lentes? para q possa ver o céu e sua estrelas durante à noite, pois, moro em sítio onde a noite é bela cheia de estrelas visíveis, por favor mandem para mim uma resposta como poderei usa-lo, desde já muito agradecido, ADILSON FIRMINO.

    [Responder]

  8. Abelar disse:

    Olá amigo, comprei um telescópio CSR 360 e não sei como usá-lo ainda. Gostaria de algumas dicas. Pelo que sei, ele não é um dos melhores, mas como já comprei, queria ao menos saber como poderia usá-lo da melhor maneira possível.
    Obrigado,
    Abelar.

    [Responder]

  9. Igor disse:

    Gente eu acabei de ganhar um telescópio de aniversário, mas não sei como usar, só sei ver com o binóculos do lado com o telescópio principal não consigo ver 1km da varanda da minha casa, está um borrão cinza, parece um microscópio, isso é normal?

    [Responder]

    Carlos Tobias Resposta:

    Boa noite Igor,

    isso é normal sim no começo pois vc deve ajustar as lentes, provavelmente na caixa do telescópio vieram algumas peças extras, procura inicialmente pela lente flashpoint 2.5fx que permitirá enxergar tudo nitido.

    Depois ajsute seu telescópio para o céu no angulo de 45º e fique movendo o trilho durante 2 minutos para seus olhos se ajustarem com a lente (sem parar, mova o trilho o mais rapido que puder, isso fará que sua retina se adapte).

    Inicialmente nós astronomos aconselhamos aos iniciantes a olharem para cima, tente focalizar a lampada do seu quarto, só pra treinar saka?

    Quando estiver bom em mirar o objeto e encontra-lo com seu telescópio, seja feliz e vá pra rua. Conte para seus amigos e post no facebook, será um astronomo tão bom quanto eu.

    Espero ter ajudado

    Att

    Carlos Tobias de Almeida Franco Souza da Costa Junior Junior II – Astronomo da universidade federal do acre.

    [Responder]

  10. Atilla Blanco disse:

    Boa noite!

    Preciso de ajuda. Comprei um telescópio refletor e estou com muitas duvidas sobre as lentes. Alguem pode me passar o telefone de contato para eu me orientar?

    [Responder]

  11. Jaqueline disse:

    Me ajudem. Ganhei um telescópio F36050M e quando tento focalizar fica um enorme borrão, acho que não estou sabendo usar…
    Será que veio faltando alguma coisa?
    bjs… me socorreeeeeee…

    [Responder]

    Adelson França Resposta:

    Me ajudem. Comprei um telescópio F36050M e quando tento focalizar fica um enorme borrão, acho que não estou sabendo usar…
    Será que veio faltando alguma coisa?

    [Responder]

    marcelo Resposta:

    Amigo, quando vc localizar algum objeto celeste,vc deve mexer na roda focal ate a imagem ficar nitida,vai rodando ela ate ficar boa..acho q é isso né?
    Espero ter ajudado abrass

    [Responder]

    Carlos Tobias Resposta:

    Sim…HABILIDADE!!!!…

    Bota um turbo que funciona.

    [Responder]

  12. Cláudinha disse:

    Socorro!!! Comprei um Toya 70700 e não vemos naaada!!! É assim mesmo? O menino está decepcionado!

    [Responder]

    marcelo Resposta:

    kkk isso aconteceu comigo com 15 anos fiquei decepicionado,mas vc simplismente deve tirar a tampa traseira dela no caso do refletor se n for refletor lamento

    [Responder]

  13. robinson almeida disse:

    ola acabei de adquirir um zenit F 1000 nao tenho nem idéia de como utilizalo e como faço para adquiri este mapa celeste o manual nao explica quase nada obrigado

    [Responder]

    João Resposta:

    http://www.telescopiosastronomicos.com.br/mapas.html aí tem cinco mapas coloridos com o desenho das constelações para mais informações entre em contato pelo site

    [Responder]

  14. daniele disse:

    acabei de comprar um telescopio refrator e nao esta aparecendo nada so borrao quero instruçoes de como usar

    [Responder]

  15. leonardo disse:

    Boa noite!
    Eu queria saber se o telescópio etx 90 ec já vem com buscadora e se com um filtro correto da para obsservaar o sol.
    Grato

    [Responder]

  16. mineirinho214 disse:

    comprei um telescopio refrator poweer seeker 80… mais nao to conseguindo visualizar nem a lua com ele… porque?

    [Responder]

  17. Junnior disse:

    Olá gostaria muito da ajuda de quem soubesse me dizer como faço para conseguir focalizar planetas e galaxias, pois até agora só consegui focalizar a Lua. Gostaria de saber mexer em meu telescópio, depois de focar uma suposta estrela no buscador, como devo proceder depois?

    [Responder]

  18. Marcelo Fuentealba disse:

    comprei um telescopio Newtoniano:Celestron Artikel-Nr.21045, 114mm,montei ele,e nao consigo ver nada so um borrao,por favor presiso de instrucoes para focalizar corretamente,
    obrigado.

    [Responder]

  19. Ingredy Martins disse:

    Eu comprei um telescopio Refrator 900×60 e gostaria de ver algum planeta é possível??

    [Responder]

    Marius Costa Resposta:

    Oi. É possível sim. Dá pra ver, por exemplo, Júpiter e Saturno. O que vai depender da qualidade da imagem será o tamanho da abertura, que é a lente principal (objetiva). Os mais indicados são os que tem objetivas acima de 120mm. Normalmente, os que tem a objetiva de 60mm de diâmetro (mais comuns no mercado) não dá para amplificar as 675X como muitos prometem, pois você conseguirá ver no máximo um borrão de luz. No seu caso, como tem uma objetiva de 60mm, a dica é usar somente as oculares (aquelas lentes que acompanham o telescópio) sem o uso das barlows (lentes maiores que parecem tubos de encaixe no telescópio).
    Ontem a noite eu estava observando Saturno sem o uso de Barlows. Tenho um 900×60. Dá pra se ter uma boa imagem com a ocular de 4mm, mas comece a procurar o planeta com uma ocular maior, 20mm por exemplo, e vá diminuindo o tamanho das oculares de forma gradativa, para vc não “perder” o planeta e nem o foco.
    Use a lente barlow ao observar corpos mais brilhantes como a Lua cheia. Será mais fácil!

    [Responder]

  20. luiz disse:

    eu tenho um telescopio refrator e não consigo focar nada so de perto mas eu ja rodei o botão de foco mas nada muda como melhoro isso,obrigado

    [Responder]

  21. Yuri disse:

    Boa noite, tenho um telescopio ASTROMASTER 130EQ, mas nao consigo ajusta-lo, nao vejo naaaada. Alguma dica.

    [Responder]

  22. André disse:

    Olá campeão ganhei um presente do meu pai é um telescopio mais ainda não escolhi passando noite enclaro estudando o assunto gostaria que me ajuda-se com uma questão por favor,

    Tipo de Telescopio
    Refletor
    Montagem
    Equatorial

    eu vou ter problema com esse tal de equatorial

    [Responder]

  23. JULIANA disse:

    hey moço depois que responde o menino de cima pode me responde se estou fazendo uma boa compra agradecidaa desde jaa

    Diâmetro da Objetiva
    150 mm

    Distância Focal
    1400 mm

    Padrão Ocular
    1,25′ ( 32mm )

    Tipo de Ocular
    Super Plossl

    Oculares e Lentes Inclusas
    10 mm e 25 mm , barlow 2x

    6×30
    Tripé
    Alumínio

    Peso
    19 kg

    Altura do Telescopio
    1,55 m

    Comprimento do Tubo
    65 cm

    Ampliação Máxima Teórica
    1050x

    Ampliação Recomendada
    300x

    Marca
    Toya

    [Responder]

  24. Leandro disse:

    Boa noite a todos sera que podem me dar um help,eu e minha esposa adoramos o universo,mais não sabemos que tipo de telescopio comprar,ainda estamos na pesquisa pode dar um dica de um bom modelo e mais ou menos quanto custa?!

    [Responder]

  25. helder disse:

    adquiri um telescopio toya startec 150 ltec3-5
    sempre foi um sonho, desejo saber se é bom e como devo usa-lo

    [Responder]

  26. joao disse:

    olá tenho 9 anos e gahei uma lupa (telescópio) marca greika 70060 e nao consigo ver nada. já li sobre tudo das lentes e entendi a montagem (azimutal) sei que é uma lupa mas eu queria ver jupter e se possivel saturno e claro a lua. me ajuda ai, vai!

    [Responder]

  27. Jean disse:

    Meu telescópio só mostra borrão, socorro me ajudem!

    [Responder]

  28. edimar disse:

    acho que me decepcionei ao comprar 90060 greika nao sei usar combinaçao das lentes tenho barlow 3x, 2x, sr4mm, h8mm, h12,5mm , h20mm, eretor 1.5x, ja tentei combinar mas vejo quase tudo sem nitidez , fabricante diz que da pra ver com detalhe corpos celestes e mais, mas so consegui ver brilho e olhe la, me ajuda por favor

    [Responder]

    João Resposta:

    Ola edimar, eu nao sei se voce ainda esta com este problema, mas tambem tenho um greika de 900 60 e tive o mesmo problema,
    se voce quiser observar a lua, voce so precisa acoplar a lente barlow no telescopio, mas se voce quiser usar as lentes oculares, indico vc a acoplar elas no telescopio com o prisma diagonal, mirar em um poste aceso e usar o controle giratorio ate voce conseguir o foco desejado,
    ate esses dias eu acreditava que eu tiha invertido as lentes, espero que eu tenha lhe ajudado, ate mais.

    [Responder]

  29. Aline Montagner disse:

    Preciso de ajuda, comprei um telescópio Toya 150 e estou com dificuldade em instalar o seu motor e também não consigo ver no céu, será que vocês poderiam me orientar? Obrigada!

    [Responder]

    Macedo Resposta:

    Aline as vezes os manuais não são suficientemente claros, ai o youtube pode nos salvar, já tentou dar uma olhada lá na montagem deste telescópio específico?

    [Responder]

  30. Alexandre disse:

    oi gente comprei um telescópio greika azimutal 90060m mas não sei usar pois não consegui ver nada até agora, vocês podem me ajudar?

    [Responder]

    João Resposta:

    Ola Alexandre, eu nao sei se voce ainda esta com este problema, mas tambem tenho um greika de 900 60 e tive o mesmo problema,
    se voce quiser observar a lua, voce so precisa acoplar a lente barlow no telescopio, mas se voce quiser usar as lentes oculares, indico vc a acoplar elas no telescopio com o prisma diagonal, mirar em um poste aceso e usar o controle giratorio ate voce conseguir o foco desejado,
    ate esses dias eu acreditava que eu tiha invertido as lentes, espero que eu tenha lhe ajudado, ate mais.

    [Responder]

  31. shellen disse:

    Alexandre eu comprei o mesmo etambem nao sei usar…

    [Responder]

  32. Valéria Neves disse:

    Por favor preciso de ajuda. Ganhei um telescópio Power seeker 76 AZ Celestron e não consigo usá-lo. O que eu devo fazer?

    [Responder]

  33. Osmar Patricio disse:

    Comprei um telescópio refletor vivitar 60×120. Porém não consigo ver nada, como faço para ver? Ajudem-me!
    Será que fui enganado?

    [Responder]

  34. joici disse:

    quero saber como faço pra me especializar em astronomia, oq devo estudar e onde, moro em cuiaba mt.

    [Responder]

    Macedo Resposta:

    joici, na minha cidade o melhor recurso que tive para entender um pouco mais sobre essa área foi a internet (neste caso só como diversão), mas se você estiver pensando em se especializar profissionalmente, tente na sua região uma faculdade de física e depois se especialize em astronomia, astrofísica.

    [Responder]

  35. Ercilio Botelho Marinho disse:

    Olá, porque as paisagens eu só vejo de cabeça para baixo, voces podem me ajudar? a luneta também, tenho um telescopio 150mm soya refletor, acabei de montar. Não entendo nada.

    [Responder]

    Macedo Resposta:

    ercílio isso ocorre por causa da óptica dos refletores, para imagens do céu isso não fará diferença para você, mas no caso de imagens terrestres (paisagens), adquira uma lente inversora 1,5 x barlow, que a imagen será vizualizada na posição que você vê a olho nu.

    [Responder]

  36. Eloisa disse:

    comprei um Telescópio de Refração com Zoom – Vivitar VIVTEL50600 é bom e dar para ver alguma coisa com ele.
    tipo de lente: intercambiáveis de 60x e 120x
    Distância mínima de foco de 600 mm.
    Ampliação do visor de localização 3x.
    Ampliação 100x (f=5 mm) e 50x (f=10 mm).

    [Responder]

  37. Ana disse:

    Tenho um telescópio refletor da sky watcher D=130 f=650, tenho duas lentes, uma de 25 e outra de 10mm tenho observado algumas coisas mas eu não consigo mover o telescópio porque não consigo operar o ‘autotracking’ alguém pode ajudar por favor?

    [Responder]

  38. Flávia disse:

    Olá! Ganhei um telescópio refrator D=60mm f=900mm e quando coloco as oculares não consigo ver nada, só um bola branca, e com as Barlow também, não consigo ver nada, e não sei o que tem de errado, pode me ajudar?

    [Responder]

    Macedo Resposta:

    Flávia, pode parecer uma pergunta idiota minha, mas você ajustou o foco da ocular? pelo que você está dizendo pode ser simplesmente esse ajuste.

    [Responder]

  39. Janini disse:

    Olá,nunca tive um telescópio, mas sempre foi meu sonho, e estou p realiza-lo. Gostaria de algumas dicas, e tb uma indicação em um bom e de bom preço, para iniciantes. Desde já agradecida!

    [Responder]

  40. Nogueira disse:

    Bom dia eu adquiri uma telescopio Konus start 700 tem uma objectiva de 60 mm sera que conseguirei observar muita coisa no ceu? O que sera possivel observar? Obrigado

    [Responder]

  41. Sergio disse:

    Bem vejo que não sou o único a ter me decepcionado. Comprei um Zinite, com o tal do barlow para triplicar a aproximação, mas quando o uso, não consigo ver nada (fica tudo preto). Sem ele consegui ver a lua, mas esperava mais! Em relação a estrelas, tentei focar uma bem grande, mas só consegui pelo buscador! Já estou quase arrependido do investimento, a não ser que haja algum curso (não a distância), que me auxilie. Moro no Rio. Alguma dica?

    [Responder]

Deixe seu Comentário