Arquivo da seção ‘Colunas’

Explicando a física por trás do filme Interestelar – Parte II

interstellar-movie-hd-wallpaper-and-poster

Neste novo texto sobre a física do filme Interestelar, entenderemos porque Murph envelhece mais rápido do que Cooper.

Explicando a física por trás do filme Interestelar – Parte I

interstellar-movie-hd-wallpaper-and-poster

Neste texto vamos ver os principais motivos que levaram ao desenvolvimento da teoria da relatividade especial. Iremos mostrar os dois postulados básicos da teoria e explica-los brevemente. Esta é a primeira de três colunas voltadas para explicar a física por trás do filme Interestelar.

A gota da chuva e seu movimento (não tão) livre

gotas-de-chuva

Nesta coluna, vamos discutir um pouco sobre a importância da chamada força de arrasto em alguns problemas de física, ou seja, ver se é ou não relevante considerar a resistência do ar em problemas reais de física, em particular, o movimento de queda (não exatamente livre) de uma gota de chuva.

O pêndulo de Foucault

Pendulo de Focault

Neste texto vamos ver um pouco sobre o conhecido pêndulo de Foucault, experimento no qual é possível verificar o movimento de rotação da Terra sem recorrer a observações astronômicas.

Fulerenos: a alotropia versátil

Nuvem de Magalhaes

Com a tecnologia e com a tendência de nos tornarmos mais práticos, inúmeras moléculas foram descobertas e sintetizadas. O fulereno, forma alotrópica do carbono foi descoberto em 1985. Essas moléculas contem o mesmo elemento químico encontrado no grafite e no diamante, porém com forma estrutural diferente. Elas também foram encontradas vagando pelo universo. Saiba mais sobre a promissora descoberta.

Entropia e estados possíveis

entropy

Neste texto vamos ver como a segunda lei da termodinâmica, popularizada através do conceito de entropia, está relacionado a quantidade de estados possíveis que um sistema físico pode estar para um dado valor de energia.

O conceito de não determinismo em mecânica quântica

cara-coroa

Neste texto iremos discutir dois exemplos simples que irão nos permitir compreender umas das características básicas da teoria quântica: a perda do caráter determinístico.

Seres vivos no espaço

tardigrade

Você acredita que existe uma criatura terráquea que consegue sobreviver no espaço? Imagine que fantástico podermos enviar para outros planetas estes seres e eles não só sobreviverem, mas se reproduzirem e evoluírem.

Singularidades na Física

black_hole

Neste texto vamos discutir um pouco sobre singularidades na física e, particularmente, no contexto da relatividade geral. Iremos ver dois exemplos de singularidades que são previstos pela relatividade e também comentar que com isso está teoria deve ser modificada.

É o tempo um parâmetro ou uma variável do sistema físico?

Relogio_Areia

Nesta coluna, vamos ver algumas diferenças em se tratar o tempo como um parâmetro do sistema físico, ou como uma variável, tal como a coordenada espacial que usamos para descrever o movimento de um homem em linha reta. Trata-se de um dos conceitos fundamentais no qual faz muita diferença em teorias físicas.

Bóson de Higgs: Afinal, encontramos o quê?

boson-de-higgs

Bóson de Higgs: Afinal, encontramos o quê?

O quão plano é um objeto?

geodesica

Iremos ver nesta coluna algumas ideias sobre geometria plana e, a partir de uma discussão rápida, vamos inferir que a menor distância entre dois planos nem sempre é
uma reta. Na verdade, a reta como distância entre dois pontos não passa de mera aproximação matemática.

Conceitos sobre escalares, vetores e tensores

Physics

Na física, é muito comum separarmos as grandezas, funções, e até os chamados campos em entidades matemáticas denominadas escalares, vetores e tensores. Nesta coluna, iremos ver alguns conceitos básicos sobre esses seus elementos e citar exemplos de cada um deles, sempre tentando focar nos exemplos que podemos observar no cotidiano.