orthopedic pain management

Supernovas

Física: Conceito e história — By on março 8, 2012 at 23:17

Para comemorar o aniversário do nosso Instituto, nada seria mais motivador do que uma hiper mega explosão. Afinal, estamos numa era onde tudo é Mega, Hiper ou mini ou nano, mas neste caso estou me referindo a algo Mega, o nosso INAPE.

Mas fogos e artifícios seriam muito pouco perto da magnitude e grandiosidade dele, então vamos para uma explosão à altura, uma explosão de Super Nova.

Afinal, o que são essas Mega-explosões?

São estrelas gigantescas que, ao morrer, explodem irradiando mais energia que o nosso Sol irradiaria durante toda a sua vida e seu brilho é maior que a luz emitida por uma Galáxia inteira. Vocês conseguem imaginar isso?

Assim, conforme o seu combustível nuclear vai-se esgotando, ela começa a se colapsar sob seu próprio peso, desencadeando reações nucleares por conta da pressão que exercem, uma verdadeira panela de pressão. E aí: BUM!

Uma observação: vocês se lembram da Tabela Periódica que aprendemos no Ensino Médio? Então, os elementos mais pesados dela são originários dessas explosões.

Mas, observar uma Super Nova de verdade é raríssimo, pois só conseguiram uma única observação até hoje, num período de 380 anos. Imaginem! Apesar de não presenciarmos essas explosões, elas acontecem o tempo todo no Universo e, por isso, quero dedicá-las ao INAPE. Assim…

É pique, é pique, é hora, é hora, Ra TIM BUMMMMMMMM!!!!!! 

PARÁBENS INAPE!!!

Tags: , ,

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment