Arquivo da seção ‘A química do Universo’

Fulerenos: a alotropia versátil

Nuvem de Magalhaes

Com a tecnologia e com a tendência de nos tornarmos mais práticos, inúmeras moléculas foram descobertas e sintetizadas. O fulereno, forma alotrópica do carbono foi descoberto em 1985. Essas moléculas contem o mesmo elemento químico encontrado no grafite e no diamante, porém com forma estrutural diferente. Elas também foram encontradas vagando pelo universo. Saiba mais sobre a promissora descoberta.

Tempestade Solar

sun-solar-flare

Desde o século XVIII, os astrônomos procuram entender e monitorar as tempestades solares. A mais recente, de março de 2012, emanou energia suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Nova York por dois anos!

O Sol e seus elementos químicos

sol2

Muitas pessoas se questionam o que realmente é o Sol e qual a sua composição. Sua formação deu-se pela aglomeração de uma nuvem extremamente densa de diversos elementos químicos e, com o tempo, o Sol foi ganhando seus dias de reinado.

As Luas de Júpiter

jupiter

Júpiter possui 66 luas. As quatro maiores, descobertas por Galileu Galilei em 1610, foram nomeadas Io, Europa, Ganymede e Callisto. Conheça um pouco mais sobre este planeta, que é considerado um “mini sistema solar” devido à existência de milhares de corpos ao seu redor.