orthopedic pain management

As Luas de Júpiter

A química do Universo — By on março 31, 2012 at 15:27

Considerado um mini sistema solar devido à existência de milhares de corpos ao seu redor movidos por sua gravidade1, Júpiter possui 66 luas confirmadas2. As quatro maiores, descobertas por Galileu Galilei em 1610, foram nomeadas Io, Europa, Ganymede e Callisto. Io é a terceira maior  lua de Júpiter e possui uma superfície composta de enxofre em suas mais variadas combinações. Europa é composta em sua maioria por água e gelo.

Acredita-se que ela tenha duas vezes mais água do que a Terra, o que propicia um ambiente habitável, fato que ainda intriga os cientistas. Em seguida têm-se Ganymede, maior lua do sistema solar e única confirmada até agora de possuir um campo magnético próprio e por fim tem-se Callisto, dentre elas, com a mais antiga superfície e que apresenta muitas crateras3.

Figura 1– As quatro luas de Júpiter

FONTE: (ASTRO, [20-?])4

Numa análise da sonda de Galileu, da agência espacial americana, foi revelado que sobre a superfície da Io existe um oceano de magma fundido, excedendo 1200°C.
Os vulcões de Io são os únicos ativos, além dos presentes na Terra. Numa análise detalhada os cientistas descobriram que o magma proveniente
do satélite natural é condutor de eletricidade, que gera em Júpiter, continuamente, uma reflexão no campo magnético rotacional de Júpiter5.
Em 2011 foi relatado descoberta de lagos abaixo da superfície gelada da lua Europa. Em terrenos denominados caóticos, os pesquisadores começaram a observar o aparecimento de saliências circulares, que gerou desconfianças e levou a tal descoberta.6

Callisto é a lua mais distante de Júpiter (orbita a 1 880 000km de Júpiter) e apresenta uma atmosfera composta por dióxido de carbono. Uma sonda enviada em 1979 revelou imagens espetaculares que permitiram demonstrar e definir as caracteríticas da superfície, bem como temperatura e massa. Um projeto proposto para 2020, envio de uma sonda, promete revelar muito mais7.

Júpiter, privilegiado planeta que possui quatro lindas luas que se apresentam das mais variadas formas e cores. Privilégio dos “moradores” de lá, não?!

Bibliografia

  1. SHEPPARD, S. S. The Jupiter Satellite Page. [S. l.], [2012]. Disponível em: <http://www.dtm.ciw.edu/users/sheppard/satellites>. Acesso em: 20 fev.2012.
  2. <http://en.wikipedia.org/wiki/Moons_of_Jupiter>
  3. NATIONAL AERONAUTICS AND SPACE ADMINISTRATION [NASA]. Solar System Exploration. [NASA Headquarters 300 E Street SW Washington DC 20024-3210]. Disponível em http://solarsystem.nasa.gov/planets/profile.cfm?Display=Moons&Object=Jupiter.  Acesso em: 20 fev.2012. <http://solarsystem.nasa.gov/planets/profile.cfm?Display=Moons&Object=Jupiter>
  4.  ASTRO. Moon’s of the solar system. [S. l.], [20-?]. Disponível em: <http://www2.astro.psu.edu/users/niel/astro1/slideshows/class41/slides-41.html>. Acesso em: 20 fev.2012.
  5. CIÊNCIA. Lua de Júpiter possui ‘oceano de magma’ sob superfície. www.veja.abril.com.br/noticia/ciência/lua-de-jupiter-possui-oceano-demagma-abaixo-da-superficie. Acesso em 29/fev/2012
  6. RTP NOTÍCIAS-Rádio e Televisão de Portugal. Lagos de água em superfície de Júpiter.[RTP Sede-Av. Marechal Gomes da Costa, 37, 1849-030, Lisboa]. Acesso em 29/fev/2012.
  7. www.pt.wikipedia.org/wiki/Calisto_(satélite). Acesso em 29/fev/2012.
Tags: , ,

4 Comments

  1. PATRICK disse:

    EUROPA PARECE COM A NOSSA LUA

    [Responder]

    nanacobest Resposta:

    não

    [Responder]

  2. nanacobest disse:

    qual foi a consequencia para a época das observações de galileu sobre as “luas de jupiter´´

    [Responder]

Leave a Comment