orthopedic pain management

O Sol e seus elementos químicos

A química do Universo — By on abril 29, 2012 at 9:42

O Sol, responsável pelo suprimento de energia da maioria dos planetas, assim como as outras estrelas, é um verdadeiro fabricante de elementos químicos. Sua pressão e temperatura estão totalmente ambientadas para formar novos elementos que também são encontrados por todo universo.

Pessoas ao visitarem observatórios, lerem livros relacionados à astronomia ou até mesmo observar o pôr-do-sol ficam se questionando: o que é o Sol e como ele funciona? Do que ele é feito?

O Sol é uma estrela principalmente constituída por hidrogênio e hélio, os gases mais leves do universo. Mas além desses gases o Sol também é composto por lítio, berílio, oxigênio, silício, ferro, nitrogênio, enxofre, carbono, magnésio, neônio, dentre outros.

Tudo começou quando o que agora chamamos de sistema solar era composto de apenas uma espécie de nuvem extremamente densa. Essa nuvem, por sua vez, começou se juntar em pequenos blocos, esses blocos começaram a se juntar em blocos cada vez maiores. Um desses blocos, o que se formou primeiro, no centro da nuvem, ficou tão grande e pesado que sua força gravitacional tornou-se suficiente para reter os gases com muita facilidade. Esse bloco aumentou tanto de tamanho e massa que acabou por se transformar numa estrela: o Sol.

A sua formação não se baseia apenas em aglomerações de nuvens e sim de reações nucleares que ocorrem em seu denso e massivo interior. Para que haja a formação de novos elementos químicos, alguns fenômenos são determinantes para as criações elementares, são eles: o fenômeno do decaimento radioativo, da fissão e da fusão (o principal fenômeno).

A fusão nuclear se caracteriza pela junção de dois elementos químicos da mesma espécie, ou não, com o objetivo que produzir outro com massa maior. Esse fenômeno requer muita energia para acontecer, e geralmente libera muito mais energia que consome. Quando ocorre com elementos mais leves que o ferro e o níquel ela geralmente libera energia, e com elementos mais pesados ela consome. No Sol, como pressão e temperatura atingem níveis extremos, os átomos de hidrogênio encontrados em seu núcleo se fundem e se transformam em átomos de hélio. Ocorre dessa forma: dois prótons se fundem em uma partícula alfa (um núcleo de hélio), liberando dois pósitrons, dois neutrinos e um altíssimo nível de energia. Mas dentro desse processo ocorrem várias reações individuais, que variam de acordo com a massa da estrela.

Esse é o Sol!

Bibliografia:

Universidade de São Paulo; Centro de Divulgação da Astronomia, 2010. Disponível em < http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/sol.html >

Wikipédia; Fusão Nuclear, 2012. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Fus%C3%A3o_nuclear >

Redação Galileu; Revista Galileu. Nasa fará imagens 3D do Sol com qualidade Imax. 2012. Disponível em: < http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI120547-17770,00-NASA+FARA+IMAGENS+D+DO+SOL+COM+QUALIDADE+IMAX.html >

LOUQUÍMICOS; História da Tabela Periódica, 2011. Disponível em: < http://louquimicos.blogspot.com.br/2011/03/historia-da-tabela-periodica.html >

Tags: , , , ,

15 Comments

  1. Daiane disse:

    Nossa mto top…

    [Responder]

  2. rodrigo disse:

    tudo mentira

    [Responder]

    rodrigo Resposta:

    mais fico massa

    [Responder]

  3. Ana Guerreiro disse:

    isso é a historia da carochinha
    tudo em relação ao universo é tudo um grande misterio,
    como vai conseguir uma coisa tao grande como o sol ficar elevada no ar e parada por si proprio?
    nao pode, mas como pode? sem a gravidade na terra nao poderiamos ficar com os pés assentes na terra, logo noutros planetas já ninguem consegue ficar com os pés fixos na terra, logo isso é estrategico,
    mas isso tudo é um milagre, foi Deus quem cruou todas as coisas e Ele com a sua sabedoria fez o milagre do sol poder ficar elevado no ar e ali ficar, foi Deus quem criou o sol. esta é a resposta e compo já esxiste a resposta para isso não é preciso ninguem ficar por ái a inventar historia e a tentar saber como as coisa vieram a existrir, pois até as impressoes digitais são unicas para cada ser humano, não vos põe a pensar?, isso torna cada ser humano único, Se não fossemos criação de Deus talvez nem imporessoes digitais tivessemos. querem mais informações sobre isso?
    Leiam a biblia em Genesis que lá está tudo.

    Jesus vos Ama

    [Responder]

    lica Resposta:

    Impressionante!

    [Responder]

    Leonardo Resposta:

    Tá! Mas Deus deu ao ser humano a capacidade de buscar respostas das suas dúvidas. Então, por que a resposta desse texto sobre o sol tem que ser Deus ? você deve saber que na antiguidade para as “coisas” que não eram explicadas dava-se o nome de “foi Deus”. Há coisas que precisam de resposta. Para que as pessoas que não acreditam em passam acreditar nas grandes maravilhas que Deus fez. Ninguém chega e diz: -O sol é matéria, gás, energia. tem uma história por trás disso.

    [Responder]

    Helio Portela Resposta:

    Ana Guerrero, por favor estude mais, leia mais e pare com esse fanatismo religioso. Dá até vergonha ler o que você escreveu.

    [Responder]

    paulo augusto Resposta:

    Foi Deus e pronto e acabou a história!

    [Responder]

    Paulo Barreira Resposta:

    Eu entendi bem? O sol esta suspenso no ar? NO AR??? O sol esta parado e ali fica? Amo religiosos. Sao muito burros e a burrice alheia me diverte. Print screen e whatsapp pra galera… Acredite Ana Burreiro… vc vai ficar famosa pelo menos entre minha turma… acho muito legal qnd um mongol vem meter o pé na ciencia e defender uma franga louca desequilibrada q qnd fica nervosinha inunda tudo kkkkkk

    [Responder]

  4. Larissa disse:

    Existe uma coisa chamada gravidade, caso vocês nunca tenham ouvido falar. Eu nunca entendi pq existem pessoas que não conseguem conciliar ciência com religião.

    [Responder]

    Juraci Resposta:

    Existe sim, a resposta é Deus.
    Só gostaria e muito de saber, se nunca ouve nem nunca haverá de existir um ser humano que chegue se quer próximo do sol, então como se pode pesquisar o que há na composição dele. Isto tudo são meras suposições baseadas apenas no medíocre conhecimento humano.Ou seja, há muito mais coisas entre o céu é a terra, que imagina sua vã filosofia.

    [Responder]

    Helio Portela Resposta:

    Gente, que papo de ignorante. Como o fanatismo religioso e a ignorancia fazem com que as pessoas fiquem num bla bla bla infinito, sem raciocínio lógico algum.

    [Responder]

  5. Hevelin disse:

    De uma coisa eu tenho certeza, eu acredito em Deus e sei que ele não quer que suas criaturas sejam tapadas. Se ele deixou essa imensidão, foi para nós seres humanos aprendermos sobre ele, estudar o misterioso. É triste ver pessoas que acreditam em Deus e são tão mentes fechadas assim, creio no Deus que quer que nos humanos falhos buscamos o conhecimento a cada dia, como a própria Bíblia diz: Meu povo foi estruído
    por falta de conhecimento. Uma vez que vocês rejeitaram
    o conhecimento,eu também os rejeito como meus sacerdotes;uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus,eu também ignorarei seus filhos.
    Oséias 4:6

    [Responder]

  6. Juraci disse:

    Ok,Eveline e isto, é só para começar. Parabéns

    [Responder]

  7. Paulo Barreira disse:

    Juraci “houve” é com h e “sequer” é junto. Estude um pouquinho e encontrará a resposta. Mas não estuda a bíblia… não vai te responder nada. Pelo menos nada útil. Existe um teste utilizado se não me engano desde a década de 50 chamado espectrograma. Nao precisamos tocar um astro pra saber sua composição química. Basta estudar a luz emitida por ele chegando até nós. Não tão simples, mas é isso. Vai falar também q não conseguimos enviar satélites para o espaço orbitando a terra e a internet é fruto da minha imaginação?

    [Responder]

Leave a Comment