orthopedic pain management

A história da Exploração Espacial

Si Belle, La Science — By on maio 2, 2012 at 20:54

Essa história de voos tripulados começa muito antes do que podemos imaginar. Muita gente não acredita que o homem foi para a Lua, mas ao conhecer um pouquinho da história desde o início, vai perceber que era possível o homem ter ido à Lua naquela época.

E tudo começou quando Sir Isaac Newton fez a sua publicação do Philosophiae Naturalis Principia, em 1686 e, com isso, surgiu a remota possibilidade da exploração espacial. Assim, em 1813, a primeira equação de foguetes baseada na Terceira lei do Movimento de Newton, criada por Willian More com o Tratado do Movimento dos Foguetes. E aí tudo começou.

Mas, em 1903, Konstantin Tsiolkovsk, da Rússia, lança a ideia de que a exploração espacial era possível, pelo menos teoricamente, com seu artigo “Exploração do Espaço Cósmico por meio de Dispositivos de Reação”.
A partir daí a coisa não parou mais e uma “competição espacial” começava, quem seria o melhor e o primeiro. Então, em 1924, a União Soviética cria a Fundação da Sociedade para Estudos das Viagens Interplanetárias. Mas, mesmo depois disso, os Estados Unidos foram os primeiros a lançar seu foguete por Robert Goddard.

Mas a Alemanha, nesta época estava bem avançada, pois tinham uma sociedade formada para viagens espaciais, onde incluía os maiores cientistas europeus especializados em foguetes e lançam seu foguete em 1929 e depois, em 1931, lançam outro, mas desta vez é o primeiro foguete com propósitos militares.
Mas a União Soviética não queria ficar para trás e no dia 25 de novembro de 1933, o grupo russo de Estudos do Movimento de Reação (GIRD) também lança o seu primeiro foguete. Mas, e os Estados Unidos nessa história? Onde estão?
Ah! Aqui estão. Em 10 de maio de 1946 fizeram o primeiro voo de pesquisa e as primeiras fotos da Terra a 100 km de altura pelo foguete V2 e com esse mesmo foguete, em 1947, lançaram o primeiro animal no espaço: moscas-da-fruta (você pensou que o primeiro animal havia sido a Laika? Mas não foi.).
No ano de 1957 houve o primeiro míssel balístico intercontinental, primeiro satélite artificial e primeiro sinal vindo do espaço, tudo isso enviado pela URSS. E a história não termina aí e em 3 de Novembro desse mesmo ano a cachorra Laika é lançada em órbita pelo Sputnick 2.

 Os EUA, em 1958, lança o primeiro satélite mantido por energia solar e o primeiro satélite de comunicação. E a partir daí começa a corrida para ver quem era o melhor e a URSS consegue ganhar pela primeira vez quando lança o primeiro voo tripulado em 12 de Abril de 1961, com Yuri Gagarin na Vostok 1.

O Projeto Vostok consistiu de seis missões que foram muito importantes para esclarecer sobre os limites e dificuldades que o homem enfrentaria no espaço, então vou detalhar um pouco mais essas seis missões:

  • Vostok I:Colocou o primeiro ser humano no espaço e foi nessa missão que Gagarian proferiu a famosa frase: “A Terra é azul”.
  • Vostok II: Bate o recorde de permanência no espaço com Gherman S. Titov que, inclusive, sentiu enjoos no espaço.
  • Vostok III e Volstok IV: Foram juntas com Andrian Nikolayev na III e Pavel Popvich na outra. Teve alguns problemas que ocasionaram o retorno antes do tempo previsto.
  • Vostok V: Tripulada com Valery Bykovsk fez um voo conjunto com a Vostok IV, mas não tiveram muito sucesso e Bykovsk também teve problemas ocasionando, novamente, a vinda antes do prazo.
  • Vostok VI – Foi em conjunto com a Vostok V tripulada por Valentina Tereshkova e levou a primeira mulher ao espaço, mas há rumores de que o chefe da missão não ficou muito contente com o seu desempenho, pois diversas vezes ela se recusou a responder o chamado por rádio da base de comando.

Mas vocês pensam que os EUA ficaram para trás? Jamais. Mas esse capítulo dessa novela ficará para o próximo artigo.

Tags: , , , , ,

5 Comments

  1. Paulo Henrique disse:

    Uma observação.
    Li em um site que a frase que Gagarin disse não foi “A Terra é azul” mas a frase mais semelhante a essa foi: “O Céu é negro, e no bordo da Terra, no bordo do horizonte, existe um lindo halo azul que se torna mais escuro à medida que se afasta da Terra”.

    Fonte: Zenite.nu

    Enfim, ótimo texto, muito informativo. (:

    [Responder]

    Cibele Resposta:

    Obrigada Paulo, realmente, pode ser essa mesma a frase, mas quando é traduzido eles, geralmente, resumem. Mas, de qualquer forma, a Terra é azul e na borda existe um halo azul, lindo! 🙂

    [Responder]

  2. Alan Luz disse:

    Excelente artigo, apesar de curto e bem resumido. “cai” aqui no site por acaso e por gostar do assunto Exploração Espacial, não pude deixar de ler e comentar. Espero poder ler novos artigos, assim como a continuação desta conquista da humanidade.

    Assim como o camarada Paulo, trouxe uma curiosidade sobre a fala de Gagarim, trago outra, sobre esta mesma viagem, onde ao invez de como éfeito hoje em dia, o astronauta “descer” com a nave, a uma certa altura, Gagarim foi “egetado” da cápsula do foguete, fato este, que ficou escondido durante anos, pois a URSS tinha medo de que com isso, Gagarim não fosse considerado o primeiro homem a viajar ao espaço.

    Fonte: Documentário BBC Corrida Espacial.
    http://www.youtube.com/watch?v=lTA0vrLq_pY

    Enfim, espero pela próxima parte, principalmente quando falarem do foguete Nistol, Grande abraço.

    [Responder]

  3. Valerio C. disse:

    A bem da verdade e da justiça histórica, tem-se que mencionar que os cientistas, engenheiros e projetistas alemães de antes e de durante o periodo Nazi, quando foram perguntados pelos interrogadores aliados sobre como conseguiram tal avanço em materia de foguetes e propulsão a jato , disseram que tudo que eles sabiam , tinham aprendido com o grande engenheiro de voo , americano, Goddard,2 décadas antes !
    Outro grande pioneiro, citado pelo artigo, nessa area, foi o Grande físico russo Konstantin Tsiolkovsk, que já em 1898 já tinha desenvolvido 98% da teoria para colocar em órbita seja o que fosse , faltavam ainda só a tecnologia para desenvolver materiais resistentes para tal.
    Faltou citar também os grandes cientistas alemães e italianos e Tchecos que desenvolveram mais ainda a pesquisa de voos aéreos,orbitais e espaciais do secretíssimo programa espacial do Eixo, mais particularmente, da Alemanha Nazi !

    [Responder]

  4. Ferdi disse:

    Avançando um pouco além disso na nossa história; os alemães por volta de 1920 iniciaram projetos já baseados em achados arqueológicos deixados pelo mundo das cidades colonizadas pelos astronautas do passado. E pela observação dos ovnis. Então Hitler oordenou o desenvolvimento dessas naves para uso militar, alcançando maior sucesso a partir da queda de ufos com tripulantes extraterrestres em solo alemao, como no caso varginha. As series de naves modelos vril e haunebu ate 1942 Proporcionou a ascenção incipiente da humanidade a categoria espacial até aos dias atuais, seguidos pela grandês potências. A questão de achar que os universos estão desabitados e outra tragédia que pode levar pânico ao homem comum adormecido na matrix midia-educacional ao se confrontar com a verdade. A tecnologia espacial proporcionou guerra secretas entres as potencias e entre as potencias e extraterrestres até aos dias atuais.

    [Responder]

Leave a Comment