Olha! Um OVNI!

Si Belle, La Science — Por em março 31, 2012 as 16:00

Será que as pessoas realmente viram extraterrestres? A ciência necessita sempre de evidências e, sobre um tema tão importante, a evidência deveria ser irrefutável. Vou citar um exemplo, que extraí do livro “O mundo assombrado pelos demônios” de Carl Sagan, que deu origem ao termo “disco voador”. Acho que todos deveriam ler esse livro, é fantástico.

No dia 7 de abril de 1950, um repórter da CBS, Edward R. Murrow fez uma entrevista com o piloto civil Kenneth Arnold sobre uma “visão” perto do monte Rainer, no estado de Washington, em 24 de junho de 1947. O piloto descrevia ter visto uma série de nove objetos unidos e um deles produzia um “clarão azul formidável”. Depois de algum tempo, concluiu-se que eram novos tipos de aeronaves com asas e que tudo aquilo não passava de um erro de citação. Mas a explicação foi ignorada e o termo “disco voador” foi tomando conta da mídia.

As pessoas não estão mentindo, realmente no céu aparecem diversos objetos estranhos, cuja origem elas desconhecem, tais como: aviões convencionais com padrões de iluminação inusitados, balões de alta altitude, insetos luminosos que adoram aparecer em fotos e vídeos, planetas vistos em condições atmosféricas incomuns, miragens e aparições ópticas, nuvens lenticulares, meteoros, satélites, ogivas, lançadores de foguetes reentrando espetacularmente na atmosfera, etc.. Ainda há também a possibilidade de cometas dissipando-se na atmosfera.

E mais: as ondas de rádio, quando viajam em trajetórias curvas, devido a inversões da temperatura atmosférica, também podem provocar visões e percepções, simultaneamente, pelas pessoas e pelo radar, sem que haja nada. A quantidade de satélites lá em cima é tão grande que, todos os dias, um ou dois são disparam destroços visíveis a olho nu.

O ceticismo deveria fazer parte de nossa cultura. Assim como, por exemplo, ao comprarmos um carro, somos críticos e céticos, para não cairmos em armadilhas, deveríamos ser assim também com relação à OVNIS e outras coisas. Mas infelizmente nossa cultura é inundada de credulidade. OVNIS, infelizmente, até agora, não foram vistos por nenhum cientista e também não acharam, ainda, vida extraterrestre, que pode haver, claro.

Aliás, eles torcem muito para encontrar, isso economizaria milhões de dólares, não é mesmo?

Tags: , , , ,

27 Comentários

  1. Mas mesmo assim tem fatos que a ciência não conseguiu explicar. Será que a culpa é mesmo da falta de ceticismo da cultura? Lembrem-se que nem todos são ignorantes. A “ciência” vive à fazer experiências e jamais chegou a conclusão nenhuma pois uma contradiz a outra. Quem somos? De onde viemos? Onde estamos? Pra onde vamos? Como e quando vamos? Um forte abraço.

    [Responder]

    Cibele Resposta:

    Caro Valdemir, agradeço muito seu comentário e a ciência acredita nas evidências, realmente existem muitas coisas que não conseguimos provar, mas isso não quer dizer que seja algo sobrenatural ou extraterrestre. O que não se tem provas estamos buscando provar. E a ciência já provou muitas coisas, muitas mesmas. Agora, com a evolução de tudo, estamos indo em busca de mais e mais provas. Quando nos referimos a ceticismo é o fato de não acreditar na primeira coisa que aparece, por ser mais fácil, é tentarmos descobrir e esse é o papel da ciência e posso te garantir que não é nada fácil. Mas nos recusamos a acreditar em qualquer coisa sem algumas evidências científicas e isso sim deveria fazer parte da nossa cultura. Talvez as respostas que buscamos seja mais simples do que muita gente pensa e se recusa a aceitar. Quem somos? Somos restos de estrelas. De onde viemos? Do cosmos. Onde estamos? Em um planeta chamado Terra, que se não cuidarmos vai acabar antes da hora, pois um dia vai acabar. Para onde vamos? Voltar ao Cosmos. Como e quando? O acaso dirá. Talvez seja isso e ponto. Não é?

    [Responder]

  2. Dener disse:

    Eu vi!

    [Responder]

    Cibele Resposta:

    Onde? Mas pesquise antes de responder rsssss

    [Responder]

  3. Olá rs

    Bom, você descarta qualquer existência paranormal simplesmente porque não há evidência experimental ou porque nenhum cientista não viu ainda? Não sou religioso nem qualquer coisa do tipo, mas não acho que todos os relatos quanto a esse assunto sejam mentirosos ou falsos. O mesmo raciocínio aplica-se a observações de naves vindas de fora da Terra. Não estou falando que não acredito, mas descartar todos os relatos apenas porque nenhum cientista observou ou porque não há evidências oficialmente relatadas pra mim não faz o menor sentido! De fato, como você pode saber que nenhum cientista observou algo? No meu ponto de vista, para fazer tal afirmação, primeiro deveríamos definir o que de fato é um cientista, pois daí limitaríamos a quantidade de pessoas que iríamos considerar. Então, deveríamos ouvir cada uma dessas pessoas e tomar seus depoimentos. Já que vamos ser metódicos, deveríamos fazer tal pesquisa, ou não?
    Lembrando, não estou dizendo que acredito, apenas acho totalmente sem sentido descartar todos os relatos, e são muitos, simplesmente com tais argumentos. Ninguém descarta a existência de animais marinhos que vivem nas profundezas do mar, sobre alta pressão, e no entanto, ninguém ainda os viu.
    Abraço

    [Responder]

    Cibele Resposta:

    Jonas, todos os relatos feitos por quem? Pela ciência? A ciência prova que até agora não houve visitas extraterrestres de naves alienígenas. Isso é um fato comprovado. E em nenhum momento descartei nada, só disse que até agora não houve uma prova científica disso. Se vamos falar de paranormalidade deveríamos nos restringir a um outro artigo, especialmente dedicado a isso, não é mesmo? Afinal, esse é um assunto tão polêmico quanto esse. E mais uma coisa, não disse, em nenhum momento que as pessoas mentiram ao relatar os fatos, só disse que por desconhecer algo não quer dizer que seja extraterrestre, uma coisa não tem nada a ver com a outra. O fato de vermos algo no céu, que desconhecemos a origem não é um motivo para acreditarmos em ETs, não é mesmo? E mais uma vez, não estou falando de paranormalidade, estou falando de extraterrestres. E ressaltando ainda mais, ninguém, em nenhum momento, disse não haver vida fora da terra, a única coisa que discuto é o fato de ter vindo nos visitar e mais uma vez, dizer que até agora não houve nenhuma visita não quer dizer que nunca a tenhamos.Um cientista acredita em fatos e evidências provadas e ponto e quando falamos cientistas, estamos nos referindo a um grupo inteiro deles estudando os fatos para prová-lo! Aliás, essas pessoas agradeceriam muito se houvesse uma prova pois economizariam muito tempo e dinheiro gasto nisso e conseguiriam uma maneira mais fácil de estudar a vida fora da Terra, mas infelizmente ainda não houve nada. Eu conheço muitas pessoas, da área de humanas, inclusive, que são mais céticos que eu e prego o ceticismo, pois é ele que nos fará correr atrás das provas e evidências para não cairmos em armadilhas. E mais uma vez, existe gente séria também, mas não adianta sermos sérios temos que ter as provas, pois relatos somente não adiantam, não é mesmo?
    Eu posso relatar pra vc algo que eu vi, ir na TV, contar toda uma história e daí? Como tenho provas? Como que nenhum observatório espacial ou nenhum lugar que trabalha com observações tenha tido alguma evidência de uma nave, ou mesmo, um objeto não identificado vindo naquele mesmo dia e horário do meu relato? Não é estranho? Como eu, que relatei tudo aquilo, e ninguém, nem a NASA, se interessou em pesquisar aquilo? Você não acha que tem algo muito estranho? Por que nenhum lugar, a não ser jornais sensacionalistas(esse tipo de relato não é matéria do The New York Times e etc.), se interessaram pela minha história? É um caso a se pensar, não?
    Obrigada pelo seu comentário e continue assim, pois precisamos de pessoas que perguntam e discutam os fatos, isso é ciência! :)

    [Responder]

    Jonas Floriano Resposta:

    Só mais uma coisinha… Com todo respeito, mas a frase “A ciência prova que até agora não houve visitas extraterrestres de naves alienígenas” não é verdadeira. Nunca li um artigo cientifico falando que provou isso… É um tópico em aberto.
    Abraço!

    [Responder]

    Cibele Resposta:

    jonas, para encerrar leia isso …http://arquivoufo.com.br/2011/11/06/governo-americano-nega-visitas-extraterrestres-ou-encobrimentos/
    E muito obrigada por esse nosso debate, participe sempre, te espero nos próximos artigos :)

    Jonas Floriano Resposta:

    Que bom então que eles negam a existência de tortura em Guantanamo …

    Paula Resposta:

    Uau! E vc ainda depende de oficializações vindas da Nasa e do governo americano??? Hellow!! Kkkk!!! Eles jamais divulgarão a própria razão da existência deles!!!
    Agradeço muito aos corajosos que já fizeram parte dessas instituições e contaram o que sabem! Existe Contra-argumentação à essas pessoas? Não!
    Então pessoal, realmente sejam céticos, duvidem sempre das afirmações (ou negações) vindas de Nasa, governos & “CIA LTDA”!!!!

    [Responder]

  4. Gustavo José Moretti disse:

    Bom, vou deixar de ser um mero espectador e deixar aqui minha humilde opinião a respeito deste tema controverso. Algumas considerações:

    1. UFO não é (ou não deveria ser) sinônimo de nave extraterrestre. Nós sabemos que a grande maioria dos relatos pode ser explicada – em geral são erros de interpretação. Podem ser aviões, helicópteros, balões meteorológicos, balões em geral, satélites, planetas, estrelas, meteoros, raios globulares, nuvens lenticulares, insetos que passam na frente da câmera no momento da captura da imagem, efeito flare, etc;

    2. Existe uma pequena parcela destes relatos em que não conseguimos chegar a nenhuma conclusão. E, mesmo nestes casos, dizer que se trata de um objeto de origem extraterrestre é realmente uma grande afirmação. Concordo com Carl Sagan, que disse certa vez que “Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias”.

    Mas existem casos que desafiam a nossa razão. Sou consultor da revista UFO e tive acesso a toda a documentação liberada oficialmente pelo governo brasileiro sobre a Operação Prato, SIOANI (Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados) e sobre a Noite Oficial dos UFOs no Brasil. São pesquisas feitas por militares, devidamente documentadas. Acredito que um oficial da Força Aérea saiba identificar o que vê nos céus, concordam?

    Outra coisa: É complicado dizer que a ciência não reconhece o fenômeno UFO. Falando desta forma, estamos desconsiderando todo o trabalho de pesquisadores como Jacques F. Vallée e Stanton Friedman, só pra citar dois nomes conhecidos. Eles não são cientistas?

    E porque Stephen Hawking , uma das maiores mentes da atualidade, diria que “os humanos deveriam evitar o contato com civilizações alienígenas porque eles podem ser hostis”? Ora, se é absolutamente impossível mantermos contato com extraterrestres devido às distancias que nos separam, porque alguém do nível deste homem faria uma afirmação como esta?

    Mas enfim, deixo aqui mais perguntas do que respostas. Acho que não podemos generalizar e não sabemos nada, absolutamente nada ainda sobre o Universo que nos cerca.

    [Responder]

  5. Bob disse:

    “Anteriormente, os relatórios sobre discos voadores não eram convincentes para mim. Agora eu sei que eles existem” – Cap. Richard Adickes, piloto da TWA. Ele viu, com sua tripulação e passageiros, um OVNI que acompanhou seu avião perto de Southbend, USA.

    “Devo dizer que se todos os ouvintes pudessem ver por si mesmos a massa de relatos chegando até nós através das investigações oficiais, e todos os relatos que são encaminhados até nós no centro nacional de estudos espaciais, então poderiam perceber que isso é realmente preocupante.” – Robert Galley, ministro da defesa francês (1974)

    ———–

    “O que é conhecido sempre parece sistemático, provado, aplicável e evidente para aquele que conhece. Da mesma forma, todo sistema alheio de conhecimento sempre parece contraditório, não provado, inaplicável, irreal ou místico”
    (Ludwik Flek – 1896/1961 – cientista político – Genesis and development of a cientific fact)

    [Responder]

  6. Bob disse:

    Complemento ref. comentário anterior:

    Que há mais planetas do que estrelas na Via Láctea vocês já sabem.

    O que os astrônomos agora verificaram é que os planetas rochosos não muito maiores que a Terra são também comuns nas zonas habitáveis(!!) em torno das estrelas vermelhas de baixa luminosidade – o levantamento anterior não era sensível a essa classe de exoplanetas.

    A equipe internacional estimou que existem dezenas de bilhões(!!) desses planetas – geralmente chamados de super-Terras – só na nossa galáxia, a Via Láctea, e provavelmente cerca de uma centena na vizinhança imediata do Sol…

    Matéria: http://bit.ly/HfoyYR

    ————————–

    Somos o centro do Universo ou da Existência?

    Um ‘pensamento perturbador’ que ataca diretamente a secular vaidade que nos mantém na ignorância:

    Vídeo: Nossa Origem Atômica e um Pensamento Perturbador (Legendado)
    (Neil deGrasse Tyson é astrofísico e comunicador de ciência).

    http://youtu.be/q5zaXB7SQvwss

    abs

    [Responder]

  7. Jaime disse:

    Achar que não exista vida INTELIGENTE nesse universo, só tenho uma coisa a falar… TÁ DE BRINCADEIRA. Onde se fala em BILHOES DE PLANETAS, BILHOES DE GALAXIAS, achar que tenha vida só aqui? Só tenho que rir

    [Responder]

  8. JORGE NERY disse:

    Ai … Humanidade incredula ! …..
    Esta foram muitas palavras de Jesus e de seus dicipulos.

    Leiam a BIBLIA ! … estudem com atenção e inteligencia e voces vão acreditar em vidas extraterrestre ! ………

    Nos somos parte do contesto do UNIVERSO ! e não o Centro do UNIVERSO ! …..

    Meditem ! ……

    Um dia quando o reino do filho do homem ( Jesus )se manifestar conforme esta escrito , entao ,todo joelho se dobrara ! Ou seja quando nos vermos as coisas acontecendo no ceu sobre as nossas cabeças a ficha vai cair e então veremos que não estamos sozinhos e que não somos nada …. toda a humanidade vai rebubinar sua historia banal como um filme no carretel …..

    Abraços a todos … e obrigado por participar !
    Jorge Nery / Pesquisa Cientifica de Campo

    [Responder]

  9. anderson disse:

    Acreditar ou não,é simples assim?
    Imagine a seguinte situação,eu sou o presidente dos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA ,o país cujo arsenal bélico e capaz de destruir o planeta terra dezenas de vezes,ou seja nenhum outro PAÍS hoje ousaria me enfrentar numa guerra pra valer!De repente o mundo todo me assiste na tv em rede mundial dizendo:”Meus amigos de todos os PAÍSES do mundo estou hoje aqui na televisão em rede mundial para infelizmente lhes dar a seguinte notícia…a NASA junto com as FORÇAS ARMADAS AMERICANAS acabaram de confirmar a EXISTENCIA DE SERES EXTRATERRESTRES,e que a tecnologia deles é muito superior á nossa ,estamos tentando contato com eles para evitar uma possível invasão do nosso planeta,para que possamos evitar uma catastrófica guerra nuclear o que seria o fim da raça humana na terra,muito obrigado pela atenção e tenham um bom dia.” Pense bem se voce fosse ele e soubesse com total certeza da existencia de extraterrestres,voce passaria a noticia a nivel mundial,ou antes voce refletiria sobre o impacto que seria uma noticia dessas na economia mundial,nas religiões,na fé que acalma e segura as pessoas na convivencia em sociedade.veja bem se o país mais poderoso do mundo não poder com eles quem poderá,então não é preciso o IRÃ ,OU OS EXTREMISTAS temerem os ESTADOS UNIDOS,AFINAL ELES não são mais os manda chuvas do nosso mundo.Pergunte a um cego de nascença o que ele acha do por do sol,ele vai relatar o que os que viram contaram para ele,portanto cego é aquele que não quer ver o que pode ser simplesmente acreditar sem ter visto,assim como o ar que você respira ,voce não vê mas acredita que sem ele não se vive..tente olhar mais para o céu ,acredite voce vai ver,e quando for dividir a euforia com alguém tomara que não te chamem de maluco.

    [Responder]

  10. Gilberto disse:

    É tudo mentira!!!!!!!!!!!!!

    [Responder]

    Leticia Resposta:

    Até parece….

    [Responder]

  11. Alexandre disse:

    “OVNIS, infelizmente, até agora, não foram vistos por nenhum cientista…”. Essa é uma típica frase presunçosa e preconceituosa. Acha mesmo que não existem cientistas que já viram ovnis? Ou estaria sugerindo que quem alega ter visto um ovni não pode ser um “cientista de verdade”? Você consultou todos os cientistas do mundo, e todos confirmaram nunca ter visto um ovni? Meu filho vá se informar. Quando alguém me diz que não existem evidências, eu digo: Sinto muito. Sinto muito que você esteja tão desinformado.

    [Responder]

  12. Débora disse:

    Se for parar pra pensar, OVNI é uma questão de pontode vista.
    Pros índios, lá no meio da selva amazônica, sem contato com as tecnologias modernas, qualquer teco-teco é um OVNI.
    (Eu sei: chega a ser engraçado.)

    [Responder]

  13. roberto disse:

    É O MAIOR ENIGMA DA ATUALIDADE! NENHUM CIENTISTA VIU????
    COMO VC PODE DIZER ISSO? O BRIGADEIRO OZIRES SILVA (ENGENHEIRO E AVIADOR) D E C L A R O U NA TV QUE AVISTOU EM VÔO OBJETOS ESTRANHOS (OVNIS).

    [Responder]

  14. Suas alegações são muito pobres. Você se engana ao dizer que “OVNIS, infelizmente, até agora, não foram vistos por nenhum cientista e também não acharam, ainda, vida extraterrestre, que pode haver, claroo.” Para ficar apenas em um exemplo, cito aqui Richard C. Hoagland, que criou um site apenas para detalhar seus estudos de que um das luas de Saturno é, na verdade, artifical (você pode acessar esse material aqui http://www.enterprisemission.com/moon2.htm). Quanto a não encontrarem “vida” em outros planetas, talez não tenham encontrado de fato, ainda, pois parece que isso ocorre mais por limitação da nossa tecnologia do que pela inexistência de “vida” extraterrena (cito http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5794418-EI301,00-Cientistas+afirmam+que+Marte+tem+elementos+basicos+da+vida.html). Quanto à falta de comprovação da presença de visitantes de outros mundos ao nosso planeta, somente tenho a dizer que essa “falta de provas” é mais ficcional do que a própria alegação em contrário. Provavelmente, você parece ser uma daquelas pessoas que não se dá sequer ao trabalho de pesquisar um pouco que seja antes de emitir uma opinião. Poderia lhe passar centenas de provas, mas vou ficar apenas com um documento do FBI, liberado em razão da Lei de Liberdade de Informação. Você pode acessar esse documento na página 34 no site The Vault, criado pelo FBI para disponibilizar acesso aos documentos liberados. Esse de que falo, de 29 de março de 1950, relata a captura de três discos voadores, inclusive com a descrição dos mesmos. Se tiver interesse, pode acessá-lo em http://vault.fbi.gov/UFO/UFO%20Part%208%20of%2016/view

    [Responder]

  15. Cibele disse:

    Nunca negaremos a existência de vida extraterrestre, mas tomem cuidado, o que se vê e não e não é explicado, pode dar “asas a imaginação” Obrigado a todos pelo comentários, adorei todos eles :)

    [Responder]

  16. Lee disse:

    Já a alguns dias tenho observado entre 12 e 14 hs, em dias de céu bem limpo, nas proximidades do sol, alguns objetos brilhantes como se fossem meteoritos.Estes porém não se comportam como tal, sendo que mudam de trajetória rapidamente, param, piscam e somem com incrível rapidez.São vários no mesmo dia e horário.Já consegui ver uns 7 dias não seguidos, já que nem sempre temos céu limpo o suficiente.Outras pessoas a quem mostrei também viram, inclusive em outros locais fora da minha cidade.Ficamos bem intrigados com o fenômeno e ainda não achei explicação plausível.Observem por aí e me contem se conseguirem observar.Lembre-se do horário e de olhar nas proximidades do sol.Não use óculos escuros ou negativos de fotos pq não conseguirá observar.Apenas tape o sol com alguma coisa e observe em volta dele com atenção por alguns minutos e conseguirá observar facilmente.São bem pequenos como pequenas estrelas.

    [Responder]

  17. Paula disse:

    Hummm… Engraçado como é fácil atribuir à um OK vindo da ciência ou que seja, dos governos pra concluir enfim, o óbvio! Olhe para o céu agora! Percebe a grandiosidade em que vivemos? Perceba que não precisamos que governos e nem que a ciência venha afirmar que a ÓBVIA VIDA EXTRATERRESTRE EXISTE!
    Isso é um fato, independente dos caprichos burocráticos das burocráticas e pragmáticas instituições vigentes nesse mundo!!
    A Ciência deveria revolucionar, evoluir mentalmente, parar de ser tão “quadrada”!
    Eu valorizo muito a ciência, pesquiso muito! Só sinto pena de ver que alguns cientistas restringindo e ceifando tanto os seus próprios objetivos! Isso, quando não são censurados, mas aí já é outra história!…
    E tanto eu quanto tantas outras pessoas, e outros cientistas, sabemos que O IMPOSSÍVEL É A VIDA TER PROSPERADO SOMENTE NESSE PLANETA!
    E que a cada dia que passa, a influência da realidade alienígena através dos tempos se torna cada vez mais notável! Quem tem olhos pra ver, que veja! E estudem também!
    Percebam que para muitas coisas importantes em nossa vida, a confirmação científica ou governamental não tiveram tanta importância, entenderam?!! ;-)

    [Responder]

    Enan Resposta:

    Paula Loredana, você esqueceu de dizer de duas coisinhas que atrapalham bastante a fixação do pensamento na cabeça das pessoas: a economia e a religião. Que dominam há anos o mundo e que não perderam o poder até hoje e como o deuszinho num disse que num existe navinha e os politicos ladrões e cientistas condicionas a ter pensamentos mediocres dizem que não existe, estão pronto f***u tudo, o povo morrre burro e querendo que a seleção ganhe mais um jogo, enquanto isso gente morre de fome e não é só de comida, como nós morre de fome de conhecimento, porém se existe a Santa Internet (essa deveria ser canonizada :P) que ajuda nas pesquisas e a conhecer blogs como o dominios fantasticos e o ovihoje onde realmte existem pessoas que não tem problema de visão e que tem a decencia de cair na real e aceitar que a terra não é o unico planeta existente no universo. Abraço e Beijos Paulinha ;).

    [Responder]

    Paula Resposta:

    Sim querido Enan Matheus! É bem assim mesmo, o ceticismo pode muitas vezes pecar pela “carolice”! E se deixar corromper por dogmas econômicos e religiosos!…;-)
    E ainda bem que temos a Internet, desde que saibamos filtrar né!? Ainda bem que existem vários sites bons que vão atrás das notícias, mostrando muito além de somente evidências, mas sim, provas!
    E mesmo que a mídia convencional não preste para nos manter informados, a Internet cumpre o seu papel, sendo totalmente democrática!
    Chegará o dia em que esta democracia chegará à mídia convencional?? Difícil…
    Beijos e Abraços pra vc tbm!!! :D

    [Responder]

Deixe seu Comentário