Você já viu um alienígena?

Si Belle, La Science — Por em março 22, 2012 as 10:41

Já entrou em contato com alguém que tenha visto algum? Eu não, mas o fato é que se, analisarmos astronomicamente a coisa, a possibilidade de uma visita alienígena é remotíssima.

E sabe por quê?

Para quem não conhece, o Projeto SETI (sigla em inglês para Search for Extra-Terrestrial Intelligence, que significa Busca por Inteligência Extraterrestre) foi criado exatamente para isso, a busca de vida inteligência em nosso Universo. Vasculham 24 horas por dia em busca de sinais através de ondas de rádio e, apesar disso, até agora não se ouviu absolutamente nada.

Então, vamos pensar: se alguma nave entrasse na nossa atmosfera e abduzisse alguém, você realmente acha que o SETI não teria percebido?

Por que as ditas abduções são feitas somente em pessoas que são desequilibradas emocionalmente falando? E essa fala não é minha, é do Professor Steven Hawking , com muito mais conhecimento de causa do que eu.

Steven Hawking é um doa maiores físicos teóricos da atualidade, uma mente brilhante encarcerada num corpo debilitado por possuir uma doença degenerativa, mas apesar de tudo isso, não perdeu sua genialidade nem seu bom humor.

O professor não descarta a hipótese de vida extraterrestre, mas é alguma espécie de vida, como bactérias, micróbios etc. E na realidade nem descartou a hipótese de alienígenas, mas isso seria uma hipótese remotíssima, visto que já vasculhamos planetas que estão a centenas de anos luz de nós e não achamos nada. Então, como uma civilização, viajando na velocidade da luz, por centenas de anos, conseguiria chegar aqui sem morrer no meio do caminho? Ele também brinca com essa possibilidade de visita extraterrestre, pois como todo físico, ele acha que uma hipótese nunca está totalmente descartada. Mas, repito: as possibilidades são ínfimas.

Além disso, defende a hipótese do Universo ter sido criado a partir do nada, ou seja, não existiu algo que o criasse, simplesmente ele apareceu do nada. Mas para nós, seres humanos, é muito difícil entender isso. Se as leis da física estão muito avançadas, ainda existem muitas perguntas sem respostas e quanto mais sabe, mais leques de incógnitas vão surgindo.

As teorias da origem e formação do Universo tal como o conhecemos hoje são baseadas em dados matemáticos e, quando possível, em experiências que as comprovam. Ou seja, não são hipóteses criadas da imaginação de uma pessoa, mas de cálculos e mais cálculos matemáticos, feitos por muitos cientistas.

Quando Hawking diz que a probabilidade de existirem ETs nos visitando é muito pequena, é porque já foram feitos milhares de cálculos e não só ele, como outros cientistas do mundo todo também. Isso é ciência, Não se pode apenas falar, a coisa tem que ser provada, pelo menos matematicamente por toda uma equipe de cientistas.

Histórias de naves alienígenas visitando a Terra são mera especulação. Não existe nenhum dado real que prove isso, até agora, o que não quer dizer que nunca teremos. Só que a possibilidade é muito pequena. Por isso, cuidado com alguém que lhe disser que viu uma nave espacial, peça que procure ajuda psiquiátrica, pois o caso pode ser sério.



Apresentação de Steven Hawking no evento TED , realizado em 2008.

Tags: , , ,

25 Comentários

  1. Legal o texto, gostei!
    Concordo que muitas das pessoas que dizem terem sido abduzidas são desequilibradas e fica em regiões muito longínquas de qualquer local urbano.
    Mas, tirando essas pessoas, e tirando também as abduções, eu não descartaria os relatos de inúmeros pilotos da aviação civil e militar que relatam terem sido seguidos ou terem avistados algo não humano. Não estou dizendo que são naves espaciais, apenas que depoimentos de pessoas capacitadas para pilotar uma aeronave de grande porte não devem ser descartados de imediato.
    Abraço!

    [Responder]

    Cibele Resposta:

    Jonas, vc conhece a vida desses pilotos? Não desmerecendo, pois são pessoas capacitadas sim, pelo menos para pilotar avião. Se conversar com uma aeromoça elas descrevem a vida desses caras, que não é diferente da vida de caminhoneiro, só muda o meio de transporte. A grande maioria tem uma vida completamente louca e muitas horas de vôos. O fato de serem capacitados para pilotar uma espaçonave não quer dizer que não tenham alucinações. E, mais um detalhe, a quantidade de lixo espacial é absurda e vez ou outra caem detritos espaciais na terra, quem não garante que foi um desses detritos que foi visto? A única coisa que é fato, pelo menos até agora, é que nunca foi visto nenhuma nave e nenhum ET visitando a Terra, isso é mera especulação criada por mentes criativas. Aliás, os filmes de Spielberg, do qual sou fã, contribuem muito pra isso rsssss
    Obrigada pelo seu comentário :)

    [Responder]

    Jonas Floriano Resposta:

    Olá;
    Conheço apenas um piloto de avião, mas nunca cheguei a perguntar tais coisas a ele, e na verdade, embora conheço muitos caminhoneiros, também nunca perguntei.
    Quero deixar claro que não estou dizendo que acredito em todos testemunhos de pessoas que dizem ter vistos algo extraterrestre, mas apenas acho que diante de tantos relatos, por todo o mundo, de pessoas dos mais variados níveis sociais, será que todos são relatos falsos, ou melhor equivocados? Temos de ter racionais? claro que sim. Temos de levar em conta os inúmeros objetos que caem do espaço? claro que sim. Mas se temos de ser racionais, então como consequência não devemos descartar nenhuma hipótese, ainda mais diante de tantos relatos. Claro que acho que a maioria dos relatos são equivocados, mas não acredito que todos.
    Acredito que pensar que existe vida inteligente apenas na Terra é muito egoísmo da nossa parte. Acredito que possa existir tanto mais quanto menos inteligente. Não posso provar que estou certo, mas também ninguém pode provar que estou errado. E, se existe vida mais inteligente, suponhamos que muito mais, podemos não ser capazes de imaginar tais tecnologias desses seres. Isso é apenas uma especulação rs. Abraço

    [Responder]

    Cibele Resposta:

    Ninguém, em nenhum momento nega a existência de vida extraterrestre. Claro que pode existir vida sim, o universo é imenso, negamos a visita deles à Terra, isso sim. O SETI e outros não possuem relatos de vindas ET à Terra. Se usarmos o racional, já vasculhamos mundos a muitos anos luz de nós e até agora, digo, até agora, não foi detectado nenhuma vida. E pela fórmula de Einstein E=mc² fica dificil acreditar nisso, não é mesmo! Valeu pelo comentário :)

    Jonas Floriano Resposta:

    Meu ponto é: Se existe alguma civilização muito mais avançada do que nós, como iremos julgar o que eles podem ou não fazer com base nas nossas teorias? Nós mesmos poderemos fazer coisas em 2500 que hoje nossas teorias não permitem.

    dastrevas Resposta:

    Ola o dia 11 de outubro de 2011 eu vi um objecto não indentificado no ceu de Merida espanha éssas imagens pode procurar em ovini em espanha uma maquina com mais de 2 km logo pensei que era um avião a cai mais essa coisa linda passou a 5 km totalmente em silencio e logo ligou luzes e sumiu ai como estava a 5 km deu pra vê que a nave tem um sistema de auto projeção para desaparecer ,um sistema muito avançado como ja vi acredito e DEUS NÃO IA SER OTARIO DE CRIAR UM POVO SO NO UNIVERSO COMO ESSE POVINHO AKI DA TERRA que mata o outro por uma laranja,uma moeda ciume fds as religiões terreste tem suas crença como so esse povinho terreste existe no universo, a terra é uma bolinha com mentes quadradas que ainda não sabe nen o que é o AMOR

    [Responder]

  2. Herberh disse:

    Estranho saber que os senhores trabalhem com Astronomia e pesquisas espaciais e não considerar relatos de possíveis “visões”, algumas sem explicação!!!!
    Fui testemunho, eu e mais de (60) sessenta homens, num cair de tarde, anoitecendo, todos visualizarem um fenômeno que não teve explicação, no céu!
    Detalhe, era a hora do “Rancho” (Jantar) e todos estávamos em fila, para entrar no refeitório.
    Isso aconteceu na Ilha da Marambaia, Rio de Janeiro, no Quartel do Centro de Recrutas, Corpo de Fuzileiros Navais, Marinha do Brasil.
    Precisar Dia e Hora é pouco provável, mas todos, em silêncio, observaram diversas manobras de luzes hiper fortes e distantes, sem qualquer ruído.
    O Quartel entrou em “Estado de Alerta”, mas em poucos minutos, tudo desapareceu e o silêncio, continuava………
    Resumo, achar que só exita vida no Planeta Terra, que em todo o espaço sideral, não há outra forma de vida, é pura ignorância!

    [Responder]

    Cibele Resposta:

    Heberth
    Primeiramente, obrigado pelo seu comentário. Bom, a resposta que dei acima é a mesma, pois em nenhum momento negamos a existência de vida extraterrestre e a questão é uma visita extraterrestre e isso, até agora, não teve. Eu também presenciei, quando tinha uns 15 anos, um objeto girando, por uns minutos, no céu e de repente ele saiu com uma velocidade espantosa. Durante muitos anos acreditei que era uma nave espacial e foi aí que eu fiquei fascinada pela ficção científica e pela física. Depois de muitos anos descobri o que foi aquilo, eram balões meteorológicos, eles fazem exatamente isso. Em nenhum momento estou duvidando do seu relato, só estou te explicando que não é pq não sabemos o que é, tem que ser algo extraterrestre. EUA, Russia e etc, vivem numa guerra espacial, com sondas no céu para espionar “o vizinho”, Quem garante se não foi uma nave espiã ou uma sonda? A questão é que pode ter uma explicação simples e que vc não conheça ainda, só isso. Agora, se realmente esses ETs visitam a gente eles devem ser eternos não é msm, pq anos luz que já foram vasculhados no espaço e não achamos nada ainda!É um caso a se pensar!

    [Responder]

    Jonas Floriano Resposta:

    Eu continuo com meu ponto de vista descrito acima!

    [Responder]

    Cibele Resposta:

    Sim Jonas,por isso que estamos em busca de vida extraterrestre. Nunca paramos de procurar, 24 horas por dia, incessantemente. E o dia que conseguirmos achar alguma evidência, o mundo inteiro irá saber, no msm instante, pois no mundo de hj e com a tecnologia de hj, será muito difícil esconder um fato tão sério. :)

    Jonas Floriano Resposta:

    Mas o SETI não foi desligado por falta de dinheiro?

    [Responder]

    Cibele Resposta:

    Segundo um professor e bloguista português conhecido, não (link abaixo). Isso foi mera especulação,tiveram uma das ultimas divulgações a imprensa em janeiro, mas de uma verificada. Mesmo assim, citei o SETI, por ser o mais conhecido, mas todos os projetos como ele, partilham da mesma opinião, e existem vários, dê uma procurada na net que vc vai ver, mas aguarde o próximo artigo, pois tentarei esclarecer no decorrer do tempo todas as dúvidas relacionadas a isso.

    http://astropt.org/blog/2012/02/10/programa-seti-de-busca-por-inteligencia-extraterrestre-divulga-primeiros-resultados-da-analise-dos-dados-do-observatorio-kepler/

    http://seti.berkeley.edu/kepler-seti-interference

    [Responder]

  3. Olá Cibele amo essas discussões sobre extraterrestres, não posso afirmar que exista a vida alienígena, apesar de acreditar que sim, mas tenho uma dúvida quando você diz que nada há de concreto. Será que não é possível que haja sim provas e contatos extraterrenos encobertos por motivos políticos ou até mesmo bélicos? Não sei, enfim, parabéns pelo texto. Abraços.
    Maurício P. M. Fernandes

    [Responder]

    Cibele Resposta:

    Obrigada pelo seu comentário Mauricio, mas realmente não há nada escondido e não tem motivo algum pra isso. Nos próximos artigos vou esclarecendo mais a respeito, pois esse é um assunto que instiga a curiosidade de muita gente e a minha intenção é esclarecer essa história. Então, continue lendo e participando. :)

    [Responder]

  4. É meio controverso, me desculpem, tanta tecnologia e monitorar 24hs ondas de rádio? Se houver uma civilização no mínimo mil anos mais avançada que nossa, será que utilizam ondas de rádio? Outro detalhe, se eu tivesse a faculdade de conversar com uma mosca, se eu falasse pra ela que eu vivo no mínimo 70 anos, ela iria rir de mim e não acreditaria!

    [Responder]

    Cibele Resposta:

    Caro Valdemir, ondas de rádio não são pra captar ondas de rádio somente então, não precisam estar nessa frequência para conseguirmos captar.E monitoram sim, 24 horas por dia nesta frequência para captarmos qualquer tipo de frequência e somos seres racionais, certo? Como conversaríamos com uma mosca. Mas no caso de extraterrestres com tecnologias mais avançadas que a nossa, como é suposto, acho que seria possível, não é mesmo? Em nenhum momento negamos a existência de vida fora da Terra, negamos a visita delas à Terra, pelo menos até agora!

    [Responder]

    Jonas Floriano Resposta:

    Quando diz “negamos”, a quem se refere?

    [Responder]

  5. roberto disse:

    Eles estão nos observando, enquanto guerreamos, brigamos por política e religião, sugamos e destruímos os recursos naturais, por enquanto, do único e habitável planeta que pensamos existir na imensidão do Universo. Não estamos evoluídos tecnologicamente e espiritualmente, escondemos a verdade, conforme o interesse, principalmente dos governantes e religiosos, para manter o domínio sobre os bilhões de seres deste planeta. Se aparece-se um alienígena, superior tecnologicamente e espiritualmente, principalmente os governantes e religiosos, capturariam e esconderiam, para obter, tecnologia, mais poder e dominação sobre os seres humanos, pois nós não estamos ainda preparados para entrar em contato, agimos conforme o interesse.

    [Responder]

  6. Eduardo disse:

    É interessante vermos tantos pontos de vista diferentes.
    A questão da sua pergunta no post, se alguma nave entrasse em nossa atmosfera o SETI não teria percebido, a resposta é não. Não teria, como não tem condições de perceber nossos aviões. O SETI é formado por radiotelescópios que vasculham o espaço, não a atmosfera. As ondas sumariamente conhecidas são descartadas. Foca-se um sinal vindo de fora.

    É interessante a nossa tendência em negar um fato, somente por não haver explicações plausíveis em nossa ciência. É mais fácil e cômodo para grande parte da população negar do que admitir que algo necessita de estudo e maior investigação. Nicolau Copérnico e Galileu Galilei que o digam; quanto sofreram até que se admitisse a teoria heliocêntrica.
    Outro fato interessante, é, o Professor Stephen, ao qual respeito e estudo o trabalho há vários anos, ao que me consta é físico e não psiquiatra. Logo sua afirmação de que toda pessoa que sofre abdução é emocionalmente perturbada carece de chancela da psiquiatria, o que não vi aqui exposto, claro que, analisando a questão da maneira que foi proposta. Mas se eu for raciocinar rapidamente nesse aspecto, pra mim toda pessoa que sofre um estupro, um sequestro, um assalto ou presencia cena forte de violência fica emocionalmente abalada. Não to dizando que exista ou não abdução, mas em caso positivo, eu não diferenciaria ela dessas modalidades de violência. Nesse quesito, para mim a opinião do professor Stephen vale tanto quanto a minha ou a sua ou dos colegas que aqui comentaram, ou seja, é opinião.

    Algo me deixou com a pulga atrás da orelha: você disse já ter visto um objeto brilhante disparar no céu em altíssima velocidade. Isso também eu já vi, e altíssima velocidade mesmo, incapaz pra qualquer avião que conheça. Agora me fale qual o balão meteorológico tem a capacidade de fazer isso, porque as pessoas que conheço e sabem muito de aeronaves e similares não me apresentaram balão meteorológico capaz de tal proeza.

    Você afirma finalmente que não existem dados concretos de aeronaves alienígenas visitando a terra
    tenho amigos envolvidos diretamente com a abertura de arquivos confidenciais da aeronáutica que já conseguiram a abertura de muitos deles. Os documentos impressos encontram-se aqui no Arquivo Nacional, e qualquer um pode vir comprovar aqui. Mas neste link há uma cópia em pdf de cada caso liberado até agora. http://www.ufo.com.br/documentos/Documentos_liberados_oficialmente/2000/

    Agora concordo com uma coisa e discordo com outra. A introdção e a conclusão do texto.

    Concordo que se analizarmos a questão segundo as normas astronômicas e físicas atuais a possibilidade é ínfima de encontrarmos vida próxima.

    Para mim enquanto pessoa, não sei por que ter cuidado com alguém que afirma ter visto uma nave espacial e prejulgá-lo como tendo problemas psiquiátricos. Seria mais certo para isso verificar a idoneidade da pessoa e sua conduta pessoal e profisxsional. Acho que ciencia é isso, vem para dar respostas, e quando não as têm, para procurá-las.
    Eu não concordo em descartar a possibilidade de um efeito só por desconhecer a causa.

    Forte Abraço!

    [Responder]

    Sergio Resposta:

    Essa é a mania de pseudo-céticos, como a Cibele, Eduardo. O cara foi abduzido?…simples, a ciência diz que ele é louco. Outro cara viu um objetivo rápido passando logo acima da cabeça dele?…ÓBVIO a ciência diz que é uma balão meteorológico. Pseudo-céticos são como aiatolás da ciência, que descartam qualquer fenomenologia que se distancia do conhecimento atual do consenso científico imposto. Se algo ocorrer dentro do “range” do que eles julgam e creem como correto, mesmo que a menor evidência, perfeito tem-se uma EVIDÊNCIA. Se algo sai desse “range”, mesmo com grandes evidências, taxam como alucinações, enganos, engodos, charlatanismo, desengano e logo descartam qualquer tipo de estudo ou busca da verdade. Mais fácil falar que pessoas esclarecidas e bem intencionadas são loucas, ou estão cansadas e tendem a ter alucinações. Creio que nossa colega tenha a melhor das intenções, mas vou deixar uma dica pra ela: deixe as certezas para as religiões e mantenha a ciência livre de dogmas. Feito? Abraços

    [Responder]

  7. daniel disse:

    Cibele, não me convence a sua afirmação categórica de que não fomos visitados ou que os governos não encobrem nada. Eu sou cético, mas não sou cego. Eu não afirmo algo que não conheço totalmente com absoluta confiança. Sobre o tema, há realmente inúmeros relatos de avistamentos, e garanto a você que chamar as pessoas envolvidas de desequilibradas não ajuda em nada, ao contrário, além de não ser algo educado, é algo muito relativo. Em relação aos balões metereológicos, acredito que explicam muitos dos casos de ovnis, mas não todos. Enfim, a Física é uma ciência e, infelizmente é falha, não a ciência em si, mas o conhecimento humano sobre ela. Assim, a possibilidade de vida extra-terrestre nos visitando, se é que ocorre, porderia estar além de nossa compreensão do que é vida, e isto nem eu e nem você, nem mesmo Hawking, conseguiríamos explicar.

    [Responder]

  8. nzn5 disse:

    muitoooo dasora

    [Responder]

  9. adalgisa disse:

    amigo ,quero lhe relatar um fato que aconteceu comigo no ano de 1995 ,vi uma nave levantar voo ,e fazer um giro no ar ,e alem disso ainda vi a navezinha prateada passsar uns 100 metros acima de minha cabeça ,onde eu pude visualizar nitidamente que se tratava de uma navezinha muito sensacional ,coisa que nenhum humano poderia ter feito de uma tecnologia que só em filme de ficçao ,agora alem disso já vi outra nave …isso aconteceu em um lugar pouco povoado ,na area rural , cidade de minas gerais,eles nao aparecem nos radares porque sao totalmente tecnológicos coisa que nao compreendemos ,alem do que sabemos ,se for parar pr pensar ,os seres humanos sao tao frageis ,a vista dos extra terrestres ,seres humanos super poderosos sao os super herois das revistas em qudrinhos, passando disso somos bem atrasadinhos ,já os ets estao a anos luz adintados na nossa frente por isso que eles nao se deixam ver ou se enturmar conosco pois dá até dó de saber que queremos contactos com eles ,eles viajam anos luz ,já estao adiantados a mais que nos ,nunca vamos descobrir nada deles ,mais eles ja sabem de nos e se eles forem ruins ja teriam nos exterminado .tem muitos misterios ,que jamais teremos respostas .agora pode acreditar ,é de dar um nó na cabeça quando a gente ve´algo que é inacreditavel ,até hoje fico pensando porque foi uma das coisas mais emocionantes que vi .pode acreditar nao tenho resposta pr dizer de onde veio pr onde foi mas que outro aqui nesta terra nao connstruiria uma coisa daquela nao.olha um abraço vou morrer sem respostas ,torço pr que um dia eu veja de novo ,tenho maior gosto por isso ,só quem já viu pode falar é demais ,e nao pensem que eu sou desequilibarada nao, sou é muito especial de ter visto isso ,minhas faculdades mentais funcionam muito perfeitamente ,só sou diferente ,sou iluminada e amo a vida ,sou alegre e feliz ,porque acredito no real e no sobrenatural …ainda vou filmar se tiver a oportunidade de novo. .´pr mostrar pr voces.a e tanbem nao tenho vicios pr dizer que eu estava doidona ,muito pelo contrario sou muito pé no chao …apenas aprecio o ceu as nuvens as estrelas o sol e tudo o que os meus olhos podem avistar até naves alieniginas ….

    [Responder]

  10. mario pontes disse:

    É possível que seres alienígenas residam em outra dimensão do Espaço, provavelmente já possuem tecnologia superior de atravessar e viajar através dos buracos negros,vulgarmente chamado de terceiro céu.Utilizam túneis do tempo e espaço para viajar entre as estrelas e galáxias. Mario Pontes RJ Brazil

    [Responder]

  11. NILTON LUIZ disse:

    OK, CONCORDO COM AMBOS OS PONTOS DE VISTAS, TENHO CERTEZA DA EXISTÊNCIA DE VIDA EM MUITOS OUTROS PLANETAS, AFINAL, O UNIVERSO É IMENSAMENTE INFINITO, COLOSSAL. VAMOS SUPOR QUE EXISTA VIDAS INTELIGENTES EM OUTROS PLANETAS, IMAGINE AGORA, SE NÓS MEROS SERES HUMANOS QUE JÁ TEMOS NOSS0S CIENTISTAS ELABORANDO FORMAS DE VIAJARMOS A OUTROS PLANETAS, COM INIMAGINÁVEL VELOCIDADE, TIPO A DOBRA ESPACIAL, A QUAL REDUZIRIA, E MUITO UMA VIAGEM A OUTRO PLANETA E VOLTANDO AOS ALIENS, SUPONDO QUE ELES TERIAM CAPACIDADE DE VIAJAR AO NOSSO PLANETA, LOGO ESTARIA NA CARA QUE OS MESMOS SERIAM MUITO MAIS INTELIGENTES DO QUE NÓS, AGORA VOCES ACHAM QUE O SETI, COM MAIS DE 30 ANOS DE USO SERIA CAPAZ DE DETECTAR UMA INTELIGENCIA MUITAS VEZES SUPERIOR? E A MESMA COISA DO QUE UMA CRIANÇA DE 3,4 ANOS ACHAR QUE SE ESCONDE BRINCANDO DO PAPAI E DA MAMÃE ATRAS DE UM OBJETO MUITO MENOR DO QUE ELA. NÃO ESTOU DIZENDO QUE EXISTA ETES NOS VISITANDO, MAS APENAS TENTANDO FAZE-LOS COMPREENDER, QUE SE ELES TERIAM TAL CAPACIDADE, A QUAL NÓS NEM ENTENDEMOS COMO ELES FARIAM ISSO, COMO ACHAR QUE O SETI OS DESCOBRIRIAM?

    [Responder]

Deixe seu Comentário