orthopedic pain management

Possibilidades de Planetas Habitáveis – Parte 1

O Universo ao seu alcance — By on abril 9, 2012 at 11:37

Uma visão da Astrofísica

Nos dias de hoje, muito se ouve falar de novos mundos sendo descobertos, novas Terras e até mesmo, Super Terras! Nossas tecnologias avançam a cada dia e a cada nova descoberta, as dúvidas aumentam, as indagações duplicam e o desejo de um contato real com uma civilização extraterrestre, está povoando a mente de muitos cientistas atualmente. Nosso planeta Terra sempre foi e sempre será nossa casa no espaço, mas como todo adolescente rebelde, está na hora de sairmos de casa e irmos conhecer o mundo que nos cerca! A celebre frase da série clássica de Jornada nas Estrelas da década de 70 nunca esteve tão atual, ou seja, o Espaço é a nossa fronteira final e está na hora de cruzá-la.

Mas, existem perguntas que nunca se calam:

  1. Existe vida fora da Terra?
  2. Eles vêm até nós?
  3. Nós, um dia, iremos até eles?
  4. Como são esses mundos novos?
  5. Como e onde localizá-los?
  6. A que distâncias estão de nós?

A Astrofísica é a ciência que estuda todas as características físicas (luminosidade, composição química, temperatura e densidade) dos astros de nosso Universo e é sem dúvida nenhuma, a ciência que pode nos responder a essas perguntas inquietantes, que nos fomentam a desvendar todos esses mistérios que, até pouco tempo, estavam presentes apenas nos filmes de ficção e eram inatingíveis para nós!

Antes, um assunto polêmico entre os físicos, cosmólogos, astrônomos e astrofísicos, hoje, um tema de debate atual. A vida fora da Terra se tornou um tema ativo nos congressos científicos e muitos esforços, de todas as comunidades científicas, estão sendo realizados para que, um dia, possamos obter as respostas para essas perguntas.

Existem avalanches de projetos e pesquisas na área da Exobiologia (estudo da vida fora da Terra). Todos culminam para um único interesse comum, saber se estamos sós no Universo e se um dia teremos um lugar para visitarmos fora de nosso Sistema Solar!

No ano de 1971, 24 cientistas liderados por Bernard Oliver, se reuniram para estudar uma forma de detecção de vida inteligente extraterrestre. Dessa reunião, obteve-se um relatório que deu origem ao Projeto Cyclops, que em sua fase final teria um conjunto de mil radiotelescópios com 100 metros de diâmetro cada um, dispostos em forma de um círculo de 15 km de diâmetro. Este projeto foi cancelado devido seu custo. Nos dias de hoje, o Cyclops teria um custo calculado em aproximadamente, cinco bilhões de dólares.

Em nosso próximo texto, abordaremos o Projeto SETI (da sigla em inglês: Search for Extra-Terrestrial Intelligence, que significa: Busca por Inteligência Extraterrestre) .

Tags: , , , ,

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment