orthopedic pain management

Possibilidades de Planetas Habitáveis – Parte 6

O Universo ao seu alcance — By on abril 29, 2012 at 10:41

Uma pergunta intrigante que sempre nos fazemos, é como pode ser fisicamente uma forma de vida alienígena, ou seja, como se parece um ET?

A astrofísica pode dar algumas opiniões levando em conta a condição físico-química do exoplaneta.

Por exemplo, num planeta que possua uma atmosfera densa, deverá possuir uma baixa luminosidade em sua superfície, obrigando assim as suas formas de vida nele existente, a desenvolver órgãos de visão mais aguçados, ou seja, olhos grandes para captar mais luz.

Se o planeta possuir uma massa maior que a Terra, possuirá um a gravidade maior também, isto quer dizer que, as formas de vida desse planeta sofrem maior força gravitacional, fazendo com que suas formas de vida sejam de estaturas menores do que temos na Terra. Já no caso contrário, um planeta com baixa gravidade possibilitaria desenvolver formas de vida de estaturas maiores.

Mas, isso são apenas especulações, pois tudo nos baseamos na vida como conhecemos em nosso mundo. A vida na Terra é à base de alguns elementos químicos que fazem parte de todas as formas de vida que conhecemos nos fazendo pensar que, no Universo como um todo isso pode sim ser uma regra. Esses elementos são: Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Enxofre (S).

Chamamos esta combinação de “CHONPS”. Mas, será que toda a vida no Universo está realmente baseada no CHONPS? Existe algum exoplaneta que possa desenvolver condições climáticas, físicas e químicas para que uma forma de vida se desenvolva sem necessitar do CHONPS? Esta é uma pergunta que ainda não temos a resposta.

Com tudo isto em jogo, podemos imaginar que a diversidade de formas de vida fora da Terra seja realmente excitante, podendo haver seres de todas as formas, inimagináveis por nós! Apesar de paradoxal, imaginar formas inimagináveis nos faz entender que ainda estamos apenas engatinhando nesta nova fronteira das descobertas cósmicas. O Universo é o palco onde a vida se desenvolve e nós ainda somos apenas os espectadores assistindo o desenrolar dessa história, sem prever o seu final!

Acredito que, realmente a astrofísica, nos trará muitas respostas, mas também muitas novas perguntas sobre este intrigante tema da vida fora da Terra. Somente o implacável tempo, poderá nos ajudar a obter essas respostas, então só nos resta esperar e assistir o desenrolar este espetáculo do Cosmos!

Texto: Prof. Mestrando pela Unifei – Universidade Federal de Itajubá-MG

Emerson Roberto Perez – Astrônomo e Diretor do Planetário e Observatório Itinerante Sedna – Acesse: www.planetariosedna.com

Tags: , ,

8 Comments

  1. oneide de oliveira cacho disse:

    Gostei muito do comentário.É um assunto apaixonante que nos leva a um pensar e,onde se mesclam conhecimentos variados e, sobretudo, um desejo mágico de sonhar com outros universos, outros planetas, outras formas de vidas.Estou sempre a ponderar sobre o milagre da combinação de elementos que possibilitaram o nosso tipo de vida. A nossa singularidade. Que outros tipos de vidas existirão na vastidão incomensurável do universo ou universos?

    [Responder]

    Prof. Emerson PErez Resposta:

    ola oneide

    concerteza, em minha opiniao, existirão formas de vida sem serem a base chonps…!!!

    [Responder]

    j.o Resposta:

    PENSO QUE CORPOS COMPLEXOS E SIMETRICOS(DOIS OLHOS,ORELHAS,MAOS,PERNAS,BRAÇOS,DOIS LADOS DO MESMO SER) É O QUE IMAGINAMOS QUE SEJAM, BASEADO NO QUE APRENDEMOS AQUI MAS TAMBEM TEMOS QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUE,,,SERÁ REALMENTE QUE SERES EM OUTROS CONFINS NECESSITEM DE TER ESTES ÍTENS?

    [Responder]

  2. Emanuel disse:

    Acho que CHONPS é um padrão obrigatório para o inicio da vida como as outras leis que regem o universo, mas uma civilização avançada pode ter se originado na forma de CHONPS e ter se alterado para ficar mais resistente.

    [Responder]

    Emanuel Resposta:

    Também acho que existe vida extraterrestre inteligente e identica o nós, se levarmos em conta as condições para ter vida baseado em CHONPS e zonas e planetas habitáveis, acho que a evolução nesses planetas alienígenas daria o mesmo resultado que deu na Terra, tirando aquela idéia de seres bizarros hollywoodianos,os extraterrestres inteligentes tem o mesmo padrão físico e DNA identico ao nosso.

    [Responder]

  3. Lady disse:

    Eu acho que os cientistas deviam parar de pensar que só há vida se tiver elementos terrestres como o carbono,hidrogênio etc. Porque isso permitiria que eles ampliassem mais os estudos e não ficar somente procurando por água ou oxigênio em outro planeta. Seria engraçado ver a reação deles se eles descobrissem um planeta que o elemento essencial para a sobrevivência de um ser vivo seria o chumbo, e vissem um animal fazendo algum tipo de “fotossíntese” usando o mercúrio. Sei lá kkk Sei que pela minha ignorância posso estar falando besteira, mas o que eu quero dizer é que eles não deveriam se prender tanto ao que acontece aqui na terra, porque o universo é enorme e o ser humano desconhece muitas partes dele. Pensar que só há vida se as condições for iguais as da terra seria equivocado ao meu ver, pois o que impede de que algum corpo vivo não tenha se adaptado a outras condições de outro planeta? Enfim, seria engraçado os cientistas fizessem uma descoberta desse tipo e percebessem que o impossível na verdade pode acontecer e que todos os conhecimentos que nós temos não é nada comparado ao que ainda temos para descobrir. ^^

    [Responder]

    Michael Resposta:

    Olá Lady, acho que os cientistas não pensam que só há vida baseada no CHONPS, mas eles sabem que a partir desses elementos pode se desenvolver a vida e a partir disso eles iniciam suas pesquisas. Se olharmos o sistema solar, com o conhecimento que temos hoje, o único lugar que possui vida comprovada é na Terra. Naturalmente os cientistas partem dos alicerces da vida aqui (elementos químicos, posicionamento em relação a sua estrela, etc.) para mapear o universo,que como você disse é enorme, e procurar similaridades . Enfim, acho que para procurar algo você deve partir de algumas informações que possam ser comprovadas. Imagine só, vamos procurar planetas que possuem chumbo porque pode ser que lá a vida se desenvolva a partir dele!? Muito bom o site, parabéns.

    [Responder]

  4. Flavio Maldonado Bentes disse:

    Acho que a chance de ter vida extra-terrestre é muito grande. Como já comprovada cientificamente a existência de bilhões de galáxias, cada qual com bilhões de estrelas, em distâncias inimágináveis que, mesmo se andássemos na velocidade da luz (3.10^8 m/s) não seríamos capazes de ir nem de uma ponta a outra de nossa galáxia conhecida como via láctea (possui uma distancia aproximada de 100.000 anos luz). Ninguém vive 100.000 anos, concordam? A chance de sistemas similares ao sistema solar em outras galáxias é bem provável e, minha humilde opinião, certa de existir. Como o tópico é sobre a possibilidade de existência de vida,acho que existe sim, seja da forma que somos ou parecida, ou até mesmo mais evoluída com tempos de vida maiores ou menores, em diferentes pluriversos.

    [Responder]

Leave a Comment