orthopedic pain management

Encontro aborda astronomia e ficção científica

Ficção científica, Saiu na Imprensa — By on julho 17, 2010 at 21:30

Natália Andreotti
Quinta-feira – 23/01/2003 – 10h16

Araçatuba – Começa hoje no Sincomércio (Sindicato do Comércio) de Araçatuba o Encontro de Ciência e Ficção Científica “Verdades e Dilemas”, que irá reunir profissionais da área de física e astronomia e estudiosos de ficção científica, para ciclos de palestras e exibição de filmes sobre o assunto. O evento é uma realização do Inape (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais de Araçatuba) e conta com a promoção do Sesc, Secretaria Municipal de Cultura e Base Estelar de Campinas.

O encontro é a continuação do evento “Cosmos – Realidade e Mistérios”, que aconteceu em julho no Senac, abordando temas como astronomia e ufologia. Neste encontro, os debates se concentrarão mais uma vez na área de astronomia, além da abordagem de um outro assunto: a ficção científica, que terá todo o dia de sábado dedicado ao tema.

O evento será aberto hoje, às 20h30, com a palestra “O tempo e o espaço: o que significam e suas interpretações”, com o físico da Unesp de São José do Rio Preto, Alexandre Neves. Ele irá abordar a noção vulgar de tempo, medidas de comprimento e tempo, escala de tempo infinitamente pequena e astronômica, microcosmo e o macrocosmo, espaço, tempo e matéria na concepção newtoniana e do ponto de vista eisteineano, além das viagens no tempo e no espaço.

Amanhã é a vez do físico Valter Luiz Libero, que faz parte do departamento de física da USP de São Carlos, iniciar às 20h o ciclo de palestras, abordando o tema “Astronomia: da simples curiosidade à relação da ciências com o cotidiano”. Liberto explica que a palestra começa mostrando a noção de sistema solar que surgiu na astronomia antiga, baseada na observação a olho nu do dia-a-dia, que foi aprimorada em função da necessidade dos povos. O físico irá abordar ainda, de que maneira entedemos fenômenos corriqueiros, como as estações do ano, eclipses, fases da lua e maré.

A palestra irá mostrar ainda que as noites são escuras não apenas porque o sol se põe, mas devido ao fato do Universo ser finito, ou seja, ele nasceu um dia e está se espandindo. Mas, será que esta expansão irá durar para sempre? “A astronomia teve um grande desenvolvimento nas últimas décadas devido aos avanços da ciência e também ao intensivo uso de novas tecnologias, que servem ao Homem, fazendo um elo importante entre o nosso instinto de busca do conhecimento cósmico e as necessidades do dia-a-dia”.

Ainda amanhã, às 21h30, o físico Alexandre Neves fala sobre “Ciência e ficção científica: as verdades de os dilemas”, onde irá debater quem são os visionários da ciência, mostrando cenas de filmes como “2001, Uma Odisséia no Espaço”, “Guerra Nas Estrelas”, “De Volta Para o Futuro” e “Contato”, salientando erros científicos nesses filmes, através de temas como viagens no tempo, som, luz, extraterrestres, inércia e gravidade.

FICÇÃO: No sábado, o público tem o dia todo dedicado à ficção científica. As atividades começam logo cedo, com o crítico de cinema Alcides Mazzini coordenando as atividades do encontro. Às 9h, ele ministra a palestra “A ficção científica como a descoberta do próprio homem”. Segundo ele, a idéia da palestra, num primeiro momento, é mostrar descobertas da humanidade, que antes eram tidas como ficção.

“Há aparelhos nos filmes antigos de ficção científica que antecederam novas tecnologias. Um exemplo era o transcode, que aparecia na série ‘Jornada nas Estrelas’, nada menos que o telefone celular. Outro exemplo, era o relógio do detetive Dick Tracy, que tocava quando as pessoas queriam entrar em contato com ele, uma versão do bip”, afirma. A segunda parte da palestra irá mostrar o que hoje faz parte da ficção mas que, num futuro próximo, poderá transformar-se em realidade. “As coisas já existem no universo, mas algo faz com que o homem as perceba e descubra num determinado momento”, acredita.

Após a palestra, a partir das 10h, o público que comparecer ao evento terá uma verdadeira “overdose” da série “Jornada nas Estrelas”, com a apresentação de cinco episódios da série, retratando os vários períodos pelos quais passou: “Star Trek – Clássica”, “Star Trek – Nova Geração”, “Star Trek – Deep Space 9”, “Star Trek Voyager” e “Star Trek – Enterprise”. Os filmes foram cedidos pela Base Estelar de Campinas. No intervalo entre as sessões, o público poderá conferir a palestra “Série Perry Rhodan”, do diretor assistente da SSPG Editora, César Agusto Maciel, que irá falar um pouco sobre a mais longa série de ficção científica da história.

SERVIÇO
O Encontro de Ciência e Ficção Científica é gratuito, mas as inscrições devem ser feitas antecipadamente no Inape (rua 15 de Novembro, 395) ou pelo telefone (18) 621-9136.

Fonte Original: Jornal Folha da Região

Imagens:

Tags: , , , , , , ,

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment