orthopedic pain management

Astrônomos amadores sempre de olho nos céus de Araçatuba

Saiu na Imprensa — By on abril 26, 2010 at 21:49

Sérgio Teixeira
Sábado – 30/05/2009 – 03h01

PAIXÃO Há décadas, o presidente do Inape, Wilson Simões Balbo, observa os astros; ele construiu um espaço no rancho às margens do Tietê para essa atividade - Foto: Valdivo Pereira/Folha da Região - 28/05/2009

Araçatuba – No piso superior de um rancho próximo das margens do rio Tietê, em Araçatuba, o comerciante Wilson Simões Balbo, 58 anos, realiza uma de suas atividades mais prazerosas: observar as estrelas. O ambiente foi planejado justamente para essa finalidade e, em breve, ganhará um novo equipamento telescópico com capacidade para aumentar a visualização dos astros em até 700 vezes.

Balbo é presidente do Inape (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais). Ele realiza há décadas observações no espaço como astrônomo amador, uma das figuras da Astronomia presente em vários países. Esses amantes do cosmos não recebem qualquer tipo de remuneração ou benefício.

Para se tornar um astrônomo amador, o requisito fundamental é gostar de Astronomia. “Mesmo que a pessoa não tenha equipamentos sofisticados, ela pode começar com binóculos e lunetas, além de participar de aulas e cursos oferecidos gratuitamente”, afirma Balbo.

O presidente do Inape afirma que a Lua é o astro que mais atrai a sua atenção. Contudo, Saturno e Júpiter são outros corpos celestes que dividem a sua paixão no imenso sistema solar. “Se eu ganhasse na loteria eu gastaria metade do prêmio construindo um observatório espacial para a cidade. O assunto é apaixonante”, destaca.

O Inape estima que Araçatuba tenha atualmente aproximadamente 20 astrônomos amadores. Este número pode ser maior, tendo em vista que muitos realizam a atividade de forma anônima.

PROJETO
Em 2006, para aperfeiçoar a visualização do espaço, Balbo iniciou vários estudos para a construção de um telescópio particular. Até que este projeto seja concluído, ele conta com o apoio de uma luneta vermelha capaz de aproximar os objetos em até 300 vezes, adquirida ainda em 1975. Com o novo artefato, ele conseguirá quase triplicar seu poder de exploração espacial.

Segundo Balbo, o telescópio apresenta vantagens em comparação com binóculos e lunetas. Isso ocorre por ser mais potente e conseguir corrigir o desvio de observação dos astros, provocado pelo movimento de rotação do planeta Terra.

“Com o decorrer do tempo eu fui aprimorando a ideia do telescópio. Planejo colocá-lo para funcionar ainda no mês de julho”. A estreia do equipamento está prevista para acontecer durante o Cosmos 2009, principal evento da astronomia realizado na região, que acontece todos os anos, em Araçatuba.

MATERIAL
Ter um telescópio e não conhecer o espaço é semelhante a dirigir um veículo numa estrada sem a ajuda de mapas.

Para facilitar a vida dos astrônomos amadores iniciantes, existem livros que descrevem a forma correta de encontrar e identificar planetas, estrelas, satélites e constelações.

Uma das sugestões dadas pelos membros do Inape é a obra do físico brasileiro Ronaldo Rogério de Freitas Mourão. Ele escreveu obras como “Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica” e “Atlas Celeste”.

Os interessados em ter mais informações sobre o trabalho de um astrônomo amador podem conversar virtualmente com Balbo por meio do e-mail – wilsonastronomo@bol.com.br.

Compra de telescópio deve ser feita com pesquisa

O Inape (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais), de Araçatuba, mantém uma página na internet (www.inape.org.br) com informações interessantes sobre como adquirir um telescópio. A entidade explica que comprar um destes aparelhos não é uma tarefa fácil no Brasil, e que a importação do equipamento pode sair cara devido aos impostos.

Outro cuidado que os astrônomos amadores devem ter é quando adquirem binóculos, lunetas e telescópios em lojas e departamentos de eletrodomésticos. O Inape esclarece que nem todas as promessas de ampliação das imagens que os produtos oferecem são verdadeiras. Em muitos casos, o comprador gasta seu dinheiro inutilmente, conseguindo visualizar nos céus apenas “borrões” daquilo que seria um planeta, por exemplo.

DICAS
A orientação é que o astrônomo amador invista em abertura (diâmetro da lente ou espelho do telescópio) e lentes oculares de qualidade. Para os iniciantes que têm em mente o custo desses produtos sem perder uma qualidade mediana das imagens, o Inape sugere a aquisição de um telescópio refletor do tipo “newtoniano” com espelho de seis a oito polegadas.

A internet se tornou um espaço muito útil para a aquisição destes equipamentos. Contudo, se a opção de compra for por meio do computador, as regras do mundo digital para qualquer produto se estendem para os telescópios.

Escolha empresas conhecidas, pesquise nos fóruns a opinião dos usuários sobre a qualidade dos produtos e da entrega e verifique se o aparelho é original ou falsificado (sim, no mundo da Astronomia também há pirataria). S.T.

Fonte Original: Jornal Folha da Região

Clique aqui para fazer o download desta matéria, em formato PDF.

Tags: , ,

4 Comments

  1. Constantino S. Mirsky disse:

    O Sistem Solar se movimenta em uma determinada direção e a uma boa velocidade… em seu curso existe um aglomerado de meteoritos que variam entre uma “Bola de Gude” a um carro e devem estar entre um a dois meses de distância, haverá possibilidade de colisão com a Terra. Peço aos senhores astronomos amadores que focalizem e calculem quando isto ocorrerá, pois se for confirmado os impactos causarão muitos danos.
    Um abraços e meus agradecimentos a todos

    [Responder]

  2. Wilson Balbo disse:

    Olá Constantino S. Mirsky, apesar da demora na resposta, em termos de universo o tempo é relativo, e posso lhe afirmar que as colisões com o nosso planeta terra são diárias, pois, somos atingidos por milhares de meteoritos, que somados podem atingir toneladas, mas sermos atingidos por um grande meteoro é difícil, mas não impossível. Mas temos diversos observatórios pesquisando o espaço na busca de uma possivel colisão.

    [Responder]

  3. Erivaldo disse:

    Olá, comprei um telescopio telescope 900114 esse é um bom telescopio eu gostaria de participar de um grupo de astronomo amador pois tenho um interesse muito grande desde pequeno.

    [Responder]

  4. vanderley barbosa coelho disse:

    oi quer comprar um telescópio usado ate 200.00 reais alguem pode me ajudar ou dar uma sugestao pra mim que estou querendo iniciar na astronomia. quero tambem participar de um clube de observadores. obrigado e agrardo

    [Responder]

Leave a Comment