orthopedic pain management

Inape faz estudo e pesquisa relativa à área de astronomia

Saiu na Imprensa — By on novembro 21, 2010 at 10:29

Da Redação, Ester Leão – Araçatuba

O Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (Inape) é um órgão que realiza estudo e pesquisa relativa às áreas de astronomia. O Inape foi fundada em 6 de março de 1996, e tem como diretor do conselho deliberativo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Araçatuba, Gener Silva, que já se declarou apaixonado pela astronomia.

O secretário do Inape, Marco Antônio dos Santos, informa que o Instituto busca colaborar com o desenvolvimento cultural e o despertar científico da comunidade. A prova disso é o projeto ATP – Astronomia Para Todos, ainda em estudo. “Trata-se de um projeto para construção de um planetário e observatório astronômico na cidade de Araçatuba”, diz Santos.

O objetivo do Planetário, de acordo com Santos, seria difundir o estudo da astronomia e ciência afins, com projetos culturais e educacionais. “O Planetário e o Observatório de Araçatuba atrairá um grande número de pessoas e estudantes da região, trazendo muitos benefícios para o município, além de contribuir positivamente com o desenvolvimento cultural e turismo regional”, define.

A finalidade do Inape, segundo Santos, é despertar o interesse de natureza científica em crianças, adultos, universitários e à população em geral. “Focamos em atividades direcionadas a educação, cultura de trabalho, recreação e lazer, bem como a promoção de cursos, conferências, exposições, palestras seminários e congressos voltados a astronomia”, diz. Santos aponta que o Instituto realiza palestras em escolas e faculdades, além de fazer demonstrações à população com observação dos astros com telescópio.

EVENTOS

O Inape realiza anualmente um encontro científico de astronomia, denominado Cosmos – Verdades e Mistérios, um trabalho que começou em 2002, com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Sincomércio. O Inape também participou do Projeto Troccinox (Tropical Convection, Cirrus and Nitrogen Oxides Experiment – Experimento de Convecção Tropical, Cirros e Óxidos de Nitrogênio) da Agência Espacial Alemã, que estuda a incidência de raios na atmosfera terrestre, com apoio logístico e técnico. O Inape é uma organização não governamental (Ong), sem fins lucrativos.

Fonte Original: Jornal O Liberal Regional

Tags: , , ,

1 Comentário

  1. VOLNIR MACHADO disse:

    Gostei do assunto, desde cedo me interessei por Astronomia e Ufologia, parabéns pela iniciativa!

    [Responder]

Leave a Comment