orthopedic pain management

Instituto de astronomia estuda fenômenos espaciais

Saiu na Imprensa — By on abril 26, 2010 at 21:52

Karenine Miracelly
Quinta-feira – 04/12/2003 – 23h58

Araçatuba – O Inape (Instituto de Astronomia e Pesquisa) é uma ONG (organização não governamental) de Araçatuba que busca estudar a astronomia em nível amador e despertar a curiosidade científica entre a população leiga, a fim de desmitificar a ciência e corrigir conceitos errados a respeito dos fenômenos astronômicos e físicos.

A entidade existe há 10 anos em Araçatuba e reúne 12 pesquisadores e 60 membros associados. Muitas pessoas ainda enxergam a atividade do instituto com preconceito. O Inape faz questão de informar que o trabalho é pautado pela ciência e não pela especulação.

O instituto promove debates entre seus pesquisadores para discutir temas científicos atuais como a exploração espacial, poluição luminosa do céu, exobiologia (vida fora da Terra), destruição da camada de ozônio, ecologia etc. Os pesquisadores reúnem-se uma vez por mês para discutir os temas e organizar atividades públicas.

O Inape também faz palestras em escolas, sobretudo a respeito de ufologia e exploração espacial. Os pesquisadores também são aptos a ministrar cursos sobre equipamentos óticos de observação e práticas observacionais com instrumentos do próprio instituto. Em alguns casos, as palestras em escolas são acompanhadas por observação do céu por meio de telescópios.

Quando ocorre algum fenômeno astronômico relevante (cometas, eclipses, aproximação de planetas ou chuva de meteoros), a equipe do Inape organiza observação pública. Os pesquisadores montam equipamentos, câmeras de vídeo, telescópios, computadores com softwares especiais e mapas celetes para a observação. Eles prestam toda orientação necessária ao observador leigo.

O Inape promove eventos de projeção municipal como o Cosmo e o Ciência e Ficção, que é anual. Esses eventos contam com o apoio do Sesc (Serviço Social do Comércio), do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio) e da Secretaria Municipal de Educação.

SERVIÇO
:: Onde fica
R. Quinze de Novembro, 395, centro, telefone (18) 3622-2337.

:: Funcionamento
Há reuniões nas primeiras quintas-feiras de cada mês.

:: Na Internet
No endereço eletrônico www.inape.org.br é possível encontrar artigos, cursos, apostilas, softwares sobre astronomia, equipamentos óticos e agenda de atividades do instituto.

Fonte Original: Jornal Folha da Região

Tags: , , , ,

2 Comments

  1. Eduardo Primo disse:

    Com certeza um trabalho bem feito que se hoje é considerado pioneiro, no futuro será uma ferramenta de extrema importância para todos.

    [Responder]

  2. Gustavo Moretti disse:

    Esta matéria foi publicada em 2003 e vale lembrar que o endereço da sede provisória do INAPE mudou para a Rua Silva Jardim nº. 798 – Vila São Paulo – Araçatuba/SP – Fone/Fax (18)3636-2206.

    As reuniões mensais estão suspensas temporariamente mas retornarão em breve.

    [Responder]

Leave a Comment