orthopedic pain management

Física de partículas em DVD

Vídeos — By on dezembro 12, 2010 at 14:45

Agência FAPESP – O DVD O discreto charme das partículas elementares, baseado no livro de mesmo nome da física Maria Cristina Abdalla, está disponível para aquisição por professores da rede pública de ensino.

A autora é professora do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi professora associada do ICTP-Trieste, na Itália, e trabalhou na Organização Europeia para Investigação Nuclear (Cern), em Genebra, na Suíça.

O DVD desvenda as partículas elementares da física desde as primeiras descobertas que levaram à teoria quântica até as novas manifestações da matéria. A obra refaz a trajetória da mudança de modelos que levou ao modelo padrão da física de partículas.

Transformado em programa de televisão pela TV Cultura, o vídeo traz a edição do programa, que foi exibido em cinco capítulos. Por meio de recursos dramatúrgicos, os conceitos são simplificados e se tornam mais atrativos aos jovens, que são o público-alvo.

Os atores Marcelo Tas, Giovanni Delgado, Sheyla Coelho, Flávia Garrafa e Ivo Müller participam do vídeo, que tem direção de Ricardo Elias, roteiro de Claudio Yosida e Dani Patarra e produção de Lina Murano. No início de 2011, o vídeo de 52 minutos ganhará legendas na língua inglesa.

Segundo a autora, o DVD é adequado para a capacitação dos professores, que devem trabalhar o tema das partículas elementares com alunos do ensino médio. “Com a mudança do currículo escolar no Estado de São Paulo, em 2007, a lei da relatividade e o modelo padrão das partículas passaram a ser obrigatórios”, disse.

Para o começo de 2011, o vídeo ganhará legendas em inglês. Além disso, há também uma versão em português do videoclipe do Rap do LHC (Large Hadron Collider, ou “grande colisor de hádrons”), do cantor e compositor Rincón Sapiência. A letra explica para o telespectador como funciona o maior instrumento científico do mundo, instalado pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares.

 


 

 

Para solicitar o DVD, os interessados professores da rede pública devem enviar um e-mail para a autora, pelo endereço mabdalla@ift.unesp.br.  O único custo é o dos correios.

Ou ainda, podem fazer o download do vídeo, em formato AVI, através do link abaixo. O arquivo tem aproximadamente 366 Mb.  É necessário preencher um pequeno questionário para que o download tenha início:

http://www.ift.unesp.br/users/mabdalla/media/formulario-dvd.html

Fonte Original: Agência Fapesp

Tags: , , , ,

2 Comments

  1. Marcio disse:

    É muito bom que haja este tipo de divulgação na net. Seria interessante que houvessem mais iniciativas como esta para que possamos atrair um pouco mais a atenção de nossos alunos.

    [Responder]

Leave a Comment