orthopedic pain management

Palestra O discreto charme das partículas elementares e o LHC

Vídeos — By on agosto 26, 2011 at 22:39

A doutora em física introduziu o conceito de partículas elementares e fez uma retrospectiva de suas descobertas, com o Grande Colisor de Partículas, conhecido como LHC (em português, Grande Colisor de Hádrons) o maior acelerador de partículas elementares em operação do mundo.

Maria Cristina Batoni Abdalla Ribeiro é professora do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (UNESP), foi professora associada do ICTP-Trieste, na Itália, e trabalhou no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), em Genebra, na Suíça.
Possui mais de 70 trabalhos em revistas internacionais e foi citada no “Ranking” da Folha de São Paulo de 26/09/1999 entre os mais citados no país.
Possui três livros científicos publicados em inglês fora do Brasil, sendo um deles (832 páginas) já na segunda edição (publicado em 2001).
É autora do livro “O Arquiteto do Átomo” sobre a vida de Niels Bohr (Editora Odysseus, 2002) e de “O discreto charme das partículas elementares” lançado em 2006, que daria o nome e inspiração para um filme finalizado em 2008, que conta com a participação de Marcelo Tas. O filme estreou na TV Cultura no dia 10 de novembro de 2008, Dia Internacional da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento.

COSMOS

O evento COSMOS — Realidade e Mistérios é realizado anualmente em Araçatuba no mês de Julho pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Tradicional em Araçatuba, o ciclo de palestras e debates propõem aos participantes uma reflexão sobre a condição
humana na Terra e no Universo. O objetivo é difundir o estudo da astronomia e ciências afins, assim como promover o debate sobre a existência de vida fora da Terra, incentivando a curiosidade científica.

Filmagem e Edição: Grupo de Comunicação do Colégio Salesiano de Araçatuba-SP

Tags: , , , , , , , ,

1 Comentário

  1. Sergio Goulart Costa disse:

    A BIOFISICA EXPLICA MELHOR O HOMEM,O UNIVERSO E A FONTE CENTRAL CÓSMICA INTELIGENTE do que a FÍSICA,que é MATERIALISTA.Somos Seres Biológicos,Bioenergéticos,Bioeletromagnéticos e Irradiamos BIOLUZ.A Biofisica deve ser associada a Fisica para ser ensinadas nas Escolas e Universidades.Tudo são Sistemas e Biosistemas no Universo.Ver Blog,shgoulart43blogspot.com

    [Responder]

Leave a Comment