Arquivo da seção ‘Notícias’

Primeiro satélite brasileiro completa 19 anos em operação

scd1-ilustracao

Desenvolvido pelo INPE, satélite já deu 100,3 mil voltas ao redor da Terra, percorrendo distância que corresponde a 5.910 viagens de ida e volta à Lua.

USP inicia operação de cluster para pesquisas em astronomia

Blade_Cluster

Aglomerado de computadores é um dos maiores e mais potentes do mundo voltado exclusivamente para pesquisas astronômicas.

Rede social para cientistas tem mais de 1 milhão de usuários

researchgate1

Plataforma gratuita na internet criada para facilitar a troca de experiências entre pesquisadores tem cerca de 35 mil brasileiros.

Cientistas exploram conexões entre astronomia e biologia

Astrobiologia

Escola São Paulo de Ciência Avançada reuniu 160 cientistas e estudantes do Brasil e do exterior para debater os mais recentes avanços do conhecimento no campo emergente da astrobiologia.

O poder das Redes Sociais

redes_sociais

Gostou do que leu? Compartilhe! Entenda a importância de curtir, compartilhar e do retweet.

A situação atual do INAPE

Conheça as dificuldades enfrentadas pelo INAPE para continuar suas atividades.

O fator buraco negro

João Steiner, professor do IAG-USP, faz uma reflexão sobre os avanços da pesquisa científica na astrofísica de buracos negros.

A Terra sempre à vista

Com adição de imagens de radar, serviço Miravi, da Agência Espacial Europeia, permite visualizar eventos como enchentes ou derramamentos de óleo, mesmo à noite ou com céu encoberto.

Ranking de cidades com mais raios

Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe divulga nova lista de incidência de raios no Brasil.

O INAPE precisa de sua ajuda

Volunteers1

O Projeto APT – Astronomia para Todos que prevê a instalação de um planetário e um observatório astronômico em Araçatuba-SP.

Pegada das cidades

Levantamento realizado pela FEA-USP e WWF Brasil revela potenciais da pegada ecológica como indicador de sustentabilidade.

Cana-de-açúcar resfria o clima local

Estudo publicado na Nature Climate Change indica que o plantio de cana em áreas de pecuária ou de outras culturas agrícolas leva à redução da temperatura local.

Voo de Gagarin faz 50 anos

“A Terra é azul”, disse o soviético Yuri Gagarin em 12 de abril de 1961, em órbita a 300 km da superfície do planeta, inaugurando a história da exploração humana ao espaço.