História

Primeiro logotipo do INAPE – Criação: Léo Benez

Em 1996, um grupo de aficionados por astronomia amadora se reuniu para constituir uma entidade para juntos alcançarem objetivos afins, tais como reunião em grupos para observação astronômica, com equipamentos óticos apropriados, planejamento de atividades, estudos, enfim, procurar os ideais e interesses comuns do grupo.  Foi em 3 de março de 1996, quando foi realizada a assembléia geral, na Rua Quinze de Novembro nº 395, na cidade de Araçatuba, ocasião em que vinte membros reuniram-se  com este objetivo e estabeleceram como meta a constituição de uma entidade sem fins lucrativos, de caráter cultural e científico, com a finalidade de estudos de astronomia e pesquisas aeroespaciais, de conteúdo voltado ao publico e aos estudantes de maneira geral.

Foi  assim elaborado e aprovado o estatuto e a denominação da entidade como: INstituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE) e eleita a Diretoria Provisória,  com sede no mesmo endereço. Ficou deliberado que o registro da entidade seria feito após doze meses de sua constituição. Entendeu a assembléia que seria o tempo suficiente e necessário para o amadurecimento da entidade, para formalizar e regularizar definitivamente a sua constituição, aprovação final do estatuto e eleição da diretoria efetiva da instituição com mandato estatutário.

Finalmente, no dia 02 de abril de 1997, reuniram-se novamente, conforme edital publicado no Jornal da Cidade, edição de 30 de março de 1997, com a presença de trinta e sete membros, foi aprovado o estatuto, eleito o Conselho Deliberativo, assim composto:

  • Gener Silva  – Presidente;
  • Jorge Luis Nery – Vice-Presidente;
  • Clayton Crivelini – Secretário.

A Diretoria Executiva foi compota por:

  • Wilson Simões Balbo – Presidente;
  • Gener Silva – 1º Vice-Presidente;
  • Jorge Luiz Nery – 2º Vice-Presidente;
  • Marco Antonio dos Santos – 1º Secretário;
  • Ricardo Alexandre Sartório Balbo – 2º  Secretário;
  • José Antonio Belão – 1º Tesoureiro;
  • Leocádio Benez Neto – 2º Tesoureiro.

Estava criado o INAPE – Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais, ONG (Organização Não Governamental), sem fins lucrativos. Fundada em 03/03/96, regularmente registrada no Cartório de Títulos e Documentos de Araçatuba sob nº 81737, inscrita no Ministério da Fazenda CNPJ sob nº 02.337.527/0001-31, declarada como entidade de utilidade pública pela Lei Municipal nº 5135 de 31/10/97.

A entidade tem como objetivo  difundir o estudo da astronomia e ciência afins, incentivar a curiosidade científica e a conscientização ecológica através de projetos culturais e educacionais. Presta serviços à comunidade fazendo demonstrações  e ministrando palestras nos estabelecimentos de ensino público e privado de Araçatuba e região.

Dentro do campo de pesquisa sobre avistamentos de objetos voadores não identificados, o INAPE sempre procurou atuar com critérios científicos, demonstrando a autenticidade ou não das casuísticas, pelo estudo exaustivo das evidências materiais produzidas, assim como dos registros em filme, vídeo ou radar, em analogia aos fenômenos terrestres conhecidos.

Retrospectiva

Iniciamos, em parceria com o SESC e SENAC, no ano de 2002 a tradicional série de eventos “Cosmos – Realidade e Mistérios”, trazendo os mais renomados cientistas, estudiosos e pesquisadores do país para cidade. Realizamos também, no ano de 2003 o 1º Encontro de Ciência e Ficção Científica “Verdades e Dilemas”, uma extensão do evento Cosmos.

Em 2005, o INAPE participou com apoio logístico e técnico do Projeto Troccinox (Tropical Convection, Cirrus and Nitrogen Oxides Experiment – Experimento de Convecção Tropical, Cirros e Óxidos de Nitrogênio) da Agência Espacial Alemã, que estuda a incidência de raios na atmosfera terrestre.

Mais recentemente, em 2009, tivemos a oportunidade de participar ativamente do Ano Internacional da Astronomia, com a exposição Paisagens Cósmicas: Da Terra ao Big-Bang. Foi a partir deste ano que fomos inseridos na Rede Brasileira de Astronomia (RBA).

Nestes últimos anos foram feitas inúmeras palestras em escolas e observações astronômicas que abriram a visão das pessoas para o Universo.

Em 2009 foram feitas alterações na identidade visual do INAPE, com a criação do novo logotipo e o início do processo de reformulação do site oficial. Em 2010 incluímos a educação tecnológica como um de nossos objetivos e foi realizado o 1º Workshop de Robótica Pedagógica, em parceria com o SESC.

Novo Logo Inape

Logotipo atual. Criação: Luiz Fernando Bejas